Evangélicos impedem votação do projeto que criminaliza homofobia

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mai/11


"Brasília, 12 - A pressão da bancada evangélica impediu a votação do projeto de lei complementar 122/06 que criminaliza os atos de homofobia, que seria votado nesta manhã na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. Numa sessão que ao final contou com troca de xingamentos e ofensas entre o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), o projeto foi retirado de pauta sem previsão de retorno.

Representantes da Frente Parlamentar Evangélica presentes à sessão pediram o adiamento alegando que devem ser realizadas audiências públicas, porque ele não teria sido suficientemente discutido no Congresso. "Precisamos debater à exaustão, sem privilegiar ninguém. Há pelo menos 150 milhões de brasileiros que não foram ouvidos", disse o senador Magno Malta (PR-ES).

O projeto de autoria da ex-deputada Iara Bernardi (PT-SP) tramita há 10 anos no Congresso e somente em 2006 foi aprovado no plenário da Câmara. Relatora do projeto na CDH, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) queria tentar aprovar o seu parecer até a próxima semana, a tempo das comemorações do Dia Nacional de Combate à Homofobia (17 de maio), que vão movimentar a Esplanada em Brasília.

Marta chamou a atenção para esse momento "de maior compreensão e humanidade" que se estabeleceu no País, a partir do recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estendeu às uniões homoafetivas os mesmos direitos e deveres dos casais heterossexuais. "O Judiciário se pronunciou sobre um assunto que há 16 anos o Congresso não consegue se pronunciar", completou a petista. "Esse projeto tem a ver com tolerância, respeito e cidadania, vai ajudar a diminuir a violência contra homossexuais", concluiu.

A proposta modifica a Lei de Racismo para criminalizar também os atos de homofobia, estendendo a eles as mesmas punições impostas aos crimes de preconceito racial. O projeto pune com reclusão de um a três anos condutas discriminatórias como recusar o atendimento a gays em bares e restaurantes e reprimir trocas de afeto em locais públicos, como beijos ou abraços.

O item mais polêmico pune com prisão, de um a três anos, e multa aqueles que induzirem ou incitarem a discriminação ou preconceito contra os homossexuais. A avaliação é de que padres e pastores serão proibidos de pregarem contra a homossexualidade nas igrejas e templos religiosos. Na sessão desta manhã, integrantes da bancada evangélica pregaram adesivos na boca em protesto, alegando que o projeto reprime a liberdade de expressão deles.

Para atender às reivindicações da bancada evangélica, Marta incluiu uma emenda permitindo que todas religiões e credos exerçam sua fé, dentro de seus dogmas, desde que não incitem a violência. "O que temos na fé é o amor e o respeito ao cidadão. Me colocaram que o problema não era intolerância nem preconceito, mas liberdade de expressão dentro de templos e igrejas. O que impede agora a votação? O que, além da intolerância, do preconceito, vai impedir a compreensão dessa lei?", questionou Marta.

Na saída da sessão, durante uma entrevista coletiva de Marta aos jornalistas, o deputado Jair Bolsonaro e a senadora Marinor Brito trocaram xingamentos e ofensas mútuas. Bolsonaro exibia uma cartilha do Ministério da Educação (MEC), expondo o Plano Nacional de Promoção à Cidadania LGBT, que ele considera moralmente ofensivo à sociedade. Exaltada, Marinor deu um tapa no livreto e chamou o deputado de "criminoso". Bolsonaro retrucou chamando-a de "heterofóbica" e ambos partiram para a discussão."

Dissertem o não, o poder é de vocês.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,evangelicos-impedem-votacao-d o-projeto-que-criminaliza-homofobia,718300,0.htm

erickx
Veterano
# mai/11
· votar


Aff todo dia é um tópico sobre homosexualidade!
¬¬

Skider
Veterano
# mai/11
· votar


Essa história de homofobia é coisa de viadinho!

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Eu acredito que o Estado não deveria forçar as pessoas a respeitarem as outras só em nome do "moralmente correto". Pra mim, leis que obriguem as pessoas a não manifestarem suas opiniões, mesmo que sejam preconceituosas, é uma afronta à Constituição de qualquer maneira, e só por isso não deveria nem ser considerada...

Acho engraçado as pessoas dizerem que quando os políticos fazem doações em massa, "churrascos", eventos de alta classe e outras picuinhas sociais, todos se levantam e bradam aos 4 ventos: "Eles fazem isso por votos!", agora, quando eles visam aprovar uma lei que, querendo ou não, vai calar a boca de uma parte da população em benefício de outra, aí todos dizem "Verdade... tá certo... finalmente políticos honestos que não querem votos!"

