Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# ago/05
· votar


vejam isso:

http://www.warmoth.com/guitar/options/options_bodywoods.cfm

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Curly
Muito interessante, Thank's.

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Curly
Muito fodas as visualizações da madeira "crua" no corpo das guitarras!
Depois que enverniza e dá polimento então...

Curly
Veterano
# ago/05
· votar


Eu gostei da "zebra", he, he...

LOW Fl
Veterano
# ago/05 · Editado por: LOW Fl
· votar


Gambá do Rock
Caros camaradas foristas,
dêem uma olhada no link abaixo para melhorar a informação que vocês têm sobre a utilização de madeiras na fabricação de instrumentos musicais. Os artigos são científicos e baseados em madeiras brasileiras.
Bem, é isso.
abraço
[url=http://www.funtecg.org.br/publicacoes.html

]http://www.funtecg.org.br/publicacoes.html[/i]
[/url]

Legal que fala sobre as madeiras brasileiras, mas nao faz referencia a que ponto o tipo de madeira influencia no tibre da quitarra.
Faz referencia as propiedas acusticas das madeira e não é exatamente isso que interressa aqui.

REclamaram muito do Alan FLy, mas quando ele mandou um ensaio de uma universidade americana muitos nem leram.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


REclamaram muito do Alan FLy, mas quando ele mandou um ensaio de uma universidade americana muitos nem leram.

Eu não era daqui na epoca, e não entendo Inglês ... :S

Fisioterapeuta
Veterano
# ago/05
· votar


me diz uma coisa se eu pego uma guitarra telecaster e coloco captaco gbson nela ela vai soar como uma guitarra gbson num e? aonde que a madeira dela vai influenciar entao , aquele timbre bem cracteristico da tele nao e dado somente pelos caps que sao de telescasters mesmo?

Deji
Veterano
# ago/05 · Editado por: Deji
· votar


Fisioterapeuta

me diz uma coisa se eu pego uma guitarra telecaster e coloco captaco gbson nela ela vai soar como uma guitarra gbson num e? aonde que a madeira dela vai influenciar entao , aquele timbre bem cracteristico da tele nao e dado somente pelos caps que sao de telescasters mesmo?

Claro que não, se vc colocar captação Gibson numa Teleca, ela vai soar como Teleca com caps Gibson, não como Gibson!
Se vc colocar captadores Gibson numa Epiphone, vai soar como Epiphone com caps Gibson não como Gibson!
Guitarra é um conjuto. Captadores é só mais um acessório, tem a forma do corpo, do head, madeira do corpo, do braço, escala, qualidade da parte elétrica, ponte, cabo, e etc... tudo isso influencia na timbre final guitarra, a questão é até que ponto a madeira influencía, pois tem gente que fala que a madeira é o mais importante e gente que fala que é o menos importante.

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl
Legal que fala sobre as madeiras brasileiras, mas nao faz referencia a que ponto o tipo de madeira influencia no tibre da quitarra.
Faz referencia as propiedas acusticas das madeira e não é exatamente isso que interressa aqui.


Tem certeza que não é exatamente isso que interressa aqui ?????????


Você está confundindo um pouco as coisas. São justamente as propriedades acústicas das madeiras (que eu leio como propriedades mecânicas) como: sua densidade, sua propagação de ondas sonoras, resistência, granulação, dureza e etc. enfim, as propriedades mecânicas é que caracterizarão os diferentes timbres proporcionados pelos diferentes tipos de madeiras.

LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


Gambá do Rock
Você está confundindo um pouco as coisas. São justamente as propriedades acústicas das madeiras (que eu leio como propriedades mecânicas) como: sua densidade, sua propagação de ondas sonoras, resistência, granulação, dureza e etc. enfim, as propriedades mecânicas é que caracterizarão os diferentes timbres proporcionados pelos diferentes tipos de madeiras.


Sim, não estou questionando isso. Sabemos coisas basicas como por exemplo, madeiras mais densas no geral dao mais sustenção as notas.
AS propriendades que voce chama de mecanicas ja foi discutidas ate aqui no forum. Um antigo usuario O Corvo passou estudos detalhados de madeiras de braços, corpo e outras partes das guitarras.
Foi interessante o seu pelo estudo de madeiras brasileiras .

Agora ate que ponto as "propriendades mecanicas" da madeira vai influenciar no timbre em um instrumento com captador como a guitara eletrica?

