Migrando pra Mac

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
gwallner

Pois é.. Algumas coisas realmente me agradaram no Mac:

- Os programas não têm os milhares de arquivos.. São apenas o APP e no máximo mais 1 ou 2 arquivos (.plist que ainda não sei exatamente o que são).
- Tudo extremamente rápido!!!
- Monitor tem qualidade excelente!!
- Poucas chances de ter vírus!

Sobre dar pau, ainda não posso dizer nada... Só tem 2 semanas que estou com ele, e nesse tempo nem o Windows daria pau... hehe.

Mas gente, dizer que isso é intuitivo:
Selecione os arquivos, clique com o botão direito e irá aparecer um menuzinho (como no Windows). Aperte a tecla OPTION e no menu aparecerão outras opçoes, dentre elas "MOSTRAR INSPETOR".

Fala sério, né????
Eu só queria saber o tamanho dos arquivos selecionados!! Nisso o Windows dá banho! No Seven, só de vc ir clicando nos arquivos o Explorer já mostra o tamanho total dos arquivos, sem precisar de clique com o direito, muito menos usar teclado!!

ENTER renomeia!!!
"Enter" quer dizer ENTRAR.
Se vc seleciona uma pasta e aperta ENTER (entrar), ele RENOMEIA!!!
Bizarro!!!!!!!!!!!!
Intuitivo?? Sei.....

Vou aprendendo... hehehe.



Ah, uma dúvida:

O Mac de vcs esquenta muito?
O meu fica bem quente!!
Tenho o iStat, que mostra as temperaturas.. E as vezes tem coisa beirando os 55 graus!!!

É assim com vcs tmb??



Um aceno de longe!!!

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


Mac: Command + espaço = pesquisar arquivos no seu HD
Rwindows: Iniciar >> Perquisar >> Arquivos ou pastas >> Todos os Arquivos e pastas >> preencher os dois campos = pesquisar algo no seu HD

No Mac: demora não mais que 2 segundos
No Rwindows: minutos dependendo de onde estiver o arquivo a ser procurado

Rwindows, intuitivásso né?

No Mac vc pode dividir a tela em 8 ou utilizar 8 telas com programas diferentes em cada uma como se vc fosse virando páginas de livros. Isso é ótimo para quem lida com edição de áudio.

Fora a maravilha do utilitário Time Machine para recuperar o OS para um determiando tempo e o mais maravilhoso Assistente de Migração que é usando quando vc quer trocar de Mac e vc migra tudo de um para o outro e o novo fica igualzinho ao seu Mac antigo. Ou, como no meu caso, que troquei de HD e o interno virou externo e transferi tudo o que tinha nele para o novo interno. O computador ficou idêntico como estáva antes sem ter que reinstalar o OS e os programas.

No Rwindows vc tem que reinstalar tudo quando troca de PC. Se vc der "copiar" do HD antigo e "colar" no novo a maioria dos programas não roda, simplismente pq tem arquivos dll , dat, etc... espalhados por pastas que vc nem imagina aonde estão.

Rwindows: intuitivo pacas né?

Mac: vc baixa um programa em imagem dmg ou iso e muitas vezes só tem que arrastar o arquivo .app para a pasta de aplicativos. Alem de instalar vários programas e não precisar reiniciar o Mac.
Rwindows: tem aquele monte de arquivos e pastas junto com o executável que muitas vezes pode ter vírus se for piratovisk. E ainda tem que reiniciá-lo a cada instalação.

Mac: Vc pode deixar ligado forever e nunca precisar reiniciá-lo.
Mac: acabou a força e seu mac desligou do nada pq vc não tinha no-break? No problem, a hora que vc iniciá-lo novamente, todos os programas estarão lá abertos, da maneira que estávam antes.
Rwindows: fora as 200 horas de scan disk, vc ainda tem que lidar com os problemas causados pelo apagão nos seus programas e arquivos que estávam abertos.

Bem intuitivo o Rwindows né?

O Rwindows 7 melhorou muitas coisas, mas a maioria ainda usa o XP.

