O que é doutrinação?

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 19/set/23 16:28
· votar


Pedro é papuuuuudo...

megiddo
Membro
# 19/set/23 16:28
· votar


brunohardrocker
A escola é responsável por doutrinação impondo a ideologia hegemônica,

De que forma?


opa, é hoje que o Bruno descobre o que significa ideologia fora do senso comum? boa sorte aí.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 16:31 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker
De que forma?

Reproduzindo o discurso hegemônico, organizando a sala de aula, utilizando metodologias convencionais, silenciando o aluno, formulando o currículo escolar, curvando-se aos interesses formativos do mercado, avaliando, estimulando a competição, homogeneizando, disciplinando, repetindo bordões, aprofundando e naturalizando as desigualdades sociais, desrespeitando a laicidade institucional, promovendo o individualismo, incutindo sonhos neoliberais etc. 99% do que acontece na escola reforça a ideologia hegemônica, 1% a questiona e é por esses 1% que você esperneia.

Os professores estão contaminados pela ideologia hegemônica, os alunos chegam contaminados por meio de famílias contaminadas. Não há nada que escape a essa coleção de discursos que reforçam o status quo. Isso pode ser verificado no output: o brasileiro é nitidamente formado para ser acrítico, individualista e subserviente. Partido de esquerda só elege político que promete ser bem comportado, mesmo para cargos bem insignificantes.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 16:46
· votar


qew
Wanton
Lucmac

contábeis está no campo das ciencias humanas

Sim, e em outro post de outro tópico, eu disse isso. Mas não está, em nenhuma universidade, na faculdade de humanas. Assim como administração e economia. Veja o que eu disse.

FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
FACE/UFG – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 17:10
· votar


Pedro_Borges

Você ainda grifa... Não existe faculdade de humanas, de exatas ou linguagens. São áreas de conhecimento, composta por disciplinas.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 17:53 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lucmac

FFLCH/USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
FACE/UFG – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.
FACC/UFMT - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
ICHS/UFMT - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
FACES/UFU - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção
ICHPO/UFU - Instituto de Ciências Humanas do Pontal


Há uma divisão por afinidade (ou outro critério) que se verifica em quase todas as universidades. As faculdades de ciências humanas, quase não englobam esses outros cursos citados.

Agora, se quiser perder tempo com esse tipo de filigrana, que fique. O que foi dito, está perfeitamente compreensível, ok?

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 18:43
· votar


Pedro_Borges

Não existe "faculdade de humanas" e não há nenhuma obrigatoriedade em aglutinar todas as faculdades das diversas disciplinas em um único campus.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 18:56
· votar


Tá bom e o que esse tipo de informação traz de utilidade pra aqui?

Lelo Mig
Membro
# 19/set/23 20:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Caralho que dificuldade da porra!

Vamos fazer desenhinho prá simplificar?

As Ciências Exatas são Matemática, Física e Química, têm como base a matemática e a lógica para resolver problemas. E obviamente as formações e pós formações derivadas destas como Astronomia, Geofísica, Biofísica e etc.

Medicina, Biologia (e variações) não são Ciências Exatas nem Humanas. Elas fazem parte das Ciências Biológicas, que envolvem o estudo dos seres vivos e sua interação com o ambiente e etc.

Ciências Humanas ou Sociais, compreendem Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e variações. Ciências Humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

Economia, Finanças, Contabilidade e etc., ainda que envolvam o uso de matemática em suas análises e cálculos, elas não são consideradas Ciências Exatas. O uso da matemática aqui não têm nada a ver com o que se faz nas exatas citadas acima. Se enquadram em Humanas ou Sociais.

Faz um pix!

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 20:33
· votar


Lelo Mig

Passa os dados do PIX.

Administração, Economia e Contabilidade, são ciências humanas, apenas costumam ficar em divisões físicas/administrativas/acadêmicas diferentes. Qual motivo? Não sei.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 20:43
· votar


Pedro_Borges

Eu já disse, mas você aprende como uma porta, manja? Só abre e fecha, binarista, é ou não é, 8 ou 80 etc.

Não há obrigação em aglutinar todas as disciplinas de uma área em um único campus.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 20:56
· votar


Pedro_Borges
Qual motivo? Não sei.

Eu sei. Esse pessoal de contabilidade, administração e economia é muito chato, ninguém quer ficar perto deles.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 21:45
· votar


Não há obrigação em aglutinar todas as disciplinas de uma área em um único campus.

Eu falei algo que contraria isso? Eu disse "costuma".... uma das razões é que o corpo docente costuma servir aos três cursos.

