Desfrettando o baixo!!!

Autor Mensagem
Gunther
Veterano
# mar/04
· votar

Qual é a diferença de preço entre um bom baixo e um bom baixo fretless encalhado? Isso de colocar os trastes no baixo é interessante. Eu já fiz um baixo e uma guitarra e é fácil, apesar de tedioso, colocar os trastes na escala. Você só tem de colocar uma boa fita métrica na escala e marcar com cuidado os valores. O cálculo é fácil. A medida do nut até o saddle quando ele está mais próximo dos captadores deve ser dividida por um número que resulte, após doze divisões, na metade do comprimento inicial. Este número é "a raiz décima segunda de 2", ou "2 elevado a um 1 sobre 12".
O número que divide o comprimento do saddle até o nut para produzir uma nota meio tom acima é:
1,059463094
e assim sucessivamente...
Quando eu achei este número em 86 eu usei uma calculadora comum e fui por tentativa e erro, mas deu certo de qualquer maneira.
Podem checar num Excel ou em seus instrumentos!
O resto é lâmina de arco de serra afiada para fazer uma "unha", esquadro, lente de aumento e paciência.
Medir do saddle até o nut num baixo com as oitavas ajustadas não dá muito certo pois, ao serem pressionadas, as cordas sobem um pouco a afinação; é por esta razão que a corda mais tensa, geralmente a G, está sempre com o saddle mais perto do seu ponto teoricamente correto e a E tem o seu saddle mais distante.
Curtam as fotos da minha guitarra! Tão feia que nem ladrões a levaram quando minha casa foi saqueada em 96! Mas boazinha, toda de peroba dura, trastes jumbo, braço integral finíssimo, escala larguésima e paralela. As fotos são escrachadas, mas ela é assim mal acabada mesmo!

http://www.angelfire.com/ia/romipeijedogunther/guitarra001-1993.jpg

A parte elétrica eu não consegui fazer, ela tem um Jackson e um Dimarzio mas eu fiz tudo errado (não saco nada de eletrônica).

Basshero
Veterano
# mar/04
· votar

nukebass
blackbird naum é dos beatles??

nukebass
Veterano
# mar/04
· votar

Basshero
Cara... pra ser muito sincero com vc, eu não conheço nada de Beatles... mas sei que o Jaco tem uma música chamada "Blackbird". Talvez seja a mesma dos Beatles só que na versão dele. ;-)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/04
· votar

Basshero
Tem sim uma musica dos Beatles chamada Blaclkbird, e parece que o Jaco é meio chegado à fazer versões de musicas deles, já que fez Norgewian Wood ... talvez seja a mesma.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar

Death Knight
Não deu diferença a cor da massa pra cor do braço do baixo?
Tu passou algum selador / verniz depois?

Basshero
Veterano
# mar/04
· votar

nukebass
É dos beatles mesmo,ele ja gravou varias musicas dos beatles como disse o serve,ja fez uma versao p/ day tripper tb

kamaleao
Veterano
# mar/04
· votar

Death Knight
kraca mano essa corda tá kra as pampas aqui no rio eu ví por R$ 158,00.

Death Knight
Veterano
# mar/04
· votar

kamaleao
!!!!!!!!!!!!!!!
meu deus
q anus... =(((

maggie
a cor deu diferença sim, ficaram as marcas dos trastes, mas existem massas de madeira de várias cores, eu poderia ter comprado uma da cor do braço do meu instrumento, mas como o meu pai ja tinha uma massa aki cheia, num tinha motivo deu comprar outra, c naum modifica o som... mas fico style! =D

Gunther
po maneiro esse post! valeu pela info, eu tava kerendo faze uma loucura dessas! po, o som da tua guitarra fico bom??

Gunther
Veterano
# mar/04
· votar

Death Knight:[b][/b]
O som ficou agudo e claro com muuuuito sustain, mas acho que poderia ficar melhor se a captação tivesse tivesse sido feita por alguém com experiência nisso. Eu gostava de ligar um DOD american metal e um BOSS chorus para ter um som que me lembrava a guitarra de uma música que o Phil Collins gravou com a Frida do ABBA (eu sei que é brega, é que me lembra 1982 quando eu estava na oitava série, acho que era "is there something going on") mas lembrava "the weapon" do RUSH também. Acho que o timbre veio do caibro de peróba que salvei da construção da garagem da minha casa em 86. Na foto dá prá ver que a guitarra está sem cordas, esta guitarra não é ligada desde 1993. Em 1996 minha casa foi invadida e saqueada, o meu amplificador PALMER foi roubado e desde então eu toco só baixo e sem amplificador. Tô sempre querendo montar as cordas mas quero pintar de novo, ai vem o dilema; minha mãe disse para eu não vender a guitarra dias antes de morrer, aí eu penso que modificá-la seria tão errado quanto vender a guitarra, seria decaracterizar o meu primeiro instrumento de êxito (o baixo que fiz em 86 tinha um problema de projeto no tensor e nunca funcionou direito).
Mas... colocar os trastes (se a escala é plana) é bastante simples. Tenha um paquímetro decente por perto e ajuste cada traste antes de encaixar (paquímetros usados e muito baratos vc encontra na rua Piratininga, eu já comprei micrômetros TESA suiços lá por 30 reais em 97). O resto é pasta diamantada e um RTX da B&D.
Não precisa colar, mas ajuda; colar com uma cola que fique rígida depois de seca me parece mais lógico. Se fosse fazer isto hoje eu usaria uma resina de dentista. Na www.dentalonline.com.br vende umas resinas nacionais acrílicas muito boas por um terço do preço da DENTAL GAÚCHO.
Já faz uma semana que deixei as plantas dos meus saddles independentes no ferramenteiro e até agora não recebi o orçamento, estou 95% disposto e mudar para este ramo agora (eu andei trabalhando numa área politicamente incorreta que está 100% em baixa aqui no Brasil).
Quero mesmo é fazer uma alavanca para baixo, mas aí o bicho vai pegar e ainda tenho de criar coragem prá apanhar dos protótipos.

jr_aluizio
Veterano
# mar/04
· votar

alguem pode me explicar como afinar meu baixo?

jr_aluizio
Veterano
# mar/04
· votar

????

