Racismo ou inclusão social?

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# out/07


Vocês viram ontem no jornal nacional a reportagem sobre a UNIPALMARES? É uma universidade voltada para negros, em que mais de 85% dos alunos são negros, e há sistema de cotas para negros.

Isto, por si só, já não é uma forma de segregar os negros, de racismo? Como é para negros, chama-se inclusão social.

Se alguém abrisse uma universidade explicitamente voltada para brancos, ou para euro-brasileiros, para caucasianos, esta pessoa seria presa em menos de 10 segundos, acusado de racismo e até de nazismo. Porque para negros pode, e para brancos não? Não somos todos BRASILEIROS? Onde está a isonomia, a igualdade?

Somos todos BRASILEIROS ou vamos criar um sistema de aparteid, de segregação às avessas?

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


Braaabo...

Outro dia eu vi anunciando aqui uma festa "Just Black" ó negros entravam. Aí uma galera organizou a festa "Just White" e o juiz ão autorizou, auhauhha

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
universidade voltada para negros
chama-se inclusão social.
engraçado isso... se é uma universidade pra negros, como podem chamar de inclusão social, se ao invés de inclui-los na sociedade, estão separando? (ao menos foi o que eu entendi)

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


CheshireCat
se ao invés de inclui-los na sociedade, estão separando? (ao menos foi o que eu entendi)

Você entendeu certinho!
É meio paradoxal isto. Por isto que eu acho que é mais segregação do que inclusão.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


eu acho...

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
eu não manjo muito disso, sinceramente... esse lance de cotas pra negros seria porque presume-se que eles vêm de famílias mais pobres e, consequentemente, de escolas públicas, onde o ensino é mais "fraco"?
não seria melhor investir no ensino público desde o primário? =\

ham_ham
Veterano
# out/07
· votar


Sistema de cotas pra mim é uma forma de discriminação racial... ou esse sistema, de alguma forma, não separa os 'brancos' dos 'negros'??

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


no caso uma grande maioria dos negros temem o racismo constante... e por isso culpam a história por isso...
por exemplo:

brancos tem orgulho de serem brancos (euro-brasileiros, caucasianos e etc) porem não precisam expor isso a sociedade e mto menos separar brancos de negros.
os negros tbm tem orgulho de serem negros, porem a história deixou sua marca (q ainda atinge em menor quantidade) do racismo, sempre irá existir alguem q julga a pessoa pela cor da pele... mas isso não quer dizer q criar faculdades, instituições, ONG's voltadas somente a negros q vai ajudar. na minha opinião quando isso acontece querem mostrar q são contra o racismo.. mas são racistas em relação aos brancos, pois estão eles fazendo o jogo q faziam os brancos no passado: exluíam.
Tipo, vc ve um cara com uma camiseta : 100% negro
isso é normal...
agora pega um com a mesma camiseta só q ao contrário (100% branco)... fodeu pro cara (como exemplo do Simonetti)

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


CheshireCat
Sim

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


bom falando sobre o tópico:

esse assunto é muito polêmico neh cara..

primeiro porque todos nós brasileiros temos sangue negro devido a miscigenação das raças...tanto é que num exame pra bolsista se você alegar que é negro eles não podem constestar..Portanto teoricamente eu teria direito a essa cota ( eu hein?! que sou branca do olho claro)

Então olha que controverso..olha como o Brasil é controverso.

Enquanto brasileiros, somos mestiços, portanto não concordo com essa cota pra negros porque conheço muita gente "branca" que não tem condição de bancar estudo privado e não está fazendo facul por isso.

Acho que essa é uma medida paleativa que não se encaixa na realidade brasileira, pois acredito que o racismo não é determinante em nossa terra. O cara pode facilmente alegar isso e ter seus direitos preservados caso seja submetido a ese tipo de situação.

é igual essa questão de cotas para quem estudou em escolas públicas..cara isso tbm é um absurdo, afinal, o que precisamos é melhorar o ensino médio público e não reservar cotas em faculdades para alunos oriundos dessas instituições. Outra medida paleativa...mas que definitivamente não é a solução ideal!

kiki
Moderador
# out/07
· votar


pra mim, cota pra negros é racismo.