E, por fim, não há nada mais doce do que aquele som de Mac inicializando.

Del-Rei
Veterano
# fev/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


gwallner

Calma, cara... hehe.

Acho que vc está confundindo o significado de intuitivo.
Intuitivo quer dizer que vc consegue determinada coisa sem ajuda externa, apenas analisando.

Vc está se referindo fato de ser rápido ou demorado, de ter que clicar várias vezes pra chegar num determinado local.

Intuitivo não tem a ver com clicar em 50 locais pra chegar no meu objetivo.
Intuitivo tem a ver com SABER/DESCOBRIR como chego (independente de quantos cliques serão necessários) em determinado local sem me perder ou precisar de ajuda.
Basta usar a intuição....

Sacou a diferença?

Descobrir algo rapidamente e sozinho, sem ajuda... isso é intuitivo.

ENTER pra renomear NUNCA será intuitivo. ENTER quer dizer ENTRAR!
Olha que bizarro: Vc seleciona uma pasta, aperta ENTRAR e ela RENOMEIA!!! hahahahaha... ridículo!!!

Command + O abrir arquivos, nunca será intuitivo, muito menos prático. ENTER é um botão só e faria a mesma coisa.

Clique com botão direito, tecla OPTION e MOSTRAR INSPETOR pra obter informações de vários arquivos selecionados nem de longe é intuitivo.
Quando vc descobriria isso sozinho?? NUNCA!
Vai me dizer que vc descobriu sozinho?!?!?!?!?!?!
As versões do Windows, a partir do Vista, só de clicar no arquivo ele mostra o tamanho!!!

Enfim, nada do que vc falou tem a ver com intuitivo... hehe.

Mas eu entendi seus pontos: Mac é mais seguro e rápido! Certo?

:)



Um aceno de longe!!!

PS: Aliás, no Windows, a busca é F3.


EDIT:
Aos amantes de MAC, por favor, não me levem a mal.
Estou apenas colocando os fatos... e me adaptando ao OSX.
Mas intuitivo, nem de longe!!!

Villts
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
O enter no mac chama return na verdade, que significa pular a linha e começar o texto da linha seguinte... e eu não aperto muito enter não, eu clico 2x mesmo... e uso o enter pra renomear e sou acostumado assim... vc tá acostumado com o return pra entrar porque no WINDOWS é assim...

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


Del-Rei

Hey bro!...rsrs

Quando vc começou a mexer no Windows, como aprendeu os atalhos? Alguém te ensinou ou vc saiu aprendendo?

O que quero dizer é que depois de um tempo o Mac se torna bem mais intuitivo "por costume" do que o PC e , assim, muito mais prático e rápido. E se fosse o contrário? E se 80% do mundo usásse Mac? Na hora de mudar pra PC achariam estranho, não?
Windows é "intuitivo" pra maioria das pessoas, pq todo mundo quase usa ele. Estou há 1 ano com meu Mac, não esxiste nada mais intuitivo do que o OSX para mim...rsrs.

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
gwallner

Fala, galera.

Pô... eu não estou dizendo que é ruim ter que apertar 2 teclas ao invés de 1.
Acho que vcs estão chateados e de saco cheio de mim... hehe.

Eu faço tudo que puder pelo teclado... Acho muito mais prático e só uso o mouse quando é realmente necessário.. Ganho MUITO tempo com isso, e eu trabalho no computador.
Por isso sinto essa dificuldade inicial.

Mas a questão não é ter que reaprender.
A questão é que a Apple vende a idéia de que o OS X é o sistema mais intuitivo do mundo, e isso não é verdade.

Eu não disse, nem sou louco de dizer que o Windows é intuitivo.
Mas, convenhamos, algumas coisas são mais práticas no Windows, outras no Mac.

Não vou entrar no mérito do Mac ser mais seguro e rápido, porque quanto a isso, não há comparação! O Windows é tosco nesse ponto.
Não há o que questionar.


Sobre os atalhos, claro que não aprendi sozinho. Mas o Windows nunca vendeu a imagem de ser intuitivo.

