Pessoas religiosas são menos inteligentes

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


e nenhuma citação externa foi feita.

Eu posso afirmar que quem se diz ateu que faz isso, pois leem geralmente livros inclinados ao ateismo, de maneira até que bem parcial.
Eu posso afirmar que quem se diz ateu que faz isso, pois consomem e praticam um discurso pronto e sem questionar.
Acontece o que o bruno falou ali. Ou seja, novamente, besteira, quem se diz ateu que costuma ter este comportamento.

Qual o seu problema? Sério mesmo, estou compadecido.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Opa, então beleza. tu é um cara consciênte.

"Concordou comigo, então está certo."

Hahahaha. Crentes...

john s mill
Membro
# out/15
· votar


concordo sim

tinha um bom potencial a discussão, uma pena que foi estragada com generalizações baratas, quase me animei a participar

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Eu posso afirmar que quem se diz ateu que faz isso, pois leem geralmente livros inclinados ao ateismo, de maneira até que bem parcial.
Eu posso afirmar que quem se diz ateu que faz isso, pois consomem e praticam um discurso pronto e sem questionar.
Acontece o que o bruno falou ali. Ou seja, novamente, besteira, quem se diz ateu que costuma ter este comportamento.


já falei que isso foi uma sátira que eu fiz com o post dela. eu não levo isso a sério. mesmo que tenham casos que se encaixem na regra.

Qual o problema mental que você tem? Sério mesmo, estou compadecido.

Aqui fica entendido que como sempre você não tem um pingo de respeito. ridícula sua atitude.

"Concordou comigo, então está certo."

Hahahaha. Crentes...

o cara ter consciência não tem nada a ver com se dizer ateu ou religioso. se um religioso falasse absurdos aqui eu também contestaria.

é impressionante como sempre você tenta fugir por meio de rótulos e estereótipos.

pianoid
Veterano
# out/15 · Editado por: pianoid
· votar


Wuju Wu Yi
vocês fazem é uma generalização tola com propósitos desonestos.


como já disseram, ateus seguidores de ATEA ou leitores de tomos sobre ateísmo são exceção, não regra

já crentes burros, carentes e facilmente explorados por pilantras de batina são a regra, não exceção. Portanto, não é uma generalização, é um fato.

são raros crentes repletos de erudição como você, o Samá, hangs e outros clones. Crente erudito é quase uma blasfêmia: você tá tentando chegar a deus através da mente, ao invés do coração. Vá ser como suas irmãs ovelhas e pastar as páginas amareladas e crer-se salvo até o abate...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


se um religioso falasse absurdos aqui eu também contestaria.

Conteste a si próprio. No aguardo.

st.efferding
Membro
# out/15
· votar


vocês fazem é uma generalização tola com propósitos desonestos.


Wuju Wu Yi

Qual seria o propósito honesto, na sua opinião?

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Generalização tola com propósito honesto = defender a religião.

Não está claro?

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Sério que esse tópico já ta na oitava página?

Posso passar a régua já?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


pianoid

Mesmo que não sejam a maioria (o que faltam dados precisos para comprovar). visivelmente no cotidiano, boa parte de quem se diz ateu é adolescente ou jovem, e se não faz parte da Atea e relacionados, tem uma linha argumentativa típica que remete a estes.

só para citar, de acordo com o john s mill, o brasil tem 2% de intitulados ateus, sendo a população brasileira 200 milhões, o que da 4 milhões.

a ateia conta com 414 mil escritos atualmente. quase meio milhão. somando isso aos que aproximam-se ideológicamente deles, da um numero bem representativo.

além de que, você já está mudando seu discurso, pois hora você faz uma generalização sem a menor consideração e respeito, sendo a mesma coisa que a menina fez:

sabemos que leitura de crentes se resume a um só livro e são tão ruins em interpretação de texto que precisam ler repetidas vezes, em várias linguagens, e ainda ler a interpretação de outros analfabetos em outros livros sobre o livro

e agora já está dizendo que há exceções. enfim. afirmei sobre desonestidade a respeito dessa postagem que você fez, e é verdade.

