Baixo(s) que usa e os seus "Prós & Contras".

Autor Mensagem
TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass


Pessoal! A intenção deste tópico é simplesmente "técnico-prática". Não sei bem se é boa ideia nem se já houve algum tópico com este fundamento, mas penso que poderá ajudar-nos em muito nas escolhas para compra de um novo baixo... especialmente para iniciados! Não vale falar do vosso baixo de luthier! OK? Isso não conta!

É claro que o gosto pessoal de cada um de nós, conta muito!

Falem do vosso ou vossos baixos que usam e do que mais ou menos gostam nele (não do que gostavam de ter, tipo "o sonho da nossa vida")!

Podemos atribuir valores de qualidade numa escala crescente de 0 a 5 para ser mais facil a nossa interpretação.

Eu falo dos meus dois que mais uso.

STATUS EMPATHY GRAFITE (6 cordas):
Braço - 5 (sem regulação)
Corpo - 5
Ferragens - 5
Electrónica - 5
Timbre - 5
Versatilidade (vários tipos de som) - 5
Tocabilidade - 5
Anatomia (ao nosso corpo) - 4
Peso - 4

FENDER ROSCOE BECK (5 cordas)
Braço - 4 (deve ser verificado com alguma frequência)
Corpo - 5
Ferragens - 5
Electrónica - 5
Timbre - 5
Versatilidade (vários tipos de som) - 4
Tocabilidade - 4
Anatomia (ao nosso corpo) - 4
Peso - 4

Talvez vocês tenham outros padrões de escolha! Se tiverem, coloquem-nos! Eu lembrei-me destes!

Abraços.

Will Piasecki
Veterano
# nov/07 · Editado por: Will Piasecki
· votar


TugaBass

Gostei do tópico =)

Meu baixo é um Aria IGB (5 cordas):

Braço - 5
Corpo - 5
Electrónica - 2 (já tive que trocar potenciometros algumas vezes e os caps pegam interferencia se nao estiverem bem isolados)
Timbre - 5
Versatilidade (vários tipos de som) - 5 (para o meu que tem defasagem de bobina, 4 pelo original)
Tocabilidade - 5
Anatomia - 4 (podia ter aquele lance rebaixado para tocar sentado)
Peso - 4 (cansa depois de 4h com ele nos ombros)
Ferragens - 3 (uma tarracha quebrou e tive trabalho pra conseguir outra pra tocar)

Clinton_Jacks
Veterano
# nov/07 · Editado por: Clinton_Jacks
· votar


Fender Precision Bass (4 cordas):

Braço - 5
Corpo - 5
Ferragens - 5
Electrônica - 5
Timbre - 5
Versatilidade (vários tipos de som) - 2
Tocabilidade - 5
Anatomia (ao nosso corpo) - 5
Peso - 3


Epiphone EB-3 (4 cordas):

Braço - 5
Corpo - 5
Ferragens - 5 (por enquanto, so tem 1 ano de vida ele... vamos ver como se comporta as ferragens ao passar dos anos.)
Electrônica - 4
Timbre - 5
Versatilidade (vários tipos de som) - 3
Tocabilidade - 4
Anatomia (ao nosso corpo) - 3
Peso - 4

TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


Desculpem! Fiz uma pequena alteração! Inclui as "Ferragens" que também é muito importante.

