Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
Jason
Veterano
# jan/08
· votar


pag. 3

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar


Racismo é diferente de Preconceito

adnz
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que comparar racismo para com brancos ou japoneses com o racismo existente com os negros é infeliz.
Das três raças, a única que foi visívelmente explorada, maltratada, machucada, ridicularizada e etc. foi a raça negra. E isso foi feito em sua maioria pelos brancos.
É no mínimo NORMAL que ainda exista racismo e que pelo lado dos negros ainda exista desconfiança de que todos os brancos têm o mesmo pensamento racista, dada a situação citada anteriormente.

Sei lá, tem gente que até leva na boa, negros mesmo, sabem que é brincadeira, assim como os judeus não se sentem (ou pelo menos não deveriam se sentir) ofendidos com as piadas que os envolvem... O problema é quando ultrapassa o limite de só piada, eu acho...

Muito bom, tem que sempre levar na boa. Mas sempre existem os que passam os limites de todo bom senso existente (ou não) e acabam fazendo merda, ofendendo seriamente o outro.

P.K. Marra Pinto
Veterano
# jan/08
· votar


adnz


Acho que comparar racismo para com brancos ou japoneses com o racismo existente com os negros é infeliz.


Não acho não. E daí que 200 anos atrás negros eram escravos? Hoje em dia não são mais, não tem nada a ver... o problema é a sociedade que leva as pessoas a serem preconceituosas, se NUNCA fosse tocado no assunto da diferença racial não existira preconceito, aposto. Seria como a cor do cabelo, por exemplo... no máximo uma zuação para com as loiras ehhe...

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


E os séculos de trabalho servil por parte dos brancos???

P.K. Marra Pinto
Veterano
# jan/08
· votar


james_the_bronson

Exato. =D

izack darck
Veterano
# jan/08 · Editado por: izack darck
· votar


B.Frusciante

Racismo é preconceito, só que preconceito a uma categoria social específica, uma característica.

adnz


Muito bom, tem que sempre levar na boa. Mas sempre existem os que passam os limites de todo bom senso existente (ou não) e acabam fazendo merda, ofendendo seriamente o outro.


O Problema é que pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Ninguém gosta de servir, e ver todo seu povo, servindo de chacota. Esse tem que acabar com o mal pela raíz mesmo.

O preconceito de cor ainda é mais complexo que o de sexo, pois o de ordem sexual vc sabe que o sujeito as vezes agride pq tem tara naquilo, um desejo reprimido que acaba se transformando em ódio. Já o de cor, é um simples fato de cor de pele diferente, que ocasiona o ódio do outro. Um exemplo: dois caras podem ser flameguistas, gostarde mulher, serem formados em engenharia, gostar de fórmula 1 e serem vizinhos. O que poderia ser uma grande amizade por causa de tantas características em comum acaba virando um ódio mortal, simplesmente porque um deles é negro.
Isso sim é foda.

adnz
Veterano
# jan/08
· votar


P.K. Marra Pinto
se NUNCA fosse tocado no assunto
Situação hipotética que foge da realidade. O assunto é tocado pois foi algo que aconteceu e que faz parte da história do mundo. Não há como simplesmente ignorar um fato tão grande desses que envolveu boa parte do mundo naquela época e que tem resultados que estão presentes no mundo atual, como o próprio racismo.

P.K. Marra Pinto
Veterano
# jan/08
· votar


adnz

Tá, você acha que os negros foram os únicos a serem escravizados? Na verdade longe disso... eles foram apenas "mais um(a)" povo/raça, são os mais recentes, só isso... O que passou, passou, que venha o futuro, importemos-nos com o agora.

Hoje em dia negros não são mais escravos e eu sou totalmente a favor disso, inclusive, acho racismo uma idiotice tremenda, mas o preconceito existe, e não existe somente para com negros, na forma de racismo. Existe em tudo quanto é forma, então, por que ser diferente com os negros? Por que uma piada com negros pode ser considerada crime, enquanto uma que é com japoneses não passa de descontração?

O que eu não aceitaria seria alguém realmente passar dessas piadas e realmente passar a se achar no direito de inferiorizar os outros. Isso sim, acontece; e denovo, não acontece só com os negros. Acontece com os homossexuais, acontece com as mulheres, etc...

adnz
Veterano
# jan/08
· votar


Me desculpe, mas os japoneses não foram arrastados do país deles para outros continentes para servirem de escravos.

