O que é doutrinação?

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 08/set/23 14:12


Para misturar menos os temas que atravancam outros tópicos.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 15:06
· votar


Ninguem vai ser capaz de responder.

Quanto mais o pessoal que acha que existe isenção e acha que ter ideologia uma adjetivo negativo. Outro dia esbarrei num cara chamado professor Hoc nesses mesacast, e era um discurso vaziíssimo, ou desonesto ou burramente infantil (das duas uma), de quem tenta por simetria e imparcialidade em tudo. Acho que reflete muito a galera bolsoarrependida.

Lelo Mig
Membro
# 08/set/23 15:13
· votar


-Dan

"chamado professor Hoc"

Esse aí começou razoável (pois possui, inegavelmente algum estudo e informação), mas foi ficando famosinho de podcast e se revelou um bosta.

Um liberalzinho de merda que usa de desonestidade (como esquecer convenientemente todas as colônias, exploração e escravidão nos Países na região da linha Equatorial) e põe a culpa pelo subdesenvolvimento destes Países no "Sol".

Hoje, tá claro que é um Bolsonarista que têm vergonha de assumir em público.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 15:22
· votar


Lelo Mig

Diagnosticamos parecido. Eu fiquei em duvida se era um cara muito burro, que se especializou em tentar parecer imparcial, ou se o fazia por pura desonestidade intelectual, ja quem existe um publico ávido pra se orgulhar de achar que nao tem ideologia.

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 15:50 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

põe a culpa pelo subdesenvolvimento destes Países no "Sol".

Você viu isso depois que postei o vídeo dele aqui. Mas olha, tem muita gente que conclui a mesma coisa ao redor do mundo. Não é só ele. Antes, muito antes eu já tinha lido algo de um professor, se não me engano, espanhol falando o mesmo.

E não dá pra por a culpa somente na forma de colonização. Estudos antropológicos dão conta de que os primeiros seres humanos se originaram na Etiópia, depois migraram para a Europa e, claro, as regiões dos nórdicos.

Aí cabe a pergunta, porque os primórdios não se desenvolveram em suas origens, África Central, onde havia abundância de recursos naturais e minerais, e dependeram de seus descendentes europeus para retornar e colonizá-los?

E olha que tem gente, dentre nós, o Jota, que defende essa tese. Portanto, não dá pra simplesmente rechaçá-la sem contra estudos. Um ponto fora da curva ficaria Singapura, mas que sua história de desenvolvimento se inicia de um único cérebro Lee Kuan Yew (PQP no Brasil só nasce Lulas, Bozos, Dilmas, só tranqueiras).

Wanton
Veterano
# 08/set/23 15:59
· votar


-Dan
Quanto mais o pessoal que acha que existe isenção

A ideia de isenção é essencial para entender a loucura desse pessoal. Eles não se enxergam contaminados pela ideologia dominante, acham que ideologia é só o que é diferente do jeito que eles vivem.

ejames
Membro Novato
# 08/set/23 16:01
· votar


A ironia: no tópico sobre doutrinação, o Pedro_Borges, doutrinado pela retórica do HOC, vem resgatar um assunto que já foi discutido e encerrado.

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 16:01 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Doutrinar

Oxford languages
Instruir em uma doutrina (religiosa, política, social etc.). Passar ensinamentos formais; ensinar, instruir. Fazer divulgação de uma doutrina, dos preceitos de uma ideia. Instruir alguém religiosamente; catequizar.

Outras fontes
Fazer divulgação de uma doutrina, dos preceitos de uma ideia. Instruir alguém religiosamente; catequizar. Ensinar ou passar aos demais a doutrina cristã: doutrinar os países da América; Jesus Cristo doutrinava. Etimologia (origem da palavra doutrinar).

Close Topic.

Next

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 16:03 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ejames

A ironia: no tópico sobre doutrinação, o Pedro_Borges, doutrinado pela retórica do HOC, vem resgatar um assunto que já foi discutido e encerrado.

Eu ou o Lelo?

E aí, foi só uma postagem para perseguir? Não tinha assunto, é?

Seja honesto, oh pipira!

Alcunha = pessoa volúvel, igual ao pássaro, que fica piando e pulando de galho em galho na mesa árvore.

Lelo Mig
Membro
# 08/set/23 16:31 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Você viu isso depois que postei o vídeo dele aqui."

Este vídeo específico do HOC? Pode até ser... mas a teoria que ele defende não, desculpe. Conheço esse argumento (que acho bem fraco e eugenista) desde os anos 70.