Confesso que o argumento é fraquíssimo, mas francamente, não considero isso certo.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# mai/11
· votar


Todo mundo é baitola, e tenho dito.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


O pior é que neste caso eles acabam sujando o nome de muita gente que não tem nada ver com nada disto. É massiva a quantidade de evangélicos que fazem uma interpretação grotescamente errônea do texto bíblico.
Daqui mesmo da minha cidade (crivada de "templos" destas religiões) garimpa-se pérolas incíveis das doentias mentes que as elaboram.
Homofobia é algo totalmente anti-cristão e preconceituoso, ou seja, exatamente aquilo que o cristão não deve ser. Portanto, quando uma bancada responsável por representar cristãos, emite ações desta jaez, a única reação que pode provocar a um cristão é a decepção.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer

Pois é, cara. Também acho que ninguém pode forçar ninguém a aceitar nada.
Ninguém pode chegar para mim e dizer que ao ver dois homens se beijando eu deva aplaudí-los ou que eu não deva sentir o estômago embrulhando.
Agora uma coisa é preconceito, e outra coisa são as ações que estes pensamentos provovocam, como por exemplo casos de violência e até assassinatos contra os homossexuais. A segunda é o mais puro crime, que por sua vez deve ser combatido.
Evidentemente que alguns países e - no nosso caso - políticos que chegam a extremos, como uma tal de PL ******, que previa que ninguém poderia se manifestar contrário a uma manifestação homossexual em qualquer lugar que fosse.
Isto sim é que é inconstitucionalidade.

Penta_Blues
Moderador
# mai/11
· votar


Boa noite!!!

Gaiteiro15
Pois é, cara. Também acho que ninguém pode forçar ninguém a aceitar nada.
Por isso que o Bolsonaro diz que o próximo passo é aceitar o Pedofilia...
Assim como existem segmentos que são a favor e defendem a causa, é direito de outros segmentos serem contra e se manifestarem desta forma.
Por que só os homosexuais têm o direito de se manifestar e os heteros não?
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Igreja é uma coisa e Estado é outra. Foram separados há tempos, graças a Deus.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Penta_Blues

É, assim como todos tem o direito de dizer o exato inverso do que ele diz, ele tem todo direito de dizer o que ele diz, até porque, foi eleito...

He is not alone.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Se homossexual trabalha, paga imposto, é mais do que justo que sejam respeitados os seus direitos, porque antes de qualquer orientação sexual são cidadãos.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Antigamente nosso problema era "as minorias". Dizia-se: não podemos nos submeter às decisões de uma minoria (no caso a junta militar que governava o país). Mas por conta dessa tese criou-se jargões de rejeição às minorias, que até passou a ser empregado para todos os casos, inclusive para aqueles sem conotação política. Hoje, parece que o "mau" é a maioria. Os homosexuais formam grupos, associações, loby e querem impor seus costumes (diga-se, costumes de gosto duvidoso) à maioria.

Consulte a população sobre esse tema para ver se "a maioria" aprova? Ora bolas. Parece que a idéia de democracia é a prevalecença das regras de menor quorum. Nós realmente começamos a parecer com Cuba.

Ter leis que punem quem usa violência contra homosexuais isso é legítimo e necessário, agora criar proteção contra suposto preconceito, isso já é disvirtuar o estado de suas funções.

Para mim existe dois tipos de preconceitos que são cruéis e convardes: o preconceito racial e aquele praticado contra o deficiente físico. Só e ponto!

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Pedro_Borges

Aproximadamente isto.

Penta_Blues
Moderador
# mai/11
· votar


Boa noite!!!

Gaiteiro15
Eu não sei se me fiz claro, mas o meu ponto de vista é que sou contra o preconceito, apesar de não achar homosexualismo algo correto, mas sou absolutamente contra uma lei que força vc a aceitar algo e criminaliza a sua opinião contrária.
Toda lei força vc a algo, se não não seria lei...rs, mas privar vc de ter uma opinião e ainda por cima criminalizar tal opinião é coisa de censura maior até que nos tempos da tal "ditadura militar"...

LeandroP
Se homossexual trabalha, paga imposto, é mais do que justo que sejam respeitados os seus direitos,
Pedófilo faz isso tb, meu camarada. E alguns dizem até que se trata de uma "doença" assim como o drogado que tb tem que ser considerado um "doente"...