P.K. Marra Pinto
Veterano
# jan/08
· votar


adnz

Me desculpe, mas os japoneses não foram arrastados do país deles para outros continentes para servirem de escravos.


Quer dizer que ser escravo na horta da sua casa e ser escravo na horta da casa do vizinho são coisas diferentes? Onde foram escravos não importa, ser escravo é horrível, e de qualquer jeito, ou onde for.

anonymous4
Veterano
# jan/08
· votar


Atitudes como cotas ou uma juíza falando que preconceito de negro contra branco não é crime me deixa perplexo.

Bom o assunto é bem extenso pq tem a maioria dos politicamente correto defendendo essas medidas e a contrapartida conservadora.
Então vou deixar vocês a vontade se degladiarem até o final do tópico que não vai ter uma solução.
Abraços

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Veja este tópico, que eu criei há algum tempo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/173304/


Ao meu ver, aqueles que mais divulgam e torna evidente o preconceito, são justamente as associações pró-<coloque aqui uma raça>, sejam negros, índios, pardos, o que for.

A maioria das pessoas hoje nem pensa muito se fulando é branco, negro, o que for. E isto é bom. Quando as coisas começam a entrar no eixo, vem um idiota e coloca em evidência a questão do racismo defendendo cotas, criando associações pró-negros, falando que certos termos são politicamente incorretos, etc.

Peguemos o exemplo:
Tem muito negro - sobretudo os por trás de associações pró-negros - que exigem serem chamados de afro-brasileiros. Se isto pegar, eu exijo ser chamado de euro-brasileiro, ou, sendo mais específico, ítalo-brasileiro. Afinal de contas, se pode para eles, porque não pode para mim?

A própria legislatura é preconceituosa ao usar o termo legal "racismo". "Racismo" subentende-se preconecito por raça. No entanto, do jeito que eu aprendi, somos todos homo sapiens sapiens, ou isto já mudou? Um negro não é da mesma raça que um caucasiano, apesar da cor da pele? Não é possível de haver mistura genética? Qual a diferença então? O termo correto não seria preconceito? Alguém me explique, pois sou burro neste aspecto.

Por outro lado, não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que não existe preconceito. Existe sim, e muito, mas em muitos locais, em muitos grupos, pessoas já passaram a enxergar além da cor da pele, e tanto faz se é branco, negro, mulato, pardo, cafuso, mameluco, o que for. É ser humano.

Ficar colocando em evidência a questão do racismo - como fazem tantas associações - é mais uma forma de dizer que não apenas existe o racismo, mas ao mesmo tempo justificá-lo, dando novo fôlego.

E quanto a gordos? Eles também são alvos de preconceito. E os deficientes? E os carecas? E os anões? E os que usam óculos? Todos que fogem à norma que a sociedade estabeleceu, são alvos de preconceitos.

LuizJu88
Veterano
# jan/08
· votar


Todo mundo é racista...sem excessões =]

Paula Allen
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Concordo. Meu pai é negro e nunca sofreu esse tipo de preconceito, acho besteira ficar evidenciando essas coisas na Tv, desse modo nunca vai passar, pelo contrário tem sempre um jovem que bonito e quer passar pra frente, como na época do filme OLga, em que surgiu um monte de neo-nazistinha.

_Raulzito_
Veterano
# jan/08
· votar


E viva os Panteras Negras! \o/

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


adnz
Das três raças, a única que foi visívelmente explorada, maltratada, machucada, ridicularizada e etc. foi a raça negra. E isso foi feito em sua maioria pelos brancos.

Falou merda, muita merda, sem conhecer nada de história.

Estude um pouco a história da Ásia, para você ver que sempre houveram povos sobrepujados à opressão de outros. Japoneses já foram escravos de chineses. Chineses já foram escravos de japoneses na segunda guerra, na Manchúria, e depois vice-versa.

E quanto aos judeus que foram obrigados a trabalhar em campos de concentração? Quantos não morreram de forma brutal?

Este lance de falar de escravidão já é coisa do passado.

A sociedade atual não tem mais nenhuma dívida com negros por causa de algo que já acabou há 120 anos. Eu, pelo menos, não sinto isto. Eu não participei do processo escravagista - e ninguém que eu conheça participou - portanto nenhum de nós deve nada a ninguém por causa de escravidão. Não concordei com ela, foi uma mancha histórica, mas acabou.

