Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# 10/set/23 23:46
· votar
Wanton
Entendi. Faz sentido. Pela terminologia usada, pareceu que seria algo que ignoraria a complexidade, as tensões internas e os interesses difusos, mas não é.
Na verdade, Althusser é quem mais bem desenvolveu as ideias marxistas nesse campo, parte de conceito como o fato de a religião e o direito não terem história própria e explica como esses aparelhos estão limitados a servirem a reprodução econômica. Especificamente sobre a religião, é até fácil perceber isso se você estudar um pouco da Reforma Protestante.
|
Wanton Veterano |
# 11/set/23 02:01
· votar
Black Fire explica como esses aparelhos estão limitados a servirem a reprodução econômica
Isso é muito claro pra mim. Na escola, a reprodução está presente em coisas que as pessoas nem se dão conta. Vai do currículo à organização das carteiras. É uma estrutura que testa a competitividade e a conformação. A escola não acolhe, ela pressiona. Joga mais conteúdos do que o mais bem adaptado dos estudantes é capaz de assimilar. No fim, o objetivo declarado é uma peneira. Os derrotados saem dessa etapa humilhados, como se a sua inferioridade fosse formalmente atestada.
Qualquer esforço para fugir dessa lógica desperta a indignação de guardiões, como o Bruno, que acredita que um sistema "neutro" permite a autonomia do indivíduo.
|
Wanton Veterano |
# 11/set/23 02:08 · Editado por: Wanton
· votar
Wild Bill Hickok Nosso ensino é uma fábrica de NPC's. Se a doutrinação vem do capital, dos esquerdopatas ou da extrema direita, vai depender da percepção do sujeito que critica.
A doutrinação é percebida no seu produto. Muito difícil alguém sair da escola com ideias consistentes de esquerda. No máximo, saem com umas ideias progressistas liberais.
brunohardrocker Da para começar com os tucanos. E a nata do centrão, num geral. Com que intensidade você ja viu seus nomes estampados nos telejornais?
Você nota o destaque que o jornalismo dá para a economia, que é um assunto que o povão fica boiando? Nota que eles sempre chamam os mesmos comentaristas, das mesmas instituições?
|
brunohardrocker Veterano |
# 11/set/23 11:15
· votar
Wanton Você nota o destaque que o jornalismo dá para a economia, que é um assunto que o povão fica boiando? Nota que eles sempre chamam os mesmos comentaristas, das mesmas instituições?
Eles são instituições privadas, como já falamos. Dificilmente qualquer uma dessas instituições irá trazer uma perspectiva de luta de classes sobre a economia. A não ser que algum Marxista Leninista, com muito capital, funde um canal de mídia de massas que não vise lucro. Eu toquei no assunto da política partidária. O favoritismo de algum canal desses só pode estar em quem eles não falam, ou que só fazem notas de rodapé, quando não podem ocultar.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 11/set/23 11:30
· votar
Economia é uma ciência meio solta no ar, principalmente no tocante a macro economia. Ela não tem débito fechando com o crédito e vice-versa. A imensa maioria dos economistas que falam nas entrevistas na televisão, sequer têm acesso a informações tabuladas e também não procuram dados concretos da realidade. Pode observar que usam somente um jogo de palavras e assim passam por sabidos.
Tenho um colega, contador que atua em auditoria e consultoria no mercado empresarial, sem nenhuma formação em economia (sei porque conheço o CV dele), mas que articula muito bem as palavras. Direto o ouço nas diversas emissoras da capital falando sore economia do país, tendências e coisa e tal. Em muitas chamadas os entrevistadores o anunciam como economista.
Em síntese: se você tem um bom vocabulário, boa expressão e sabe fazer um bom jogo de palavras, dá pra sair por aí dando entrevistas sobre economia, mesmo são sabendo de nada. Basta inventar uns cenários parecidos com a realidade que cola.
|
Wanton Veterano |
# 11/set/23 22:55
· votar
brunohardrocker Dificilmente qualquer uma dessas instituições irá trazer uma perspectiva...
Pois é. A educação no Brasil é controlada por: Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura, Fundação Bradesco, Fundação Itaú, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Instituto Ayrton Senna etc. Nenhuma delas visa lucro, todas elas visam controle social. E você preocupado com a "doutrinação" de esquerda.
|
# 11/set/23 23:33
· votar
Wanton A educação no Brasil é controlada por: Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura, Fundação Bradesco, Fundação Itaú, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Instituto Ayrton Senna etc.
A educação publica? De que forma se dá este processo?
|
Wanton Veterano |
# 12/set/23 00:38
· votar
brunohardrocker A educação publica? De que forma se dá este processo?
Pública e privada, via Ministério da Educação. Já ouviu falar em lobby?
|
Lelo Mig Membro
 |
# 12/set/23 13:00
· votar
Wanton
O problema maior disso tudo é a ignorância, falta de estudo, de estofo, de leitura, de cultura, de crenças e costumes à artes.
