Desfrettando o baixo!!!

Autor Mensagem
jkdias
Veterano
# jul/05
· votar


moog

Cara, vc deixou da cor do braço mesmo ou da escala? Pq eu usei uma massa da cor Ipê, que era a mais escura que tinha só que ficou um pouco mais claro que a escala ainda... E queria deixar a massa da mesma cor que a escala.

Valeu!

Baixista_de_Deus
Veterano
# set/05
· votar


Acabei de desfrettar meu baixo!! Agora só falta dar o acabamento com a tal massa de madeira!!!!!! Muito fácil fazer!! E com o tutorial do Death Knight dá pra fazer numa boa!! Valeu cara!!

Baixista_de_Deus
Veterano
# set/05
· votar


Putz... fico muito loco... e olha q o baixo é um dynamic (alguem já ouviu falar? heheh). gostei bastante do timbre dele... fico muito legal mesmo!!!

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Bixo, tenho uma guitarra Aria Strato estacionada aqui, to pensando em fazer isso, tem algum problema fazer(digo, pode trazer algum problema, fica ruim, como que fica o som?)?

LuizBass
Veterano
# jan/06
· votar


janick


nunca tinha visto guitarra fretless =O

deve fica bem loko

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


janick
tb queria saber isso..
se eh qqr guitarra q basta tirar os trastes... ou se tem q fazer alguma coisa.

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Minow
Cara, eu acho que é só tirar os trastes. pq do braço da guitar e do baixo, não muda, ambos tem tensor, trastes, tudo "igual", saca? Mas a minha duvida é sobre o som.

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


janick
pois eh, a minha tambem..
eh so tirar os trastes, entupir, e pronto? afinal a guitarra nao tem aquelas cordas grossas do baixo... será que o efeito nas cordas menores é o mesmo..?
esperemos algum luthier =)

Half
Veterano
# jan/06
· votar


Minow
será que o efeito nas cordas menores é o mesmo..?
Eh justamente esse o ponto que eu acho que deve dar problema... Existem sim guitarristas que usam guitarras fretless (agora nao saberia te indicar, vi uma vez mas jah faz tempo), mas a guitarra provavelmente eh minuciosamente regulada por um luthier... Nos baixos, qualquer merda que afete a corda sol, por exemplo (a mais aguda nos baixos de 4 e 5) jah ferra o som... Acredito que quanto menor o calibre, pior fica o som com essas desreguladas...

Bom, tirar os trastes e tapar eh simples, fiz isso recentemente com um baixo meu, qualquer coisa estamos ai.

storrecilha
Veterano
# jan/06 · Editado por: storrecilha
· votar


Com certeza, vai alterar bastante sem os trastes devido a baixissima ação das cordas de guitarra.
Já o som, vai ficar semelhante ao uso de slide, mas com a vantagem da digitação.
Mas com certeza vai precisar de regulagem diferente
Ah e claro, o som vai ficar mais amadeirado (?!) pois não vai ter mais o contato com o traste que deixa o som metalico...

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Half
Cara, acho que vo comprar massa madeira amanha e tirar os trasters dessa strato, de repente fica legal. Ai depois eu posto o resultado no forum.

Half
Veterano
# jan/06
· votar


janick
Boa! Vai ficar no mínimo interessante... Bem, se vc só tem uma guitarra eu não te aconselho não, mas se tiver mais e esta estiver encostada aí, vá sem medo!
Essa massa é fácil de achar, e é muito simples de aplicar... A que eu comprei acho que chama F-15 (não tenho certeza), basta aplicar, dar uma nivelada com alguma coisa reta, retirar o excesso, e esperar secar um pouco (vai ficar tudo branco msmo)... Aí depois vc lixa tudo, progressivamente (da lixa mais grossa pra mais fina) e fica bala. Depois vc passa algum óleo pra hidratar e limpar a escala, sugiro óleo de bebê Johnson.

