O que é doutrinação?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 19:17 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Embora eu entenda que o objetivo do tópico, que é conceituar doutrinamento, já tenha sido atingido, com os dois conceitos que trouxe aqui e, portanto deveria ser fechado, eu vou descrever exemplificando. Sei que este tópico vai permanecer por anos a fio e assim estou contribuindo para as gerações futuras.

"Fazer divulgação de uma doutrina, dos preceitos de uma ideia. Instruir alguém religiosamente; catequizar. Ensinar ou passar aos demais a doutrina cristã: doutrinar os países da América; Jesus Cristo doutrinava. Etimologia (origem da palavra doutrinar)."

Como se vê o termo nasceu dentro dos templos cristãos, cujo intuito dos sacerdotes era, e ainda é, transmitir a palavra bíblica, não só para compreensão, mas para que os fieis, embora não tendo como comprovar materialmente de forma tangível, TENHAM FÉ na sua verdade e efetividade.

Para tanto utilizam-se de vários métodos, tais como ritualísticas, hinos e instrumentais musicais visando sensibilizar esses fieis e assim internar melhor os comandos sagrados. São utilizadas as técnicas de repetição e exaustão de conteúdos para fixação. É quase um loop sem flag de saída.

Também cercado de muitos símbolos de valor espiritual. Não deixando faltar o espectro opressor do inimigo imaginário, no caso satanás, para criar uma atmosfera de medo e justificar a proteção divina.

A esquerda utiliza de todos esses métodos para persuadir sobretudo os jovens inexperientes que ainda estão com seus periféricos de entrada conectados e seus mecanismos de defesa (firewall) desabilitados e sedentos de conhecimentos e em busca de experiências.

Buscam atingir a sensibilidade à medida que encampam os meios artísticos e culturais, como o domínio das redações da grande mídia. Também nessa linha de atingir a sensibilidade, procuram encampar lutas classistas, mesmo não tendo nada a oferecer. Desenvolvem palavras de ordem e refrãos buscando ridicularizar o inimigo imaginário.

Buscam também introduzir em seus neófitos um sentimento de repulsa ao inimigo imaginário. É tipo xô satanás, histeria e tudo mais. Instigam mudanças comportamentais e até mesmo quebra de laços afetivos com os próprios pais.

Como resultado, vemos jovens corteses deixando os lares para os quadros acadêmicos e, ao invés de agregar graus à sua educação de berço, se transformam em verdadeiros selvagens, quebrando e pichando tudo que se vê pela frente e também incapacitados para o diálogo frente as diversas correntes de pensamento existentes na sociedade. Aliás são treinados (isso mesmo, coisa de irracional, quase um adestramento) para ignorar a existência destes.

Portanto, no conceito de doutrinamento, a grande diferença é que os primeiros, os cristãos, não escondem suas pretensões e a palavra doutrinamento é pronunciada abertamente, todos têm ciência dos objetivos e, pelo menos a maioria aceita conscientemente. Já os segundos, os propagadores da esquerda, fazem isso de forma camuflada e ficam nervosinhos quando alguém os acusa dessa prática.

Um abraço!

Close Topic.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 19:37
· votar

Pedro_Borges
brunohardrocker

Manos, voces estao falando de desenvolvimento economico de paises e aventando hipoteses que explicam a situação destes hoje. Voces parecem realmente não ter a mininia ideia do que o pessoal que estuda historia se especializa.

Determinismo geográfico (o nome da maluquice que vcs estão aventando no lance do sol) não é assunto novo, é algo ja discutido no inicio do seculo passado. Não é levado a serio como fator causal mas ouso dizer que voces sequer tem ideia disso, ouviram um podcaster qqer falando, olharam pela janela e mediram com a regra da percepção pessoal, e concluiram que procede pq o bairro mais caro de BH é na zona sul.