Gunther
Veterano
# mar/04
· votar

jr_aluizio:
Tu tá brincando?

Olhando de cima para baixo (com o instrumento no colo), a quinta casa deve ter a mesma afinação da corda solta diretamente abaixo!
Num baixo de quatro cordas, a mais grossa deve ter a mesma nota da introdução da TOM SAWYER do RUSH (frouxa demais não dá, esticada demais vai arrebentar, não tem como errar). O começo da ANALOG KID do RUSH é um LÁ (terceira corda de baixo para cima, ou segunda de cima para baixo). Decorar algumas notas ajuda, é fácil, até eu, que não tenho vocação para música, geralmente coloco o nota de memória com mínimo erro.
As oitavas só com afinador eletrônico. O ponteiro do afinador deve acusar a mesma nota da corda solta com a nota da décima segunda casa, óbvio que vc estará uma oitava acima (na verdade o ponteiro deve estar na mesma posição para todas as notas, só muda a nota). Se o ponteiro subir na décima segunda casa afaste o saddle das captadores; se baixar, aproxime o saddle dos captadores).
Saddle é aquela peça sobre a qual se deita a corda na ponte do baixo, ela corre, normalmente levada por um parafuso.
Era isso?
Inverta tudo se for canhoto.

pirulito
Veterano
# mar/04
· votar

Death Knight
o velho... tem como vc manda pra mim a tab da musiquinha q vc gravo??

pirulito
Veterano
# mar/04
· votar

e eu esqueci de pergunntar... tem como faze slap no fretless?? acho q naum neh??

marcioazzarini
Veterano
# mar/04
· votar

pirulito
Tem um cara chamado ALAIN CARON (q não é do Fórum.. hehe) que faz slap no baixo fretless... Tem outros tbm, mas não estou lembrando os nomes.

Death Knight
Veterano
# mar/04
· votar

pirulito
posso mandar sim, manda soh o teu email...

tem como faze slap no fretless??

ter como tem, mas eu num gosto do som!

pirulito
Veterano
# mar/04
· votar

Death Knight

canisso2000@hotmail.com valew hein

the_wall
Veterano
# mar/04
· votar

Death Knight
pô cara, teu baixo ficou muito legal!!!
eu sempre tive vontade de ter um fretles (se é assim que se escreve :-) hehe!) acho o som dele muito legal!!
gostaria que vc me mandasse umas dicas sobre alguns músicos do estilo.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar

o micheal manring tbm faiz slap no fretless.. tapping no fretless tbm!! o cara eh maluco.. e um PUTA musico ao mesmo tempo.. ehhehen

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar

mas qual a vantagem de ter um baixo sem trastes !?
*nao achei nada na busca...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar

GrungeMan

Um baixo fretless possui uma sonoridade completamente diferente de um baixo convencional, com efeitos q só são extraídos através do fretless mesmo, do contato direto entre a pele, corda e madeira.

Se quiser conferir, baixa este som aqui:
http://marciobasspage.web1000.com/download/sangue_latino.mp3

Ou então ouve qualquer coisa do grande mestre JACO PASTORIUS, q tocou sua vida toda e morreu ao lado de seu Fender Jazz Bass Fretless...

Abraços!

the_wall
Veterano
# abr/04
· votar

Com certeza. O som do Fretless (agora tá certo! hehe) é completamente diferente do som de um baixo convencional.

E Jaco Pastorius é "o cara".

O cara foi o primeiro que teve a coragem de desfretar seu baixo ( e que coragem! um fender jazz bass!) mas no final obteve ótimos resultados como podemos ouvir em suas músicas.

basso
Veterano
# abr/04
· votar

corda flatwound cara!! mui cara!!

hugoky
Veterano
# abr/04
· votar

GrungeMan
Disseram que o som muda.. e você pode fazer as notas bem mais exatas assim como pode errar a nota por causa de 1 cm...

Gunther
Veterano
# abr/04
· votar

Quem é o cyborg que vai ser mais preciso num fretless?
O charme dele está na sutil desafinação e nos slides.
Para toscos sem talento e sem ouvido como eu, um chorus dá uma sofrível ilusão. Mas eu gosto é do meu baixo seco mesmo.
Notei que de uns meses para cá meu baixo está soando diferente, mais bonito, será que estou pegando o jeito? Depois de quase vinte anos já era hora...

joaozitorossi
Veterano
# abr/04
· votar

marcioazzarini
Cara tua "regravação" soh cum baixo da sangue latino tah mt foda!!! Mt feeling...to viajando aqui!!! : ) grava depois ela toda!

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar

joaozitorossi

Pode deixar... O pagode tbm já falou pra eu gravar ela toda...
Assim q tiver um tempo sobrando, gravarei uma versão full dela! hehe

Valeu!

Basshero
Veterano
# abr/04
· votar

the_wall
ja teve outros q tiraram os trastes do baixo,mas so com o jaco se popularizou

the_wall
Veterano
# abr/04
· votar

Basshero

Vc conhece mais baixistas que tocam em fretless?
Me desculpem a ignorância, mas sou novo no assunto.
Me passa nomes de baixistas que tocam em fretless. Valeu!

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar

parabéns cara, curti seu trabalho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Desfrettando o baixo!!!