Crente erudito é quase uma blasfêmia: você tá tentando chegar a deus através da mente, ao invés do coração.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara" João 8,32

"Como é feliz o homem que acha a sabedoria,o homem que obtém entendimento", Provérbios 3:13

"Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma." Provérbios 2:10

st.efferding

não tentar forçar estereótipos, rótulos, generalizações forçadas, como a menina fez ali, e o pianoid no post que eu quotei.

e como o wade faz o tempo todo, se fazendo de imbecil e desentendido. soltando esse tipo de comentário:

"Concordou comigo, então está certo."

Hahahaha. Crentes...


o que da pra ver claramente que ele ignora totamente tudo o que é postado, e tenta 'ganhar' seja lá o que for se segurando em estereótipos.

ninguém esta interessado em argumentar. estão apenas tentando forçar premissas e fazer rotulismo.

O general postou um dado bastante relevante sobre a correlação, e todos ignoraram, e continuaram vomitando rotulismos.

Esse tipo de coisa para mim é desonestidade.

Honestidade é argumentar observando os dados, observando o que se está sendo postado e levar em consideração. Sem forçar premissas falsas e absurdas e ignorar completamente as postagens.

Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


visivelmente no cotidiano, boa parte de quem se diz ateu é adolescente ou jovem, e se não faz parte da Atea e relacionados, tem uma linha argumentativa típica que remete a estes.

"Inventei dados como valor de verdade."

2% de intitulados ateus

Fora os que são e não foram captados por pesquisas.

a ateia conta com 414 mil escritos atualmente

Fonte?

somando isso aos que aproximam-se ideológicamente deles, da um numero bem representativo.

Quantos são os que se aproximam-se ideológicamente deles? Quem contou? Você?

E, como se não fosse o suficiente, logo em seguida vem:


estão apenas tentando forçar premissas
Honestidade é argumentar observando os dados
Sem forçar premissas falsas e absurdas

Hahahahaha. Caso perdido. Ponto final.

Mais que isso é chutar cachorro morto.

Vou ali ensinar lógica básica e honestidade intelectual à porta do meu quarto. Aposto que ela vai aprender.

Fique com Deus e que ele dê o dom da inteligência aos seus fieis, porque pelo visto ele esqueceu.

o/

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


visivelmente no cotidiano, boa parte de quem se diz ateu é adolescente ou jovem, e se não faz parte da Atea e relacionados, tem uma linha argumentativa típica que remete a estes.

"Inventei dados como valor de verdade."


É a minha percepção pessoal. Não inventei nada. Se não tem a mesma percepção seria uma surpresa para mim.

a ateia conta com 414 mil escritos atualmente

Fonte?


Pagina deles.

somando isso aos que aproximam-se ideológicamente deles, da um numero bem representativo.

Quantos são os que se aproximam-se ideológicamente deles? Quem contou? Você?

Quase meio milhão já é um numero relativamente representativo por si só. Qualquer adicional de simpatizantes seria apenas para somatória, que com certeza não são poucos, tendo o john s mill tendo explicado bem o motivo:

lógico que vão ter argumentos em comum, isso é absolutamente natural, que pessoas, parte de um grupo ou não, tenham chegado a mesmas conclusões em relação a seus valores por métodos diferentes, o que eu tô falando nem é sobre isso, mas sim dessa atitude de ficar reclamando de generalização e ficar fazendo a mesma merda, com ou sem piada.

--

estão apenas tentando forçar premissas
Honestidade é argumentar observando os dados
Sem forçar premissas falsas e absurdas


Ache alguma afimação generalizada que eu fiz, tendo premissas que eu não o admita que partem da minha percepção, ou que não seja baseada em algum dado. enfim.

Sobre tua falta de respeito, nem vou me alongar muito, é você quem perde. É lamentável uma pessoa que age como você. Como sempre, com a presunção de que está correto sem utilizar um único argumento se quer.

