Espiritismo...para quem acredita!!!

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
desculpe-me a demora, fiquei preso com um serviço de ultima hora, mas bom que o Samá veio pra ajudar, com algumas poucas ressalvas, como no caso da trindade (assunto para outro dia), acho que ele vai te explicar bem.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


acabaramosnicks

Entendi. Por gentileza, gostaria de saber como você consegue conciliar a Bíblia com os ensinamentos do evangelho segundo o espiritismo. Pergunto isso, pois, a prática de se tentar comunicação com os mortos é proibida pelo Deus da Bíblia (Deus esse que eu e você acreditamos e Bíblia essa a qual temos por fonte primária da revelação de Deus). Senão vejamos:

"Não recorram aos médiuns, nem busquem os espíritas, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." Levítico 19.31

"Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos." Deuteronômio 18.10-11

"Quando disserem a vocês: "Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos". Respondam: "À lei e aos mandamentos! " Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!" Isaías 8.19-20

Não seria meio contraditório praticar algo que Deus disse para que não fizéssemos?

Mais uma pergunta: qual a sua opinião sobre o motivo de Deus ter proibido isso? Não seria, talvez, pelo fato de não haver possibilidade de comunicação?

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eu sou o Senhor, o Deus de vocês."

só uma sidenote: era disso que eu falava acabaramosnicks, quando disse que muitas bíblias substituem o nome divino Jeová (ou Javé) por títulos, como "Senhor"

Em geral as bíblias vertem como "SENHOR", todo em letras maiúsculas, (o que é menos pior) para se distinguir das outras situações em que a palavra "Senhor" realmente é utilizada como se deve, a saber, quando ocorre no texto original.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Bom, pra início de conversa... eu não assumo a bíblia por inteiro como um livro sagrado pelo velho argumento de sempre "que ela foi escrita por homens, e homens erram", mesmo se vc me disser que a bíblia foi escrita por pessoas que receberam inspiração divina, eu me recuso a acreditar em tudo que há alí. Pra mim, o principal foram os ensinamentos de Jesus, sua doutrina é que é o importante, o resto são só pessoas palpitando em cima do que Jesus falou, ou do que, supostamente, Deus falou pra elas.

Na boa, quem é que pode escrever em nome de Deus, se não Jesus? Ele que veio em nome de Deus, e qualquer outro que venha falar em nome de Deus, e nisso eu incluo apóstolos, Moisés, etc, serão contestados.
Sério, no velho testamento, teoricamente, Deus veio falar com o povo de Israel. Depois que acontece um caso tão único como esse, a galera pira e as consequências podem ser graves, como gente escrevendo o que bem entender e dizendo que foi Deus que falou. Pra mim não tem um nível de credibilidade tão alto a ponto de dizer que é sagrado.

Quem disse pra não fazer foi Moisés. Teoricamente, foi Deus que inspirou Moises a dizer tais coisas, mas eu acho contestável.

Se Deus teve que proibir, significa que é possível. Se não fosse possivel fumar em ambientes fechados, não haveria porque proibir. E se foi Moisés quem falou que é proibido, pra mim, pode não ter sido Deus, e se eu estiver enganado, provavelmente eu vou pro inferno, mas cada um corre o risco que quiser, né?

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
Entendi a forma como vc pensa sobre a bíblia, mas já que disse que as partes em que Jesus fala você acredita, você sabe que ele citou várias vezes trechos das escrituras hebraicas?

E ele citou esses textos pq ele estudava as escrituras hebraicas, ele não teria como citar o que não conhece

O que vc pensa disso? Se Jesus valorizava esses escritos não deveria você valorizá-lo também?