Abraços.

conehc
Veterano
# nov/07 · Editado por: conehc
· votar


Essa é a minha opinião para esses baixos

SX sjb75:
Braço - 4 (nao vem regulado e pode ter um traste ou outro desalinhado)
Corpo - 5 (em tres partes mas tem uma figuração bonita e quase nao se percebe as emendas, muito bem acabado)
Ferragens - 4 (reclamam muito das ferragens, mas nunca me decepcionaram: deixo o baixo sem tocar por semanas e as tarraxas seguram, consigo um ajuste legal com a ponte)
Electrónica - 3 (precisa de uma blindagem e da remoção dos ground loops quando novo, mas depois de um "tapa" na eletronica ele ganha nota 4. Talvez uma troca de captadores, mas estou feliz com os meus atualmente)
Timbre - 5 (eu gosto, tem som de tipico de jazz bass e isso é inegável)
Versatilidade - 5 (mesmo sendo passivo dá pra tirar muitos timbres com o baixo)
Tocabilidade - 4 (muito gostoso de se tocar depois de regulado. O braço nao é tao confortável como o do condor mas é muito bom de se tocar, nao incomoda em nenhum sentido)
Anatomia - 5 (as linhas do jazz bass se adaptam bem ao meu corpo, o rebaixo traseiro se ajusta à minha barriga não-tanquinho e o rebaixo frontal é legal pra apoiar a mao de vez enquando)
Peso - 3 (muio pesado)

condor xb25a:
Braço - 5 (muito fino e confortável)
Corpo - 4 (é pequeno mas nem tanto, é bem acabado)
Ferragens - 4 (coreanas mas mesmo assim muito estáveis, a ponte é fundida e as tarrachas blindadas)
Electrónica - 4 (o potenciometro de balance chia um pouco, mas trocando ele não há outros problemas - o baixo ja vem blindado de fabrica)
Timbre - 5 (eu gosto do timbre, tem presença e é definido)
Versatilidade - 5 (captaçãoi PJ e o circuito de duas bandas que é bem atuante ajuda bastante na versatilidade)
Tocabilidade - 5 (muito bom de se tocar apesar do espaço menor entre as cordas. entretanto eu gostei desse espaço menor)
Anatomia - 4 (poderia ter um rebaixo frontal maior)
Peso - 5 (muito leve, dá pra tocar horas com ele)

MaTuX
Veterano
# nov/07
· votar


Yamaha RBX765a:

Braço - 5 (muito confortável)
Corpo - 5
Ferragens - 4 (comprei usado, mas mesmo assim nunca tive problemas sequer com uma Tarracha, só estão um pouco oxidadas)
Eletrônica - 4 (era pra ser um 3 pq chiava muito, mas ai eu blindei e melhorou 90%, soh naum é 5 pq o Pot do Volume chia quando mexe)
Timbre - 5
Versatilidade - 5
Tocabilidade - 5 (muito confortável)
Anatomia - 5
Peso - 5

BassMX
Veterano
# nov/07
· votar


Ibanez SR406 (6 crodas):

Braço - 3 (Desconforto)
Corpo - 4
Ferragens - 4 (ja quebrou tarracha, mas nunca enferrujou)
Eletrônica - 4 (responde bem)
Timbre - 4 (fraquim, sem peso)
Versatilidade - 3 (soh tem medio)
Tocabilidade - 3 (desconforto, cordas muito proximas)
Anatomia - 3 (corpo pequeno)
Peso - 5

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho que julgar por nota é errado. Alguém pode dar 4 e achar que tá ótimo e outro pode dar 4 achando que deixa a desejar. Ao meu ver o melhor seria comentar sobre os prós e contras, com palavras.

O meu Eagle Jazz Bass sjb006.

Braço bem confortável, estreito, muito bonito, dá pra ver bem os veios da madeira nele.
Corpo bem acabado, ótima pintura, com exceção de um detalhe que é um vão entre o captador do braço e a madeira que é bem maior que o normal.
Ferragens tudo OK, nunca tive problemas.
Eletrônica, os pots acho que deveriam ser logarítimos pois ele tem muito mais ação no ínicio que no fim. Não tem blindagem nenhuma...
Timbre, excelente, puro Jazz Bass que deve melhorar ainda mais com outros captadores.
Versatilidade capta mais os médios e agudos que os graves.
Tocabilidade não tenho nenhuma reclamação, típico JB.
Anatomia. Já tocou num JB por acaso?
Peso. Não é nada pesado.

