Espiritismo...para quem acredita!!!

Autor Mensagem
Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar

Wuju Wu Yi

Eu parto do princípio que teoricamente todos buscam a mesma coisa. Embora eu considere Cristo como modelo, não creio ser possível achar que o budista está errado. Para mim desde que a ideia principal seja a máxima de não fazer com os outros o que você não gostaria que fizessem com você, não haja imposições e o objetivo seja o crescimento moral, está de bom tamanho. Mesmo que eu não concorde com muita coisa, também depende muito da pessoa. Conheci gente da umbanda que era incrível e evangélicos mentirosos, assim como evangélicos incríveis e umbandistas insuportáveis, por exemplo. Eu como espírita que sou, creio que isso tudo se deve ao desenvolvimento espiritual de cada um. Uns ainda inferiorizados, outros já num patamar mais elevado de esclarecimento.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

Squillo
mbora eu considere Cristo como modelo, não creio ser possível achar que o budista está errado

E eu vejo muitas similaridades, que as vezes tenho a impressão que Jesus bebeu da fonte do budismo.

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar

jesus é encarnação de buda, tolos

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/16
· votar

Eu nem discuto mais religião, povo já quer inferiorizar minhas opiniões por eu não me sentir parte de religião nenhuma.

Insufferable Bear
Membro
# dez/16 · Editado por: Insufferable Bear
· votar

mfw quando a crentalhada começa a postar.

brunohardrocker
Veterano
# dez/16
· votar

Insufferable Bear

Puto, estou com uma xícara de café pós almoço aqui.

Insufferable Bear
Membro
# dez/16
· votar

brunohardrocker
coincidência, eu também

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar

E eu vejo muitas similaridades, que as vezes tenho a impressão que Jesus bebeu da fonte do budismo.

Óia...faz sentido.

Adler3x3
Veterano
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar

Segundo antigos escritos da Índia de tempos em tempos vem um enviado divino viver na terra.

Um que foi contemporâneo de Jesus, foi Apolônio de Tiana um Grego.

Pesquisem sobre Apolônio de Tiana, não vou detalhar aqui, para não desvirtuar o tópico, pois o post teria que ser muito longo.

Mas vale salientar que na época visitou a ainda existente Babilônia, isto quando o império dominante era o Romano, os Persas e os Gregos já tinham caído.

E existem estudos recentes dentro do atual estado de Israel que indicam, que muitos palestinos que hoje vivem naquelas terras são descendentes dos antigos judeus, através de pesquisas com DNA.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar

Óia...faz sentido.

Não faz não.

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar

^
^
BF combatendo o sincretismo

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar

bf combatendo a zoeira

Adler3x3
Veterano
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar

Eu penso que o Zoroastrismo Persa influenciou também.

Os Reis Magos que visitaram Jesus, e isto é visto como uma coisa boa pelos Cristãos.

Os Magos eram um povo a parte da antiga Persia.

E a palavra Mago hoje tem outro sentido.

Outro instrumento muito relevante é o terço que tem uma origem que se perde no passado, de provável origem hindu.

O Budismo se teve alguma influência foi indireta, pelo acúmulo de conhecimentos de uma civilização para a outra, o que sempre acontece.

O antigo império persa se estendeu até a algumas partes da índia.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

Considerando também uma provável influência de José de Arimateia, que era tio de Jesus e ainda era um negociante, viajava muito. Jesus poderia também ter sido uma companhia ao tio durante a sua juventude (já que sabe-se quase nada a respeito da juventude de Jesus) e conhecido outras culturas, outras linhas filosóficas. Não estou afirmando, mas não é algo improvável também. É uma hipótese.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar

LeandroP
é totalmente improvável. é uma especulação Discoveryana.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar

Se quer encontrar as origens não-cristãs do cristianismo não precisa ir tão longe, estude o estoicismo.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

Black Fire

Por favor, justifique.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

Se quer encontrar as origens não-cristãs do cristianismo não precisa ir tão longe, estude o estoicismo

Também acho!

brunohardrocker
Veterano
# dez/16
· votar

Se alguém crê que Jesus precisaria ter contato com culturas que influenciassem no seu conhecimento, esse alguém não poderia crer que ele é um messias.

Mas as outras culturas podem ter alguma posição sobre Jesus:

http://istoe.com.br/33861_O+JESUS+DAS+OUTRAS+RELIGIOES+/

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar

LeandroP
As semelhanças entre Cristianismo e Budismo não vão além de algumas convergências no que diz respeito à ética, de resto são dois fenômenos totalmente distintos.

Exemplos:

1) A concepção budista de permanência é totalmente negativa, o permanecer é uma ilusão, o Cristianismo, por outro lado está fundamentado na crença em um Deus Eterno, cuja característica primordial é sua imutabilidade;

2) O budismo fundamenta seu conceito de "salvação" em uma atitude exclusiva do ser, a salvação da alma no Cristianismo está vinculada ao julgamento de um Deus externo e depende, primordialmente, da Fé.
E a "salvação" budista é justamente a impermanência, enquanto a salvação cristã é a Eternidade. Não é possível conceber, budisticamente falando, a ressurreição dos mortos a posterior eternidade do corpo como algo positivo;

3) Ao contrário do Cristianismo, o Budismo praticamente não tem nenhuma concepção metafísica, ao menos não tem concepções metafísicas positivas.

Obs. Coloco "salvação" entre aspas quando me refiro ao budismo, porque esse termo não existe propriamente nessa doutrina.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

Black Fire

Entendi o que você quis dizer como "salvação" e concordo com o que você disse.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar

brunohardrocker
Se alguém crê que Jesus precisaria ter contato com culturas que influenciassem no seu conhecimento, esse alguém não poderia crer que ele é um messias.