Wade
Membro Novato
# dez/16
· votar


Espiritismo é tipo um cristianismo, mas sem ser idiota.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Marco Andriotti
Nesses escritos reside muita sabedoria, e outras coisas não muito legais
Faz sentido Jesus ter estudado tais escritos pq eram fundamentais pra época, e tinha muita influência sobre o povo, faz sentido entender como o povo pensa pra saber como se comunicar com ele.
Eu valorizo aquilo que eu acredito que mereça crédito, da mesma forma que Jesus citou trechos do antigo testamento que ele achou conveniente, isso é uma ferramenta bem útil pra passar idéias pra um grande números de pessoas, citar coisas que elas já conhecem pra elas ligarem os pontos.

Eu nunca ví Jesus falando nada sobre não se comunicar com os "mortos" (desencarnados, pra mim). Tipo assim: eu posso mostrar pra alguém que o que ela está fazendo é certo ou errado citando um trecho do velho testamento que eu acredito que seja adequado, mas isso não significa que eu acredite em todo o velho testamento. Eu aposto que Jesus deve ter lido muita coisa alí e dito tipo "pff... é sério que a galera acredita nisso?"

Outro exemplo:
A legislação é um "escrito" muito importante, faz sentido aprender sobre ele, e tem muita coisa alí que faz sentido. Outras coisas, nem tanto...

Mais um exemplo:
A arte da guerra é um puta de um livro foda, tem ideias geniais, outras nem tanto (principalmente se vc levar ao pé da letra).

Mais um:
O príncipe, de maquiavel

etc

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eh menos idiota acreditar nos ectoplasma do Chico Xavier do q na aleatoriedade do surgimento do universo

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks

Entendo que assim como em O Príncipe e na Arte da Guerra, se você descontextualizar algo, perde o sentido, e no contexto correto, faz todo o sentido. Assim como no antigo testamento.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks

Preciso sair agora. Amanhã pela manhã continuamos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Marco Andriotti
Nunca vi o ectoplasma do chico xavier, se alguém disse que viu, é possível mas pouco provável, a chance de ser mentira, esquizofrenia ou alucinação é grande.
Não faço idéia de como surgiu o universo, nem sei como funciona direito a teoria do big bang. Mas também acho pouco provável que de fato tenha acontecido o tal do criacionismo citado na bíblia. Com certeza foi Deus que criou tudo, mas não necessariamente desse jeito fantasioso.

Wuju Wu Yi
Exatamente.
Se no contexto de mais de 2k anos atrás os escritos faziam sentido, talvez nos contextos atuais não façam mais.
O mundo muda, as coisas mudam, escritos ficam obsoletos... as relações interpessoais mudam, e eu acho que chegou a hora de aceitar a comunicação com planos que não sejam físicos.
O que não fica obsoleto são as leis morais e éticas que Jesus tentou passar.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte
ok, abraço

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


acabaramosnicks

Mas não deixe de observar que O Príncipe e A Arte Da Guerra podem ser ambos integralmente utilizados hoje, em diferentes contextos. Contextualizar sempre é possível. Descontextualizar é que é o problema.

Um princípio uma vez compreendido pode ser transferido para muitos lugares. Mas mude as bases que o sustentam e você o destrói.

Wade
Membro Novato
# dez/16
· votar


O espiritismo é interessante. O cristianismo é só historinha de criança.

Snakepit
Veterano
# dez/16
· votar


Esse negócio ta crescendo.

Diversos amigos e familiares querendo me convencer a entrar nessa.

Igreja Católica virou ultrapassada, não preenche mais a sua função na sociedade, e a Evangélica foi destruída por infestação das Igrejas comerciais. Muita gente está migrando para Centros Espiritas agora.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi
Mas não adianta contextualizar ou descontextualizar coisas que simplesmente não fazem sentido.
Pra mim não faz sentido acreditar em absolutamente tudo que tem na bíblia porque supostamente as pessoas que escreveram foram inspiradas por deus, eu acho isso pouco provável.

falar com espíritos naquele contexto, há 2k anos atrás, talvez fosse inadequado
2k anos depois, é outro contexto, talvez essa idéia já não faça mais sentido