Eu não concordo com a orientação sexual do homosexual, não sou homosexual e no meu ponto de vista não é nem natural isso, pois é mais um problema mental do que físico; só não concordo com o fato de que se eu disser isso posso ser preso por discriminação. Concordo, no entanto, que são cidadãos e merecem todo o meu respeito.

Valeu!!!

Pedro_Borges
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Penta_Blues

Pedófilo faz isso tb, meu camarada. E alguns dizem até que se trata de uma "doença" assim como o drogado que tb tem que ser considerado um "doente"...

Tu bateu no ponto!

fernando tecladista
Veterano
# mai/11
· votar


é interessante como o ser humano é preocupado com o brioco alheio

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Penta_Blues
Eu não sei se me fiz claro, mas o meu ponto de vista é que sou contra o preconceito, apesar de não achar homosexualismo algo correto, mas sou absolutamente contra uma lei que força vc a aceitar algo e criminaliza a sua opinião contrária.
Toda lei força vc a algo, se não não seria lei...rs, mas privar vc de ter uma opinião e ainda por cima criminalizar tal opinião é coisa de censura maior até que nos tempos da tal "ditadura militar"...



E eu concordo em inteiramente tudo.

A minha religião (Catholic Church) diz mais ou menos isto que tu disseste. O Homossexual merece todo o respeito, mas não POR SER homossexual, mas por ser uma pessoa. As causas que levam ele a esta opção anti-natural são frutos talvez de uma patologia desenvolvida durante a gestação ou até a infância. O que acontece é que tentam fazer com que aceitemos como algo normal, o que definitivamente não é.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Agora uma coisa é preconceito, e outra coisa são as ações que estes pensamentos provovocam, como por exemplo casos de violência e até assassinatos contra os homossexuais. A segunda é o mais puro crime, que por sua vez deve ser combatido.

Exatamente. Pra mim, esses grupos que se intitulam "minorias" parece quem querem se isolar da sociedade, chamando a si mesmos de vitimas e criando todo esse "dragão" de preconceito que mexe com a imaginação das pessoas. Some isso à mídia manipuladora e a falta de caráter de muita gente e pronto... ta aberta a caça às bruxas...

Penta_Blues

Só por curiosidade mesmo... porque voce é contra o homossexualismo? (ou melhor dizendo, por que não é favor dele)

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Penta_Blues

Não posso comparar pedofilia com homossexualismo. O primeiro eu considero crime, dependendo das circunstâncias. Um cara de 20 anos com uma garota de 17 pra mim algo normal, mas pra lei um é maior de idade e o outro é menor de idade.

Não me preocupa, não me afeta, não muda a minha vida em nada o homossexual ter seus direitos como cidadão respeitados.

Eu ficaria preocupado se homossexualidade passase a ser uma obrigação... Aí eu me esconderia numa caverna.

Não acho certo esta falta de respeito gratuita só porque o cidadão gosta de pessoas do mesmo sexo. Se isto é uma doença a gente não pode afirmar.

Só que da mesma forma que eles exigem que seus direitos sejam respeitados, eles precisam saber que também precisam respeitar os que são heteros. Temos direitos e deveres, e acho que o dever deve vir primeiro.

é interessante como o ser humano é preocupado com o brioco alheio

O meu só tem uma função, mas tem gente que aproveita pra outras finalidades.... Agora, quem sou eu pra julgar.

Eu tenho dois pulmões e encho eles de fumaça, todo dia.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Penta_Blues
no meu ponto de vista não é nem natural isso

Mas é natural. Os animais tem este tipo de comportamento. E por ironia, até aonde eu sei (pode ser uma balela) os únicos animais que não apresentam este comportamento são os veados... Que ironia heuahuheae.

Penta_Blues
Moderador
# mai/11
· votar


Boa noite!!!

Kobberminer
Resumidamente porque considero um desvio de personalidade.
As implicações disso e suas consequências têm justificativa de ordem filosófica, o que abriria um debate que considero não ser o caso de abordar, por isso vou ficar te devendo uma explicação mais detalhada sobre os motivos que me levam a não ser a favor do homossexualismo (agora escrevi direito...rs).
Com relação a achar que não é natural, meu argumento é que se todos resolvessem "virar" homossexuais, a raça humana seria extinta em 90 ou 100 anos por opção e não por seleção natural, portanto não é algo natural...

Valeu!!!

Pedro_Borges
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
...eles exigem que seus direitos sejam respeitados

Sim. E só isso não bastaria? Porque querem que eu me mantenha privado de minhas idéias?