"dependeram de seus descendentes europeus para retornar e colonizá-los?"

Na minha opinião uma pergunta bastante fora de contexto e simplória. O conceito de desenvolvimento, civilização, tecnologia, têm que ser analisado em relação ao seu tempo. Os EUA é mais adiantado hoje do que o Império Aquemênida em relação aos seus contemporâneos em 500 a.c?

A Mesopotâmia, o Egito, a Pérsia, os Fenícios.. mesmo a Grécia, podemos incluir Maias e Astecas, enfim... boa parte destes em regiões desérticas pouco acima da linha do Equador. (Linha onde hoje se encontram Japão, Coréia do Sul e Sul dos EUA, só que ninguém cita quando faz esta colocação geográfica).

Todas estas civilizações foram potências em suas épocas, algumas duraram muito mais tempo do que vêm durando o império dos EUA que não têm nem 200 anos como grande civilização. (O império romano durou 5 séculos).

Bom, esta conversa de que foi necessário ir para o Norte para "evoluir" e depois voltar para explorar a riqueza destas regiões centrais é bem simplória por um lado e má intencionada por outro.

Não duvido de suas leituras, mas só um aviso, tome cuidado com o que leu em relação a este assunto, principalmente no que foi escrito entre 1850 e 1950. Desde o "início do fim" da escravidão, foi produzida uma quantidade absurda de "ciência encomendada", de geografia e história até biologia e criminologia, para justificar a inferioridade de algumas raças e regiões.

A maioria, hoje, comprovadamente sem critério, sem método, apenas pseudo ciência e fajutagens para justificar supremacias.


Mas, estamos desviando o tópico... já falei minha opinião antes e porque discordo desse seu argumento.

ejames
Membro Novato
# 08/set/23 16:32
· votar


Pedro_Borges
Eu ou o Lelo?

Você mesmo, insistindo em dar palco para o HOC e essa teoria ultrapassada.

E aí, foi só uma postagem para perseguir? Não tinha assunto, é?

Não é perseguição, cara. É o mecanismo que te faz cair nessas besteiras. Você lê um senso comum, se encanta e sai repetindo, se recusa a pesquisar e mesmo quando esfregam estudos na sua cara, você continua no "mas na minha opinião...". É chato, fica trazendo conteúdo tosco pro debate.

Wanton
Veterano
# 08/set/23 16:36 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Close Topic.

Close topic porque você entendeu que doutrinação é o mesmo que ensino, portanto não existe escola sem doutrinação? Close topic porque vocês vão parar de falar merda sobre o tema?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 08/set/23 16:40
· votar


todos nós, sem exceção: TODOS, somos doutrinados/influenciados por tudo aquilo que consumimos de informação. Sejam elas advindas de cursos, amizades, religião, podcasts, livros, propagandas, vídeos etc.

Inclusive, por mais que a grande maioria de nós sejamos baita teimosos, o que escrevemos aqui influência uns aos outros.

Quando eu tava deslumbrado com o mundo dos investimentos e passei a consumir os relatórios principalmente da Empíricos, mas também de outras casas de análise, passei a ser influenciado não somente pelo viés de investimento deles, como tbm passei a absorver o viés político.

É por isso que aqui no fórum, de 2014~2018/9 eu era praticamente um cara de direita, apesar de fazer parte de uma religião que orienta todos os seus membros a serem neutros politicamente!

Porém, por influência de conversas com uma ex namorada tbm TJ, por conta do conteúdo de muitas e muitas reuniões que falavam sobre a neutralidade, e até por conta de algumas conversas aqui, a minha consciência pesou e eu revi conceitos e principalmente atitudes.

E foi por conta de tudo isso que eu parei de meter o bedelho em comentar política. O máximo que arrisco é um pitaco aqui e ali sobre economia e/ou uma zoeira com um ou outro membro...

Aposto que depois disso o Bruno vai caçar topico meu de 2014 pra lembrar que era bom o tempo que eu provavelmente concordava com algo que ele falava, mas é isso! My change is explained!

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 17:03
· votar


Lelo Mig
é bem simplória por um lado e má intencionada por outro.
`

E pensar que fiz apenas uma pergunta para a qual não há estudos científicos conhecidos, tudo é empírico mesmo e cabe hipóteses. Já sou má intencionado. E sua palavra pode ser conclusiva. Depois acha ruim quando eu falo em arrogância.

não dá pra simplesmente rechaçá-la sem contra estudos (nossa fala).

ejames
Você lê um senso comum, se encanta e sai repetindo, se recusa a pesquisar e mesmo quando esfregam estudos na sua cara

Como disse, não há estudo científico sobre o tema, pelo menos amplamente divulgado. Quem me esfregou "estudos"? Me diga se há algo que se possa encontrar de "científico em pesquisas". Você pelo menos pesquisou fontes seguras para poder contestar meu, repito, empirismo?

