O que é doutrinação?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 18:54
· votar

Wanton
Se quiser usar vídeo para ilustrar algo, pelo menos indique o ponto do vídeo que interessa.

Qualquer ponto indicado, fica fora de contexto.

Black Fire
Gato OT 2011
# 09/set/23 18:58
· votar

Doutrinação é o que fazem os aparelhos ideológicos de Estado, o resto é tudo conversa pra boi dormir.

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 19:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Edit

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 00:15
· votar

ejames
Você fez faculdade junto dela? Não!

Rapaz, errei por pouco, ela está com 24 anos, está na metade do curso de história e o pai é professor universitário e diz que sofreu influência dele. Tem um canal que diz ser dedicado a divulgar assuntos da esquerda marxista. Ou seja, tá na idade e fase dos achismos.

Wanton
Veterano
# 10/set/23 00:54 · Editado por: Wanton
· votar

Pedro_Borges
Rapaz, errei por pouco, ela está com 24 anos

Por isso você acha que ela é doutrinada? Viu que ela citou as fontes de pesquisa no vídeo? Já viu alguém do MBL fazer isso? Pra mim, à primeira vista, a tua explicação sobre a ascensão do sertanejo tem mais cara de achismo do que a dela. Digo isso sem julgar o conteúdo, que não me interessa nem um pouco, mas a forma.

Lucmac
Veterano
# 10/set/23 07:37
· votar

A inconsciência da própria ignorância, assim, tão explícita como o Pedro demonstra, é algo que eu deveria aproveitar mais como entretenimento.

Levar a sério não dá. Vocês estão vendo.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 08:35 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

Existe achismo e constatação, são coisas distintas.

Você imagina mesmo que produtores rurais conseguiram montar um fundo com “muito dinheiro” numa estratégia de longo prazo com vistas a fazer nascer e crescer duplas sertanejas e, finalmente eles terem como retorno o domínio da cultura?

Nem a Cosa Nostra faria algo tão planejado, duradouro e abrangente. E mais, num tipo de investimento sem garantia de retorno. Tudo isso, num país que esperar dez anos para retornar o investimento já é tempo demais, quanto mais vinte, trinta anos.

Wanton
Veterano
# 10/set/23 09:05 · Editado por: Wanton
· votar

Pedro_Borges
Você imagina mesmo que produtores rurais conseguiram montar um fundo com “muito dinheiro” numa estratégia de longo prazo com vistas a fazer nascer e crescer duplas sertanejas e, finalmente eles terem como retorno o domínio da cultura?

Os números do investimento feito aparecem na pesquisa indicada no vídeo. Parece-me que são dados públicos.

Nem a Cosa Nostra faria algo tão planejado, duradouro e abrangente.

Há quantos anos não vemos a Globo dizer que "o agro é pop"? Você acha que aquilo é só uma mensagem desinteressada de apoio ao setor? Estamos falando do espaço publicitário mais caro do País. Aliás, publicidade é um negócio que move muito dinheiro. Por que você acha que tem um monte de youtubers milionários? Quem não entende o valor da propaganda não sabe nada sobre o capitalismo.

Faço a ressalva que, passando o olho, dá pra ver que a pesquisa da autora não é tão boa. Aparentemente, não apresenta os instrumentos de análise e a metodologia é pouco clara. Mas quem dá trela para as falas de Heni Ozi Cukier não tem o direito de ser tão criterioso. O vídeo da Laura é muito superior à maioria dos vídeos imbecis que são postados aqui com certa frequência.

Wanton
Veterano
# 10/set/23 09:09
· votar

Black Fire
Doutrinação é o que fazem os aparelhos ideológicos de Estado, o resto é tudo conversa pra boi dormir.

Então os detentores dos meios de comunicação não doutrinam? Nem as seitas religiosas de massa?

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 09:43 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

Vocês falam da Globo, mas está cheia de conteúdo progressista em sua programação.

Doutrinação há em todos os seguimentos de uma maneira geral, porém podemos dizer que de uma maneira mais orgânica, natural.

Mas aqui estamos falando da doutrinação ideológica planejada e forçada da esquerda.

Se amanhã o governo tiver um plano de industrialização - algo impossível em termos de PT, e a Globo resolver lançar umas chamadas semelhantes às que faz sobre o agro, isso é considerado doutrinação?