Existe ciencia até no estudo de Historia.

brunohardrocker

Voce vai me ver mais em posição de cobrança, pq quem faz proposições malucas nao sou eu, sao voces (por exemplo, sua vergonhosa critica a algo dentro das universidades que vc nao é capaz de descrever), logo, voces que amparem o que dizem, pq ciencia é assim. Quem propoe uma explicação maluca, que aguente o escrutinio dos pares. E geralmente, eu questiono o que vcs propoem, voce nao me ve cravando conceitos tirados da bunda aqui.

E é muito simples de voce contrapor. Em outro topico pediram a lista dos teoricos intelectuais de direita que voce se baseia. Quais sao?

-Dan
Veterano
# 08/set/23 19:48
· votar

Artiguinho de 16 paginas, facil de ler, trazendo um historico dessas ideias de determinismo geografico, que apontam desde Aristoteles.

https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/60794/37444

Mas cuidado, material feito dentro de uma universidade.. Pode ser doutrinação kkkk (belo enlace com o tema do topico).

Wanton
Veterano
# 08/set/23 20:06
· votar

Pedro_Borges
Embora eu entenda que o objetivo do tópico, que é conceituar doutrinamento, já tenha sido atingido

Eu criei o tópico, você não sabe quais são os objetivos.

Aliás, te fiz uma pergunta e você não deve ter visto. O que difere doutrinação e ensino?

brunohardrocker
Veterano
# 08/set/23 20:40
· votar

-Dan
Manos, voces estao falando de desenvolvimento

Não, mentira. Eu não estou falando sobre isso.
Até sublinhei para destacar que não estou nesta discussão.

brunohardrocker
Veterano
# 08/set/23 20:45
· votar

-Dan
voce nao me ve cravando conceitos tirados da bunda aqui.

Claro que vejo. Aqui neste tópico eu acabei se exemplificar.

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 20:52
· votar

Wanton
O que difere doutrinação e ensino?

Se acaso houver alguém que não saiba, só de ler o que eu escrevi já saberá claramente a distinção.

Wanton
Veterano
# 08/set/23 20:57
· votar

Pedro_Borges
Se acaso houver alguém que não saiba, só de ler o que eu escrevi já saberá claramente a distinção.

Mais um que não sabe usar as palavras? Vocês têm medo de cometer deslizes e cair em contradição, é isso?

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 21:01
· votar

Wanton

Como eu já defini doutrinação, fica mole definir ensino, você não acha? Vou deixar isso pro leitor. Mas se insistir... Vai insistindo aí.

Wanton
Veterano
# 08/set/23 21:04
· votar

Pedro_Borges
Como eu já defini doutrinação, fica mole definir ensino, você não acha?

Não acho. Isso está claro na tua cabeça, não na de quem te lê. Se tá fácil para você fazer essa distinção entre doutrinação e educação, por favor, faça.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 08/set/23 23:04
· votar

Eu conceituaria doutrinação como um mecanismo utilizado por grupo(s) dominante(s) para perpertuar a dinâmica de poder de forma que os dominados continuem a agir como dominados. Basicamente é a estrutura da educação centralizada

Drinho
Veterano
# 09/set/23 05:41 · Editado por: Drinho
· votar

Wanton

Se eu fosse moderador

Como não é, fique sonhando, tem gente que lê suas bobagens intermináveis e não fala nada.

-Dan

aposto cenzinho que makumbator concorda e curte esse hoc.

Com certeza, Makumba é um democrata liberal ferrenho.

Claro que não podemos considerar HOC um legítimo acadêmico afinal ele deve ter esquecido de pichar as paredes da American University, mas o cara tem futuro.

Wanton
Veterano
# 09/set/23 08:54
· votar

Drinho
Como não é, fique sonhando, tem gente que lê suas bobagens intermináveis e não fala nada.

Você sabe que tem o QI bem baixo, né? A vida já deve ter te mostrado. Porque você escreve como quem teve uma boa educação e interpreta texto pior do que um adolescente de 13 anos. Isso é QI baixo, certeza! Não tô brincando, não. O que você chama de "bobagens" às vezes são coisas elementares que teu cérebro não assimila.