Você se acostumou a ser um hater, só entra aqui para pipirá, contestar por contestar, perseguir por perseguir. Lembro de dois conteúdos seus que agregaram: um sobre carros elétricos, embora eu não tenha concordado 100%, mas trouxe informações valiosas, e; sobre as rotações da lua. No mais só hater. Nada mais de proveito. Não enriquece nos debates.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:05
· votar


põe a culpa pelo subdesenvolvimento destes Países no "Sol".

nunca vi esse argumento, mas sem duvida, é um argumento simplesmente racista. Se alguem tiver estudos que falam sobre isso, manda link (estudos, nao falas aleatorias de fulanos por ai).

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:06
· votar


Lelo Mig
Não duvido de suas leituras, mas só um aviso, tome cuidado com o que leu em relação a este assunto, principalmente no que foi escrito entre 1850 e 1950. Desde o "início do fim" da escravidão, foi produzida uma quantidade absurda de "ciência encomendada", de geografia e história até biologia e criminologia, para justificar a inferioridade de algumas raças e regiões.

A maioria, hoje, comprovadamente sem critério, sem método, apenas pseudo ciência e fajutagens para justificar supremacias.


me surpreendo a cada dia. Eu vi de passagem um video desse hoc. Nao tinha ideia que o cara viajava em teorias racistas.

ejames
Membro Novato
# 08/set/23 17:10 · Editado por: ejames
· votar


Pedro_Borges

Essas teorias eram usadas séculos atrás para acusar que povos de países quentes eram mais dóceis e menos desenvolvidos, assim justificando atos de escravidão e imperialismo.

Acontece que exatamente essas ações são o que HOJE causam o menor desenvolvimento de países nessa região. Você ficou tão encantado com o HOC que é como se tivesse enfiado um cone na cara, só enxerga num ponto específico e ignora tudo ao redor.

Lucmac
Veterano
# 08/set/23 17:13
· votar


Pedro, procure o significado de empirismo no dicionário e então faça bom uso. Já é a segunda vez que o vejo errando grosseiramente no uso.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:13
· votar


Pedro_Borges

Como disse, não há estudo científico sobre o tema,

Me perdi um pouco. Que tema? Sobre o significado de doutrinação? Ou voce ta cravando que nao ha estudo sobre o desenvolvimento de determinados países, seus processos colonizatórios e impactos gerados? É isso mesmo? Tu ta cravando essa?

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 17:17
· votar


-Dan

é um argumento simplesmente racista

Pronto! Tava demorando, a linha do equador passa somente pela África.

Cara, na Austrália, eles chamam os habitantes do norte do país de preguiçosos e culpam a proximidade com a linha do equador (empirismo também). E no norte eles são branquinhos também.

Belo Horizonte é uma cidade entre vão de serra, não sei pra que lado cardeal se desenvolveu a cidade, mas observe em todo o Brasil, que em condições normais (sem limitações de relevo) toda cidade se desenvolve para o sul, no hemisfério norte é o contrário. Estou falando das regiões mais nobres das cidades.

Todos fogem da linha do equador. Portanto, até num pequeno espaço de terra, é possível se observar tendências.

Drinho
Veterano
# 08/set/23 17:18
· votar


O HOC tem um discurso enviesado bem pró Terra da Liberdade, Europa, OTAN, democracias liberais, economia liberal e bla bla bla.

Tudo que os “acadêmicos” abominam, portanto HOC eu te amo S2.

Wanton
Veterano
# 08/set/23 17:28
· votar


Se eu fosse moderador, daria um ban maroto no Drinho. Essa porra não sabe conversar e só escreve merda!

Wanton
Veterano
# 08/set/23 17:29
· votar


Pedro_Borges

O negócio do HOC era só um exemplo e você transformou no tema do tópico. Já não tem um tópico sobre o merda do HOC?

Lelo Mig
Membro
# 08/set/23 17:29
· votar


Pedro_Borges

Só prá encerrar eu não disse que sua pergunta ou vc é má intencionado e sim que as colocações desse tipo de argumentação geralmente o são. Inclusive a colocação disso esta bem distante da parte em que me refiro a sua pessoa, ela se encontra onde me refiro a literatura que defende esta argumentação.