Já perdi muito tempo com esse tópico e esses assuntos.

alanis morre7
Membro Novato
# out/15 · Editado por: alanis morre7
· votar


Wuju Wu Yi


Observe:

A maioria dos brasileiros gosta de futebol
A maioria dos cariocas gosta de praia
A maioria dos baianos gosta de carnaval

Essas afirmaçōes são facilmente aceitas e comprováveis, o que não exclui a possibilidade de encontrarmos indivíduos dentro dos grupos acima que não se enquadrem em nenhuma dessas categorias. São as exceções de que falei. E na verdade, eu até conheço cristãos inteligentes que não usam essa inteligência para a maldade, mas eles (repito: os que conheço) simplesmente se calam quando veem uma injustiça contra alguém diferente deles próprios, e a omissão em certos casos é tão nociva quanto praticar uma má ação.

O interesse pela leitura é algo incomum no Brasil e não sou eu que estou dizendo isso:

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS NÃO LERAM UM LIVRO SEQUER EM 2014

A pesquisa foi feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro em 70 cidades de 9 regiões metropolitanas.Apenas 3 em cada 10 entrevistados leram em 2014
Infelizmente, ainda é pequeno o número de pessoas que têm o hábito da leitura. Prova disso são os dados obtidos pela pesquisa sobre os hábitos culturais feita em setenta cidades de nove regiões metropolitanas, realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro.

A pesquisa mostrou que setenta por cento dos entrevistados não leram um livro sequer em 2014. A leitura de livros caiu de trinta e cinco por cento para quase trinta por cento dos entrevistados.



Se a maioria no brasil é religiosa, logo, é correto afirmar que maioria dos religiosos não lê.

Neste outro artigo, vemos que metade dos pastores evangélicos sequer leu a bíblia inteira:

Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.

Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. “A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.


Se nem os líderes conseguem ler, que incentivo podem dar à leitura?

Por fim, a correlação entre religião e violência:

SCRIPTURAL VIOLENCE CAN FOSTER AGGRESSION, ESPECIALLY IN BELIEVERS.

[...] A study published in this month's Psychological Science looks at the relation between aggression and recent exposure to accounts of biblical violence. Students were asked to read a story about the torture and murder of a man's concubine and his tribe's measured response: they assembled an army and razed several cities, killing every man, woman, child and animal they could find.
Half the students were told that this was based on an ancient scroll recently discovered by archaeologists. The other half were told that it was from the Book of Judges in the Old Testament (which it is). In addition to the scriptural distinction, half of the students from both the Bible and the ancient scroll groups read an adjusted version that included a sentence in which God commanded his followers to take up arms against the others "and chasten them before the LORD." [...]
Higher levels of aggression were measured in [...] in those who were told that the passage was from the Bible and in those who had read that the violence was sanctioned by God. Unsurprisingly, this effect was greater in believers than in atheists.”


Ainda não vi onde fui ofensiva, pois em nenhum momento eu falei que TODOS são assim ou que daria a religiosos um tratamento discriminatório só por serem religiosos. Muito pelo contrário, acredito que é importante tentar compreender as pessoas.

Eu também recomendo a leitura de um livro chamado "The Magdalene sisters", que conta a história real do trabalho escravo e da exploração sexual de garotas brancas e bonitas nas lavanderias comunitárias da Irlanda. Um trabalho prestado, muitas vezes, gratuitamente à comunidade, mas que custou a liberdade e até a vida de muitas adolescentes que foram forçadas a viver no convento porque eram pobres ou porque foram estupradas e suas famílias decidiram trancafia-las na igreja. Também tem a versão em filme, que é excelente.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7
A maioria dos brasileiros gosta de futebol
A maioria dos cariocas gosta de praia
A maioria dos baianos gosta de carnaval
A maioria dos gaúchos gosta de churrasco.


Olha onde que você falha:

Suposições facilmente aceitas:

A maioria das pessoas não são intelectualizadas
A maioria das pessoas são/seguem uma religião

Suposição dificilmente aceita:

A maioria das pessoas não são inteligente por causa da religião


Quando você entra em causa e consequencia você está assumindo uma responsabilidade enorme. Queira ou não, está desafiando os próprios métodos de pesquisa mais sérios aceitos pela comunidade científica/acadêmica, que você julga serem desprezados pela comunidade religiosa (sendo que inúmeras instiuições de ensino reconhecidas na história são fundadas por igrejas).

