Mesa Quadrada - Futebol(?) e debate: o Palmeiras voltou e os antis piram!

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# dez/13
· votar


Uma pergunta tosca... se o cara tomou dois ganchos de suspensão, a Portuguesa não deveria receber uma notificação oficial?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13
· votar


Mano, não é por nada, mas se houver esse rebaixamento da Portuguesa, vai ser a maior vergonha protagonizada pela CBF desde o Brasileirão 2005.

Ah, e só pra dizer, aconteceu a mesma coisa com o Cruzeiro, e a pena foi de multa de R$ 10.000,00, porém sem perda de pontos. Vamos ver se o pessoal do departamento jurídico da Lusa se liga na jurisprudência, ou se vão moscar quanto a isso...

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Ah, e só pra dizer, aconteceu a mesma coisa com o Cruzeiro, e a pena foi de multa de R$ 10.000,00

Mas não era um caso diferente? Se me lembro bem não era um caso de jogador sem contrato registrado na CBF? Acho que o Cruzeiro havia cumprido o prazo, mas um erro de sistema não fez o update na base de dados e por isso o cara apareceu sem contrato, apesar do time aparentemente ter feito o correto na época.

Concordo que será uma vergonha imensa, mas fazendo o papel de advogado do diabo, talvez a punição ao Cruzeiro seja diferente por ser um caso diferente (e aparentemente sem má fé ou negligência por parte do clube).

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Não sei, vi por cima... mas se foi igual, tem que ter pena igual.

Tem que ver também se a pena de perder os pontos é a máxima, ou seja, se tem pena mínima (de multa apenas). É que eu to analisando o caso olhando de uma visão do Direito Penal (que do que ja estudei em Direito, é o que tem aplicação de penalidades drrr hahaha), não conheço o Direito Desportivo tão bem pra saber como funciona. To fazendo umas analogias mesmo hahaha

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Eu também não tenho certeza de nada, e nem tenho conhecimento jurídico, mas se me lembro foi um erro de sistema, o que é bem diferente de negligência ou má fé do clube:

http://esportes.terra.com.br/cruzeiro/cruzeiro-e-punido-em-r10-mil-mas -nao-perde-pontos-por-escalacao-ilegal,7047b005759c2410VgnVCM4000009bc ceb0aRCRD.html

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


Tem isso daqui também (Leiam o último parágrafo da reportagem):

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/11/kle ber-escapa-de-punicao-e-esta-liberado-para-enfrentar-o-goias.html#atle ta-kleber-gladiador

Caso do Kleber semelhante ao do André Santos, ou estou enganado? Porque ele recebeu só uma advertência com a expulsão contra o CAP ao invés de receber uma outra suspensão, como aconteceu com o André?

Sei lá, o Flamengo ao que tudo indica, errou em escalá-lo. Mas tem algumas brechas, podem surgir várias alegações.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


makumbator

Achei a previsão legal do CBJD:

Art. 214. Incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente.
PENA: perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 5,000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).
§1º - Fica mantido o resultado da partida, prova ou equivalente para todos os efeitos previstos no regulamento da competição.
§2º - Não sendo possível aplicar-se a regra prevista no parágrafo anterior em face da forma de disputa da competição, o infrator será desclassificado.
§3º – A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.
§4º – A ação disciplinar, nos casos previstos neste artigo, cabe privativamente à Justiça Desportiva.

Ou seja, tanto o caso do Cruzeiro como o da Lusa se encaixam nesse mesmo artigo. Ele prevê mesmo a perda de pontos, como a multa. Mas atente para o parágrafo 4º. Ou seja, a Justiça Desportiva pode penalizar como ela quiser, interpretar como quer (só multa, ao invés de multa + perda de pontos). No caso do Cruzeiro a pena foi só de multa, então é cabível que a Lusa tenha a mesma pena. Claro, o STJD pode ter interpretado o caso do Cruzeiro como uma falha, e isso foi considerado um atenuante e por isso só houve a multa. E ai os advogados da Lusa vão ter que achar algum atenuante pra fazer com que o STJD diminua a pena. Como? eu não sei. Mas agora, pensando melhor, eu estou deixando de lado a hipótese de jurisprudência hahaha

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


renatocaster
Caso do Kleber semelhante ao do André Santos, ou estou enganado?

No caso do Flamengo há também a discussão sobre cumprir a punição em outra competição da mesma organizadora ou apenas no outro ano da mesma competição (Copa do Brasil).