Insufferable Bear
Membro
# 10/set/23 09:52 · Editado por: Insufferable Bear
· votar

Wanton

Então os detentores dos meios de comunicação não doutrinam? Nem as seitas religiosas de massa?
para Althusser esses são aparelhos ideológicos de estado
eu odeio gente de gravata, mas a aula é boa

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 10:26
· votar

odeio gente de gravata

Marileno Chauí. Rsrsrs

Black Fire
Gato OT 2011
# 10/set/23 11:00
· votar

Wanton
Uai, mas meios de comunicação de massa e igrejas são típicos aparelhos ideológicos de estado.

https://www.marxists.org/portugues/althusser/1970/06/aparelhos.htm

brunohardrocker
Veterano
# 10/set/23 11:14
· votar

Instituições privadas e religiosas não tem como prerrogativa cobrirem toda a população. Para essas, a porta da rua é sempre serventia da casa. Se dominam as massas, não é pelo monopólio da força. Existe uma outra explicação aí.

Sem falar que instituições religiosas já deixam claro que o que ocorre ali é doutrinação. Só entra se estiver de acordo. Isso é óbvio.

megiddo
Membro
# 10/set/23 12:00
· votar

brunohardrocker
Você leu?

Se dominam as massas, não é pelo monopólio da força. Existe uma outra explicação aí.

Está no link do BF:

"Mas vamos ao básico. O que distingue o AIE do aparelho de Estado (repressivo) é a diferença fundamental seguinte: O aparato repressivo do Estado 'trabalha com violência', enquanto o aparelho ideológico de Estado opera 'ideologicamente'."

Ou seja, essa distinção faz parte da explicação.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 12:54
· votar

Insufferable Bear

Tá, mas fiquei muito curioso com aquela história de que você comeu o crente. Acho que o Jonas não aprova aquele seu post. E outra, crente costuma ser conservador e da abertura do forevis de conservador só sai.

Mas, hein? Se eu ganhar uma aposta do Drinho você se candidata a receber o prêmio por mim?

Wanton
Veterano
# 10/set/23 13:05
· votar

Pedro_Borges
Vocês falam da Globo, mas está cheia de conteúdo progressista em sua programação.

A Globo é a direita legítima, que assimila as mudanças culturais que não interferem nas estruturas de poder estabelecidas. A Globo é a legítima instituição conservadora, que preserva a cultura do País negociando com a emergência do novo.

Insufferable Bear
Black Fire

Entendi. Faz sentido. Pela terminologia usada, pareceu que seria algo que ignoraria a complexidade, as tensões internas e os interesses difusos, mas não é.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/23 13:19
· votar

Pedro_Borges
Acho que o Jonas não aprova aquele seu post.
Eu nao aprovo muit coisa que eu leio aqui, mas vou fazer o que? Não é como se o Insufferable Bear fosse ou quisesse ser TJ, então whatever...

Obs 1: TJs não costumam se identificar como "crentes" no contexto que a expressão ganhou aqui no Brasil, já que nos diferenciamos bastante de todas as vertentes evangélicas a quem o termo está associado

Obs 2: existem TJs que são gays, apenas não praticantes

Lelo Mig
Membro
# 10/set/23 13:53 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton

"A Globo é a direita legítima..."

Além de que ela é extremamente capitalista selvagem, vai fazer de tudo para monopolizar, esmagar a concorrência, destruir o mercado e se consolidar como a maior e mais vitoriosa e se possível a única.

Faz qualquer coisa para ter audiência e anunciantes.

É meio paradoxal essa bronca dos direitistas com a Globo. A Globo representa como ninguém o tipo de competidor implacável e bem sucedido que eles tanto enaltecem. Deveriam fazer um culto à "Vênus Platinada" e não implicarem com ela.

Wanton
Veterano
# 10/set/23 13:55 · Editado por: Wanton
· votar

Lelo Mig
Ela vai fazer qualquer coisa para ter audiência e anunciantes.

Sou noveleiro! Há pouco, terminou uma novela em que a protagonista era evangélica e que tinha lésbica se pegando. Elenco negro destacado. Sucesso de audiência. Eles atiram pra tudo quanto é lado com maestria.