Obs: tenho ele vai fazer 1 ano mês que vem.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


vou fazer uma avaliação mais na linha do nosso amigo Shakal:

Samick Presision Bass
4 cordas passivo

Braço - bem confortável, estreito. acabamento agradavel (não sei o nome, mas é fosco).
Corpo - bem acabado, boa pintura.
Ferragens - razoaveis. uma tarracha quebrou um anel de plastico, substitui por uma arruela de metal.
Eletrônica - não dizer com precisão, mas quando abri achei os fios muito finos. Não tem blindagem nenhuma...
Timbre - não sei avaliar, nunca toquei com um precision fender pra comparar.
Versatilidade - não sei. atende tudo o que eu preciso.
Tocabilidade - não tenho nenhuma reclamação.
Peso. Não é muito pesado (mas é de compensado).
Preço - barato (na época paguei uns 300 reais), tenho ele há uns 9 anos. acho um bom custo-beneficio pra iniciantes e amadores como eu.

Dpaulo
Veterano
# nov/07
· votar


ninguém vai dar nota ruim para o seu próprio baixo.
as notas dadas para o SX sjb75 pelo conehc, se eu não soubesse que baixo era, pensaria que era um fender american series ano 1974.
ou seja essa avaliação não vale para nada. pura besteira

ClaudioBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: ClaudioBass
· votar


Seguindo também a linha Shakal, vou fazer a avaliação da minha última aquisição, um Upright Germano M. Os outros são Fender Jazz Bass e Precision e Nhureson 3/4 que todos já conhecem!

O Germano M Upright Bass é um modelo elétrico baseado em um gigante 3/4. O braço é um pouco mais fino do que o gigante, e bem confortável. O corpo tem uma pintura polimerizada em estilo Black Brust, e a parte de trás do braço foi feito com uma pigmentação pra dar aquele aspecto de madeira envelhecida. A escala/espelho é em Ipê, muito macia.

O circuito é fabricado pelo próprio Luhier, e foi pré-timbrado para dar uma carga maior nos médios-grave, alimentado por uma bateria de 9v é um instrumento extremamente silencioso, ruido zero. A captação é piezzo que fica apoiada no corpo sustentada pelo cavalete. Ponte e cavalete também são fabricados de forma artesanal pelo próprio Luthier.

A tocabilidade é excelente, tanto em pizzicato como arco, é o tipo do instrumento que te dá vontade de passar horas tocando.

Apesar do timbre base tender ao estilo "roncador" do gigante, ele possui controles de graves, médios e agudos que permite variar os timbres chegando até um fretless elétrico convencional.

Quanto ao peso, apesar da envergadura de quase 2 metros, o peso é zero :-) o baixo fica montado numa estante de aço :-) porém, quando o baixo está no hard case, todo o conjunto chega a pesar 30KG. O hard case tem 1.72m de altura, é uma "casa" dá pra levar várias outras coisas além do baixo... tem rodinhas embutidas!

Preço: Não é muito barato não. Um modelo completo que inclui um amplificador de fones embutido no corpo, pode chegar a R$ 4.800,00. Mas, pra quem necessita toca com frequência usando um acústico (gigante), esse Upright é um investimento que vale muuuuito a pena, principalmente pela facilidade de transporte.

A única coisa que não gostei neste baixo, e que daria nota 2, foi o encordoamento. Mauro Calixto 040. Eu gosto de cordas pesadas, no mínimo 045. Em breve estarei trocando esse jogo de cordas por um Thomastik Spirocore.

É isso... Germano M Upright Bass... recomendo!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

THE BASSMAN
Veterano
# nov/07
· votar


Dpaulo

Entendi a intenção do Tugabass, ams como vc disse do sjb75, eu pensaria a mesma coisa de um Eagle, q foi postado ...
Realmente, para se avaliar nesse nivel, não há parãmetro.