Pra mim escalar o André Santos foi uma burrice sem tamanho (beirando o retardo mental). Totalmente desnecessário...



Meu filho ouvirá Classic Rock

É, como sempre se estabelece as punições e depois no fim há um item que serve como subterfúgio para qualquer interpretação que se deseje. A perda de pontos acaba não sendo obrigatória. No caso do Cruzeiro, realmente perder pontos seria injusto (se tiver sido mesmo um erro do sistema de dados). Na verdade até a multa nesse caso do time de Minas me parece excessivo.

Beatlemaniac
Veterano
# dez/13
· votar


Eu imagino que o caso do Cruzeiro foi aliviado pois o erro não foi causado pelo clube, e sim pelas entidades envolvidas na inscrição do atleta.

E convenhamos, tudo indica que o correto a ser feito é a perda de pontos por parte da Portuguesa.

mult
Veterano
# dez/13 · Editado por: mult
· votar


a portuguesa acaba de se salvar. Só porque o Fla tá no meio do rolo também... nunca rebaixariam esse time, então levando em conta essa remota possibilidade, já vos digo que isso não vai dar em nada.

Até porque:
o julgamento do André Santos e do Héverton foram em uma sexta-feira. O Artigo 133, diz que a decisão do julgamento passa a valer no dia seguinte, ou seja, no sábado. Porém, o artigo 43, parágrafo 2, diz que se o inicio ou fim da punição cair em sábado ou domingo (no caso dias não úteis), este será computado apenas no próximo dia útil, ou seja na segunda-feira. Portanto, a Portuguesa e o Flamengo estão isentos já que a punição dos seus atletas deveria começar a partir de segunda-feira e o brasileirão acabou no domingo, portanto a punição deve ser cumprida na 1ª rodada do brasileirão 2014.

brunohardrocker
Veterano
# dez/13
· votar


mult
a portuguesa acaba de se salvar. Só porque o Fla tá no meio do rolo também...

Se a regra tá clara, é por causa da Fla?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13
· votar


mult

Tem isso mesmo hahahaha retomo a questão da jursiprudência, porque o que for decidido pro Flamengo TEM QUE SER decidido para a Lusa.

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


brunohardrocker
Se a regra tá clara, é por causa da Fla?

temos que admitir que a justição não é cega, e a questão do peso político de uma decisão sempre conta (apesar do judiciário alegar que não). Claro que punir o Flamengo é mais complicado que a Lusa, assim como também seria mais difícil punir a Portuguesa do que e um time do interior do Piauí.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Tem isso mesmo hahahaha retomo a questão da jursiprudência, porque o que for decidido pro Flamengo TEM QUE SER decidido para a Lusa.

Aí já não sei, pois o caso do Flamengo envolve competições diferentes (apesar de ser no mesmo artigo e o problema estar centrado na questão de notificação ou não e prazos de vigência), o que pode ser usado para "salvar" o Flamengo e condenar a Lusa.

O tribunal poderia alegar que a Lusa deveria ter cumprido e não o fez, e o Flamengo deveria ser punido só na outra Copa do Brasil. Resumindo, há saída para todas as opções que se desejar.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Mesmo sendo competições diferentes, são nacionais. E isso está previsto. E ninguém pode alegar desconhecimento da lei. Isso faz com que Lusa e Fla estejam no mesmo barco, e portanto serão punidos da mesma forma, sacou?

mult
Veterano
# dez/13
· votar


brunohardrocker
makumbator
Meu filho ouvirá Classic Rock

o que decidir pro Fla vai ser o mesmo pra portuguesa, se não o pau come. isso não vai dar em nada.

ainda tem o tal do efeito suspensivo que torna a sentença inexecutável, até o julgamento do recurso, ficando suspensos seus efeitos.

mas aí o fla estaria na frente pois os advogados entraram com esse pedido na sexta mesmo, já os engravatados da lusa deixaram pra segunda, aí já viu né... pode ficar pra segunda mesmo...kkkkkkkk

mult
Veterano
# dez/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
e portanto serão punidos da mesma forma, sacou?

ou absolvidos, o que importa é que estão de mãos dadas nessa

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Mesmo sendo competições diferentes, são nacionais. E isso está previsto. E ninguém pode alegar desconhecimento da lei. Isso faz com que Lusa e Fla estejam no mesmo barco, e portanto serão punidos da mesma forma, sacou

