Pessoas religiosas são menos inteligentes

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Como dizer algo com nexo para nego que ignora distinção entre categorias básicas? Sem condições, vou trollar mesmo e que se foda

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


É como pegar "estudos" da superinteressante relacionando felicidade a posição política com base em fotos sorrindo em redes sociais e sair repetindo por aí como se tivesse base. Pense nisso.

Ok.

Na verdade, foi com base no que vivenciei no cotidiano religioso, nas leituras que fiz e em dados históricos. Quando eu tinha Facebook, não curtia a ATEA, e sim diversos tipos de páginas ligadas à teologia. Eu escrevi inúmeras postagens me posicionando contra o pensamento ateu militante. Escrevia regularmente sobre assuntos relacionados à bíblia e fiz muita gente do meio acadêmico respeitar os cristãos por causa da minha retórica e dos argumentos que apresentei. Eu era praticamente a única voz evangélica ativa na universidade que estudei, porque todos os outros tinham medo de se pronunciar no meio acadêmico, onde a esmagadora maioria é ateia. O que me afastou completamente da religião foi a própria atitude dos evangélicos, quando constatei que eles nem sequer entenderam que eu estava do lado deles. Não entenderam meu estilo nem meu senso de humor e falaram que eu estava pecando ao usar elementos como o sarcasmo nos meus textos, porque segundo eles não existia nenhum exemplo de sarcasmo na bíblia. Fui acusada de coisas inverídicas porque eles não souberam lidar com algo incomum, com uma mulher que não tinha medo de participar de embates intelectuais, mesmo se fosse para sair perdendo. As pessoas tinham medo e muitas dificuldades cognitivas e, em vez de tentar melhorar isso, resolveram atacar aqueles que representavam o incompreensível para elas. 99% dos religiosos em meus contatos sequer lia meus textos na íntegra e já saia me atacando. Nem sequer percebiam que eu estava DEFENDENDO a visão deles. A partir dessa e de outras experiências, passei a ler sobre a correlação entre ignorância, medo e religiosidade, fui me identificando com o que encontrei, e uma coisa levou à outra.

Você pode não concordar com minha opinião, mas ela é fidedigna e tem fundamentos. Aponte as falhas em minha argumentação que estarei feliz em fortalecer meu ponto de vista ou mudá-lo, se for o caso. Não adianta fazer críticas sem provar que estou errada, isso só fará com que eu me apegue ainda mais àquilo que hoje defendo.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Pronto, mais uma pessoa perseguida pela sociedade opressora intolerante. Que fofo, ser vítima é trendy as fuck, BTW

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


sallqantay

Acho que as únicas vítimas nesse caso foram eles. O que eles ganham ao não compreender o que leem? O que ganham ao perder cada dia mais aliados no meio científico, que já é altamente dominado pelo ateísmo? A vitória deles sobre mim foi temporária e não significa nada a longo prazo, eu não vejo as coisas dessa maneira individualista que vc pensa. Fico mais preocupada com as repercussões disso, até porque não fui um caso isolado.

Observe que em países desenvolvidos, igrejas estão sendo fechadas. Na maioria dos casos, por culpa da própria intransigência religiosa. Em algumas cidades da Europa, é necessário pagar para entrar em uma igreja, mas os pubs são de graça. Onde vc acha que as pessoas vão? O boom evangélico no Brasil só se justifica pelo estado de calamidade material e intelectual em que o país se encontra. Em todos os lugares em que há um índice de desenvolvimento humano alto, igrejas estão paulatinamente desaparecendo. Se existe uma vítima nessa história, definitivamente não sou eu.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Yield feelings

FELIZ NATAL
Veterano
# out/15 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


edit

FELIZ NATAL
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7
Aglutinar uma penca de palavrinhas elegantes numa frase não é a mesma coisa que dizer algo

Seja bem vinda ao OT!!!

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


gaivota, é tu?

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7

A história me mostrou/nos mostra que a intelectualidade é algo bem recente, por mais que estejamos falando em milhares de anos desde a grécia antiga. E desde essa grecia antiga ela sempre foi acessada por uma elite, ou seja, não é intencional, não é uma conspiração, mas uma decorrencia inevitável que ela está reservada a uma elite e talvez nunca chegaremos ao ponto em que ela será tão popular quanto beber água para matar a sede.

Entendido isso? ok. Tendo entendido isso, que dentro do universo amostral do total da população humana na terra, a maior fineza intelectual estará por conta somente da ponta da piramide, e passará por caracteristicas variadas até chegar a base, se torna presunçoso associar essa explicação a qualquer motivo (religioso, politico, musical, poético, clube do coração) que não seja pelo fatalismo.