CheshireCat
esse lance de cotas pra negros seria porque presume-se que eles vêm de famílias mais pobres e, consequentemente, de escolas públicas, onde o ensino é mais "fraco"?
sim, mas aí voce ta dizendo que negro é pobre. existe negro rico, e pobre branco.
e existe cota pra escola publica, que eu acho um pouco mais justificavel.

mas realmente, o lance seria melhorar a escola publica, pra nao precisar dar uma "ajudinha" depois na universidade.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


luis_loko
no caso uma grande maioria dos negros temem o racismo constante...
e acham que cota vai diminuir isso por que vai "incluir" o negro no meio "branco". mas acontece que o pessoal de cotas é visto meio torto tambem.

precisa é educar o povo pra não ser racista nem preconceituoso.
por que negro é mal visto e japones não?

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha
é igual essa questão de cotas para quem estudou em escolas públicas..cara isso tbm é um absurdo, afinal, o que precisamos é melhorar o ensino médio público e não reservar cotas em faculdades para alunos oriundos dessas instituições. Outra medida paleativa...mas que definitivamente não é a solução ideal!
quanto às cotas pra escolas públicas, eu sou a favor... pelo menos como medida provisória...
vamos pegar como exemplo a unicamp, universidade pública... muita gente quer entrar lá por causa do nome dela... muita gente faz cursinho pra entrar lá...
agora vamos pegar alguém que só estudou em escola pública, não tem condições de pagar faculdade particular, não tem condições de pagar cursinho... a única chance que ele tem de estudar é numa universidade pública... e um monte de gente com condições de pagar uma particular vai lá e toma a vaga dele, que não teve oportunidade de fazer ensino médio num colégio bom =\
mas como eu disse, pra não precisar disso, o melhor seria investir desde o começo na escola pública... e não pensar nisso quando o cara vai prestar uma faculdade...

kiki
sim, mas aí voce ta dizendo que negro é pobre. existe negro rico, e pobre branco.
exatamente, por isso eu disse "presume-se"...

kiki
Moderador
# out/07
· votar


CheshireCat
:-P
quando eu disse mas aí voce ta dizendo que negro é pobre, eu não quis dizer voce, voce, moça. eu quis dizer você no sentido do cara que inventou as cotas!

sobre as cotas pra escola publica, eu vi uma defesa razoavel, de um professor da faculdade de direito d usp.
ele dizi que tem muito aluno que entrou na faculdade, mas que não leva sério. é inteligente, mas acaba avacalhando.
ele acha que dar algo como 10% das vagas pra alunos de escola publica permitiria alunos esforçados (e pra ir bem em escola publica tem que se esforçar mesmo, sei por experiencia propria), que com certeza se dedicarão.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


luis_loko
e por isso culpam a história por isso...

Pois é... a história já acabou há muito tempo. Em 13 de maio de 1888, para ser exato. Já não era hora de deixar isto pra trás e tocar o barco? Aconteceu um fato horrendo na história em relação aos negros? Sim, mas pronto, acabou.

É como a mentalidade na Alemanha: não foram os atuais jovens alemães quem cometeram o holocausto. Não é culpa deles o que houve, bem como não é culpa nossa o que houve no Brasil há mais de 120 anos. Perdoa-se, esquece-se, e pronto. Todos sabem o que houve no holocausto, mas nem alemães nem judeus ficam remoendo o passado para conseguir alguma vantagem em cima disto. Perdoa-se, esquece-se e viva a vida. Judeus e alemães hoje vivem numa harmonia tranquila.

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


kiki
precisa é educar o povo pra não ser racista nem preconceituoso.

acho q pra reeducar o povo teria q começar pela educação infantil, ensino fundamental.
apagar dos livros de história das crianças (e mais jovens) a parte dos navios que traziam escravos e tal. só contar tal história quando fossem mais velhos (com personalidade formada).
existem tantos arquivos da história dos país que nunca saíram de Portugal (da eupora em si) ow de museus da história do Brasil, e arquivos que contam de forma clara (nua e crua).

mas talvez isso nunca vai mudar, se uma familia vem de gerações excluindo outros povos ow raças, sempre vai ter alguem q vai passar o lado errado da coisa... e num país de ignorantes como o Brasil isso não muda...

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


kiki
ele acha que dar algo como 10% das vagas pra alunos de escola publica permitiria alunos esforçados

Não é exatamente isto que o ProUNI é?

