Desfrettando o baixo!!!

Autor Mensagem
mamoluc
Veterano
# jun/04
· votar


Folerd
Sim...

Pastorius
Veterano
# jun/04
· votar


ae muito loko cara, fiquei ateh com vontade de fazer isso com o meu =)

Xtrings
Veterano
# jun/04
· votar


Folerd
eu sou d BH!!!
d qual regiao vc eh?
passa seu icq pra gente conversar...
flw

Guilherme_Gustavo
Veterano
# jun/04
· votar


Olá pessoal, adorei o tópico e estou aqui também para colocar mais lenha na fogueira. Eu tirei os trastes do meu primeiro baixo (um Academy, super-genérico) e adorei o resultado, mas como eu fui com muita vontade na hora de lixar, acabei lixando até demais, reultando numa concavidade no braço, claro que isso poderia ser reparado por um Luthier, mas como na época Luthier era como Disco voador para mim, ou seja, todos dizem que já viram um , mas nunca dão a informação completa, vendi o instrumento muito barato para depois adquirir outro. Mas em suma, o resultado é bom, o som fica muito bom e a estética também, na minha opinião.

Eu ainda não consegui abrir o tutorial que foi colocado aqui, mas vou continuar tentando pois quero saber onde errei na minha primeira experiência. Antes de tudo, vale o bom senso e a paciência (essa que não tive)

Um abraço a todos e desculpem pelo testamento, é que costumo escrever muito mesmo.

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


Qual baixo (desses relativamentes baratos) vcs recomendam pra tirara os trastes? Q tipo de captadores, madeira e tal q é melhor para um fretless?

Eu sei q o melhor seria comprar um já fretless, mas pra nóis q num tem grana...

O Condor BX-12 é um dos mais recomendáveis?

marcioazzarini
Veterano
# jun/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Bico

Cada pessoa tem um gosto para o timbre do fretless, mas eu prefiro com as seguintes características:

Passivo, com cordas roundwound .45 e de preferência tocar só com o cap. da ponte aberto. Um reverbinho pra enfeitar fica legal tbm, mas bem de leve pra não embolar os graves. ;]
O meu fretless é um Golden, pra c ter uma idéia, e o timbre ficou realmente bom!

No meu site tem umas gravações q fiz com ele, e quem ouve fica de cara com o timbre.

Abraços!
___________________
Marcio Azzarini
http://www.marciobasspage.cjb.net
http://www.polosopostos.cjb.net
http://www.basspoint.cjb.net

Zer071
Veterano
# jun/04
· votar


o imbre de fretles do Serginho carvalho pra mim é referência adoro o timbre dele tanto com o Djavan(cair em SI) quanto com a Luciana Mello )paginas viradas) belo e meloso

pode até parecer sacrilegio (eu escrever isso)mas ,ele gravou com Djavan e o miller no mesmo disco gostei mais do SOM (TImbre fretless) do serginho

alexafavilla
Veterano
# jun/04
· votar


marcioazzarini
teu fretless tem um som bem legal mesmo cara...
po quem quizer acessa
http://www.tramavirtual.com.br/gvirtual/artista/default.jsp?id=5958&tp =3
A música é a Favilla & Gaertner - first Jam. gravei ela com o fretless...

marcioazzarini
Veterano
# jun/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


alexafavilla

Cara! Show de bola! Como sempre prefeito! Curti muito seu som!

Kounter Bass
Veterano
# jun/04
· votar


Meu tio vai me dá o Samick fretles dele...Iuhhhhhhhuuuuuuuuu !

Henrique Rocha
Veterano
# jun/04
· votar


ALERTA P/ TODOS OS BAIXISTAS: MEU BAIXO FOI ROUBADO DIA 16/06 EM BRASÍLIA. A marca dele é MUSICMAN mod. STING RAY 5, na cor SUNBURST. Ele estava em um bag da Warwick e tem um pequeno defeito no corpo, no local de apoio do braço direito. Moro em Brasília e peço p/ divulgarem esta mensagem p/ todos os seus contatos. Qualquer informação, ligue-me: (61) 914-5972

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


Henrique Rocha
Cara... entendo o seu problema, e fico muito revoltado com isso, mas não precisa ficar sujando ofórum... Faça como o camarada do fórum de teclado, e crie um tópico sobre isso ao invés de ficar repetindo em tudo qto é tópico.
E boa sorte pra vc.