Outro ponto que você não tem uma regua para medir, é quando você fala em inteligência desconsiderando os diferentes tipos de inteligencia. Não vou me estender no assunto, vou apenas lembrar daquele clichezão (que não deixa de ser valido) das aulas de filosofia do ensino médio, que são os 9 tipos de inteligência. Os quais você vai encontrar a rodo na sociedade percebendo no feeling e no tato quais pessoas possuem os quais, e que não escolhem religião ou falta dela para ocorrerem.

Concluindo, você pode ter um planeta inteirinho formado por céticos em algum tempo. Você continuará observando esta pirâmide. Você continuará observando a sua base com dificuldades de interpretação de texto, com capacidade critica/analítica abaixo da média (como se você nunca tivesse visto aos montes por aí tiozões ranzinzas sem Deus e sem religião). Porque não depende da religião, você só correlaciona uma coisa com outra porque a religião é algo presente na maioria. E se torna cômodo ao seu raciocinio pensar desta maneira. Simplesmente é algo fatal que uma maioria esteja sujeita a ignorancia. Éramos apenas pra nascer, crescer e nos reproduzir, quem inventou essa porra de intelectualismo mesmo?

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


Agora sim. Excelente argumento. Porém, eu discordo.

Segundo a famosa frase de Descartes "Penso, logo existo", o pensamento é inerente à condição humana. Na infância, somos todos ávidos, criativos, curiosos e não só fazemos perguntas sobre o mundo ao nosso redor, como tentamos ensaiar as próprias respostas. Essa busca humana por significado é o que há de mais autêntico no ser humano, e esse é o pilar da filosofia. Acho que foi no livro "O mundo de Sofia" que li que crianças são filósofas natas, por sua curiosidade desprovida de preconceitos e por seu apetite em sugar o conhecimento como se ele fosse leite materno. Observe como elas, de modo geral, absorvem tudo mais rapidamente do que nós adultos, que já estamos calejados e muitas vezes nos recusamos a perceber até o óbvio.

Esse processo de emburrecimento da base da pirâmide é que é anti-natural. É algo imposto pelas elites como uma forma de imbecilizar quem tem menos recursos financeiros e, assim, domina-los. Não é à toa que um povo tão diverso quanto o brasileiro seja composto por uma maioria de analfabetos funcionais: o nosso governo nos impõe o pior sistema educacional do mundo, e isso é intencional. Some a isso o incentivo à alta natalidade mesmo em níveis exorbitantes de pobreza, num país onde a única opção de lazer para muitas famílias é uma TV aberta doutrinária e de péssima qualidade, e temos uma verdadeira idiocracia. Com medo de perder fiéis, muitos líderes religiosos aconselham seus membros a evitar contato com a filosofia, a literatura, a música, o cinema e tudo o que vem do mundo, intensificando ainda mais a paranoia e a ignorância e equiparando o pensamento independente à loucura. É nesses cenários que o fenômeno "ponta da pirâmide" se observa, com o conhecimento sendo reservado aos pouquíssimos gatos pingados detentores de privilégios, ou às exceções que se atrevem a desafiar tudo e todos para buscá-lo.

Outro ponto que eu gostaria de acrescentar, é que a maioria na Europa hoje não frequenta as igrejas. Muitos ainda acreditam em Deus ou em uma forma de energia superior a eles mesmos, mas a religiosidade em si é algo que caiu em desuso. É interessante notar que essa mesma maioria tem um nível educacional mais alto, lê mais livros, conhece mais fatos sobre culturas diferentes e forma sociedades menos violentas. Ao comparar o nível de um europeu médio (não religioso) com o de um brasileiro médio (religioso), o brasileiro não só tem mais dificuldades para se expressar em sua própria língua, como geralmente não fala qualquer outro idioma e é mais inclinado a condutas extremistas/ violentas.

Não estou falando que europeus são santos, mas muitos deles perderam familiares e amigos queridos nas duas grandes guerras. Por isso aprenderam, da forma mais dura possível, que o medo e a ignorância são a causa de todas as desgraças do mundo. E que por isso, o conhecimento deve ser algo acessível a todos.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Putz, eu queria ter tempo pra responder cada negócinho que essa mina posta, e fazer a ponte entre o que ela posta e a realidade.

você não conseguir entender o que estou dizendo, eu desisto. Não vale a pena perder tempo contigo.

essa frase é minha baby.

tudo o que você está dizendo não é nenhuma novidade.