Dpaulo
Veterano
# nov/07
· votar


THE BASSMAN
o sjb75 é só um exemplo, você está certoem relação ao Eagle postado

conehc
Veterano
# nov/07 · Editado por: conehc
· votar


TODOS
Dpaulo
Antes de mais nada, ficou um texto grande não por contade de discutir, mas pra expor melhor um pouco do que acontece quando se usa opinião como base de análise. Um post assim é importante tambem porque no futuro quando alguem acessar esse tópico pode ser induzido a informações erradas (a maior parte de nós nao estara aqui pra corrigir informações). Na verdade escrevi muito porque to a toa sem nada pra fazer!

Por isso na primeira linha do post eu fiz questão de colocar isso:
Essa é a minha opinião para esses baixos

Opinião é subjetiva e sempre vai ser. Tudo depende de como voce enxerga o instrumento e essas notas que eu dei são a maneira como EU enxergo o meus baixos. O que justifica minhas notas são a coerencia entre o que eu falo. Sempre elogio os meus baixos, e essas notas devem ser condizentes com o que eu falo, pois se eu me contradizo perco credibilidade (e isso não é bom). Podem haver outras bem parecidas como podem haver divergentes.

Essa avaliação serve para várias coisas e pra citar uma, ela pode servir de base para uma avaliação pessoal da satisfação que cada um tem com o baixo e se realmente existe necessidade de upgrades, trocas, compra de novos equipamentos. Serve ainda pra quem entrar no topico ver a avaliação pessoal e algumas vezes comentadas de vários baixos diferentes. Os comentários é que são úteis, não as notas.

É preciso levar em conta de que existe um hiato imenso entre percepção de qualidade e qualidade, pois muitas vezes a percepção da qualidade do produto passa longe da real qualidade dele. Obviamente existem produtos melhores e piores (um tonante nunca vai chegar aos pés de um fender mex, mas um sx que saiu bom da fábrica pode chegar perto).

Opinião também forma opinião: O "pré-conceito" que voce tem de certo produto na sua cabeça já fala se voce vai gostar ou não do produto. Se alguem já ficou falando insistentemente que certa coisa é boa, destacando **apenas** os pontos positivos, quando voce tiver contato com essa coisa, existe uma tendencia de uma aceitabilidade maior do produto. O contrário funciona em uma lógica diferente: se alguem fala mau de um certo produto e omite propositadamente as vantagens, no seu primeiro contato com o produto, as pessoas tendem a ficar procurando os defeitos que teviveram noticia e vão de certas formas negligenciar os pontos positivos do produto (alguma vezes as pessoas nem testam o produto pra ver se a opinião dos que não gostaram realmente é válida)

Existe também a falta de base de comparação, a experiência, etc. Como que eu vou comparar meu sx com um alembic se eu nunca nem vi um alembic na minha frente?

Voce pode tentar fazer uma comparação entre baixos, que mesmo assim vai continuar indissociável da subjetividade, estabelecendo um máximo e um mínimo. Agora me diga: qual é o máximo e qual é o mínimo? tonante = 1 em som, fodera = 5? 7kg = 1 de peso, 2,5 = 5? Voce vai ter que escolher estes pontos e toda escolha é subjetiva. Atribuir uma nota a alguma coisa nao é nada mais do que quantizar a sua opinião.

Dá pra fazer uma estatística do que várias pessoas acham do instrumento, mas estatísticas de opiniões variadas e subjetivas as vezes levam a resultados que por vezes não correspondem à realidade. Cada um tem um critério diferente e as vezes alguns dão notas mínimas em todos os quisitor por questões de cunho pessoal (ex: meu baixo veio com o captador do braço falhando, em vez de ir na loja e mandar trocar [garantia serve é pra isso] eu entro na internet e avalio o baixo com o péssimo em todos os fóruns).