A internet trouxe um fenômeno bizarro e perigoso. Sujeito se acha (ou falseia) que é culto e inteligente. Têm boa oratória, fala o que alguns querem ouvir... como têm muito mais gente burra do que ele, e disposta a pastar, o cara vira ídolo, é considerado "gênio" e estas pessoas espalham um monte de idiotices como se não houvesse amanhã.
Haja visto o monte de gente que acha Olavo de Carvalho, Nando Moura, até mesmo o Monark brilhantes.
Por exemplo, há uma grande diferença entre "não seguir a ciência como se fosse uma religião" ou "não acreditar em tudo que a ciência diz" e contesta-la sem nenhum conhecimento à altura, sem dominar o assunto em questão. Como pode alguém que não entende nada de física contestar a gravidade? Como pode alguém que não domina matemática de alto nível, não faz a menor ideia sobre mecânica quântica querer dar pitaco sobre o assunto?
Tudo isso para dizer que ao falar sobre Marxismo, por exemplo, a maioria já pensa logo no regime comunista, o "Brasil vai virar Venezuela". O leigo reduz a teoria marxista a um projeto político-ideológico doutrinário.
A grande maioria desconhece que na real o Marxismo é um método de análise socioeconômica, uma definição e análise da sociedade e sua produção material. É antes de tudo uma análise e proposição político/econômica.
A maioria das teorias e análises econômicas passam à margem do mundo real e não possuem relevância alguma fora da academia. E o marxismo, querendo ou não, bem ou mal é, muito provavelmente, a única teoria político-econômica que realmente abalou o mundo na prática.
|
# 12/set/23 13:03
· votar
Lelo Mig
Propaganda político-partidária nas escolas =/= ensino do marxismo
|
Wanton Veterano |
# 12/set/23 13:44
· votar
brunohardrocker Propaganda político-partidária nas escolas =/= ensino do marxismo
Mas não há a menor dúvida disso!
|
Wanton Veterano |
# 12/set/23 13:52
· votar
Lelo Mig Marxismo
Quem critica nem sabe o que é. Marx é um pós-hegeliano. Traz um método de análise. Ensinar marxismo não é distribuir o manifesto comunista para os estudantes.
|
megiddo Membro |
# 12/set/23 17:39 · Editado por: megiddo
· votar
brunohardrocker Quais são os elementos da propaganda político-partidária nas escolas? É a propaganda, digamos, nominal de um partido (ou espectro político) ou a defesa de ideias vinculadas a esse partido/espectro político? No primeiro caso, qual seria o partido (ou espectro político) cuja propaganda é verificável nas escolas? No segundo, quais seriam as ideias? Se há uma conjunção entre as duas coisas, como elas se articulam?
Responde aí, sérião, acho que você e eu podemos tirar algo de positivo dessa conversa.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 12/set/23 18:27
· votar
Wanton Quem critica nem sabe o que é. Marx é um pós-hegeliano. Traz um método de análise. Ensinar marxismo não é distribuir o manifesto comunista para os estudantes.
E por que é que todos depois ficam tarados em Marx, inclusive tu e as mocinhas quando veem a barba dele se molham toda?
Não tem o tal de método Gramsci de introduzir o marxismo?
Não tem a tal de Escola de Frankfurt com métodos didáticos de implantar o marxismo?
Sem ofensas, quero saber se isso é verdade ou lenda.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 12/set/23 18:34
· votar
megiddo
Eu fiz sociologia I e II e, coincidentemente foi a mesma professora. Ela forçava a barra, tanto no tocante ao conteúdo da esquerda como filosofia marxista. Nas provas, se você respondesse um entendimento diferente do dela, o pau comia.
Era a substância carbonífera mais marxista que eu já vi. Se você falasse o nome do Marx ela entrava em delírio, era capaz de beijar sua boca, pegar no seu carbono...
|
Lucmac Veterano |
# 12/set/23 18:44
· votar
Pedro_Borges
Falta muito, mano?
|
Wanton Veterano |
# 12/set/23 18:55
· votar
Pedro_Borges Sem ofensas, quero saber se isso é verdade ou lenda.
Lenda, óbvio.
inclusive tu
Sigo outras linhas de pensamento. Nem entendo direito alguns pressupostos marxistas.
Nas provas, se você respondesse um entendimento diferente do dela
Você deveria ter respondido que prova é um instrumento de opressão.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 13/set/23 10:56 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Já postei antes.
Está havendo uma campanha maciça da esquerda, com certeza orquestrada, eu digo isso porque os youtubers esquerdista estão falando a mesma língua, no sentido de demonizar o agronegócio acusando-o de ter financiado e financiar o música sertaneja com o fito de mudar a cultura nacional.
Todos falam em fatos tirados de uma realidade inventada, sem nenhum compromisso com a verdade. Falam em números e coisa e tal, falam de alíquotas de imposto sem nenhum fundamento.
Isso é um verdadeiro fake news e, com certeza, há um maestro nessa orquestra. Começou a 1 ano para seis meses, vejam pela data dos vídeos.
|
Wanton Veterano |
# 13/set/23 11:19 · Editado por: Wanton
· votar
Pedro_Borges Isso é um verdadeiro fake news
Fake news é o mesmo que doutrinação?