Lelo Mig
Membro
# 10/set/23 13:59
· votar

Jonas Kahnwald

"TJs não costumam se identificar como "crentes" no contexto que a expressão ganhou aqui no Brasil"

Em teoria "crente" seria todo aquele que crê... seja em Jesus, Krishna, Iemanjá... mas, realmente, principalmente o neo pentecostalismo, meio que se apoderou da palavra (acho que meio sem querer), como se crente fosse somente eles, e com isso o termo ficou meio pejorativo. É compreensível que muitos não queiram se associar a esta imagem.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 14:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Jonas Kahnwald

Obs 2: existem TJs que são gays, apenas não praticantes

Mas hein, não são praticantes do gaysmo ou do tejotismo? Qual que foi interrompido para dá vazão ao outro?

A comunidade otense quer saber.

brunohardrocker
Veterano
# 10/set/23 14:42 · Editado por: brunohardrocker
· votar

Lelo Mig
É meio paradoxal essa bronca dos direitistas com a Globo.

Isso seria como dizer que é paradoxal uma bronca "dos direitistas" com o Renan Calheiros, por exemplo. Ou contra a FIFA, contra a FIA. Ou contra uma mineradora canadense. Como se tivesse que se dizer amém para qualquer um, por pertencer ao mesmo espectro.

Se nem a esquerda, que tem um espírito coletivista mais sólido, consegue ser um grupo unido e homogêneo, imagine a direita.

Se critica pelo que se tem para criticar, se elogia pelo que se tem para elogiar. E a vida é assim.

brunohardrocker
Veterano
# 10/set/23 15:05 · Editado por: brunohardrocker
· votar

Nunca fui de falar alguma coisa sobre a Globo em específico. Sempre palpitei me referindo à imprensa hegemônica. Mas devo ter me dirigido à Globo em 2 ou 3 oportunidades.

Nunca sugeri que a Globo fosse de esquerda. Tanto é que, convenhamos, sabemos sobre todos que a Globo desceu a lenha desde quando nascemos.

A Globo desceu o cacete no PT. Assim como a Globo desceu o cacete no bolsonarismo. São fatos.

Mas se a gente quer detectar algum favoritismo, não devemos ir pelos sujeitos os quais o canal de mídia fala. Mas pelos sujeitos os quais o canal de mídia silencia.

Drinho
Veterano
# 10/set/23 15:43
· votar

brunohardrocker

Se o Bolso tivesse massageado a Globo só um pouquinho, ele tinha passado o carro no desprezível do Barbudo Safado mesmo com a pandemia.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/23 17:41 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lelo Mig
Sim, é isso mesmo... e justamente por isso que ressaltei a conotação que a palavra crente ganhou por aqui, que se aplica aos evangélicos e em geral com uma luz negativa

Wanton
Veterano
# 10/set/23 21:55
· votar

brunohardrocker
Mas se a gente quer detectar algum favoritismo, não devemos ir pelos sujeitos os quais o canal de mídia fala. Mas pelos sujeitos os quais o canal de mídia silencia.

Quem você vê a Globo silenciar? Eu tenho os meus exemplos.

brunohardrocker
Veterano
# 10/set/23 22:07
· votar

Wanton

Da para começar com os tucanos. E a nata do centrão, num geral. Com que intensidade você ja viu seus nomes estampados nos telejornais?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 10/set/23 23:02
· votar

Pedro_Borges
Mas veja, há uma liberdade muito grande para o professor fazer sua grade curricular. A coisa não é tão engessada assim, não.

não sei não viu.. na minha época (saí do ensino médio em 2010) tive professor (dos bons) se queixando disso em sala de aula, foi bem na época que as grades começaram a seguir um padrão aqui no estado de sp

Wanton
Tá, mas quais ameaças isso têm representado atualmente? Eu até concordo que a descentralização pode aliviar alguns problemas, mas duvido que estejamos olhando para as mesmas coisas.

Nosso ensino é uma fábrica de NPC's. Se a doutrinação vem do capital, dos esquerdopatas ou da extrema direita, vai depender da percepção do sujeito que critica.

megiddo
Membro
# 10/set/23 23:45 · Editado por: megiddo
· votar

Pedro_Borges
Mas veja, há uma liberdade muito grande para o professor fazer sua grade curricular. A coisa não é tão engessada assim, não.

Inclusive, aqui em SP o professor pode escolher qual dedo ele vai usar pra avançar o slide do governo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que é doutrinação?