O que é doutrinação?

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/set/23 15:33
· votar

Wanton
Até o gosto da carne mudou pra mim. Churrasco tá muito associado a essa coisa da música ruim e à família falando bobagem sobre política.

Ah então isso explica muita coisa! As associações que a mente faz manejam nossos sentimentos. Quando meu pai faleceu eu nao queria de jeito nenhum andar de bike no parque ou empinar pipa pq eram as atividades de lazer que ele mais fazia comigo e meu irmão

– Bora ali num churrasco? Vai ter samba, cerveja gelada.
– Valeu, tô de boa. Vou ficar por aqui, perturbando o Pedro Borges no OT.

hahahahahahhahahahah

Pedro_Borges
Veterano
# 13/set/23 15:36
· votar

Wanton

– Valeu, tô de boa. Vou ficar por aqui, perturbando o Pedro Borges no OT.

Não precisa fica no desktop, usa o teu iPhone 14 quando o povão lá estiver falando groselha. Concordo que interagir comigo é bem mais recompensador.

Wanton
Veterano
# 13/set/23 17:30
· votar

Jonas Kahnwald
eram as atividades de lazer que ele mais fazia comigo e meu irmão

Evoca lembranças, né? Pode ser uma experiência dolorosa, sobretudo, no começo.

Pedro_Borges
iPhone 14

Tenho um Asus que uso há 4 anos, acho que custou 800 reais. Faz um ano que o vidro tá trincado.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 13:37
· votar

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 13:48
· votar

Quem diria que a direita sugeriria queimar livros, né! Estou surpreso!

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 13:53
· votar

Quem diria que a esquerda faria doutrinamento ideológico usando a rede pública de ensino, né! Estou surpreso!

Wanton
Veterano
# 19/set/23 14:10
· votar

Lucmac
Quem diria que a direita sugeriria queimar livros, né!

A direita tem várias camadas, assim como a esquerda. A direita legítima, que são os caras realmente ricos, que querem manter a estrutura social que os privilegia, cagam para essa exacerbação moralista. Os filhos deles estudam em escolas cujas mensalidades passam de 10 K reais, que usam pedagogias baseadas em Freire e outros autores impensáveis para a ralé fascista. Disciplina militar é tesão da faixa mais ignorante da classe média, ou você acha que professor autoritário pisa numa escola como a Avenues?

Wanton
Veterano
# 19/set/23 14:22
· votar

Sobre livros...

Nessa semana, fui instalar uma TV na parede no apartamento da minha filha. Não vou lá com muita frequência, porque ela divide o espaço com duas colegas. Enquanto eu tirava os objetos do caminho e preparava o espaço para fazer os furos na parede, notei a estante da figura: contei mais de 60 livros, todos adquiridos no último ano (já que os infantojuvenis ficaram na casa da minha sogra, no Paraná). De livros técnicos a clássicos da literatura. Uma bela biblioteca para uma menina de 18 anos viciada em Taylor Swift. Os livros em cima da escrivaninha, todos cheios de post it marcando as páginas.

ejames
Membro Novato
# 19/set/23 14:41 · Editado por: ejames
· votar

Duplo

ejames
Membro Novato
# 19/set/23 14:43
· votar

7 páginas depois, o que se vê: o Pedro abraçando com extrema facilidade a afirmação de que "esquerda doutrina usando a rede pública" num país que ele nem conhece direito.

A dinâmica de quem é doutrinado por quem é muito óbvia.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 14:44
· votar

Pedro_Borges

Não há nada concreto sobre doutrinação ideológica, mas claramente um representante da direita sugere queimar livros.

Você que é apavorado e vê fantasminhas. Eu gosto de realidade.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 15:07
· votar

ejames

O pior é que o linque traz só uma reportagem sobre a polêmica envolvendo o Paulo Freire e a direita mexicana

Pedro é tão doutrinado que não precisou sequer de elementos de doutrinação para que disparasse essas besteiras.

É um caso perdido.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 15:09
· votar

Pedro_Borges

Tudo bem queimar livros? É só um punhadinho de palavras que não serve para nada...

brunohardrocker
Veterano
# 19/set/23 15:17
· votar

Se discute doutrinação no Brasil, na Argentina, no Mexico. Onde mais?
E ainda dizem que não existe.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 15:21
· votar

brunohardrocker
E ainda dizem que não existe.

Você ao menos entende a natureza do argumento? Há propaganda ideológica sendo reproduzida por toda a parte. O que você chama de doutrinação é propaganda ideológica contra-hegemônica. Na prática, você defende a doutrinação hegemônica, só isso.