Só pra ilustrar melhor:
Fender mex
Features - 8.9
Sound - 9.4
Action, Fit, & Finish - 9.1
Reliability/Durability - 9.6
Customer Support - 8.0
Overall Rating -9.5

SX
Features - 9.3
Sound - 8.0
Action, Fit, & Finish - 8.7
Reliability/Durability - 9.0
Customer Support - 10.0
Overall Rating - 9.7

Fender americano:
Features - 8.9
Sound - 9.2
Action, Fit, & Finish - 9.1
Reliability/Durability - 9.3
Customer Support - 8.2
Overall Rating - 9.1

Dá pra reparar como os resutados são arbitrários? Usando só os numeros (omiti o tanto de pessoas que opinou propositalmente) repararam que a avaliação geral do sx foi melhor? Olhem o atendimento ao consumidor: tanto o mex quanto a mericano sao vendidos pela fender, entao nao deveria ser a mesma nota?

fabricio 12
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Cara eu vou usar parâmetro de 0 a 10, ok?

Cort Artisan B5

Braço - 9,0 (Estável, bonito, bom alinhamemto do trastes e muito bem construído, mais do que o corpo)
Corpo - 8,5 (Gostei muito do som do mogno, mas o acabamento encerado deixa o meio desprotegido, é preciso ter muito zelo para não arranhá-lo)
Ferragens - 9,0(Não tive problemas, e as Hipshot são demais, mas a ponte não é uma WW bipartida rsrsrs)
Electrónica - 10,0 (Nesse quesito arrebenta, sem ruido, sem chiado e atuação perfeita do pré-amp e dos potenciômetros)
Timbre - 9,0 (Como eu gosto do som aveludado os MK1 eram o que eu queria, mas falta um pouco de agressividade)
Versatilidade (vários tipos de som) - 8,5 (Eu tenho várias equalizações, mas tocar vários tipos de som, nem tanto. Eu já havia dito que o slap dele é meio "sinth")
Tocabilidade - 9,0 (Seria 9,5 pra pizzicato e 8,5 pra slap)
Anatomia (ao nosso corpo) - 9,0
Peso - 9,0 (É confortável)


conehc

Eu entendi o que tu quis dizer.

Valeu. Abraço.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


conehc
faz sentido. por isso também achei melhor não dar nota. afinal, quem sou eu pra dar nota no meu precision generico se nunca toquei num fender?

e por isso tambem botei o preço do meu baixo, pra saber que eu avaliei segundo o custo/beneficio.

não acho que seja um tópico inutil, tallvez apenas com um criterio de avaliação que não é dos melhores. mas a proposta é válida.

ClaudioBass
Veterano
# nov/07
· votar


conehc
Dá pra reparar como os resutados são arbitrários? Usando só os numeros (omiti o tanto de pessoas que opinou propositalmente) repararam que a avaliação geral do sx foi melhor? Olhem o atendimento ao consumidor: tanto o mex quanto a mericano sao vendidos pela fender, entao nao deveria ser a mesma nota?

Sim Conehc, mas acho que neste desfile de notas tem algumas coisas que não devem ser consideradas a ferro e fogo pra se julgar a qualidade de um instrumento. Atendimento ao consumidor não sobe no palco pra fazer um show... quero dizer com isso, que eu prefiro ter um Fender Jazz bass Americano com um péssimo atendimento ao consumidor, do que um SX com excelência em 0800.

Neste caso, essas notas só servem pra confundir quem está lendo a mensagem, a ponto de achar que um SX possa ser superior a um Fender Jazz Bass Americano. Nada contra aos SX, até gosto muito desse instrumento, mas a comparação não procede!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


fabricio 12
um dia eu ainda pego um desses, mas de ash porque acho mais bonito!(puro consumismo).

kiki
Sobre a utilidade, veja seu caso, voce elogiou seu baixo, no final concluiu que ele está ótimo pra voce. Isso já é uma contribuição e tanto. eu converso muito com o the bassman sobre isso: nós precisamos mesmo de outros instrumentos ou é apenas vontade de ter?