Ser pobre e excluído da sociedade já deixou há muito tempo de ser exclusividade de escravos recém-libertos. Hoje qualque minoria étnica está - no Brasil - a ser igualmente pobre e excluída, pois é assim que o Brasil se caracteriza hoje.

Parem de chorar o leite derramado. Escravidão acabou e pronto. Se for para ficar reclamando algo de 120 anos atrás, eu, como brasileiro, quero cobrar uma dívida de todos os portugueses pelo ouro, pau-brasil e pedras preciosas roubados de meu país. Como mineiro, quero que paulistas e cariocas devolvam os minerais valiosos que foram roubados de nossas minas há 200 anos. Mas foda-se. O passado ao passado pertence. Quem fica olhando pro passado perde um ótima chance de vislumbrar o futuro. Acorde.

Dogs2
Veterano
# jan/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Cotas para negros não vão diminuir o preconceito e muito menos aumentar a qualidade de ensino do Brasil. Não vejo nenhuma importância nelas.
Se existem mais brancos em universidades, a culpa com certeza não é da prova do vestibular, afinal ela só avalia(va) o grau de conhecimento, não a cor da pele.
É chato e repetitivo falar isso, mas o Estado só existe pra quem tem grana. A escola pública existe, mas ela não te oferece recursos para entrar na universidade pública, só entra na universidade (salvo raras exceções) quem tem grana pra bancar um bom ensino.
O ideal é fazer um levantamento (não sei se o IBGE já fez isso) estatístico pra saber se existem mais negros em escolas públicas do que particulares. Pra mim isso parece óbvio que sim, mas pra ter certeza é bom fazer o levantamento.
Caso exista mais negros em públicas e mais brancos em particulares, está explicado o porquê das universidades terem mais alunos brancos do que negros: os negros, com a família sem condições financeiras, acabam por estudarem em escolas públicas. Sem querer bancar o Cristóvam Buarque, mas o problema tá na educação. No ensino primário público mais especificamente.

Odisseu
Veterano
# jan/08
· votar


Dogs2
Concordo com o que você disse. O problema está todo na educação.

O que eu acho que foi uma solução boa, foi o que a UFMG fez em BH. Eles vão dar 10% de pontos a mais para os alunos que estudaram em escola pública. Assim eles beneficiam quem não tem dinheiro mesmo, independente de ser branco, amarelo, azul, preto, rosa, laranja.


Pequena observação (questão de descriminação): Esse papo de "não gosto de veado"; "quem bom que estão morrendo com bactécia". Aqui no forúm é proibido até fazer apologia de download, mas referir-se a homossexuais de forma ofensiva pode? E as criancinhas que entram aqui...?

Space Ace
Veterano
# jan/08
· votar


no topico tudo é muito bonito , muito legal e todo mundo diz com a boca cheia "racismo?? cruzes, q horror, eu nao sinto isso nem um pouco" mas essas mesmas pessoas numa situação hipotetica, estao andando numa rua deserta e percebem que mais à frente, na calçada direita tem tres negros encostados na parede, e na calçada esquerda tem tres brancos parados na parede tb.........eu duvido q, por mais consciente q seja a pessoa ela nao vai ter um pensamento, o mais profundo q seja, em evitar a calçada direita por achar q sao ladroes..........tem uma grande diferença entre se dizer nao-racista e realmente pensar desse jeito.........tem muita hipocrisia nesse assunto

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Space Ace
matou a pau
sem mais
close topic

_Raulzito_
Veterano
# jan/08 · Editado por: _Raulzito_
· votar


Vocês já assistiram o filme Crash - No Limite? Tem uma visão interessante sobre racismo.

Dogs2
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
A maioria das pessoas hoje nem pensa muito se fulando é branco, negro, o que for. E isto é bom. Quando as coisas começam a entrar no eixo, vem um idiota e coloca em evidência a questão do racismo defendendo cotas, criando associações pró-negros, falando que certos termos são politicamente incorretos, etc.

Minha irmã faz Serviço Social, e a gente sempre entra nesse tipo de discussão, nós temos opiniões contrárias e eu SEMPRE falo isso que vc disse pra ela.

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


_Raulzito_
Vocês já assistiram o filme Crash - No Limite? Tem uma visão interessante sobre racismo.