No entanto, ao invés do governo arcar com os custos de sua incompetência, o governo, através do ProUNI, transferiu para as instituições privadas a responsabilidade pelas vagas de proUni.

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


CheshireCat


eu concordo com você por isso que disse: é uma medida paleativa...não é a solução de maneira nenhuma, o que os Brasileiros sem condições merecem é de ensino público de qualidade!!

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Pois é... a história já acabou há muito tempo. Em 13 de maio de 1888, para ser exato. Já não era hora de deixar isto pra trás e tocar o barco? Aconteceu um fato horrendo na história em relação aos negros? Sim, mas pronto, acabou.

É como a mentalidade na Alemanha: não foram os atuais jovens alemães quem cometeram o holocausto. Não é culpa deles o que houve, bem como não é culpa nossa o que houve no Brasil há mais de 120 anos. Perdoa-se, esquece-se, e pronto. Todos sabem o que houve no holocausto, mas nem alemães nem judeus ficam remoendo o passado para conseguir alguma vantagem em cima disto. Perdoa-se, esquece-se e viva a vida. Judeus e alemães hoje vivem numa harmonia tranquila.


então Simonetti, agora vc foi mais longe... se eu dei apenas o exemplo do Brasil como um país ignorante, errei. O mundo foi, e sempre será ignorante, exemplos não faltam.
Em nome da democracia, diplomacia, a cultura dos povos e etc, países ricos hj "tentam" ajudar os países pobres, ow então faz guerra. (no exemplo máximo os EUA)

o problema é q a história nunca acaba, hj negros e brancos vivem em "paz" no Brasil. Judeus e alemães tbm " "
e por aí vai..

ow como diz minha mãe

Assim caminha a humanidade!!!

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Simonetti
Pois é... a história já acabou há muito tempo. Em 13 de maio de 1888, para ser exato.
não é bem assim. a historia nunca acaba.
quando aboliram a escravidão, não tomaram nenhuma medida para que os negros fizessem parte da sociedade. por isso ainda hoje temos um grande numero de negros e mulatos pobres...

luis_loko
acho q pra reeducar o povo teria q começar pela educação infantil, ensino fundamental.
exatamente!
apagar dos livros de história das crianças (e mais jovens) a parte dos navios que traziam escravos e tal. só contar tal história quando fossem mais velhos (com personalidade formada).
discordo. acho que tem que ensinar sim, o que foi, e por que foi errado.

Simonetti
Não é exatamente isto que o ProUNI é?
não. pro uni é bolsa pra agar universidade privada. é o governo tirando dinheiro que poderia por nas universidades publicas e dando pras privadas.

Larizinha
eu concordo com você por isso que disse: é uma medida paleativa...não é a solução de maneira nenhuma, o que os Brasileiros sem condições merecem é de ensino público de qualidade!!
\o/
votarei em voce na proxima eleição!

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


kiki

Obrigada, obrigada...rs

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


kiki
discordo. acho que tem que ensinar sim, o que foi, e por que foi errado.

isso de ensinar o pq q foi errado ja ensinam, não de forma clara mas ja ensinam.
e se passarem realmente o q foi q aconteceu nesse período, vão assustar as crianças. imagina uma criança de 10 anos por exemplo tendo em sua aula de história as brigas sangrentas, massacres e etc...
falam de tiradentes (grande coisa) q foi morto e esquartejado...
mas não do racismo, compra de seres humanos, torturas, mortes, estupros e etc etc etc...

uma coisa q é passado errado pra uma pessoa, vai ser mal entendido, então se torna mais errado. e assim caminha a humanidade (2)

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Racismo.
Isso daí é radical demais. Eu entendo que tenha que fazer mudanças para a inclusão dos negros em universidades públicas, mas fazer uma universidade SÓ para negros é o mais puro racismo e radicalismo. Daqui a pouco vão fazer universidade pra canhoto porque eles eram queimados na inquisição

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


luis_loko
o problema é q a história nunca acaba, hj negros e brancos vivem em "paz" no Brasil. Judeus e alemães tbm " "

kiki
não tomaram nenhuma medida para que os negros fizessem parte da sociedade. por isso ainda hoje temos um grande numero de negros e mulatos pobres

Os negros e brancos no .BR não vivem na mesma harmonia que os judeus e alemães. Acho que os J&A tiveram mais sabedoria que nós no final da história, e acredito eu que já deram esta parte da história como encerrada, e a têm hoje como um exemplo que jamais deve ser seguido. Tanto é que hoje, na Alemanha a tolerância é zero com qualquer tipo de manifestação nazista. Já esta intolerância não se vê nos EUA, que permitiu coisas como a KKK e o atual movimento White Supremacy.