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:00
· votar

Wild Bill Hickok
Eu conceituaria doutrinação como um mecanismo utilizado por grupo(s) dominante(s) para perpertuar a dinâmica de poder de forma que os dominados continuem a agir como dominados. Basicamente é a estrutura da educação centralizada

Opa! Ficou mais interessante.

Drinho
Veterano
# 09/set/23 09:07
· votar

Wild Bill Hickok

Seu nick é por causa do vilão do pica-pau?

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 09:20
· votar

Olha aí o produto da doutrinação esquerdopata. Novinha, mal abandonou as fraldas, foi treinada, doutrinada para reproduzir a doutrinação.

Cheias das teorias da conspiração. Ela desenha um esquema monstruoso conspiracionista planejado ao longo dos anos. Olha quanta fertilidade mental.

Lembrei do Lelo e a montagem de estereótipos, com tantos adereços em um só boneco.

Apreciem esse nojo fabricado, com certeza num desses cursos de ciências sociais.

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:22
· votar

Pedro_Borges
doutrinação esquerdopata

O que você acha da definição que o Wild Bill Hickok postou?

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 09:26
· votar

Wanton

Assista ao vídeo primeiro, não deu tempo! Você saca muito rápido, mas atira pra todos os lados. Perde muita munição!

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 09:33
· votar

Olha aí a grande mentira que foi contada anos a fio pelos autores de esquerda, sobre a guerra do Paraguai. Nas minhas escolas fui instado a acreditar nessa mentira e só agora, 160 anos depois do fato ocorrido é que brotam as primeiras verdades.

Olha o mal que a doutrinação nos causa.

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:33
· votar

Pedro_Borges
Assista ao vídeo primeiro, não deu tempo!

Já vi vídeos dela. Não tô a fim de ilustrações, quero argumentos. Parece que vocês (você e o Bruno) têm aversão a discutir ideias. Já vi outros vídeos dela. Há algo de especial neste? É como disse pro Bruno no outro tópico: quando vocês não falam, não organizam as ideias, por isso ficam achando que estão certos. Só a verbalização mostra o erro (menos para o Drinho, que é limitado, coitado).

megiddo
Membro
# 09/set/23 09:37
· votar

fale com meu vídeo.

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:37 · Editado por: Wanton
· votar

Pedro_Borges
Olha o mal que a doutrinação nos causa.

Mas a tua conceituação de doutrinação é fraquíssima. Vamos evoluir nisso primeiro, depois você pode jogar quantos exemplos quiser.

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 09:39
· votar

Wanton
Aliás, te fiz uma pergunta e você não deve ter visto. O que difere doutrinação e ensino?

O tópico é sobre doutrinação. Fico adstrito ao tema. Agora só estou enriquecendo-o com exemplos. Fico nisso!

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:44
· votar

Pedro_Borges
O tópico é sobre doutrinação. Fico adstrito ao tema. Agora só estou enriquecendo-o com exemplos. Fico nisso!

ISSO é fuga, tá?

Wanton
Veterano
# 09/set/23 09:45
· votar

megiddo
fale com meu vídeo.

Esses millennials...

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 10:33
· votar

Wanton
Já vi vídeos dela.

Viu a diferença entre ensino e treinamento? Garotinha tem timbre infantil, com fedor de fraldas, conta uma historinha decorada, montada dentro de um enredo perfeito de conspiração.

Doutrinada para difundir doutrinação. Um monte de achismo sem apoio comprobatório nenhum. Mas o curso de sociologia é isso. E não vamos longe, de filosofia mais ainda.

Depois são esses merdinhas porra louca que saem por aí patrocinando as cenas que vimos no vídeo do Kim, todos animalizados pelo adestramento dos seus professores. Professores estes que, por sua vez, jamais tiveram contato com a realidade.