Olhem que coisa desnecessária:
Quando vc vai clicando nos arquivos de uma pasta, no rodapé do Finder fica escrito "12 de 14 Arquivos selecionados, XX GB Disponíveis".

Falem a verdade.... Não poderia informar o tamanho dos arquivos selecionados, ao invés de informar o espaço livre no HD????

Bom... não me levem a mal... Estou me adaptando, hehe.

Acabei de descobrir, depois de exaustiva busca na net, como reorganizar minhas pastas por TIPO, de modo que as pastas fiquem no início da lista.
Tive que fazer alterações via Terminal.... Fala sério!!!
:)



Um aceno de longe!!!

Angelopes
Veterano
# fev/11
· votar


Ah, uma dúvida:

O Mac de vcs esquenta muito?
O meu fica bem quente!!
Tenho o iStat, que mostra as temperaturas.. E as vezes tem coisa beirando os 55 graus!!!

É assim com vcs tmb??

Del-Rei

Sim, esquenta muito o meu. Acho que é normal.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Tu num tá enchendo não brother, estamos aí para trocar idéias e experiências! Pra isso serve o forum.

Abraço.

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
ENTER renomeia!!!! Ridículo!!

Claro que não, é maravilhoso!

Barra de espaço = quicklook.

Nada melhor que isso.

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Acabei de descobrir, depois de exaustiva busca na net, como reorganizar minhas pastas por TIPO, de modo que as pastas fiquem no início da lista.
Tive que fazer alterações via Terminal.... Fala sério!!!



...hein?!
É igual o Windows! Clica com o botão direito, arrange by.
Ou vai na rodinha em cima da janela!

Você não acostumou porque tá acostumado com a maneira do Windows.
Eu uso Mac em casa e Windows no trabalho, é um alívio chegar aqui e fazer tudo de maneira mais rápida e prática.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Minow
Eu uso Mac em casa e Windows no trabalho, é um alívio chegar aqui e fazer tudo de maneira mais rápida e prática.

Somos 2.

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Angelopes
Ah, que alívio!!
Já estava achando que ia explodir aqui... haha.
Valeu, cara!!!


gwallner
hehehe... valeu!!
:)
Estou me adaptando ainda... Devagar e sempre... haha.


Minow
..hein?!
É igual o Windows! Clica com o botão direito, arrange by.



Não, cara... originalmente, no MAC quando vc colocar pra organizar por TIPO, ele não considera PASTA como o item principal. Então ficam um monte de arquivos em cima, as pastas no meio, e outros arquivos abaixo.
Eu estava acostumado a ajustar por tipo, mas as pastas sempre em primeiro, depois vinham os outros arquivos. No Windows era assim.

E na boa, bem mais organizado. Pastas primeiro, depois aplicativos e arquivos... hehe.
(Sou chato mesmo... haha).

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Villts
Veterano
# fev/11
· votar


Acabei de descobrir, depois de exaustiva busca na net, como reorganizar minhas pastas por TIPO, de modo que as pastas fiquem no início da lista.
Cmd+shift+1 = organiza por nome
com 2, 3, 4, 5 são os outros tipos que eu não sei

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Considera sim, cara. Ele sempre fez isso, desde o sistema 7.0 (antes disso não posso dizer porque não sei).

Se tiver tudo misturado e você botar pra arrumar por tipo, as pastas vão pra cima.

Villts
Veterano
# fev/11
· votar


Considera sim, cara. Ele sempre fez isso, desde o sistema 7.0 (antes disso não posso dizer porque não sei).

Se tiver tudo misturado e você botar pra arrumar por tipo, as pastas vão pra cima.

Exato, a única coisa que fica em cima são unidades de rede e disco se for na área de trabalho haha

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
Eu boto pra esconder, meu desktop fica sempre limpinho. (:

Villts
Veterano
# fev/11
· votar


Minow
Eu deixo os HDs, acho útil... quando coloco pen drive já tá ali pra abrir

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Relaxa com o calor. É normal, notebooks (e o iMac) esquentam mais do que desktops comuns, mas ele é feito pra isso.
O meu processador bate 96º, até mais se bobear. Fazendo renderização de video. Mas ele faz isso sem ficar lerdo ou travar.