Vou concordar como o Bolsanaro, num ponto. Daquí a pouco, em nome do combate ao proconceito, nossos filhos terão matéria de educação homosexual nas escolas.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
E por ironia, até aonde eu sei (pode ser uma balela) os únicos animais que não apresentam este comportamento são os veados... Que ironia heuahuheae.

Deus, o Grande Trollador do Universo

Penta_Blues
Moderador
# mai/11
· votar


Boa noite!!!

LeandroP
Mas é natural. Os animais tem este tipo de comportamento.
Não é cara, pois à excessão dos homens, dos bonobos e dos golfinhos, animais só fazem sexo pra reprodução, não por prazer. Relacionamento homossexual preesupõem prazer e não reprodução.
Quando se vê um cachorro macho montando em outro, por exemplo, significa comportamento de submissão e dominância, pois se bem observado, não se verifica a penetração...
Não se trata de um relacionamento ou comportamento sexual.
Valeu!!!

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Penta_Blues

eu já tive dois cachorros homossexuais.

Penta_Blues
Moderador
# mai/11
· votar


Boa noite!!!

Gaiteiro15
eu já tive dois cachorros homossexuais.
E o que dizer daqueles que dão aquela "catracada" na perna do dono de vez em quando?
Homossexualismo interracial?...rs
Valeu!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Só pra esclarecer alguns pontos, utilizando conhecimentos obtidos por uma amiga tão odiada aqui no fórum:

Homossexualismo acontece sim entre os mais variados animais, com os mais variados motivos. Muitas vezes é até benéfico para a reprodução da própria espécie.

Aqui temos alguns exemplos em que ocorrem naturalmente e trazem benefícios e explicações:

Homossexualidade ajuda a moldar evolução, diz estudo

Exemplo 1

Exemplo 2

Por outro lado, também ocorre de maneira artificial, por conta de desequilíbrios, trazendo problemas para as espécies envolvidas:

Substância poluente, mercúrio faz com que aves adotem comportamento homossexual

Temos até casos em que, em laboratório, foi possível remover a opção sexual de certos animais e depois devolvê-las.

http://blogs.discovermagazine.com/notrocketscience/2011/03/23/low-sero tonin-mice-less-choosy-about-sex-of-partners/

Enfim, onde quero chegar é que em cada um destes casos, tanto no que ocorre natural, quanto no que não ocorre naturalmente, cada um teve seus motivos específicos, o que significa que o fato de uma espécie realizar o homossexualismo não implica que seja um comportamento natural para outra.

Seguindo a linha de raciocínio de alguns que eu vi por aí, é o mesmo que afirmar que está tudo bem a mulher matar o homem depois do ato sexual, afinal, algumas aranhas também fazem isso, então é natural.

Errado!

Não importa se as garças são naturalmente homossexuais, isso não é uma prova de que o homossexualismo é natural também para a espécie humana.

Também, por estes exemplos, podemos ver algumas formas de que o homossexualismo é benéfico para a evolução das espécies, o que retira a certeza de alguns ao afirmar que o homossexualismo é contra-evolutivo e culminaria com a extinção da espécie.

Enfim, só queria dizer isso, não pretendia dar respostas a outras questões.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


E se quiserem ir além, o fato de existirem animais que naturalmente apresentam o comportamento homossexual, inclusive com benefícios para a espécie, não implicaria dizer que o homossexualismo é uma coisa de deus, para quem acredita na existência desta entidade?

McBonalds
Veterano
# mai/11
· votar


Eu acho que homossexuais deveriam ter o mesmo respeito dispensado pelo Estado a deficientes físicos, por exemplo.

Ora, eu não vejo ninguém criticando leis que obrigam o Estado a prover rampas de acesso a cadeirantes, por exemplo, nem aquela lei que permite que os cegos entrem em locais coletivos com seus cães guia. De acordo com o raciocínio de alguns, essas pessoas também não seriam minorias? E acolhê-las na sociedade não seria ir contra a lei natural, que diz que elas deveriam ser eliminadas por seleção?

E, ainda de acordo com o raciocínio de alguns, o fato de se obrigar a sociedade a se adaptar a uma minoria não seria anti-democrático? Não seria opressão também?

A situação é exatamente a mesma. Nem homossexuais nem deficientes físicos, escolhem ser o que são. Por isso essas pessoas merecem o mesmo respeito que é dispensado à maioria.

Também não sou homossexual e nem me agrada ver casais desse tipo poraí, mas isso não justifica pisar em cima do direito alheio de fazer o que quer da própria vida.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


é interessante como o ser humano é preocupado com o brioco alheio

+1

close topic

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Evangélicos impedem votação do projeto que criminaliza homofobia