Tem um exemplo ate legal que é o do paulo cesar barros. O cara vive disso, tem que ter um instrumento top: um precision 63. Mas olha os outros instrumentos: fender mex fretless e um condor xb24A... eu achei tao estranho ele ter o condor que tive de perguntar a ele o porque do condor, se gosta dele e se ele usa pra apresentações. Ele disse que o gosta do baixo baixo porque tem uma mecanica excelente, mas precisa de uns ajustes na parte eletrica pra ficar bom. falou que toca com ele em varios lugares - um que todo mundo deve lembrar é o programa estação globo.

Pra quem nao conhece, ele gravou tudo do roberto carlos, vários do raul, trabalha nos especiais da globo e ja gravou com vários outros. Toca com o mesmo fender 63 que comprou novo. Só pra ilustrar, olhem a diferença do baixo no inicio pra agora:
http://paulocesarbarros.tripod.com/images/PCSHOW.JPG
http://i.pbase.com/u35/wcmaguiar/upload/35909001.DSC02058.jpg

conehc
Veterano
# nov/07 · Editado por: conehc
· votar


ClaudioBass
mas acho que neste desfile de notas tem algumas coisas que não devem ser consideradas a ferro e fogo pra se julgar a qualidade de um instrumento.
é exatamente isso que estou demonstrando, é tudo subjetivo, a minha nota SERÁ diferente da sua pro mesmo instrumento

Neste caso, essas notas só servem pra confundir quem está lendo a mensagem, a ponto de achar que um SX possa ser uperior a um Fender Jazz Bass Americano.
As notas estão lá pra demonstrar justamente a arbitrariedade e a indução ao erro que a quantização da opinião pode levar. Cada um pensa uma coisa e bota isso no papel.

Sobre atendimento ao consumidor da SX, isso nem deve existir direito! até pouco tempo atrás ninguem nem sabia de que fábrica vinha esses tais sx, quanto menos ter um telefone com um atendimento ao consumidor.

eltonbass
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho que julgar por nota é errado. Alguém pode dar 4 e achar que tá ótimo e outro pode dar 4 achando que deixa a desejar. Ao meu ver o melhor seria comentar sobre os prós e contras, com palavras
exato!

Dpaulo
Veterano
# nov/07
· votar


conehc
ClaudioBass
justamente por a nota ser algo pessoal é que acho que fica inútil e péssimo para alguém que está iniciando no baixo vêr um tópico como esse. Faça como o ClaudioBass, uma análise sobre o seu baixo simplesmente isso.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


conehc
legal saber que foi útil. realmente, pra mim, que sou amador, toco só na minha bandinha, não tive necessidade nem dinheiro rpa ocmprar um melhor.

pena que não consegui abrir as imagens. fiquei na vontade de ver o fender. dá pra verificar os links?

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


Dpaulo
Faça como o ClaudioBass, uma análise sobre o seu baixo simplesmente isso.
denovo? ja editei la

kiki
foto atualmente: http://www.pbase.com/wcmaguiar/image/35909001
foto antiga: http://paulocesarbarros.tripod.com/
a familia dele: http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAACAiBrtUw_r-4b8CtLyGQqJeI6us vHA1E9PAT3PAO4RnexAcvOg-Y2CMXRg3zZ7rqQ_eBoYkPeqdStW3C6yvyI7AJtU9VAkI_s tqu55Qh8Bt46zC1DpowVXOg.jpg

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


conehc
legal, valeu pelas fotos. legal o baixo, todo detonadão, longos anos de roquenrou.
realmente, acho que a coleção dele é exemplar. tem um oficial, um fretless e um de reserva.
acho que quem é profisisonal tem que ter pelo menos um de reserva, pra qualquer problema. o resto é diversão, consumismo, coleção, etc. lembram do cara que postou a coleção de baixos dele aqui esses dias? uma beleza, mas haja grana.