Dica: se algum dia seu mac ficar instável ou travar, isso não é normal mas é facilmente reversível. Algum programa doido pode causar isso.
Use o disk utility, escaneie e faça uma reparação nas permissões. Ele vai voltar ao normal.

Jajá você acostuma e vai entender como o Windows é bizarro.

Villts
Eu abro direto no Finder, com um gesto no trackpad. :)

Villts
Veterano
# fev/11 · Editado por: Villts
· votar


Minow
Com filmes em HD e aplicações basicas não esquenta não! haha

Ja o iMac esquenta um pouco mais...

Aqui fica zero bala, só fica mto quente com o garage band quando começo a encher de faixa

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
Com aplicações básicas não, mas renderização de video foi meu exemplo porque usa 100% do CPU sempre.

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
Minow


Bom, no meu não ficava. Tentei fazer tudo que vcs disseram, mas sempre ficava alguma coisa em cima das Pastas!

Tanto é que fui buscar soluções na net, e encontrei pessoas com o mesmo problema!!
Mas tudo de resolveu!!
:)




O meu processador bate 96º, até mais se bobear.


JURA, CARA???

Caraca, 96 graus gera queimaduras bizarras, cara... MUITO perigoso!!!

O.o



Um aceno de longe!!!

Villts
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
JURA, CARA???

Caraca, 96 graus gera queimaduras bizarras, cara... MUITO perigoso!!!

O.o

Também achei estranho HAEUAHEUAHEUAH 96ºC é quase pra ferver agua

Mr. Phil
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Como disse o amigo Minow, é característico dos iMac's (e notes, devido ao espaço "limitado") apresentarem uma temperatura bem elevada, mas tudo, obviamente, dentro dos limites!

Todo processador ou HD trabalha melhor em um determinado range de temperatura (depende do modelo, marca...). Embora em quase todos os "testes" os processadores são submetidos a verdadeiras "torturas" e... resistem!

O ideal é a temperatura não se manter constante por muito tempo acima de "certos limites"... geralmente nos PC's é 70°C (CPU), 55°C (HD) e 45°C (MB)... (valores indicativos),
é, porém, aceitável, dependendo da aplicação que estiver utilizando, ver "picos" de temperatura como o exemplo citado (96°C - cpu), como no caso de um rendering. Embora os casos extremos num iMac (cpu/gpu) é de 110/120°C. Geralmente o Silicio reage bem às altas tempeaturas, é o hd q vai pro beleléu acima de 60°C (no caso do Seagate).

Se quiser que o teu note ou iMac... tenha vida longa, procure usá-lo em lugar ventilado, ou com ar-condicionado, sempre que puder. Temperaturas excessivamente altas podem diminuir as prestações a longo-prazo. (Principalmente os HD's são muito sujeitos às temperaturas elevadas).

Eis uma leitura feita agora no iStat Pro:

- cpu 42
- gpu 56
- gpu diode 55
- gpu heatsink 54
- ambient 26
- memory control 49
- airport card 64
- HD Bay 56

Abç, ;P

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Mr. Phil
Opa!
Valeu pelo esclarecimento, cara!
No início eu estava bem preocupado....

Atualmente eu uso um tal de SmcFanControl, conhece?
Que controla os coolers.
Geralmente tento manter os giros na casa dos 1300-1500.
Só o do CPU que mantenho nos 1800.

Será que terei problemas com isso?!

Atualmente a temperatura mais alta é 47 Graus, do GPU Diode.
Aliás, qual a diferença entre o GPU Diode e o Heatsink??

Valeu, cara!!
Obrigado pelo help!!!
:)



Um aceno de longe!!!

Mr. Phil
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Atualmente eu uso um tal de SmcFanControl, conhece?
Sim, conheço o SmcFanControl (porém não o uso)... prefiro confiar no "Sistema"... rsrsrsrs...