Matar um lider pra assumir a liderança, e matar seus filhos pra que não haja perigo de eles quererem vingar a morte do pai fazia sentido muito tempo atrás.
Você pode contextualizar a idéia principal e dizer hoje que não basta eliminar um problema, mas tem que eliminar outras coisas relacionadas àquele problema pra evitar outros problemas parecidos que podem ser gerados pela eliminação do primeiro problema.
Isso faz sentido, mas nem sempre os conceitos continuam fazendo sentido quando vc muda o contexto.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar


acabaramosnicks

A própria bíblia pode ser um exemplo do que você está propondo quando ela é dividida em velho e novo testamento, onde por um lado vemos muito da fúria de Deus, entre outros atributos que coloco aqui como "mais humanizado", e por outro vemos um Deus de amor, de perdão, que eu coloco em contraponto como "mais virtuoso".

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
Então, mas Jesus não mencionava os escritos hebraicos da bíblia apenas porque achava importante, ele os mencionava e ensinava seu conteúdo às pessoas, porque acreditava em tudo o que elas diziam.

E por que ele acreditava nelas? João 17:17 explica:
Santifica-os* por meio da verdade;+ a tua palavra é a verdade.+

Neste contexto, Jesus estava fazendo uma oração à seu Pai Jeová, e naquela época ainda não existiam os evangelhos a respeito de Jesus por razões óbvias, ele estava se referindo ao que já estava escrito.

Agora também pense uma coisa, você acredita no mesmo Deus que eu, um Deus não só bondoso, mas que é a personificação do amor, e que quer que todas as pessoas na Terra o sirvam.

Você não acha que ele teria poder e vontade de usá-lo, para preservar íntegro o seu manual de instruções aos humanos, que é a bíblia?

Outra coisa, a ciência só foi capaz de entender que a Terra era redonda e estava suspensa sobre o nada no meio do universo, mais de 2000 anos depois de o profeta Isaías (claramente inspirado por Deus) ter dito exatamente isso.

Como ele poderia saber a não ser por inspiração divina?

Quando tiver mais tempo falo mais

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


acabaramosnicks

Pra mim, o principal foram os ensinamentos de Jesus

Então, é meio complicado aceitar os ensinamentos de Jesus - como você diz que aceita - e rejeitar as demais partes da Bíblia, principalmente, por quatro motivos:

1. É no Antigo Testamento que encontramos, com precisão absurda, as profecias sobre a vinda de Cristo. Por exemplo, os dois textos que citei são de Moisés e Isaías; ambos profetizaram a vida de Cristo, e isso aconteceu:

"O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás." Deuteronômio 18.15. Esse profeta é Cristo.

"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." Isaías 7.14. Esse filho é Cristo, e a virgem, obviamente, Maria.

É impossível - à luz das profecias do Antigo Testamento - negar a inspiração dos textos. Para isso eu deveria simplesmente ignorar todas as intervenções de Deus na história, como, por exemplo, o cativeiro de Israel na Babilônia (que aconteceu), os reinados medo-persas e alexandrino (que existiram), dentre vários outros fatos que o Antigo Testamento menciona e que realmente aconteceram.

2. Jesus usou o Antigo Testamento como palavra de Deus inspirada, para - dentre outras coisas:

2.1 confirmar que Ele eram quem dizia ser:

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: o Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." Lucas 4.16-21 (extraído de Isaías 61.1-2).

2.2 aplicar os ensinos do Antigo Testamento ao povo de sua época:

"Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mateus 15.7-8 (extraído de Isaías 29.13).

Aliás, só no Evangelho de Mateus, que contém os maiores discursos de Jesus, o Antigo Testamento é citado mais de 50 vezes.

3. O próprio Jesus ordenou que olhássemos para o Antigo Testamento, pois é o Antigo Testamento que testifica, que testemunha a respeito de Jesus:

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5.39

Quais são essas Escrituras? Oras, é óbvio que é o Antigo Testamento. Será que Jesus daria uma ordem dessas se Ele não aceitasse o Antigo Testamento como palavra inspirada de Deus? Acho que não.