Abraços!

rushrush
Veterano
# jan/06 · Editado por: rushrush
· votar


janick
Nunca desfrete uma guitarra cara. A ergometria e a disposição fisíca do instrumento não comporta isso. Simplesmente não afinará nunca e o som fica um lixo. Acordes então, esqueça, impossivel.
Um amigo meu (ótimo guitarrista por sinal) fez isso e ficou terrivel.

Nunca vi uma guitarra fretless à venda, mas com certeza se existir, deve ter um projeto especial de emadeiramento e de dimensões específicas.

Mestre Bertola, me corrija.
Abraço.

MSBass
Veterano
# nov/07
· votar


Acho q cheguei atrasado os links tão todos fora ...

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Será que alguém aqui consegue o tutorial do Death Knight
novamente pra mim? O link tá quebrado.... Obrigado!

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


fill.zanchez

Esse é um dos tutos, mas o que eu citei era mais novo, de outro usuário(não lembro qual), e mais completo.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
flw!

russobass
Veterano
# out/10
· votar


fill.zanchez

conseguiu o tutorial???

queria dar uma olhada também!!

abraço.

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Ta fora do ar a página :( e agora?? fiquei curioso pra saber alguem me da um help??

fconde77
Veterano
# set/11 · Editado por: fconde77
· votar


Emerick
Ta fora do ar a página :( e agora?? fiquei curioso pra saber alguem me da um help??

Cara o post inicial é de março de 2004... O serviço de blog's "hpG" foi descontinuado a tempos e o Death Knight não posta desde 2007.
Veja com atenção as datas dos posts pra não desenterrar tópicos e guarde a sua pá. rsrss

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Cara o post inicial é de março de 2004... O serviço de blog's "hpG" foi descontinuado a tempos e o Death Knight não posta desde 2007.
Veja com atenção as datas dos posts pra não desenterrar tópicos e guarde a sua pá. rsrss


ta bom, ta bom ;/
eu ví isso, mais queria mesmo assim ver porque estou com um bx-12 aqui e estou doido pra desfrettar ele

JL_Marcondes
Veterano
# set/11
· votar


http://www.contrabaixobr.com/t17133-frankless-customizando-um-condor-b x-12-fretless-fotos-do-processo-e-videos

Boa sorte!

ps: o Guilé é entendido-aventureiro do assunto.. não pense que o resultado vai ser igual na sua cozinha de casa com a faca de rocambole.. sempre q qzer modificar ou fazer um up em seu instrumento vá à um luthier!

fconde77
Veterano
# set/11
· votar


Se vai deixar ele "fretless" tem tutorias na web, inclusive vi um que gostei muito pq no lugar dos trastes em vez de colocar uma massa de calafetar madeira ele colocou aqueles cartões de PVC (Cartões de credito) e fez o acabamento.
Você via as casas bem definidas mas só percebia que era fretless se olhasse de perto ou com atenção!

(Acho que foi o Bertola)

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


http://www.contrabaixobr.com/t17133-frankless-customizando-um-condor-b x-12-fretless-fotos-do-processo-e-videos

Boa sorte!


Valew, vou dar uma olhada aqui.

sempre q qzer modificar ou fazer um up em seu instrumento vá à um luthier!

Eu quero fazer justamente pra me "aventurar"e ganhar experiencia nesses procedimentos

inclusive vi um que gostei muito pq no lugar dos trastes em vez de colocar uma massa de calafetar madeira ele colocou aqueles cartões de PVC (Cartões de credito) e fez o acabamento.


poderia me passar o link??

vinibassplayer
Veterano
# set/11
· votar


poderia me passar o link??

gostei..kero o link tbm.
posta aí..
flw

fconde77
Veterano
# set/11
· votar


Como falei, eu vi e não me lembro onde...
Mas é a mesma coisa se vc colocar uma lamina de madeira pra preencher o espaço no lugar da massa... se colocar uma madeira clara vai dar um resultado bem parecido.

http://www.fratermusic.com/transformar-baixo-em-fretless/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desfrettando o baixo!!!