Fica difícil debater quando as coisas são colocadas fora do sentido original.

Deixa quieto, sigamos com o tema do tópico.

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:35
· votar


Pedro_Borges
Pronto! Tava demorando, a linha do equador passa somente pela África.

Cara, na Austrália, eles chamam os habitantes do norte do país de preguiçosos e culpam a proximidade com a linha do equador (empirismo também). E no norte eles são branquinhos também.

Belo Horizonte é uma cidade entre vão de serra, não sei pra que lado cardeal se desenvolveu a cidade, mas observe em todo o Brasil, que em condições normais (sem limitações de relevo) toda cidade se desenvolve para o sul, no hemisfério norte é o contrário. Estou falando das regiões mais nobres das cidades.

Todos fogem da linha do equador. Portanto, até num pequeno espaço de terra, é possível se observar tendências.


Essa simplificação de, quanto mais perto da linha do equador pior, pq é assim que eu observo e correlação é sinonimo de causalidade pq sim, é exatamente o mesmo embasamento da terra ser plana por que é assim que observo.

Quanto menos bidês forem tendo nas casas, mais rapida a conexão de internet pq assim que observo e correlação é causalidade.

E é o mesmo tipo de pensamento de simplificação que popularizou coisas como cloroquina. A resposta mais simples me atende e, como nao tenho capacidade de aprofundar questoes complexas, é a que aceito entao é a verdade. Não atoa, quem argumenta nesse nivel, orou pra pneu ano passado.

Acho que o proprio Olavo dizia que a direita realmente tem um bando de mentecaptos e a esquerda monopolizou o estudo cientifico. Isso é muito evidente.

em todo o Brasil, que em condições normais (sem limitações de relevo) toda cidade se desenvolve para o sul, no hemisfério norte é o contrário.

Me bateu uma curiosidade. Qual o amparo dessa afirmação?

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:37
· votar


Wanton
Se eu fosse moderador, daria um ban maroto no Drinho

aposto cenzinho que makumbator concorda e curte esse hoc. nao sabia que esse cara era tao popular, btw

-Dan
Veterano
# 08/set/23 17:45
· votar


Fico imaginando as variaveis econometricas e seus pesos:

pais X foi invadido e teve genocidio por pais A.
pais B escravizou habitantes do pais C pra explorar pais D.
país M sofreu décadas de embargos economicos.
Toda a riqueza dos paises F foram oriundas de seculos de chacina e exploração dos paises G.

Eureca, o pais X ta mais perto da linha do Equador! Essa é a variavel mais relevante sem duvida, porque é a que sou capaz de medir com uma regua no google maps. Genial.

brunohardrocker
Veterano
# 08/set/23 18:07
· votar


-Dan

A resposta mais simples me atende e, como nao tenho capacidade de aprofundar questoes complexas, é a que aceito entao é a verdade.

>>a direita isso, a direita aquilo

Pedro_Borges
Veterano
# 08/set/23 18:18 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


-Dan

coisas como cloroquina

orou pra pneu ano passado.


>>a direita isso, a direita aquilo


Bruno do céu, só agora que fui entender porque ele não respeita meus argumentos. Eureka!

Qual o amparo dessa afirmação?

É um toque, com certeza despertou sua curiosidade. E com certeza vai passar a observar. Quem sabe um dia nos encontraremos num laboratório, ambos com essa hipótese (empírica) debaixo do braço buscando confirmação ou negação. É assim que a ciência avança, meu filho!

brunohardrocker
Veterano
# 08/set/23 18:42
· votar


Sem entrar em qualquer outro mérito sobre o que está sendo discutido, comentando de forma específica e restrita sobre apenas este ponto, da para observar que o -Dan é alguém que cobra amparo teórico para tudo, cobra fundamentação estatística para qualquer afirmação, desde que aquilo que esteja sendo afirmado não corrobore com seu sistema de crenças, e ainda malandramente ele solta umas alegações aqui e ali, tiradas do cu, sem amparo científico nenhum, mas como é de acordo entre ele e seus pares, então foda-se o rigor.
É permitido sair cagando que a direita defende a terra plana sem nenhum amparo, que a esquerda monopolizou o estudo científico sem nenhum amparo. É anti-direita então tá de boa!
Da pra alegar até que a direita pratica arremesso de anão que vai ter concordâncias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é doutrinação?