Todos falam em fatos tirados de uma realidade inventada, sem nenhum compromisso com a verdade.
Isso é o que você acredita, né? Eles têm fontes. O investimento existe.
há um maestro nessa orquestra
O Jonas Manuel e a Laura fazem parte do mesmo grupo de youtubers. A Senhorita Bira, eu não sei. Mas o que você quer dizer com maestro? Sinto notas de conspiracionismo.
Se você tiver Instagram, recomendo o vídeo da Senhorita Bira sobre a Juliana Bonde. É um argumento para progressista e conservador nenhum botar defeito.
no sentido de demonizar o agronegócio
Você foi doutrinado pelo "agro é pop".
|
# 13/set/23 12:14
· votar
Eu acho que o agronegócio deveria financiar o true sertanejo, da moda de viola, das letras com histórias do campo e não essa turma da botinha limpa, do Villa Mix, que comprou uma camisa xadrez e um chapéu na festa de peão, aos 18 anos, depois de nunca ter plantado um feijão no copo.
|
Wanton Veterano |
# 13/set/23 12:20
· votar
brunohardrocker Eu acho que o agronegócio deveria financiar o true sertanejo
Trocar o agro é pop por o agro é raiz?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 13/set/23 12:25
· votar
Mas vejam só, senão é o sertanejo sendo atacado pelo conservadorismo
|
# 13/set/23 12:26
· votar
Wanton
É um bom lema.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 13/set/23 12:50 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
brunohardrocker
Mas o agronegócio não financia poha nehuma de música sertaneja. Isso é papo de esquerdinha que ouviu do professor de história que o agro é satânico.
O que ocorre é que há uma gama de empresários (e não agricultores e pecuaristas) financiando duplas sertanejas para depois lucrar horrores, assim como existe nas escolinhas de futebol. Grande parte não dão certo, mas um que se salvar compensa os demais.
Alguns desses empresários podem ter fazendas, sim, assim como a maioria dos industriais têm fazendas também. Mas dizer que há uma união de empresários rurais administrando um fundo para financiar a música sertaneja, isso é pura imaginação conspiracionista.
Esses carinhas aí é um exemplo. Eles compraram de mim uma mesa de canais e os demais equipamentos do carrinho. Vieram da Bahia e estão em Goiânia, local de onde se lançam duplas. O empresário deles esteve com eles na minha casa.
Não gosto de música sertaneja, mas esses aí na hora que forem no domingão do Hulk, estouram. São afinados e cantam bem, sem falar que o Diogo é bom no violão.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 13/set/23 12:52
· votar
quem não curte a rainha marilinha mendonça boa gente não é
|
Pedro_Borges Veterano |
# 13/set/23 12:56
· votar
Jonas Kahnwald
quem não curte a rainha marilinha mendonça boa gente não é
Não curto e não suporto nem 30 segundos de qualquer música dela tocando. Tem um mercadinho express perto de minha casa que tem dia que cisma de tocar ela e aí até adianto minhas compras pra ir embora.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 13/set/23 13:10
· votar
Wanton
A Senhorita Bira, eu não sei. Mas o que você quer dizer com maestro? Sinto notas de conspiracionismo.
Todos três falam números e índices inconsistentes. Percebe-se claramente que são ideias fruto da imaginação ou de um peido. Esse Jonas Manuel não tem a menor preocupação de checar os dados que fala. Diz que agricultor só paga 2% de imposto, igual o caso da Gleisi.
A tal de Bira, falastrona à beça, vai soltando números, se tá certo não interessa, vai soltando imaginação... A outra, a tal de Laura, estudante do 2o. ano de história, eu já postei antes e já fiz meus comentários.
Quanto a conspiração, é aquele negócio, né, acuse o adversário daquilo que você faz. Portanto, se existe conspiração é quanto ao que eles estão falando em voz uníssona. Se unem na mesma língua para propagar uma mentira, por quê? Alguém deve está distribuindo a cartilha.
|
ejames Membro Novato |
# 13/set/23 13:12
· votar
Pedro_Borges Mas o agronegócio não financia poha nehuma de música sertaneja
O que ocorre é que há uma gama de empresários (e não agricultores e pecuaristas) financiando duplas sertanejas para depois lucrar horrores
Você faria esse mesmo afastamento dos agentes caso a conversa fosse sobre o tráfico de drogas bancar cantores de funk?
Eu duvido.
|
ejames Membro Novato |
# 13/set/23 13:16
· votar
Voltando o papo para a esfera da música:
|
# 13/set/23 13:20
· votar
Pedro_Borges O que ocorre é que há uma gama de empresários (e não agricultores e pecuaristas) financiando duplas sertanejas para depois lucrar
Isso é comum no centro-oeste todo. Conheço uns caras que sempre foram do rock por aqui e que se aventuram como dupla sertaneja.
Mas eu gosto de ver a galera da esquerda criando essas teorias da conspiração, de que é um projeto orgânico de financiamento de uma cultura de dominação, do agro malvadão (num país que desde sempre foi agrário). Haha
|