Henrique Rocha
Veterano
# jun/04
· votar


Desculpe-me. Eu nunca participei de fórum algum... o recado foi dado.

asmith
Veterano
# jun/04
· votar


Eu tive um Tagima que resolvi "desfretar", mas o serviço não foi muito bem feito, e embora o som tenha ficado legal a aparência ficou meio estranha pois o kra que arrancou os trastes pra mim não fez um serviço de primeira. A escala ficou com umas pequenas falhas perto de onde ficavam os trastes, tipo umas lascadas... mas quebrou um galho! O melhor é sempre comprar o instrumento pronto do jeito que ele foi projetado.

marcioazzarini
Veterano
# jun/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


asmith

Meu fretless foi transformado, e ficou perfeito... Depende muito do luthier q faz o serviço. Lembre-se q o fretless mais famoso da história foi um Fender transformado! ;]

Dionysus
Veterano
# jun/04
· votar


Pessoal, POR FAVOR, esclareçam aí essa história de fretless no Metal, Rock e tudo mais... se fica bom, por que não, pra quais vertentes do Rock/Metal fica melhor e etc... valeww ae!!

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


Dionysus

No metal em geral acho q não fica legal, mas se vc quiser romper padrões e criar uma caracteristica própria...

asmith
Veterano
# jun/04
· votar


marcioazzarini
É...hehe...você tem razão, é claro! :o) No seu caso as linhas onde ficavam os trastes foram preenchidas com o que? Madeira ou plástico?

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


asmith

Foi preenchido com uma massa de madeira, utilizada em confecção de móveis, só q não lembro o nome... Ela vem num tubo igual o de pasta de dente.
Abraços!

asmith
Veterano
# jul/04
· votar


marcioazzarini

Eu sei que massa é essa, mas não lembro o nome também. Ficou legal? Digo, é algo resistente?

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


asmith
Ficou muito bom... O acabamento ficou perfeito. A escala foi lixado tbm, pra diminuir a curvatura. Essa massa fica bem rígida depois de seca, e vc pode escolher as tonalidades. Se quiser que fique com as fretlines, vc utiliza uma massa mais clara, se quiser deixar as fretlines bem discretas vc usa massa escura.

slapboombass
Veterano
# jul/04
· votar


tem ate massas de cor creme!
fica legal colocar!

HignocliuS
Veterano
# jul/04
· votar


Dionysus
Pessoal, POR FAVOR, esclareçam aí essa história de fretless no Metal, Rock e tudo mais... se fica bom, por que não, pra quais vertentes do Rock/Metal fica melhor e etc... valeww ae!!

Escuta Aghora, Cynic, Death (últimos discos), Control Denied, Gordian Knot, Quo-Vadis (ta pra sair), Sadus, Testament... Dae você vai ter uma idéia muito boa de como o fretless funciona no metal.

Dionysus
Veterano
# jul/04
· votar


HignocliuS
Passa teu MSN aí, cara... Expressão, passa teu MSN tb...

Willian Harris
Veterano
# ago/04
· votar


Death Knight
kraiu kra...muitoo loko esse baratu....parabens...
mas eu dependu muito dos trastes...mas pra frente quem sab eu faça isso ;-)
dahora...gostei
tbm tenhu um condor BX-12..soh q a cor dele eh mais clara mais pro meio dele.....

bom..achu q eh soh isso..flws
mais uma vez..parabens !!
fui

Willian Harris
Veterano
# ago/04
· votar


Death Knight
ow...bem loko....
tipo...as markas pela foto...da pra ver dahora....
ow elas vaum sumindo com o tempo ?
se der pra ver do jeito q ta na foto...eu vo faze esse baratu...fiko muito foda
ainda mais qndo seu pai passo o poliflor....ai fiko foda !!
eheh
flw

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/04
· votar


Achei muito legal, Só acho que você podia passa um verniz para deixar a escala mais dura e melhorar a "vibe" Fretless dele. Quando li na guitar player sobre desfrettar o baixo lembro que o luthier que escrevia para a revista recomendou fazer exatamente o que você fez e depois passar dez demão de um verniz que não me lembro especificamente qual era.

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


Fritz_mkvl
Esse lance do verniz é muito relativo. Depende muito da madeira da escala e do timbre que vc quer tirar. Eu por exempo, deixei meu fretless sem verniz, pra manter o contato direto das cordas com a madeira, pra não ficar muito estridente, e ter um timbre suave e rasgado.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/04
· votar


Sei, Interessante não tinha pensado nesse lado. E a resistência do braço, fica igual?

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


E a resistência do braço, fica igual?
Pra isso tbm q é importante preencher as fretlines com material apropriado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desfrettando o baixo!!!