Desfrettando o baixo!!!

Autor Mensagem
Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


onde posso encontrar os melhores luthieres da cidade?

asterix
Veterano
# dez/04
· votar


pessoal sera q vale a pena eu comprar um jennifer usado por 150 paus pra desfretar?

Polygraciosa
Veterano
# dez/04
· votar


Será que vale a pena desfretar o meu Condor BX12?????

asterix
Veterano
# dez/04
· votar


Polygraciosa
vc tem outro baixo ? se eu tivesse um baixo sobrando nao pensava duas vezes...

renfbn
Veterano
# dez/04
· votar


Polygraciosa
eu estava louco para desfretar meu bx 12 ele erao tao lindo hehe, mas precisei de grana pra compra meu baixo novo ai nao deu outra vendi ele

renfbn
Veterano
# dez/04
· votar


se eu tivesse com ele eu teria tirado ja, se eu fosse vc tiraria se tivesse 2 baixo

Polygraciosa
Veterano
# dez/04
· votar


asterix
renfbn

Aí é que táh galera... eu não tenho outro baixo... só ele mesmo... pelo o que eu vi das respostas anteriores, dizem que fica bom, mas fico com medo de não ficar bom e perder meu baixinho. :-(

edusachini
Veterano
# dez/04
· votar


Polygraciosa tu curte dar slap ou fazer um tapping, fazer alguma técnica? No baixo fretless fica complicado excecutar essas tecnicas mas se tu é daquelas que só tocam normalmente pode tirar na boa =]

Polygraciosa
Veterano
# dez/04
· votar


edusachini

O som que eu acho mais massa no Baixo, é o som do slap, se fica ruim, ou pior, complicado, é melhor nem pensar nisso agora... enquanto eu não tenho outro baixo.

Valeu a dica, tava quase fazendo isso!!! :-)

Thiago Correia
Veterano
# dez/04
· votar


esse topico eh massa! futuramente eu vou fazer um Fretless.. achu q ano q vem! flw ae!

bassbass1000
Veterano
# jan/05
· votar


gostaria de aprender fretless, mas teria de comprar um bem barato para testar. alguem sabe quem ker vender?
happy 2005!!!

bassbass1000
Veterano
# jan/05
· votar


qq coisa teles0@ibest.com.br

porraum
Veterano
# jan/05
· votar



e-----526-------546------486-----654-----987------268-----982
B---1------1---------1-------1--------1-------1--------1-----
G-3-----3-----2----3---3----2---3-------3--------2----3------
D------------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------------

Toca isso aih malandro

porraum
Veterano
# jan/05
· votar


[/u][/i][b][/b][i][u]
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A--------7-------------8----------------5---------------0--
E--0------------0--------------0-----------------0---------


porraum
Veterano
# jan/05
· votar


peguei um warwick corvette fna. melhor do mundo!!! + eu queria mesmo o fender precision branco do Steve Harris.naum ache, faze uq neh

porraum
Veterano
# jan/05 · Editado por: porraum
· votar


btsdhjk

porraum
Veterano
# jan/05
· votar


to tocando uma pra ana hickman.ah ah ah!!! gozei!!!!

VeXX
Veterano
# jan/05
· votar


huuuuuuuu

VeXX
Veterano
# jan/05
· votar


huuuuuuuuuuuu

badibass
Veterano
# jan/05
· votar


legal , mas nao é bem assim que se faz , pra tirar os trastes voce deve pegar um formao e martelar o traste dos dois lados e ele sai sozinho.bem mais facil e nao corre risco de machucar o braco.outra coisa : seria melhor desaparafusar o braco pra isso , assim nao corre o risco de acontecer algo com o corpo

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


Polygraciosa

O ideal é vc ter dois baixos, ainda mais pq vc curte bastante slap. O slap e o tapping quando executados no fretless possuem sonoridades completamente diferentes, além da forma de execução ser diferente.

NovatoVelho
Veterano
# jan/05
· votar


Tai uma ótima idéia pra fazer com meu BX-12 ao invéz de vende-lo vou desfretta-lo!
Tem um amigo q eh lustrador e disse que existe um tal de pó xadrez que vc pode misturar na massa e antes de aplica-la vc faz a mistura para deixar no mesmo tom da madeira... mas tenho uma curiosidade?
Depois de desfrettar passar a massa e lixar normalmente eh necessario passar seladora? pois a massa pode deixar aspero d +! tem que passar pelo menos uma mão de seladora?

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


NovatoVelho

Não precisa passar seladora. Basta fazer o acabamento com lixa bem fina mesmo, e para tirar o esbranquiçado da madeira lixada, passe óleo de peóba sobre a escala.

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Hj, um amigo meu me ofereceu um baixo Jennifer (eu acho) por 40 conto! O baixo é tosco e tá bem maltratado, mas tô pensando em pegar pra transformar em fretless (só pra brincar).

O negócio é q a madeira da escala dele é clara e envernizada! O som da madeira clara num fretless fica muito ruim? E em relação ao verniz, como tenho q proceder? É só lixar normalmente e depois deixar sem verniz, mesmo?

Eu tô pensando em fazer, eu mesmo, o trabalho (com ajuda de algum outro leigo)? Será q tenho essa capacidade, hehe?

NovatoVelho
Veterano
# jan/05
· votar


marcioazzarini
NovatoVelho

Não precisa passar seladora. Basta fazer o acabamento com lixa bem fina mesmo, e para tirar o esbranquiçado da madeira lixada, passe óleo de peóba sobre a escala.


