estudo X equipamento

Autor Mensagem
maquiro
Veterano
# jun/08 · Editado por: maquiro


Consegui uma folga no orçamento e me surgiu uma dúvida cruel: pego umas aulas para evoluir como baixista ou faço um upgrade no meu set (pagando em prestações, logicamente)?

Toco em dois grupos amadores. Sou auto-didata e venho do violão, gostaria de pegar umas aulas para melhorar minha técnica e tirar alguns vícios.

Por outro lado, tenho um SX SJB75 e um Staner Bold60 e estava de olho em um Yamaha BB615 ou um amp Hartke A70 (um de cada vez, para não estourar o orçamento!).

E ai? Estudo ou equipamento?

Basshero
Veterano
# jun/08
· votar


maquiro
Cara...eu investiria em estudo...desde que vc aproveite mesmo.

maquiro
Veterano
# jun/08
· votar


Basshero

Valeu! Se for para estudar é para levar a sério mesmo. Sou disciplinado nestas coisas.

Saito
Veterano
# jun/08
· votar


maquiro
Eu investiria em estudos tb...

ClaudioBass
Veterano
# jun/08
· votar


Concordo com o Basshero, com dinheiro na mão e disciplina, vale mais a pena investir em estudo. Equipamento você pode ir melhorando com o tempo.

Se me permite o conselho... dê preferência para ter aulas com um baixista nato... pra quem está a fim de estudar a sério mesmo, não acho legal essa coisa de ter aulas com um cara que seja de violão, guitarra, baixo, bateria, sax, percussão, harpa, etc...

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

fabricio 12
Veterano
# jun/08
· votar


maquiro

Eu estava na mesma que tu!!!

Demorei 5 anos pra comprar um baixo melhor e tava louco pra montar um set de head mais caixas (e ia até conseguir a grana) mais ocorreu uma situação aqui comigo e desiti de comprar mais equipos, e agora eu vou estudar com um professor depois de 4 anos sem aula, e sem dúvida equipo bom todo mundo quer, mais antes disso temos que nos empenhar em ser bons músicos.

Seguremos a vontade, e vamos pro estudo, creio eu que será sem dúvida a melhor escolha.

maquiro
Veterano
# jun/08
· votar


Beleza!

Acho que era isso mesmo que queria ouvir (ler?).

Descobri um bom professor por um preço acessível, mas como conhecimento e técnica não são coisas que a gente enxerga ou consegue vender depois (sou amador), fiquei com medo de jogar dinheiro fora.

Bom final de semana a todos!

denismonteiro
Veterano
# jun/08
· votar


de nada adianta ter o set mais caro do mundo sem saber tocar...
eu por exemplo sinto muita falta de aulas... me considero um baixista "médio inferior" apenas... mas por falta de tempo acabei comprando instrumentos melhores.... mas sem dúvidas investiria em aulas! (coisa que devo fazer ano que vem, qdo acabar a facu...)

Basshero
Veterano
# jun/08
· votar


ClaudioBass
Concordo com você cara, tive aulas de baixo em um conservatório que o baixista era guitarrista(!!!), e ele tinha uns conceitos totalmente deturpados do que é o baixo...fiz 3 semanas de aula...não rolou mesmo...rsrs

Guto EADG
Veterano
# jun/08
· votar


maquiro

faz um mes de aula. se tu ver q o cara nao manja nada (nao sabe ensinar, nao segue um propgrama, uma metodologia, nao te avalia...) e nao souber de nenhum professor bom q tu possa pagar, compra os equipo. eu fiz 2 anos de aula com 2 caras q soh sabiam tocar mesmo.. mas ensinar, ter método... eh outra historia.

vefer
Veterano
# jun/08
· votar


maquiro
Na boa, pega o equipo, e vai pegando umas aulas pela net mesmo. Nunca consegui estudar mais que um mês com ninguém (sou indiciplinado neste sentido, não tenho paciência e isso não mudou com a idade, até piorou, eh,eh). Mas é claro que cada um é cada um e esse meu jeito de proceder é muito marginal e aquém do ideal. Pra mim a melhor escola é tua banda e o melhor professor o seu ouvido. Mas isso na minha cabeça. Faça o que vc sentir ser melhor para você. É isso que importa. Abç.

dani_low
Veterano
# jun/08
· votar


vefer
(2)
se eu tivesse um professor, ja teria parado de tocar...