Os negros brasileiros - ao contrário dos judeus - parecem alimentar uma espécie de mágoa permanente contra o século XIX e anteriores, como se a geração atual fosse responsável por isto.

Eu concordo com a kiki quando ela diz que nada foi feito, após 1888, para integrar os negros à sociedade. Está certíssima... no entanto, já se passaram 120 anos!

Quanto a negros e mulatos pobres, também existem brancos pobres, e muitos!

kiki
pro uni é bolsa pra agar universidade privada

Um aluno de ProUNI é um cara que obteve bons resultados no ENADE, e não tem condições para pagar o valor integral da faculdade (ou seja: teoricamente pobre). As bolsas, hoje, podem variar entre 25, 50 e 100%, e, para 2008, terão novos patamares de bolsas. Quem acaba arcando com o custo do aluno é a faculdade privada. O governo não faz repasse em dinheiro para a faculdade.

thiaguinhu
Veterano
# out/07
· votar


esse país nunca vai pra frente.... (logo mais se Deus quiser, vou me mandar daqui...)

tem mto playboy estudando em facu pública e quem não tem como pagar, se vira pra conseguir bolsa, proUni, etc ...

thiaguinhu
Veterano
# out/07
· votar


esse país nunca vai pra frente.... (logo mais se Deus quiser, vou me mandar daqui...)

tem mto playboy estudando em facu pública e quem não tem como pagar, se vira pra conseguir bolsa, proUni, etc ...

kiki
Moderador
# out/07 · Editado por: kiki
· votar


luis_loko
entendo. não precisa omitir, mas tambem não precisa contar todos os detalhes crueis. enfim, um belo trabalho pros professores de hitoria... (pergunte no tópico do Bertola

Simonetti
só pra constar... sou homem!

Quem acaba arcando com o custo do aluno é a faculdade privada. O governo não faz repasse em dinheiro para a faculdade.

mas é abatido dos impostos.

enfim, o papo tá bom, mas tenho que ir pessoal.

parabéns ao amigo Simonetti pelo belissimo tópico. partiu de uma questão inteligente, e que abre discussões muito interessantes.
muito diferente das baboseiras que postam aqui no OT














brincadeira, as baboseiras são ÓTimas tambem!
fui!

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


luis_loko
falam de tiradentes (grande coisa) q foi morto e esquartejado...
mas não do racismo, compra de seres humanos, torturas, mortes, estupros e etc etc etc...


Claro que falam. Eu estudei isto no 1º grau, há MUITOS anos atrás.

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Os negros brasileiros - ao contrário dos judeus - parecem alimentar uma espécie de mágoa permanente contra o século XIX e anteriores, como se a geração atual fosse responsável por isto.


aí vc disse tudo, essa mágoa faz com eles próprios se excluam, mas naum enxergam q mesmo dpois de 120 anos são eles que estão aki... eles vivem no momento em que realmente queremos acabar com isso... apagar de nossa história..

querem tomar as dores do povo q viveu essa época como se fosse hj...
mas nakela época eles brigaram pela liberdade e a conseguiram.
e como vi anteriormente desde akele tempo falto a inclusão social,
exatamente pelo fato de que, quem vivia nakela época (no caso os brancos) não aceitaram a liberdade dos negros, então os negros tiveram q correr atras disso. Conquistaram mto, mas acho q nos dias de hj estão regredindo, se querem separar negros dos brancos problema deles, a atitude deles gera praticamente o mesmo entre os brancos.
o q se resume em preconceito, racismo, discriminação tanto em negros quanto em brancos.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


kiki
parabéns ao amigo Simonetti pelo belissimo tópico. partiu de uma questão inteligente, e que abre discussões muito interessantes.
muito diferente das baboseiras que postam aqui no OT


Obrigado Kiki! Eu gosto dos papos-cabeça que aparecem aqui de vez em quando! Hoje resolvi polemizar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Racismo ou inclusão social?