Diz que entendeu!

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 15:26
· votar

Wanton

Estava elaborando uma resposta como essa, mas é repetitivo demais dizer que o Bruno é incapaz de entender uma proposta de debate. Aí desisti. Cansativo.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 15:26
· votar

Quando o cara é de direita e pertence às classes média ou baixa, ele não passa de um guardião empenhado em censurar críticas à estrutura social vigente. São sujeitos que se prestam a ser lacaios de bilionários porque morrem de medo de perder os mini privilégios que conquistaram.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 15:33
· votar

Lucmac
Cansativo.

Bruno está há quase 20 anos no fórum sem dar o braço a torcer. A gente só testa jeitos novos de repetir as mesmas coisas, mas sem muita esperança de que funcione. Acho que esses debates não têm outro propósito que não o de ser um teste de criatividade.

Na sua sala de aula, ao menos, os alunos sabem que não sabem. O conteúdo pode ser difícil, mas eles vão querer aprender contigo. Você tem a chancela de representante da ciência que ensina. No debate de internet, todo mundo é igual. O interlocutor pode simplesmente se recusar a ouvir.

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/set/23 15:34
· votar

propaganda ideológica contra-hegemônica
Diz que entendeu!

Com certeza, o maluco acha que a PRF deve servir como milícia pessoal do Jair para garantir um teto de pobres votantes, deve ter entendido sim.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 15:36
· votar

Ele termina dizendo que dizem que doutrinação não existe, mas desde o começo do tópico ninguém negou, aliás, naturalizou a doutrinação, porque estamos em todos os momentos sujeitos a doutrinações de todas as formas.

A paráfrase de Paulo Freire no vídeo postado pelo Pedro não traz nada de errado. O problema é o mensageiro.

O "polêmico" pensamento de Freire:

"Cada vez mais nos convenceremos da necessidade de que os verdadeiros revolucionários reconheçam na revolução um ato de amor, tanto quanto um ato criador e humanizador. Para nós, a revolução não se faz sem uma teoria da revolução e, portanto, sem consciência"

Por causa dessa frase a direita mexicana sugeriu queimar livros.

brunohardrocker
Veterano
# 19/set/23 15:40
· votar

Wanton

Na escola o alunos são audiência cativa. Propaganda político-partidária-ideológica pode ter todos os espaços fora dela.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 15:46 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Lucmac

Quem diria que a direita sugeriria queimar livros, né! Estou surpreso!

Mas Lenin, Stalin e Mao, faziam isso aos montes. Por que a surpresa?

Você que é apavorado e vê fantasminhas. Eu gosto de realidade.

Ahã, talvez você esteja desconsiderando a realidade nos DCE... nas faculdades de humanas... enfim, Doutor. Mas eu te perdoo, a minha e a sua área não são de humanas.

qew
Veterano
# 19/set/23 16:12
· votar

Pedro_Borges
Mas eu te perdoo, a minha e a sua área não são de humanas.

contábeis está no campo das ciencias humanas

Wanton
Veterano
# 19/set/23 16:15
· votar

brunohardrocker
Na escola

Mas é da escola que estou falando! A escola é responsável por doutrinação impondo a ideologia hegemônica, mas você só nota quando é contra-hegemônica. Entendeu?

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 16:17
· votar

qew

Eu ia dizer isso, mas esse é outro...

Wanton
Veterano
# 19/set/23 16:19
· votar

qew
Lucmac

Contabilidade é classificada entre as ciências sociais aplicadas, aposto que é isso que ele vai alegar, ignorando que as ciências sociais pertencem às humanidades.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 16:19 · Editado por: Lucmac
· votar

Mas Lenin, Stalin e Mao, faziam isso aos montes. Por que a surpresa?

Fake news!

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 16:22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Fake news!

Resposta clichê. Até a história virou feique nius. Kkkk

Livro quando é mentiroso deve ser incinerado imediatamente.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff06039806.htm

brunohardrocker
Veterano
# 19/set/23 16:23
· votar

Wanton
A escola é responsável por doutrinação impondo a ideologia hegemônica,

De que forma?

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 16:23 · Editado por: Lucmac
· votar

Wanton

aposto que é isso que ele vai alegar

Cara, ele nem fazia ideia disso. Deve mesmo estar procurando uma forma de negar a realidade.

Daqui a pouco fala do Holodomor e sobre como Stalin matou bilhões sem mexer na densidade demográfica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que é doutrinação?