Não necessariamente.

Jack Holland
Veterano
# dez/16
· votar

Wuju Wu Yi
Você acha importante o debate para a gente poder avaliar quais crenças são mais adequadas a realidade? Ou para você elas são todas iguais, possuem o mesmo peso, e devem ser incondicionalmente respeitadas?

Pra mim, que vejo "de fora", todas tem o mesmo peso. Por um acaso o cristianismo (e suas 5890516294 ramificações) se tornou o mais popular por uma mera questão cultural.

Obs: Eu não vejo ateísmo como descrença, e sim como uma crença.

Depende. Há o ateísmo negativo, que se limita a não crer em nada, e o positivo, que vai além e efetivamente acredita na inexistência de deuses. Este pode ser considerado um tipo de crença. Constitui ínfima minoria entre os ateus.

sallqantay
Veterano
# dez/16 · Editado por: sallqantay
· votar

LeandroP
Black Fire
Cristianismo e Budismo não vão além de algumas convergências no que diz respeito à ética, de resto são dois fenômenos totalmente distintos

são fenômenos bem semelhantes se o que importa é a ética e a prática (desapego da matéria, compaixão, entre outras coisas)

Se o que importa é a axiomática do negócio, colocar tudo em caixinhas bem organizadas de acordo com os 34 livros, aí é diferente.

Essa abordagem teorética passo fundense é o que mata a religião

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar

Acho que ninguém pensa no objetivo. Qual o objetivo final de um espírita (kardecista só para situar)?
Evoluir, ajudar os outros e combater o que há de negativo em si mesmo.
Quantas religiões buscam o mesmo objetivo? Praticamente todas, certo? Ou assim deveria ser, mas tem gente que deturpa qualquer coisa.

Então, qual o sentido de um evangélico, católico, muçulmano ou o que for, se dar ao trabalho de tentar colocar a sua visão como melhor ou mais correta? Porque se incomodar? Ora, se você acha que os espíritas vão para o inferno, deixe-os ir em paz. Não precisamos de ninguém nos alertando sobre os temidos demônios (coisa em que um espírita sequer acredita). Falam que é coisa do diabo , mas não cremos em diabo. Aí fica difícil. E receber críticas de alguém que nunca sequer passou perto de ter uma experiência espiritual?

Não gosta, acha errado, acha que todos vão se ferrar, acha que é uma bobagem?
Não vá em centro, não leia as obras de Kardec, não seja espírita afinal, salve-se! Mas não venha fazer discurso e citar trecho bíblico (ô coisa chata).

Você sendo intolerante e fanático, já perdeu a razão.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar

Qual o objetivo final de um espírita (kardecista só para situar)?

Aparentemente inventar histórias.

Você age como se não estivesse nem ai para saber o que é verdade, e como se as pessoas fossem néscias a ponto de serem incapazes de utilizar critérios para avaliar a coerência e a integridade de certas religiões.

Me pergunto se você faz isso porque realmente comete o engano de pensar que não da pra medir o nível de coerência das religiões com base na realidade, separando-as por nível de verossimilidade, ou se é somente por ser o lado ultra frágil tentando nivelar-se por baixo junto com outros elementos, pela incapacidade de se sustentar sozinho.

Acho esse relativismo muito fraco. Se você não consegue pensar e avaliar sobre o que pode ser mentira e o que pode ser verdade, não fique condenando quem coloca a cabeça pra funcionar.

Ora, se você acha que os espíritas vão para o inferno,

Po cara, nem to preocupado com isso.

Feliz ano novo.

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar

Você age como se não estivesse nem ai para saber o que é verdade

E vc age como se soubesse a verdade, quando não sabe absolutamente nada.

e como se as pessoas fossem néscias a ponto de serem incapazes de utilizar critérios para avaliar a coerência e a integridade de certas religiões.

Mas isso é apenas admitir que são mesmo, pois esses critérios sao os que a pessoa escolher. Pare de agir como se o que voce ACHA fosse o certo e o resto errado. Você não tem esse conhecimento, portanto é meio ridículo ficar levantando essa bandeira.

Se você não consegue pensar e avaliar sobre o que pode ser mentira e o que pode ser verdade, não fique condenando quem coloca a cabeça pra funcionar.

Vamos lá, então tente colocar a cabeça para funcionar. Leu ali o que vc mesmo escreveu?
"avaliar sobre o que pode ser mentira e o que pode ser verdade"

Você está totalmente deslocado, primeiro porque esta num tópico sobre espiritismo para quem acredita. Se não acredita vem fazer o que? Dizer o que você pensa e que os outros são burros porque não pensam igual? Que nós estamos errados? Só faltou dizer que Deus falou com você.

Só demonstrou fanatismo, extremismo barato e pobreza de espírito.

dr. Rey
Membro Novato
# dez/16
· votar

Squillo

É verdade que Chico Xavier era homossexual?

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar

É verdade que Chico Xavier era homossexual?

Não sei não.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16
· votar

Squillo

Você não tem esse conhecimento, portanto é meio ridículo ficar levantando essa bandeira.
quando não sabe absolutamente nada.

Entendo a sua necessidade de projetar a sua condição nos outros para justificar o próprio comportamento. Afinal se por um acaso eu tivesse esse conhecimento, e soubesse a verdade, seria horrível para ti correto?

Sugiro realmente, que pense se tudo é tão subjetivo quanto você quer fazer parecer, e se de fato não existem formas de avaliar as religiões de uma ótica objetiva.

Eu não vou tentar te convencer, porque precisa partir de você. Então fica de reflexão para começar 2017.

Novamente, feliz ano novo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Espiritismo...para quem acredita!!!