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


brunohardrocker

Seguinte:

1) Todos têm o potencial de desenvolver a inteligência que já possuem. Alguns têm mais inteligência, outros menos.

2) Segundo a neurociência, o QI do indivíduo depende de vários fatores, como receber nutrientes adequados desde o útero e também na primeira infância, ser estimulado corretamente, receber uma educação de qualidade etc. [url=http://www.istoe.com.br/reportagens/320593_O+NASCIMENTO+DA+INTELI GENCIA] Fonte
[/url]

3) É impossível que pessoas que não receberam todas essas coisas sejam inteligentes? Não. Mas elas terão que se esforçar mais.

4) Para formar novas conexões entre neurônios (sinapses) mais rapidamente, é preciso haver estímulos constantes. A leitura e a discussão de ideias são excelentes maneiras de obter esses estímulos.

4) Como podemos deduzir, ao ler os artigos que postei, a maioria das igrejas não estimula o hábito da leitura. Durante os sermões, apenas o pastor fala, todos os outros ficam calados (logo, também não há estímulo ao questionamento ou ao debate). Mesmo nas escolas dominicais, é muito comum que apenas uma pessoa fale. É possível, então, traçar uma relação entre falta de estímulo e decréscimo de inteligência.

Um dado aleatório: Um perfil antigo do Mark Zuckerberg na internet dizia que um de seus passatempos prediletos era debater. Não me espanta que ele tenha entrado em Harvard. Ele exercitou tanto a independência do pensamento que criou algo inteiramente novo e hoje é o bilionário que todos conhecem. Zuckerberg tem origem judia, mas se declarou ateu.

Eu disse antes e repito: a maioria dos religiosos não é menos inteligente por natureza, apenas vai ficando assim ao longo do tempo, por falta de estímulos. Até mencionei que as crianças são pensadoras natas, mas muitas perdem essa característica ao longo da vida.

Enfim, foi uma opinião pessoal, não representa a totalidade dos fatos e qualquer um está livre para concordar ou discordar comigo se quiser. É isso.

alanis morre7
Membro Novato
# out/15
· votar


a única pessoa que se propôs a discutir com ela foi o brunohardrocker, o resto só veio querendo desacreditar sem nenhum tipo de argumentação, somente com taxionomia, como geralmente é feito aqui.

john s mill

O General e o Wuju também mostraram alguns argumentos interessantes. Acho que meu primeiro post foi bastante vago e simplista mesmo, mas não tive a intenção de ser desrespeitosa. Como disse, eu nem sabia que este era um fórum cristão, jamais entraria em um fórum religioso para dar esse tipo de opinião. Seria como entrar na página de fãs de um cantor só para dizer que detesto ele, algo inútil em minha opinião.

Por isso, em respeito à maioria cristã do fórum, não mais postarei sobre esse assunto aqui. Obrigada a todos pelo debate e peço desculpas aos que se ofenderam, não foi intencional.

st.efferding
Membro
# out/15
· votar


Este não é um fórum cristão, hahaha

Mas é a primeira vez, em muito tempo aqui, que eu vejo um tópico acabar numa boa, em contraste a tantos outros que acabaram na velha disputa de egos/autolatria onanista

o/

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


tendo premissas que eu não o admita que partem da minha percepção, ou que não seja baseada em algum dado

Acontece que contra dados, fatos comprovados e até opiniões com base verificável, suas opiniões sem embasamento e apoiadas em sua subjetividade e no seu modo pessoal de enxergar as coisas valem tanto para uma discussão séria quanto uma pilha de lixo.

Vai estudar, jovem gafanhoto. Tem que aprender muito antes de querer se meter a fazer o que não sabe.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


alanis morre7

Do item 1 ao 4, não há nada que corrobore com seu ponto de vista. São informações, mas nesta discussão elas não servem pra nada, pois não liga um ponto inicial a um ponto final.