Exatamente, mostra que na verdade existe muito mais falhas de comunicação e de entendimento do que racismo.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Não estou muito a fim de participar desta discussão. Mas só para apimentar um pouquinho as coisas, será especialmente interessante se alguém tiver dados e números:

Comparem a porcentagem habitantes na Bahia que são negros, e compare com a porcentagem de cantores de renome nacional de música baiana que sejam negros. Principalmente mulheres.

Nunca corri atrás de dados... mas isto me veio em mente vendo a Cláudia Leite na TV no final de semana. Cantora de música baiana branca, ariana, loira, com Leite no nome, rsssss. ^_^


..............................................
Visitem meu Fotolog: Lofwyr Pictures.
"Your words but a whisper, your deafness a shout." - Ian Anderson.

adnz
Veterano
# jan/08
· votar


Falou merda, muita merda, sem conhecer nada de história.

Estude um pouco a história da Ásia, para você ver que sempre houveram povos sobrepujados à opressão de outros. Japoneses já foram escravos de chineses. Chineses já foram escravos de japoneses na segunda guerra, na Manchúria, e depois vice-versa.

E quanto aos judeus que foram obrigados a trabalhar em campos de concentração? Quantos não morreram de forma brutal?

Este lance de falar de escravidão já é coisa do passado.


Judeus também sofrem algum tipo de preconceito ainda.
Só estou apontando fatos que levaram a situação que hoje existe em relação aos negros.

no topico tudo é muito bonito , muito legal e todo mundo diz com a boca cheia "racismo?? cruzes, q horror, eu nao sinto isso nem um pouco" mas essas mesmas pessoas numa situação hipotetica, estao andando numa rua deserta e percebem que mais à frente, na calçada direita tem tres negros encostados na parede, e na calçada esquerda tem tres brancos parados na parede tb.........eu duvido q, por mais consciente q seja a pessoa ela nao vai ter um pensamento, o mais profundo q seja, em evitar a calçada direita por achar q sao ladroes..........tem uma grande diferença entre se dizer nao-racista e realmente pensar desse jeito.........tem muita hipocrisia nesse assunto

Interessantíssimo;

Dogs2
Veterano
# jan/08
· votar



no topico tudo é muito bonito , muito legal e todo mundo diz com a boca cheia "racismo?? cruzes, q horror, eu nao sinto isso nem um pouco" mas essas mesmas pessoas numa situação hipotetica, estao andando numa rua deserta e percebem que mais à frente, na calçada direita tem tres negros encostados na parede, e na calçada esquerda tem tres brancos parados na parede tb.........eu duvido q, por mais consciente q seja a pessoa ela nao vai ter um pensamento, o mais profundo q seja, em evitar a calçada direita por achar q sao ladroes..........tem uma grande diferença entre se dizer nao-racista e realmente pensar desse jeito.........tem muita hipocrisia nesse assunto


Mas isso é racismo? Eu vejo isso mais como outro tipo de preconceito

GAROTA
Veterano
# jan/08
· votar


Começo colocando a questão do sistema de quotas nas faculdades em aberto. Dêem sua opinião, sempre respeitando, por favor.

abrir quotas é o mesmo que dizer que os negros não têm capacidade para competir com os brancos ^^

se eu fosse negra, não aceitaria entrar numa facul pelas quotas..

Atum Bluesman
Veterano
# jan/08
· votar


Começo colocando a questão do sistema de quotas nas faculdades em aberto. Dêem sua opinião, sempre respeitando, por favor.
Sou a favor pois ameniza a diferença social.(depois escrevo mais sobre como penso a cota)

abrir quotas é o mesmo que dizer que os negros não têm capacidade para competir com os brancos ^^
Veja o número de negros e de brancos em universidades, você acha então que existem menos negros por falta de capacidade deles?

Tiruk
Veterano
# jan/08 · Editado por: Tiruk
· votar


Essa questão é muito ampla

Rola tb o próprio racismo entre pretos (como disse, negro não é cor, se chamam de "branco" e não de "claro", não é certo chamar de "negro"), não aceitando sua raça (e na minha opinião, o conceito de raça é válido, pois não é só a cor da pele que muda, por exemplo o cabelo, a face, etc.).

Acho que esse tópico não vai longe, pq daqui a pouco vão começar as brigas. Podem inclusive entender qualquer post daqui como racista (inclusive o meu), o que não vai ser legal.

Melhor fechar, igual o outro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito