Evangelicos contra novela das 6 da Globo – divergências religiosas justificam o boicote

Autor Mensagem
Drowned Man
Veterano
# abr/14


Evangélicos estao promovendo uma campanha na internet contra a novela das 6 da Globo, Meu Pedacinho de Chao, que acusam de fomentar a umbanda – registra esta manha o Noticias da TV. Uma publicaçao hoje com mais de 85 mil compartilhamentos no Facebook diz que “a trama é ambientada em um terreiro disfarçado e os nomes dos personagens contêm referências à religiao afro-brasileira”.

O texto, publicado pela evangélica Dayhendyra Alves, faz um “alerta” sobre a novela – “Descobri que a Vila de Santa Fé – cidade fictícia da novela – é um terreiro e que os nomes dos personagens sao de umbanda”, diz. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudaçao Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religioes africanas. Ainda segundo a publicaçao, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater) seria uma variaçao do Exu Gira Mundo…

Meu Pedacinho de Chao nao é a primeira novela da Globo boicotada por religiosos. O caso mais recente aconteceu em 2012, quando fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus fizeram campanha na internet contra Salve Jorge. O bispo Edir Macedo, líder da Universal e dono da Record, escreveu em seu blog que Sao Jorge, venerado pelo catolicismo e por religioes afro-brasileiras, era um “deus pagao travestido de santo”. Na época, a autora Gloria Perez respondeu ao ataque dos evangélicos - “Nao se deve ampliar a voz dos imbecis”, disse em entrevista ao jornal O Globo :)

Agora, a Federaçao de Umbanda do Brasil nao quis comentar o caso – mas ressaltou que “nao é a primeira vez que a religião afro-brasileira sofre ataques de intolerância”. A Globo esclarece que Meu Pedacinho de Chao “nao é inspirada na umbanda e nao faz nenhuma referência a ela”. Independentemente do boicote de evangélicos, a novela das 6 vem marcando a mais baixa média da história do horário.


http://www.bluebus.com.br/evangelicos-contra-novela-das-6-da-globo-div ergencias-religiosas/

**********************************************************************

Esse povo é ridículo.

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


E claro, Edir Macedo não tem nenhum interesse no boicote. hahahahha

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Acho que qualquer boicote, independente da procedência, é uma forma digna de defesa. Afinal, parte da propria vontade dos individuos de forma não violenta. Aquele que tá vendendo e acaba por não encontrar o comprador, não tem do que se queixar. É lei de mercado.

dibass
Veterano
# abr/14
· votar


Não gosta, troca de canal. Fim.
O Edir Macedo ao invés de querer boicotar a globo, deveria "boicotar" os seus fiéis de assistirem.
E se os ubandistas resolvessem boicotar aquele show da fé?

Sei lá, tenho minha religião, e discordo de um punhado de coisa que o espiritismo/umbandismo, etc. prega. No entanto, o Brasil é um país sem religião definida, livre.
Eu mesmo, não assisto à novela nenhuma da globo, muito raramente alguma coisa de lá.

landlord
Veterano
# abr/14
· votar


Também acho justo utilizar o boicote, só que no meu caso acredito ser muito mais valido boicotar essas religiões do que uma novela.

BJKGUITAR
Veterano
# abr/14
· votar


Não existe povo mais ignorante...não existe.

dibass
Veterano
# abr/14
· votar


Também acho justo utilizar o boicote, só que no meu caso acredito ser muito mais valido boicotar essas religiões do que uma novela.
Podiam mesmo é boicotar a paralaxe cognitiva desses (pseudo) neo-ateístas..

BJKGUITAR
Veterano
# abr/14 · Editado por: BJKGUITAR
· votar


dibass
Podiam mesmo é boicotar a paralaxe cognitiva desses (pseudo) neo-ateístas..

Não são os (pseudo) neo-ateístas que estão querendo ver novela evangélica (Leia aqui "pseudo crítica enrustida de preconceito") na globo, não estão contentes com a Record?

Quem sabe nesses boicotes eles não parem para ler algum outro livro que não seja a alienadora Bíblica, quem sabe Nietzsche?

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


quem sabe Nietzsche?

*conferindo a idade...*

sallqantay
Veterano
# abr/14
· votar


sponsored by:

O que é o Islam?
islamreligion.com/pt
Sobre o Islam e como se converter (ajuda a vivo pelo chat)


Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


brunohardrocker
Acho que qualquer boicote, independente da procedência, é uma forma digna de defesa. Afinal, parte da propria vontade dos individuos de forma não violenta. Aquele que tá vendendo e acaba por não encontrar o comprador, não tem do que se queixar. É lei de mercado.


Você acha certo quando essa forma de defesa parte de um pressuposto de intolerância?

dibass
Não gosta, troca de canal. Fim.
O Edir Macedo ao invés de querer boicotar a globo, deveria "boicotar" os seus fiéis de assistirem.
E se os ubandistas resolvessem boicotar aquele show da fé?

Sei lá, tenho minha religião, e discordo de um punhado de coisa que o espiritismo/umbandismo, etc. prega. No entanto, o Brasil é um país sem religião definida, livre.
Eu mesmo, não assisto à novela nenhuma da globo, muito raramente alguma coisa de lá.



Você acha correta a atitude de usar religiosos como massa de manobra tendo em vista interesses puramente comerciais?

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


A Globo fez bastante cagada, principalmente nos tempos mais passados, mas eu acho que usar religião como forma de obter vantagem é uma atitude extremamente baixa.

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


sallqantay

Hahahahah Pra mim tá aparecendo também.

sallqantay
Veterano
# abr/14
· votar


Drowned Man
Você acha correta a atitude de usar religiosos como massa de manobra tendo em vista interesses?

essa é a ideia por trás de todas as instituições religiosas. Não?

st.efferding
Membro
# abr/14
· votar


Você acha correta a atitude de usar religiosos como massa de manobra tendo em vista interesses puramente comerciais?

Eu acho genial. Massa mais burra e manipulável que essa não existe. Dinheiro entra fácil. o/

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


sallqantay
essa é a ideia por trás de todas as instituições religiosas. Não?

Normalmente eles dão uma disfarçada com filantropismo.

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Drowned Man
Você acha certo quando essa forma de defesa parte de um pressuposto de intolerância?

Eu posso ter uma opinião contrária à intolerância, mas não posso interferir na liberdade do individuo de praticar uma ação não-violenta de boicote, mesmo que seja por intolerancia.

Que sentido faria você sair falando por aí: "Por favor, não boicotem a novela, isso é intolerancia!"?

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


brunohardrocker
Que sentido faria você sair falando por aí: "Por favor, não boicotem a novela, isso é intolerancia!"?

O problema não é a novela (ou o boicote). É a intolerância. Só o ato de boicotar por esse motivo, independente de ser a novela X ou Y, uma banda, etc.

sallqantay
Veterano
# abr/14
· votar


não consigo opinar sobre o assunto, pois tantos os negros macumbeiros quanto os evangélicos da perifa são minorias coitadinhas. Eu precisaria de um coitadômetro para decidir a questão

para o laboratório!

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Veganos e vegetarianos ativistas pregam o boicote ao consumo de carne.

O que eu acho disso? Tranquilão, desde que não me forcem a deixar de comer minha costela de domingo.

E se conseguirem falir os frigoríficos? Tranquilão, o mercado vai se adaptar para atender quem ainda sente o desejo de comer carne, mesmo que seja 1% da população.

Se proibirem por lei o consuma da carne? Aí o bicho pega. Não é tranquilo não.

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Drowned Man
O problema não é a novela (ou o boicote). É a intolerância. Só o ato de boicotar por esse motivo, independente de ser a novela X ou Y, uma banda, etc.

Você não tem a liberdade para propagar ideias contra a intolerancia? Então faça o uso dela, já que proibir boicotes não está ao seu alcance e nem se quer do Estado.

landlord
Veterano
# abr/14
· votar


Tudo isso é tão irrelevante... Por isso devemos tratar toda manifestação fundamentada em religião como café com leite.
Vai que alguém acha que isso é sério?

megiddo
Membro
# abr/14 · Editado por: megiddo
· votar


Drowned Man
É a intolerância.

Que intolerância?

dibass
Veterano
# abr/14
· votar


Drowned Man
Você acha correta a atitude de usar religiosos como massa de manobra tendo em vista interesses puramente comerciais?
Claro que não. Fiz parecer o contrário?

BJKGUITAR
Quem sabe nesses boicotes eles não parem para ler algum outro livro que não seja a alienadora Bíblica, quem sabe Nietzsche?
ou schopenhauer..

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


megiddo

O texto, publicado pela evangélica Dayhendyra Alves, faz um “alerta” sobre a novela – “Descobri que a Vila de Santa Fé – cidade fictícia da novela – é um terreiro e que os nomes dos personagens sao de umbanda”, diz. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudaçao Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religioes africanas. Ainda segundo a publicaçao, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater) seria uma variaçao do Exu Gira Mundo…

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Drowned Man

Qual a diferença entre isso e o ato de não frequentar terreiros de umbanda ou a pagina da ATEA no fecebook?

megiddo
Membro
# abr/14
· votar


Drowned Man
ok, mas cadê a intolerância?

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


megiddo
brunohardrocker
Qual a diferença entre isso e o ato de não frequentar terreiros de umbanda ou a pagina da ATEA no fecebook?

A diferença é que aqui não estão apenas não "frequentando", mas fazendo campanha para que outros não "frequentem", isso porque a suposta referência a uma religião não condiz com os valores destes sujeitos, como se os valores deles fossem mais relevantes do que dos outros para a sociedade.

Basicamente é uma versão mais rebuscada do "achei esse post ofensivo, apaga".

Drowned Man
Veterano
# abr/14
· votar


E, pior, por um motivo que nem é comprovado. Ah, esqueci, essas pessoas não precisam de comprovação para nada.

megiddo
Membro
# abr/14
· votar


Drowned Man
A diferença é que aqui não estão apenas não "frequentando", mas fazendo campanha para que outros não "frequentem",

na verdade, estão apenas divulgando
vai aderir ao boicote quem já partilha dos tais valores, não é uma campanha de "conversão"

como se os valores deles fossem mais relevantes do que dos outros para a sociedade.

vc tirou isso de onde? ninguém acha que o valor de um grupo é maior do que de outro, e nenhum grupo está impondo nada a outro grupo.

um grupo está apenas sendo coerente com seus valores e tomando medidas de âmbito individual. repito: como é que a decisão de uma pessoa sobre o que ela assiste ou deixa de assistir pode ser um ato de intolerância? povo anda "sensível" demais

Basicamente é uma versão mais rebuscada do "achei esse post ofensivo, apaga".

não é, você não entende a diferença entre boicote e censura.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Evangelicos contra novela das 6 da Globo – divergências religiosas justificam o boicote