Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


ki_suco
No final vai ter uma diferença GIGANTESCA entre a guit. da Gibson e a da Epiphone.

Considerando a diferença com essa enormidade eu não concordo não!


Na Gibson deixaram a madeira secar por um tempo, e ta Epiphone tacaram num forno pra secar + rápido, e assim vai...

Ótima observação! Guitarras em linha, com preço "popular" venderão mais do que uma "top". Então, quem produz em larga escala acaba perdendo em qualidade

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


ki_suco
tem essa do forno, mas uma diferença GIGANTESCA nao tem nao
o proprio maadc daki do forum ja teve 3 epiphone com captadores e ferragens trocadas e ele tem 2 gibson les paul, uma standard e uma classic

e ele msm diz q a diferença eh mto pequena qdo vc faz isso

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


luiz augusto
Bem lembrado, tenho o maadc cadastrado no meu msn, ele de fato não acha tão diferente nao.

Ratman
Veterano
# ago/05
· votar


No guitar-X, os caras fizeram uma matéria sobre esse assunto e ainda colocaram guitarras famosas como exemplo, para que estiver interessado é só dar uma olhada no link:

http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/030805_h tml/vz0805_madeiras.htm

Izabel Carvalho
Veterano
# ago/05
· votar


poxa , queria opinar, mas ainda nao desconheço o assunto

Izabel Carvalho
Veterano
# ago/05
· votar


ops!!! quero dizer q nao sou enteirada do assunto

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Izabel Carvalho
é verdade...

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Gambá do Rock
Izabel Carvalho
Só coloquei aquilo no tópico pra ninguem ficar aloprando aqui.

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Tô ligado =)

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


suba!

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Alguem sabe sobre soft maple?

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Jaum_Paulo
Um maple com densidade menor O.o

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


O cara da Stellfner não pareceu..

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


né?

Bendsup
Veterano
# ago/05
· votar


é estranho falar isso mas estive conversando com o Tiguez e ele acha que a madeira influencia muito pouco no som.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que é o contrário, o som influencia pouco na madeira...

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Bendsup
é estranho falar isso mas estive conversando com o Tiguez e ele acha que a madeira influencia muito pouco no som.

O Tiguez fala merda de vez enquando, acho ele um bom Luthier, mas fala umas merdas.
Ja falou que mal tem diferença entre Epiphoe e Gibson, que é só trocar a captação, falou que Bigsby não presta, o negocio é Floyd em Lp...

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Um instrumento sem madeira não é um instrumento.
teclado nao eh instrumento?

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


Deji

O Tiguez fala merda de vez enquando, acho ele um bom Luthier, mas fala umas merdas.
Ja falou que mal tem diferença entre Epiphoe e Gibson, que é só trocar a captação, falou que Bigsby não presta, o negocio é Floyd em Lp...

tem ctz q eh d vez em qdo?

:p

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


Ratman
porra, esses kra do site quebram a formatação da propria pagina

baruch_kata
Veterano
# ago/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


luiz augusto
teclado nao eh instrumento?
Quer que eu responda?
Hoje não é um bom dia para ser banido do fórum.

eustakio
Veterano
# set/05
· votar


Acho q esse negócio de madeira influencia sim, pq eu mesmo já fiz o teste.

Porém, existem coisas mais importantes do que a madeira numa guitarra e o principal é se ela afina ou não, se as oitavas estão corretas e se é possivel ajustá-las. Qualquer guitarra por mais vagabunda que seja tem, no mínimo, satisfazer esse aspecto.

Do que adianta uma guitarra com a melhor captação, melhor acabamento, melhor madeira, melhor tudo, se os trastes e a ponte não estão instalados corretamente. Nem Deus afina uma desgraça dessa. Pelo menos espero que uma guitarra de mais de 1000 reais, de boa madeira, bons componentes, afine corretamente.

Uma guitarra feita de madeira com boa captação e devidamente afinada irá soar mais bonita que uma guitarra de pó de serra ou laminado prensado com uma boa captação. Ai vai do gosto e do bolso de cada um. Um cara que vai viver de fazer show requer um bom instrumento, agora um sujeito que só vai tirar um som com a galera, qualquer guitarrinha ae de 300 conto da pro gasto. O q importa é se divertir.

Um exemplo são as guitarras da danelectro, já vi muita gente pagando pau pra uma daquelas guitarras. Vi uma das mais simples por mais de 1000. Alguém ai sabe do que é feito um troço daqueles?

Assim, na medida do possível, recomendo uma guitarra de madeira e que afine direito, mas na falta de grana, pq não uma guitarra de pó de serra? Vai ficar esperando até ter 8 pau pra comprar uma "Gibson USA" e tocar uma musica tosca de 3 acordes em quinta ou mandar um Hendrix numa Tonante ligada num som 3 em 1, eu ia me divertir muito mais com a segunda opção!

"A melhor guitarra é aquela que vc tem pra tocar"

Godu Safadu
Veterano
# set/05
· votar


Keru toca um metal pesadu, mas tbm kero valorizah os agudos pru solo ki madeira eu uso pra faze o corpo?

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Puxa, que tópico bacana, parabéns pelo Deji pela iniciativa e parabéns para o Gambá pelo site com excelente documentação sobre o assunto.

Na minha opinião, que é a mesma de muitos aqui, é que a guitarra é um conjunto e é desse conjunto se manifestam as características dela, seja no timbre, seja no visual e em tudo.
O quanto a carroceria de fibra de carbono de uma ferrari influenciaria na performance dela, o quanto a pintura vermelha, o motor de alumínio e tudo mais?

Quem pagaria, ou paga, para ter uma Ferrari?
Quem pagaria, ou paga, para ter uma Gibson?

Wolf Mcfly
Veterano
# out/05
· votar


atendendo a pedidos.. UP!

hehe..

kBoardmann
Veterano
# nov/05
· votar


Deji

cara.. e as madeiras utilizadas nas Tagimas..

se nao me engano: Cedro e Marfim..

o q me diz sobre elas?? .. densidade, etc..

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


kBoardmann
não sou o Deji mas vou facilitar a vida dele, rs.
Densidade média a 12% de umidade:
Cedro rosa - 0,55 g/cm3
Pau marfim - 0,84 g/cm3
Marupá - 0,38 g/cm3

Deji
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
hahahah, valeu! nao saberia responder :p

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Deji
Eu tenho um livro onde eu sempre consulto essas coisas, mas tô de olho numa publicação do IPT que tem mais de 200 fotos macroscópicas do corte transversal das madeiras, assim dá pra reconhecer as espécies com precisão só usando uma faquinha, uma lupa e o livro.
Só preciso juntar uma grana pra comprar =P

Deji
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
:D
Vai procurando documentação do corpo da PRS ...

\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.