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Estudo, estudo, estudo, estudo...

maquiro
Veterano
# jun/08
· votar


vefer
Pra mim a melhor escola é tua banda e o melhor professor o seu ouvido

Às vezes também penso assim, mas outras vezes acho que um professor pode encurtar o caminho e me ensinar algo que sozinho eu levaria um tempão para descobrir. Abç.

GuilhermeBaixista
Veterano
# jun/08
· votar


Com estudo vc tira som de Fender do seu SX e sem estudo vc não tira nem som de SX num Fender.

eomer
Veterano
# jun/08
· votar


cara, ja passei por isso
nunca tive aula, sempre meti as caras sozinho e tal, mas por causa disso eu até hoje num sei ler uma partitura
trocava de baixo uma vez por ano
ai esse ano, depois de 10 anos, me deu na telha de estudar, corri pra uma escola de musica, ja tem uns 4 meses que to la.... sinceramente, nesses 4 meses aprendi muito mais do que em 10 anos tocando por conta propria
infelismente tive que dar um tempo esse mes por causa de grana, mas depoius eu volto pra la

eomer
Veterano
# jun/08
· votar


cara, ja passei por isso
nunca tive aula, sempre meti as caras sozinho e tal, mas por causa disso eu até hoje num sei ler uma partitura
trocava de baixo uma vez por ano
ai esse ano, depois de 10 anos, me deu na telha de estudar, corri pra uma escola de musica, ja tem uns 4 meses que to la.... sinceramente, nesses 4 meses aprendi muito mais do que em 10 anos tocando por conta propria
infelismente tive que dar um tempo esse mes por causa de grana, mas depoius eu volto pra la

GuilhermeBaixista
Veterano
# jun/08
· votar


eomer

É incrível como um bom professor/escola fazem a diferença.... sempre fui insatisfeito com os sons q tirava....trocava de baixo e qdo passava a elmpolgação de ser novo já ficava desgostoso com o intrumento e acaba perdendo grana nas trocas....uma verdadeira Sagathiba..rsrsrs

Até q um dia um professor teve a coragem de olhar na minha cara e dizer que o som que eu tirava do baixo era uma m**** (o q meus ouvidos ja me diziam) e me corrigiu com dicas simples de postura de mão direita e esquerda que transformaram meu modo de tocar.

Sonorização.... ficamos duas aulas inteiras tocando e ele acertando até que chegasse ao resultado e sempre q estou tocando fico atento a isso e a cada dia se torna mais natural. Atualmente estou contente com meus baixos (inclusive o meu n.º1 é um Shelter da epoca anterior ao processo da Fender e sou apaixonado pelas Bold60...timbram muito bem, inclusive dão pau na minha BS150 ) e consigo tirar um som bacana de outros baixos e consegui sossegar com meu setup.

É o q todo mundo fala e eu não entendia: "o som está no dedo"

LucasLermen
Veterano
# jun/08
· votar


Eu fiz aulas e aprendi bastante de coisas, mas aprendi muito também na minha banda..
Acredito que combinando os dois se vai longe, pq nas aulas vc pega essa parte mais teórica musical e também técnicas (slap, pizzicato, harmonicos, two hands) e na banda vc aprende a "conviver" com os outros instrumentos em harmonia :)

GugaBass
Veterano
# jun/08 · Editado por: GugaBass
· votar


GuilhermeBaixista

Possa crer... realmente esse lance de pegar um bass bom pra suprir nossa falta de estudo nunca deu certo!!
No inicio eu passei por isso tbm, mais hj minha própria percepção em relação a timbre de instrumento e qualidade mudaram bruscamente! Meu professor me ajudou muito mas mesmo assim ainda preciso melhorar, não adianta vc ter um bom baixo sem ter uma boa técnica + harmonia... ele acaba se tornando inútil, sobra qualidade e falta feelin, chega a ser vergonhoso um cara cum um baita equipamento que não toca nada... e chega um cara cm um baixinho fraquinho e bota pra descer....