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


TODOS
É tudo uma questão de boa vontade e sinceridade na opinião formada por cada um. É isso que interessa e não dizer que o Fender Jazz Bass é melhor que o SX... e que é muito mais caro! Isso já todos sabem.

Opinião é subjetiva e sempre vai ser. Tudo depende de como voce enxerga o instrumento e essas notas que eu dei são a maneira como EU enxergo o meus baixos. O que justifica minhas notas são a coerencia entre o que eu falo. É isso mesmo conehc. Também é essa a minha ideia.

A ideia é abrir o léque das várias opções e opiniões possiveis para quando pensarmos em comprar o "tal baixo" que não conhecemos muito bem, termos alguma base de partida! É facil encontrar baixos completamente diferentes e com notas iguais. Isso justifica o que eu disse: É claro que o gosto pessoal de cada um de nós, conta muito!

É mais que sabido que os nossos baixos serão sempre bons no nosso ponto de vista. Agora, não acredito que qualquer um de nós não encontre falhas ou defeitos neles, (aliás, tem-se visto que as notas não são todas máximas) caso contrário, havendo capacidade económica, todos estaríamos a tocar com baixo de luthier feito exclusivamente à nossa medida... e mesmo assim, com boa vontade encontrariamos sempre um ou outro probleminha!

Nos meus baixos que eu mensionei é muito dificil dar-lhes notas negativas, contudo, a meu ver não estão no máximo da escala porque, para mim, não incluem essas qualidades. Para outro músico, talvez lhes desse tudo no máximo. Eu não!

Tenho a facilidade de ter outros baixos com que não toco frequentemente e que não os coloquei aqui por isso mesmo, e se os opinar, de certeza que não lhes dou grandes notas e parte delas serão negativas.

Quanto a julgar por nota, penso que é a forma mais rápida de se opinar e entender para evitar grandes textos, embora e bem, alguns de nós tenham feito um comentário à frente de cada valor, o que acho muito bom. É que a durabilidade também interessa. Em qualquer sítio na net, onde se considera ou se consulta um instrumento específico, há sempre um range de qualidade por opinião do forum respectivo, que também é feito em estrelas. Aqui é difícil colocar estrelas, daí ter-me lembrado de números.

conehc
Concordo em tudo no teu texto. Ainda bem que tiveste tempo para expôr essa consideração tão completa. Ficou tudo dito!

Abraços.

baz
Veterano
# nov/07 · Editado por: baz
· votar


Ibanez SR 305 (5 cordas)

bom para rock e metal, ruim para slap (agudos)

eltonbass
Veterano
# nov/07
· votar


ruim para slap (agudos)
muitos agudo? poucos agudos?
seja mais claro por favor!!

baz
Veterano
# nov/07
· votar


eltonbass
desculpe ;D
muitos agudos, não sei se um compressor melhoraria (definitivamente não entendo de pedais)

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


baz

Eu tenho um Ibañez SDGR RB1000 e também é muito rico em médios e agudos. Os graves, embora não sejam maus, não são fortes. Nota - 3, no timbre.


O compressor não vai melhorar muito. Vai vincar mais o ataque no momento da nota. Pensa num equalizador ou num processador com equalização parametrizavel para lhe dar mais peso nos graves. Aí fica bom de certeza.

Abraços.

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


baz

Eu tenho um Ibañez SDGR RB1000 e também é muito rico em médios e agudos. Os graves, embora não sejam maus, não são muito fortes. Nota - 3, no timbre.

O compressor não vai melhorar muito. Vai vincar mais o ataque no momento da nota. Pensa num equalizador ou num processador com equalização parametrizavel para lhe dar mais peso nos graves. Aí fica bom de certeza.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo(s) que usa e os seus "Prós & Contras".