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl
Gambá do Rock

Agora ate que ponto as "propriendades mecanicas" da madeira vai influenciar no timbre em um instrumento com captador como a guitara eletrica?

Esse é realmente o ponto foda de se discutir, por exemplo, por causa da madeira a diferença de R$6.000,00, entre a Epi($2.000) e a Gibson($8.000). Se vc paga $2.000 numa Epi, e troca toda a parte elétrica, captação e etc... da uma boa regulada em um bom Luthier, vai gastar no maximo mais $2.000, e os outros 4.000,00 fica por conta da madeira e marca, em relação a uma Gibson... Tem que ser uma diferença absurda, penso eu, se for algo insignificante será mesmo que vale a pena?

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Deji

os outros 4.000,00 fica por conta da madeira e marca

Posso afirmar seguramente que você paga muito mais pela marca do que por qualquer outra peça de uma guitarra! E pode contar os parafusos as cordas a mão de obra. Qualquer componente.

É claro que estou me referindo à marcas consagradas. Que hoje exploram o capital simbólico de sua existência superfaturando seus produtos e se utilizando de marketing em larga escala para conquistar mais adeptos de seus produtos.

A propaganda é pesada mesmo! É golpe sujo! Esta questão de "endorsers" (patrocinados) é o maior caça níquel da história. E muitas vezes não passa de propaganda enganosa.

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl
Agora ate que ponto as "propriendades mecanicas" da madeira vai influenciar no timbre em um instrumento com captador como a guitara eletrica?

Ressonâncuia da "peça" (guitarra) como um todo. Note que se vc prender os captadores em um escudo (estilo a montagem da Fender), a guitarra terá uma resposta timbrística. E, neste caso, muito mais influenciada pelo escudo do que pela madeira. Se você aparafusar os captadores direto na madeira, você terá uma resposta timbrística mais relacionada às propriedades mecânicas dessa madeira utilizada. Se você aparafusar a moldura dos caps na madeira e os caps na moldura (tipo as Gibson) existirá uma proximidade maior entre a madeira e o captador. Porém, entre eles, ainda existe a moldura plástica que influirá no timbre de qualquer jeito. Não tem como desmembrar uma coisa dessas. Você pode estudar as características das madeiras mas, para entender esta questão, só observando a peça (guitarra) como um todo num estudo de ressonância. e por aí vai...

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Gambá do Rock
Tem um, Link aí no meu post ( http://www.stellfner.com.br/Conceitos%20Pickup.htm#pickup ), que explica o funcionamento do captador como, não sofrendo influencia da madeira.
Acredito que esteja errado, ou incompleto que seja, mas vc sabe exatamente como funciona um captador? Tem algum site com algum esquema de funcionamento?

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


http://entertainment.howstuffworks.com/electric-guitar1.htm

Só cordas tb....

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


que explica o funcionamento do captador como, não sofrendo influencia da madeira.
Só cordas tb....

Deji
Um instrumento sem madeira não é um instrumento.
A madeira vibra junto com a corda, e é óbvio que influencia no timbre.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Um instrumento sem madeira não é um instrumento.

Sério? rsrsrs Não disse o contrário...


A madeira vibra junto com a corda, e é óbvio que influencia no timbre.

Sim, eu sei, eu defendo essa tese, o intuito desse topico não é saber se influencia ou não, e sim até que ponto, da uma lida em todos os posts...

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


da uma lida em todos os posts...
Lí todos e todas as páginas relacionadas, inclusive as do Allan Fly antes de postar, me deu a entender que você não acha muita diferença no timbre, desculpe se não entendí direito

LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Você se lembra de quando eu falei que sempre vem um botando banca de dono da verdade e não entende o que queremos discutir.
Ainda virão muitos que vão fazer a mesma coisa

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
desculpe se não entendí direito

Não entendeu mesmo. Eu acho que faz diferença sim, mas não tive a oportunidade de fazer todos os testes, por isso criei esse topico para coletar conceitos e experiencias, para ver qual o custo-beneficio, mas interessante pra mim. Trocar ou turbinar.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl
Vou persistir...

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
que explica o funcionamento do captador como, não sofrendo influencia da madeira.

LOW Fl

Claramente nessa frase pareceu que ele não ligava pra madeira, mas vc ainda acha que eu tô chegando aqui me achando o dono da verdade

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


que explica o funcionamento do captador como, não sofrendo influencia da madeira.
Acredito que esteja errado, ou incompleto que seja


LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Se voce tivesse lido os posts não teria feito esse equivoco

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Mas blz, não vamos ficar aqui discutindo interpretação de textos...