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


Tempo você tem. O que falta é cognição para discutir com alguém cujos argumentos são infinitamente superiores aos seus.

sallqantay
Veterano
# out/15 · Editado por: sallqantay
· votar


pronto, demorou para aparecer o lero lero democrático-esquerdopata. O OT é uma república hobbesiana elitista redeneck, esse tipo de argumento não vai muito longe por aqui

o conhecimento é (e sempre foi) de uma elite, as massas são por demais indisciplinadas para ele. Isso até tem uma correlação com grana, mas nao uma causalidade.

Nego nazoropa não é tão esclarecido não, só tem mais informação disponível, o nível de ignorância é o mesmo.

A história se repete, e os impérios sempre caem por suas próprias fraquezas morais internas, nem tem muito o que dizer. Culpe a TV, a religião, o Canadá... Tá tudo escrito na constituição eterna das coisas

sallqantay
Veterano
# out/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Com medo de perder fiéis, muitos líderes religiosos aconselham seus membros a evitar contato com a filosofia, a literatura, a música, o cinema e tudo o que vem do mundo, intensificando ainda mais a paranoia e a ignorância e equiparando o pensamento independente à loucura.

e é isso mesmo. Pensamento serve para algo, é algo com um sentido a priori mesmo. É melhor que as massas se mantenham longe de questionamentos profundos, elas são incapazes disso. Disso sempre resulta aquela turba ignara que bagunça a porra toda e dá trabalho para os conservadores limparem suas bundas sujas

esse papo de independência é coisa de adolescente chorão (dinho ouro preto) ou leitor de niti

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


sallqantay

Está ficando cansativo isso de me acusar de esquerdopata, membro da ATEA, membro da Ku Klux Klan, peladona da Femen, militante politicamente correta, amiga do Kim Jong-un e o raio que o parta. Não ache que será fácil me enquadrar em qualquer ideologia, porque eu não confio completamente em nenhuma delas.

Quem disse que o pensamento independente é inútil? Pensar é um ato independente, por definição. Pessoas que sofreram lavagem cerebral e são acostumadas a seguir o gado em tudo é que estão doentes.

sallqantay
Veterano
# out/15 · Editado por: sallqantay
· votar


alanis morre7

pensamento independente é inútil?

inútil não. Perigoso e pertencente somente a uma elite, que deve agir sempre consciente de seus propósitos e responsabilidades

sofreram lavagem cerebral e são acostumadas a seguir o gado em tudo é que estão doentes

ficar organizando o mundo também é uma neurose doentia que só te leva ao sofrimento. A realidade não é organizável pela lógica

john s mill
Membro
# out/15
· votar


mina chegou surrando geral ai com havaiana de pau

botei fé

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


Pena que vc pense assim.

Pensar sobre o mundo é indispensável para que ele evolua. Ideias movem pessoas e pessoas movem o mundo. O que é o estudo, senão algo que nos proporciona os blocos básicos para que possamos desenvolver nossas próprias ideias? Ou você estudou com o objetivo de ser apenas mais um escravo?

Você fala que o raciocínio está reservado a uma elite, mas como explicar o caso de pessoas que comiam ratos no almoço e ascenderam na vida através dos estudos, do talento artístico ou da habilidade em qualquer outra área? Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, era negro, pobre, epiléptico e agarrou todas as chances que pôde até se tornar o gênio literário que hoje é aclamado em todo o mundo. A literatura, fruto do pensamento independente desse autor, foi o que salvou a sua vida.

E mesmo fora do campo artístico, temos casos e casos de empreendedores de sucesso que começaram com praticamente nada. Para conseguir superar todos os seus obstáculos, eles precisaram sonhar com um futuro diferente da vida que levavam, e isso requer um alto nível de abstração. Muitos desses líderes para quem hoje todos baixam a cabeça mal tinham o que comer na juventude. É engraçado você falar que a elite merece tantos privilégios só por ser elite, quando essa posição é uma coisa tão transitória.

Dinheiro é algo que, eventualmente, podem tirar de você. Conhecimento, não.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7

Moça, você é legal. Por mais que você tenha escrito algumas verdades, elas estão soltas em meio a falácias que eu gostaria de apontar e clichês. Isso é complicado, porque soa como um raciocinio completo e conclusivo. Mas sabe quando você não está com disposição? Acho que só conseguiria te convencer em linguagem oral.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7
mas como explicar o caso de pessoas que comiam ratos no almoço e ascenderam na vida através dos estudos, do talento artístico ou da habilidade em qualquer outra área?

elite não é questão de grana, mas de gana.

elite merece tantos privilégios

esquerdopatia detected

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


conseguiria te convencer em linguagem oral

hum, maliciei

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Infelizmente essa mania de perseguição conspiratória está incrustada no meio intelectual. Tudo no mundo é sólido como uma pedra, vai do defeito à qualidade, floresce nas diferenças, mas ninguém quer aceitar que nada é obra do acaso. É até mais facil praquele certo ateu aceitar que o universo é obra do acaso do que as questões humanas/sociais. Tudo é a elite opressora. Tudo é o rei que quer controlar. Aí, por isso ser uma verdade numa interpretação restrita, projetam esta verdade numa interpretação generalista. Essa é a cegueira da intelectualidade que leva até Deus a afirmar que é loucura.