Mas não é disso que estou falando, e sim do fato desse tipo de coisa ser usada para salvar um e condenar outro (independente de ser o certo ou não). Essa questão de ser em outra competição já foi usado no passado para o camarada NÃO cumprir em outra competição da mesma organizadora, e sim na edição seguinte do mesmo torneio. Me lembro disso claramente (mesmo que não seja o correto em termos jurídicos).


mult
mas aí o fla estaria na frente pois os advogados entraram com esse pedido na sexta mesmo, já os engravatados da lusa deixaram pra segunda, aí já viu né... pode ficar pra segunda mesmo...kkkkkkkk

exato, e uma solução fácil para o tribunal não melar tudo, é simplesmente absolver o André santos e o cara da Lusa da punição extra, e com isso ambos estariam (em tese) legais no último jogo.

Claro que isso ainda não resolveria o lance do Vasco, que é uma outra história.

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


makumbator

No caso do Flamengo há também a discussão sobre cumprir a punição em outra competição da mesma organizadora ou apenas no outro ano da mesma competição (Copa do Brasil).

Então, foi o mesmo caso do Kleber (duas competições distintas). Ele foi expulso pela Copa do Brasil e jogou os outros jogos seguintes pelo brasileiro normalmente, porque foi apenas advertido pelo STJD. Se a punição dele foi apenas advertência, ele não ficou (e nem estará) suspenso pelo brasileiro e Copa do Brasil de 2014, respectivamente.

Pra mim escalar o André Santos foi uma burrice sem tamanho (beirando o retardo mental). Totalmente desnecessário...

Também acho, num jogo que não valia nada...E que agora pode valer tudo, hehehe!

brunohardrocker
Veterano
# dez/13
· votar


Art. 171. A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração. § 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social. (NR).

André Santos cumpriu contra o Vitória.
Por esse artigo ele nem precisaria aguardar o julgamento.

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


brunohardrocker
André Santos cumpriu contra o Vitória.
Por esse artigo ele nem precisaria aguardar o julgamento.


Mas depois ele não pegou dois jogos? Mesmo que não seja a última instância.

ju.nito
Veterano
# dez/13
· votar


Neymar mitando na champions, tudo bem que é contra o celtic mais ta jogando bem e fez 3 gols.

PS: Sorin comentando é uma merda PQP!

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

http://trollabola.com.br/stjd-descobre-que-kid-bengala-substituiu-marc os-assuncao-na-ultima-rodada-e-santos-pode-ser-punido/

fgr
Veterano
# dez/13
· votar


Agora sim o Neymar foi o Neymar de quando contra o 15 de Piracicaba!!!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


T. Ribeiro e Damião, belíssima dulpa de ataque. O Santos tá montando um time competitivo pro ano que vem. Será ainda mais forte se repatriarem o Diego.

Aranha

Mena
Dracena
G. Henrique
Cicinho

Arouca
Cícero
Montillo
Diego

L. Damião
T. Ribeiro

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/inter-encaminha- venda-investidores-e-damiao-sera-repassado-ao-santos.html

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


undefinedmakumbator
Em virtude de tantos envolvidos, acho que vão dar um jeito de deixar tudo como está.
Tb acho... mas sobre suas perguntas, acho que foram inocentes ou já com isso em mente... pq era mais fácil deixar o cara fora e falar que cumpriu!!!

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Lanús metendo 2 X 0 Na Ponte.

Will Bejar
Tb acho... mas sobre suas perguntas, acho que foram inocentes ou já com isso em mente... pq era mais fácil deixar o cara fora e falar que cumpriu!!!

Se não estão de esquema, são é amadores mesmo.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Poxa! Vocês perderam mesmo pra esse time na Copa do Brasil?

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator
Pois é...

Viciado em Guarana
Ué, vcs perderam na semi do Paulista!!!

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Poxa! Vocês perderam mesmo pra esse time na Copa do Brasil?

SP tinha que perder uns pontos no tribunal só por ter sido eliminado pela macaca...e iriam todos em prol da Ponte Preta, que com isso também escaparia do rebaixamento!

MauricioBahia
Moderador
# dez/13
· votar


L.A.M_Hard_Rock: pois é, cara.. o Fluminense já fez umas maracutaias bem sinistras pra se manter/retornar a série A. Não duvido de nada.

Será mesmo? Proponho ver este vídeo, pois há muita coisa envolvida...



Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol(?) e debate: o Palmeiras voltou e os antis piram!