Lelo Mig
Membro
# 09/set/23 10:41 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"a grande mentira que foi contada anos a fio pelos autores de esquerda"
"é que brotam as primeiras verdades."

Só me diz uma coisa: Você esta realmente interessado na verdade ou na história sendo contada pelo viés que lhe interessa?

Porque o que você aprendeu sobre o descobrimento, a independência e escravidão, por exemplo, foi através do viés do império e/ou dos milicos.

Por exemplo, a descoberta "por acaso" como nos foi ensinada, aliviava o peso de uma "conquista planejada por um imperialista explorador", amenizava a condição de Portugal como um possível vilão e eventual antipatia ao império.

Esta verdade te interessa também? Ou por ser o viés da direita tá de boa?

Wanton
Veterano
# 09/set/23 10:54
· votar

Pedro_Borges
um enredo perfeito de conspiração

Sei. Tipo as suas crenças em doutrinação esquerdista nas escolas e as bobagens que você imagina que ocorram em cursos de sociologia e filosofia? Por que você não conta como essas disciplinas funcionam nos países de primeiro mundo? Você acha que eles leem autores diferentes por lá?

Lelo Mig
Porque o que você aprendeu sobre o descobrimento, a independência e escravidão, por exemplo, foi através do viés do império e/ou dos milicos.

Bons tempos! Naquela época não havia doutrinação.

Pedro_Borges
Veterano
# 09/set/23 12:05
· votar

Lelo Mig

Esta verdade te interessa também? Ou por ser o viés da direita tá de boa?

Isso que chamamos de direita e esquerda não existia nos tempos do império, existia dominadores e dominados. Mas vamos lá, me interessa a verdade, assim como a guerra do Paraguai. Me indique literaturas, que vou ler. E não estou duvidando que seja como você disse. O problema é que não existe literatura verdadeira sobre esses acontecimentos. Mas se tiver, estou aberto.

Quanto a história da guerra, a narrativa que chegou até nós, estudantes do ensino fundamental, foi contado com viés de esquerda, numa época recente onde as ideologias já se bipartiam.

Agora, sobre o vídeo da garotinha lá, ela cria um monstro conspirador que, para agir teria montado um fundo financeiro pesadíssimo com a combinação de todo o agronegócio, um organograma espetacular e funcional e além de tudo discreto ao ponto de ninguém saber.

Segundo o que ela diz esse fundo financiou Zé de Camargo e cia, desde o início de suas carreiras, compraram emissoras de rádio, uma verdadeira cosa nostra, aliás nem esta conseguiria ser tão ampla e abrangente.

Viu Lelo? É isso que se ensina nas salas de ciências sociais, imaginações com fundamentos tirados da bunda (parodiando o velho Lelo). Nem um compromisso com a veracidade dos fatos, tais como fontes seguras e provas. E chamam essa porcaria de "ciência".

Viu como a criancinha, com voz infantil, forma o estereótipo, juntando peças imaginárias e misturando tudo que é tempero na mesma tigela. Ela vai formando uma ideia de conspiração. Você também faz as mesmas divagações de vez em quando. Pra quem conhece a realidade, é muito ridículo.

Cara, série mesmo, vou compartilhar esse vídeo com a nossa federação da agricultura, que é muito atuante. Quem sabe eles resolvem meter um processo nessa molequinha e pedir para ele comprovar tudo o que diz. Tá na hora disso acontecer. Deixa ela se espernear. Já deve ter maioridade civil/penal.

megiddo
Membro
# 09/set/23 12:12
· votar

Pedro_Borges
Doutrinada para difundir doutrinação. Um monte de achismo sem apoio comprobatório nenhum. Mas o curso de sociologia é isso. E não vamos longe, de filosofia mais ainda.

Você já frequentou um curso de sociologia ou filosofia?
Ou fala com base nas análises que fez das ementas das disciplinas desses cursos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que é doutrinação?