Lex Vox
Veterano
# jun/08
· votar


Olha, eu vou falar pra vc fazer o contrário do que eu fiz. Fica mais ou menos primeiro. Depois vc pega um bom equipo e vai evoluindo mais com um equipo mais mega boga na mão.

magallanes
Veterano
# jun/08
· votar


No meu caso, moro no interior e ñ tenho acesso a boas escolas de música ou bons professores (aliás, não tenho acesso a nenhum... rs), mas venho me dedicando desde janeiro desse ano no estudo com material da net msmo. Peguei 2 métodos e estudo 3 vz /semana... Já consigo ver a diferença no jeito de tocar... mas acho q se eu tivesse a oportunidade de ter aulas com um bom professor eu iria desenvolver mto mais rápido... quem sabe um dia...

GuilhermeBaixista
Veterano
# jun/08
· votar


magallanes

Procura umas aulas On-Line cara...o Edson Sousa aqui do fórum acho q dá, pelo msn com webcam. Pq aí o professor vai te ver e ouvir podendoassim corrigir algum eventual erro de execução e/ou postura.

Abç

magallanes
Veterano
# jun/08
· votar


Vc já fez aula assim? Será q funciona?

GuilhermeBaixista
Veterano
# jun/08
· votar


magallanes

Nunca fiz não mas não teria receio de fazer caso precisasse....hj em dia tem até namoro (e outas coisas mais) pelo msn..rsrsrs
Talvez, assim como no namoro, não seja a mema coisa mas o trasmissão de inrformação é tranquila, pois o cara vai te ouvir e ver como se tivesse na sua frente.

Já fiz umas JAms on-line, atualmente rolam ensaios, gravações e tal.

Na pior das hipóetes faça um teste pra ver qualé...

Abç

laricasdog
Veterano
# jun/08 · Editado por: laricasdog
· votar


se voce está comecando e é um cabassaum sugiro comprar um bom/razoavel equipamento e estudar o curso do cifra clube. tem varios outros cursos na internet que eu estudei e sao muito bons. depois que voce se familiarizar com o instrumento e pegar o jeito com a mao voce comeca a estudar com um perito. fala serio vai pagar pra fazer 1234 um milhao de vezes? alias, com um bom set de pedais voce toca qualquer musiquinha e fica parecendo um pro sim.

tem gente que soh consegue aprender se tiver a obrigacao de fazer aula, mas se voce tiver auto disciplina e treinar TODO DIA, vai melhorar muito a cada semana. fala serio hoje em dia com a innternet voce tem acesso a informacoes que antigamente só com professores. o primeiro curso que eu li foi este do cifra clube, eu esqueci o nome do italiano mas ele explica direitinho a posicao das maos e os primeiros exercicios...tem exercicio pra mais de ano aí

o importante é gostar de tocar, usar um metronomo pra marcar e tocar junto com as musicas.

nao me entendam mal... talento nao se compra mas pop e rock qualquer mané tira e quanto melhor o equipamento melhor vai ser o som.
boa sorte.

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


laricasdog
alias, com um bom set de pedais voce toca qualquer musiquinha e fica parecendo um pro sim.

Falou uma besteira das grandes cara.


quanto melhor o equipamento melhor vai ser o som.


Eu com um Strinberg fretless já deixei um cara que tinha um Fender Signature Jaco Pastorius (americano) bobo com meu timbre,opinião não só dele como de todos que estavam presentes e ouviram o som dos baixos,todos gostaram mais do meu som.

O som vem dos dedos e de uma boa equalização(95% do som vem daí),o resto vem do equipamento,é claro que um bom equipamento ajuda a alcançar o timbre que você tem em mente mais rápido,mas de nada adianta cara ter um equipamento TOP se ele não sabe timbrar e tocar bem,ele não vai saber tirar o melhor do instrumento,o que ele realmente tem pra oferecer,na mão de um cara desses um Fender Custom shop vai soar pior que um Tonante nas mãos de quem realmente sabe tocar.

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


alias, com um bom set de pedais voce toca qualquer musiquinha e fica parecendo um pro sim.

Surreal...

JohnPaul
Veterano
# jun/08
· votar


alias, com um bom set de pedais voce toca qualquer musiquinha e fica parecendo um pro sim.

Sei.

laricasdog
Veterano
# jun/08 · Editado por: laricasdog
· votar


voces estao todos certos. por isto o jaco e o victor tocam com um golden e o hendrix (que nunca teve aulas de musica na vida) usava um tonante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a estudo X equipamento