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


sallqantay

elite não é questão de grana, mas de gana.

Mesmo que a pessoa seja indolente e sem interesse de evoluir, o conhecimento precisa estar acessível a ela. Uma pessoa mole e desanimada com conteúdo é melhor do que uma pessoa mole e desanimada sem nada na cabeça. Todo mundo já passou por uma fase ruim, e talvez essa pessoa precise apenas de um tempo.

Veja como estou aqui compartilhando minhas ideias com vc, independente do seu merecimento. Isso de guardar o conhecimento a sete chaves faz parte do passado, na era do compartilhamento, quanto mais você ajudar os outros a conseguirem o que eles querem, mais perto você estará de alcançar seus próprios objetivos.

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


Moça, você é legal.

Obrigada.

Tudo no mundo é sólido como uma pedra, vai do defeito à qualidade, floresce nas diferenças, mas ninguém quer aceitar que nada é obra do acaso.

Pois é, tudo ocorre por um motivo. Deus planejou que as crianças pobres do Brasil morram de fome e de violência, enquanto as crianças da Suécia, pobres ou não, estão bem alimentadas, morando em casas de verdade e recebendo uma educação de alta qualidade.

Tudo fruto do plano divino. Sei.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


alanis morre7
Pois é, tudo ocorre por um motivo. Deus planejou que as crianças pobres do Brasil morram de fome e de violência, enquanto as crianças da Suécia, pobres ou não, estão bem alimentadas, morando em casas de verdade e recebendo uma educação de alta qualidade.

Tudo fruto do plano divino. Sei.


Em que lugar você colocaria a responsabilidade do homem? Ou você acha que ela não existe?

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7

o que ocorre é vulgarização de tudo, e não disseminação de conhecimento. O tempo orkutiza tudo, informação e conhecimento são coisas distintas

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


alanis morre7
Tempo você tem. O que falta é cognição para discutir com alguém cujos argumentos são infinitamente superiores aos seus.

Shsahsahsahsah! Eu ri aqui. sério. Acho que falta um pouco de humildade ai. acha não? ashshshshshsh

Mas é sério o alanis (esse é o seu nome?). não tenho tempo. tenho uma agenta acadêmica para cumprir. e estou postando por aqui ultimamente contra essa maré. Hoje mesmo vai fechar o prazo de um negócio que eu preciso fazer. etc...

você escreve muita coisa. o que é um problema. pois pra retrucar também envolve escrever muita coisa. então na minha situação não da.

em outro momento, se eu não tivesse nada pra fazer, eu talvez até teria tempo e disposição para ficar separando cada trecinho da sua postagem pra ficar respondendo... mas agora.. tem como n.

mas seguinte moça. melhor tu tomar cuidado com umas coisas ai. você fala que tem amplo conhecimento religioso, e etc a quatro. mas você não entende porque isso aqui acontece:

Deus planejou que as crianças pobres do Brasil morram de fome e de violência, enquanto as crianças da Suécia, pobres ou não, estão bem alimentadas, morando em casas de verdade e recebendo uma educação de alta qualidade.

acho que tu tá blefando eim. isso ai é algo simples, alias é um argumento sensacionalista comum que quem se diz ateu usa, mas a explicação é simples. se você conhecesse realmente a religião você saberia responder o porque dessa pergunta. e não é a primeira coisa nesse estilo ai que você escreveu. mas enfim.

eu poderia responder tudo isso ai que você postou, mas pelo que eu disse, eu não vou. rsrs (poste algo igual você postou na ultima resposta para mim, foi muito engraçado, na moral. hahaha)

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


(poste algo igual você postou na ultima resposta para mim, foi muito engraçado, na moral. hahaha)

Que bom que te diverti, ao menos.

Tranquilo, tb estou indo trabalhar agora. Bom trabalho.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Que bom que te diverti, ao menos.

Sim. hausuhsauhsha

Bom trabalho.

Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


mina chegou surrando geral ai com havaiana de pau

botei fé


Sim hahaha. Mas jajá ela cansa. Vai perceber que discutir com porta, chover no molhado e chutar cachorro morto não leva a nada. Tipo, tá lutando uma batalha que já começa ganha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessoas religiosas são menos inteligentes