No item 5, você dá um salto de lógica:
uma igreja só é uma igreja porque ela passa aos fiéis o evangelho, atraves de alguém que entende do assunto e se coloca numa posição de maior alcance. Modelo adotado nas escolas, inclusive. Um templo não tem a proposta de passar lições de báskara, nem de discutir a grecia antiga e nem de ensinar as escolas da economia. Essas coisas o fiel tem a sua disposição na escola, na biblioteca, na universidade ou no jornal, durante as outras 167 horas semanais em que ele não fica na igreja (média para um católico considerado praticante).

Se você considerar que uma esmagadora maioria de religiosos não é assídua nos templos, você tem menos tempo ainda nas igrejas. Logo, você levaria um balde de agua fria se descobrisse que a maioria das pessoas (que tem baixo senso critico/analítico, como vc sustenta) na pratica são pessoas que "acreditam em Deus, mas não seguem a religião".

Talvez em muitos casos seria até preferível que algumas pessoas lessem, pelo menos, somente a Biblia para se orientar durante a vida. Já teria uma considerável base para desenvolver certa sabedoria, que não se encontra num dia a dia marginalizado, longe de qualquer informação.

Concluindo, fique tranquila. Aquele empresário bem sucedido que se ajoelha no domingo de manhã, não vai cair em qualquer proposta absurda em negociações durante a semana. Só para dar um exemplo.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


as pessoas boas devem amar seus inimigos.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Black Fire

Zerou.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


alanis morre7
O interesse pela leitura é algo incomum no Brasil e não sou eu que estou dizendo isso:


Quais livros leste em 2015?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


sandroguiraldo
o/

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


O interesse pela leitura é algo incomum no Brasil e não sou eu que estou dizendo isso

Li pelas internetes ai que a média do brasileiro é 2/ano.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Acontece que contra dados, fatos comprovados e até opiniões com base verificável, suas opiniões sem embasamento e apoiadas em sua subjetividade e no seu modo pessoal de enxergar as coisas valem tanto para uma discussão séria quanto uma pilha de lixo.

independente de discordar ou não de você a cerca das minhas opiniões, acho um post bem hipócrita vindo de você.

Vai estudar, jovem gafanhoto. Tem que aprender muito antes de querer se meter a fazer o que não sabe.

leia o teu próprio post até você internalizar a ideia.

alanis morre7

como os colegas falaram, o pressuposto de que exercitar o cérebro torna alguém mais inteligente, é bem aceitável.

o pressuposto de que há correlação entre religiosidade e falta de estimulo cerebral, é muito facilmente refutável. isso já foi demonstrado pelo colega General.

entenda, a minha plena aversão ao seu primeiro post, foi justamente por ter tentado forçar esse raciocínio, que aparentemente você o considera normal, mas é completamente preconceituoso.

Você parece ser uma menina inteligente, que está procurando pensar o que é correto. por isso já lhe alertei algumas vezes. tome cuidado com esses raciocínios, pois há coisas que podem deixar uma péssima impressão.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Agora ela já deu no pé, esqueçam.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


este era um fórum cristão

Geeeente, como vocês estão fervorosos!!! Acho digno! kkkkkkk

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


O interesse pela leitura é algo incomum no Brasil e não sou eu que estou dizendo isso

Li pelas internetes ai que a média do brasileiro é 2/ano.


Nesse assunto em questão, se o povo "evangélico" não lê nem a bíblia, que teoricamente deveria ser o livro mais importante, sacro, um manual de conduta para os cristãos, que dirá outro tipo de literatura.

Pessoal faz palavra cruzada e acha que é literatura de ponta...

Hawklord
Veterano
# out/15
· votar


literatura de ponta...
Ponta de caneta.

landlord
Veterano
# dez/15
· votar


Quando forem discutir com pessoas religiosas, lembrem se que se trata de uma perca de tempo. Já que religiosos, em sua maioria, são burros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessoas religiosas são menos inteligentes