[]

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl

O que vc faria nese caso?

Esse é realmente o ponto foda de se discutir, por exemplo, por causa da madeira a diferença de R$6.000,00, entre a Epi($2.000) e a Gibson($8.000). Se vc paga $2.000 numa Epi, e troca toda a parte elétrica, captação e etc... da uma boa regulada em um bom Luthier, vai gastar no maximo mais $2.000, e os outros 4.000,00 fica por conta da madeira e marca, em relação a uma Gibson... Tem que ser uma diferença absurda, penso eu, se for algo insignificante será mesmo que vale a pena?

LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Eu comprei no japão uma Les PAul Custom sem ser Gibson que me agrada. E posso até dizer que acho ela melhor do que muita Gibson. Me deixou satisfeito.
Já teve cara com Gibson perguntanto aonde eu comprei.
Ela segue as mesmas especificações da Gibson e usa madeiras nobres tambem e possui otimo acabamento. E ela tem um grande diferencial que é uma coisa que eu acho que pega muito, que é a construção. Pequenos detalhes em medidas fazem muita diferença.
Se ela tem som igual a uma Gibson, vai muito da interpretação e de qual timbre você usa como referência.
E no fim me faz chegar a conclusão que temos otimas guitarras pelo mundo e muitos pagam pelo nome da Gibson.

Quanto a Epiphone ela é uma segunda linha. Se o questionamento é se podemos ter um timbre de Gibson numa Epi trocando todo as ferragens e captadores temos que ir por partes. Não sei dequal Epi vc esta falando.
Vamos ao aspecto de construção. tem que verificar se braço é bem colado. o braço vai ser algo marcante para definir. Bom vão ter varios fatores.
Uma coisa que pega é o fato da Epi ser produzida em linha. Isso leva a alguns descuidos da produção da guitarra.

Vou deixar de enrolar e responder sua pergunta. Como não sei voce vai poder ter uma oportunidade de consegui uma LEs PAul profissional de outra marca que te agrade completamente e que tenha baixo custo por não ser Gibson. Acho que compesa mais vc fazer uma Les PAul com algum luthir renomado e com bons captadores e ferragens

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


LOW Fl
Vou deixar de enrolar e responder sua pergunta. Como não sei voce vai poder ter uma oportunidade de consegui uma LEs PAul profissional de outra marca que te agrade completamente e que tenha baixo custo por não ser Gibson. Acho que compesa mais vc fazer uma Les PAul com algum luthir renomado e com bons captadores e ferragens

Podecrê!!! Mas escolha bem a guitarra que irá fazer pois, uma guitarra de luthier não terá o mesmo valor de mercado de uma Gibson. Aí voltamos ao ponto em que você paga mais pelo nome do que por qualquer parte ou serviço de guitarra. Eu, sinceramente, prefiro mandar fazer uma guitarra dentro de minhas especificações.

Gambá do Rock
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Tem um, Link aí no meu post ( http://www.stellfner.com.br/Conceitos%20Pickup.htm#pickup ), que explica o funcionamento do captador como, não sofrendo influencia da madeira.
Acredito que esteja errado, ou incompleto que seja, mas vc sabe exatamente como funciona um captador? Tem algum site com algum esquema de funcionamento?



A parte que explica a elétrica do captador está legal, apesar de resumida. mas, existem mais fatores que influenciam no timbre. Se você quer saber a influência em percentual esquece! isso é muito relativo (leia o que eu escrevi sobre caps aparafusador no escudo, na moldura ou direto na madeira da guitarra) aÍ caímos na medida da ressonânciade cada material e combinação dos mesmos.

ki_suco
Veterano
# ago/05
· votar


pra mim a pergunta correta seria: a que ponto o cuidado com a madeira na fabricação da guitarra influencia o timbre?

exemplificando: pega uma madeira (mogno por exemplo) e dá um pedaço pra Gibson e otro pra Epiphone (pedaços iguais, da mesma árvore). O resto (tarraxas, ponte, caps) poe igual nas 2. No final vai ter uma diferença GIGANTESCA entre a guit. da Gibson e a da Epiphone. Na Gibson deixaram a madeira secar por um tempo, e ta Epiphone tacaram num forno pra secar + rápido, e assim vai...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.