Vou pegar meu Bx-400 amanhã no Luthier e aproveitar p/ deixar c/ ele o meu Bx-12 q esta dando problema no controlador de volume e vou pedir pra ele desfrettar e dar o acabamento...e as cordas p/ fretless são muito caras?

Bico
Eu tô pensando em fazer, eu mesmo, o trabalho (com ajuda de algum outro leigo)? Será q tenho essa capacidade, hehe?

Eu naum mecho mais nos meus instrumentos soh fiz cagadas até agora! mas se o baixo custou 40,00 acho que vale a pena tentar, veja na 1ª pagina deste topico e clique no link.. por lah vc pode ter uma boa noção!

Boa sorte!

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


Bico

Escalas claras não são as mais recomendadas para baixos fretless, pois não podem ficar sem o verniz (senão elas ficam todas manchadas), e o verniz tira um pouco da tocabilidade, e anula o som da madeira (principalmente os vernizes mais espessos, dando a impressão que a escala é de plástico).
Mas nada impede vc de transformá-lo em fretless.



NovatoVelho

Não existem cordas específicas para fretless. Existem dois tipos mais comuns de cordas para o baixo elétrico: as roundwound (convencionais) e as flatwounds (lisas). Tem gente que prefere as flatwound, pois danificam menos a escala, mas eu particularmente prefiro as roundwound mesmo, pois proporcionam um timbre mais roncado ao fretless. As flatwound possuem um som meio "fanho"... Mas depende do gosto de cada um.

E as flatwound são mais caras que as roundwound... As mais baratas devem estar na faixa dos 120 reais.

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


NovatoVelho
Eu naum mecho mais nos meus instrumentos soh fiz cagadas até agora! mas se o baixo custou 40,00 acho que vale a pena tentar

É, acho q vale a pena tentar, já q eu vou comprá-lo tão barato. Mas mesmo assim dá um certo medo. É minha única oportunidade de ter um fretless, e seu cagar com o baixo, lá se vai minha oportunidade de aprender a tocar num baixo desses, hehe. Pelo menos por um bom tempo...

marcioazzarini
Ah, valeu, azzarini!
Mas o problema de uma escala clara ficar sem verniz é só sobre as manchas? Pq se for, acho eu vou deixar sem verniz mesmo, pq algumas manchas na escala do tal baixo (bem lenhadinho), não vão me incomodar. O baixo por si só, já é tosco o suficiente. Vai até combinar, hehe.


E vcs acham q realmente eu consigo fazer o trabalho? Todo mundo q conheço, q pode me ajudar, tb é leigo, hehe! Os riscos de cagar com o trabalho são grandes, hehe?

NovatoVelho
Veterano
# jan/05
· votar


Bico
E vcs acham q realmente eu consigo fazer o trabalho? Todo mundo q conheço, q pode me ajudar, tb é leigo, hehe! Os riscos de cagar com o trabalho são grandes, hehe?

eu acho o mais dificil eh encontrar o tonalidade certa na massa.. mas neste ponto eu tenho 2 amigos lustradores que manjam muito de acabamento.. fora isso acho que eh facil!

marcioazzarini

Não existem cordas específicas para fretless. Existem dois tipos mais comuns de cordas para o baixo elétrico: as roundwound (convencionais) e as flatwounds (lisas). Tem gente que prefere as flatwound, pois danificam menos a escala, mas eu particularmente prefiro as roundwound mesmo, pois proporcionam um timbre mais roncado ao fretless. As flatwound possuem um som meio "fanho"... Mas depende do gosto de cada um.

E as flatwound são mais caras que as roundwound... As mais baratas devem estar na faixa dos 120 reais.

Pensei que as cordas roundwound não eram indicadas para fretless, mas se fica legal com certeza naum vou gastar grana em outras cordas, pois pelo q me informaram as cordas flatwound seriam as indicadas pois são lisas e as roundwound NÃO PODEM ser usadas no baixo fretless por serem asperas.. mas gostei de saber que naum tenho que gastar mais grana nisso! Vlw!

Synthetic Androgyny
Veterano
# jan/05
· votar


Boa tarde..
Dark, meus parabens cara, mandou mto mto bem mesmo.. fez perfeito..
seu pai eh luthier por acaso? ele entende bem da oisa..
tenho 19 anos soh mais comecei com lutheria a um tempo atrais.. consertei quase essa cidade toda aki.. auhahua
como todos sao careiros e aqui alem em piracicaba alem de meterem a faca, fazem um serviço mmmto mais mmto horrivel mesmo, acabei me dedicando e aprendi por mim mesmo...
mais cara, meus parabens mando mto bem mesmo.. eh dificil achar gente com a coragem que vc teve..
digo por experiencia propria, o meu baixo de 5 cordas fiz dele fretles tb.. ahuahua eu amo no trastes, melhor coisa do mundo, da pra zoa mto, eu ainda que mexo com slaps e efeitos, fico mto loco...
abraçao e qualquer coisa murilo_oswaldo@msn.com (meu msn)

NovatoVelho
Veterano
# jan/05
· votar


Synthetic Androgyny
como todos sao careiros e aqui alem em piracicaba alem de meterem a faca, fazem um serviço mmmto mais mmto horrivel mesmo, acabei me dedicando e aprendi por mim mesmo...

Eh aki em Piracicaba soh tem o Gilson e estou me decepsionando com ele...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desfrettando o baixo!!!