Wanton

E eu, quando me graduei, adorei ficar longe dos acadêmicos de história, sociologia, filosofia, etc. etc. Não tinha preço.

qew
Veterano
# 20/set/23 08:15
· votar


Wanton
Esse pessoal de contabilidade, administração e economia é muito chato, ninguém quer ficar perto deles.

só perde pra galera do Direito

quando me graduei em adm, engenharia ficava isolado em um predio pq eles não tinham habilidades sociais

direito ficava isolado pq ninguém suportava

e nóis tinha nosso predio pq nóis é gente boa

Wanton
Veterano
# 20/set/23 09:08 · Editado por: Wanton
· votar


qew
direito ficava isolado pq ninguém suportava

No direito, o caso é mais grave. Eles não suportam uns aos outros. A maioria dos alunos da área faz direito para dar carteirada de advogado, para obter tratamento diferenciado e para levar vantagem sobre as demais pessoas (hackear a lei).

makumbator
Moderador
# 20/set/23 09:38 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Aí no futuro vira um Xandão da vida, e o senhor aplaude.

Lucmac
Veterano
# 20/set/23 10:00
· votar


makumbator

Um conceituado Ministro do STF? Se liga...

Wanton
Veterano
# 27/set/23 12:17
· votar


Parece que o Bruno se fez de tonto e fugiu mais uma vez. Sempre que a gente responde o que ele pede, ele some.

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 12:20
· votar


Wanton

Não da para ficar disponível ao FCC o tempo todo.
Por mais que eu não seja o -Dan, que realmente só tem 30 segundos por mês para o forum, eu também tenho outras coisas para cuidar.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 30/set/23 01:06
· votar


Wanton
Sobre livros...

Nessa semana, fui instalar uma TV na parede no apartamento da minha filha. Não vou lá com muita frequência, porque ela divide o espaço com duas colegas. Enquanto eu tirava os objetos do caminho e preparava o espaço para fazer os furos na parede, notei a estante da figura: contei mais de 60 livros, todos adquiridos no último ano (já que os infantojuvenis ficaram na casa da minha sogra, no Paraná). De livros técnicos a clássicos da literatura. Uma bela biblioteca para uma menina de 18 anos viciada em Taylor Swift. Os livros em cima da escrivaninha, todos cheios de post it marcando as páginas.


me passa o zap dela wando, eu tb sou fã de taylor swift

Lelo Mig
Membro
# 30/set/23 01:43
· votar


Wild Bill Hickok

"eu tb sou fã de taylor swift"

Xaveco mais picareta...

... vai que cola?

makumbator
Moderador
# 30/set/23 10:16
· votar


Wild Bill Hickok

Aposto que os tais livros são daqueles cenográficos, que advogado compra pra colocar na estante do escritório e os clientes acharem que ele possui uma vasta biblioteca jurídica. Tudo fake.

Wanton
Veterano
# 30/set/23 12:45 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Xaveco mais picareta...

Pior que tô achando que o xaveco é pra mim.

makumbator
Aposto que os tais livros são daqueles cenográficos

Pra fazer live no tiktok, né? É o cenário ideal.

brunohardrocker
Não da para ficar disponível ao FCC o tempo todo.

Sem pressa. Tá lá no marcador de páginas, caso você se esqueça.

Wanton
Veterano
# 17/nov/23 22:01
· votar


Pedro_Borges

Somos doutrinados por quem?

Venha aqui nos contar, tio do zap!

Lucmac
Veterano
# 18/nov/23 05:41
· votar


Wanton

Pelo lulopetismo.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/nov/23 09:59
· votar


Wanton
Somos doutrinados por quem?

No meu caso, pelo fazendeiro semianalfabeto com botas sujas de estrume de vacas, esse irresponsável que, com suas roças e os arrotos de suas crias está provocando o aquecimento global.

Wanton
Veterano
# 18/nov/23 10:31
· votar


com botas sujas de estrume de vacas

Isso é tão autêntico quanto o Dória fantasiado de gari.

Wanton
Veterano
# 18/nov/23 15:26 · Editado por: Wanton
· votar


Doutrinação liberal seguida de uma invertida certeira:

https://www.youtube.com/shorts/LafWCLy1qzY

makumbator
Moderador
# 18/nov/23 15:27
· votar


Wanton

O rapaz da cidade acha que vacas não cagam?

Wanton
Veterano
# 18/nov/23 15:30
· votar


makumbator
O rapaz da cidade acha que vacas não cagam?

Não cagam onde o barão do agro pisa, pode apostar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é doutrinação?