Aliás, qual a diferença entre o GPU Diode e o Heatsink??
São algumas das diversas zonas da GPU.
Em palavras (bem) pobres, como o nome sugere, uma, é a parte de alumínio externa (o famoso "dissipador de calor", a outra um "diodo" interno.
As temperaturas entre uma e outra podem variar até de 10°C a 15°C devido a posição e a conducibilidade dos materiais (liga de alumínio, no caso de um heatsink passivo; o ventilador - ou fan - é o heatsink "ativo"). Meio "gay" esse lance de heatsink... :T


Geralmente tento manter os giros na casa dos 1300-1500.
Só o do CPU que mantenho nos 1800.

Será que terei problemas com isso?!


Tá tudo mais ou menos na média, então... don't worry. ;D

O problema da velocidade geralmente é o "barulho" (noise) e o consumo de energia (embora insignificante)...
o "perigo" geralmente é quando os giros são baixos demais e não o contrário (pois não dão conta do aquecimento e o risco é alto!)

(Para não mencionar a quantidade absurda de poeira que com grande frequência se deposita nos "fans"... mas nada que um pouco de ar-comprimido não resolva!)

Abç, ;P

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Mr. Phil
Saquei, cara!!!!

Valeu!!!

Mas o lance da velocidade dos coolers... Não não estarei diminuindo a vida útil deles aumentando mais do que o "natural" ?
Se bem que é melhor que eles acabem primeiro do que o HD ou processador....

Mas vem cá... como vc sabe quando estão com muita poeira?
Vc abre constantemente o seu?

Vc tem iMac o Macbook?

Falou, cara!!!
:)


Um aceno de longe!!!

Mr. Phil
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei
Não não estarei diminuindo a vida útil deles aumentando mais do que o "natural" ?
Se não exagerar, não. Além do mais eles são feitos pra isso, e como vc mesmo disse: antes eles do que o hd (ou cpu...).

Aqui em casa, tenho um iMac 27", um MacBook Pro e um iMac da geração anterior, que foi o que abri pra trocar um hd "bixado" (pois é, por incrível q pareça, isso tb acontece no Mac... mas, no meu caso, foi um problema elétrico em casa) e ele estava com bastante poeira no cooling fan e na parte debaixo (speakers)...

O excesso de poeira pode causar graves danos, principalmente na placa de vídeo... e na placa-mãe.

Abç, ;P

Del-Rei
Veterano
# fev/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Mr. Phil
Caraca... Então o senhor é um colecionador de Macs!!!
Hehehe... O de 27" é maravilhoso, né?
Entraçado, eu tenho o de 21.5", mas a sensação que eu tenho é que ele é maior do que deveria ser... Estranho... hehe.
É muito grande!

Em PC eu nunca tive preocupação de abrir a torre...Aliás, o meu vivia aberto por causa da ventinação, mas de tempos em tempos eu tinha que dar uma limpada por causa da poeira....

Mas aqui no Mac provavelmente não vou abrir tão cedo...
Talvez, daqui a uns meses eu troque o HD, pra 1TB.... Por enquanto tá tranquilo 500GB.

Tu já trocou HD?
Qual marca tu aconselha?
Aliás, provavelmente memória é a primeira coisa que vou dar upgrade.
Qual marca vc aconselha... tmb,?
hehhe...

Valeu, cara!!
Obrigado!!



Um aceno de longe!!!

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Villts
Del-Rei

Não é estranho não, é bem normal...
A placa de video (GPU) passa dos 100 brincando.

Quando eu peguei esse note eu me preocupei muito com temperatura, mas depois vi que era normal.
É que a tecnologia vai melhorando, o hardware vai trabalhando cada vez mais rápido... normal esquentar.
Aqui tem um Mac Mini (powerpc) e ele esquenta bem menos.

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Minow
A placa de video (GPU) passa dos 100 brincando.


Caraca.... É que eu não estava acostumado a isso... haha.

100 GRAUS!!!!!

Não queima a mesa não, cara?????????

O.o

Bizarríssimo!!!!



Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original