4. Se você aceita somente o que Jesus disse - como você fez questão de enfatizar no seu post - e rejeita não só o Antigo Testamento, mas também o que os apóstolos disseram, você deve se lembrar que Jesus não escreveu absolutamente nada, nem uma linha sequer do Novo Testamento. Se você rejeita o que os apóstolos escreveram, deve rejeitar também os ensinos de Jesus, pois, absolutamente tudo o que há escrito sobre Cristo foram os apóstolos que escreveram (Mateus, Marcos, Lucas e João). Se o seu critério de avaliação é válido, logo, o que há na Bíblia como sendo ensinamento de Jesus pode ter sido facilmente adulterado ou até mesmo inventado pelos escritores neotestamentários. A menos que se aceite a inspiração das Escrituras, é difícil manter qualquer parte dela de pé, tudo pode ser questionado, inclusive toda a obra e ensino de Jesus.


Consegue ver o perigo de se rejeitar a Bíblia como um todo? Não dá para separar Antigo e Novo testamento. O Antigo é a base do Novo, e o Novo explica, esclarece o Antigo.

Entretanto, aí chegamos a um ponto em que é preciso ter fé para aceitar e acreditar que Deus - em sua misericórdia, graça e providência - inspirou todos esses escritores para escreverem o que Ele queria dizer com perfeição. O que significa dizer que a Bíblia foi inspirada por Deus? Significa que todos os escritores, no momento em que se dispuseram a escrever, foram dominados por Deus, através do Espírito Santo, de tal forma que naquele momento ficaram isentos de cometer quaisquer erros. Se cremos nesse Deus ilimitado, facilmente aceitaremos que isso foi possível de acontecer. Ademais, olhe para a Bíblia como um todo, sem recortar textos aqui e ali; ela tem enredo, não é um emaranhado de textos recortados que estão ali jogados aleatoriamente, não. De Gênesis à Apocalipse há toda uma estrutura na história, há toda uma provisão de Deus nas narrativas, claramente se percebe que - apesar de ter mais de quarenta escritores - o Autor é um só, e esse autor é o Senhor Deus. Olha, veja bem, volto a repetir, se você crê em Deus (Deus esse que tem todo o poder), não deve ser difícil aceitar que esse Deus todo-poderoso providenciou um meio seguro e confiável de O conhecermos, e esse meio é a sagrada e inspirada Bíblia.

Joseph Conrad
Membro Novato
# dez/16
· votar


Kardecismo é uma espécie de neo-platonismo aplicado, versão 2.1.

Joseph Conrad
Membro Novato
# dez/16
· votar


Pão Quente
ouvi dizer que dá pra falar com quem morreu?

será josé?


O problema não é falar aos mortos: é eles responderem.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


A própria bíblia pode ser um exemplo do que você está propondo quando ela é dividida em velho e novo testamento, onde por um lado vemos muito da fúria de Deus, entre outros atributos que coloco aqui como "mais humanizado", e por outro vemos um Deus de amor, de perdão, que eu coloco em contraponto como "mais virtuoso".

É, Deus mudou seus métodos de tratar a humanidade antes, então porque não mudaria mais uma vez? O mundo muda, as pessoas mudam, a sociedade muda, talvez os antigos métodos de Deus já não seriam tão eficazes agora, talvez ele tenha assumido novos métodos.

Quanto a inspiração divina em Moisés, sim, sabemos que ele teve inspiração divina, isso é inegável. Mas em tempo integral? É possível, mas acho pouco provável. Nessa passagem que Jesus fala para examinar os escritos de Moisés, ele diz isso para provar às pessoas que ele era mesmo filho de Deus, pois isso foi profetizado antes, e as pessoas tinham os escritos como sagrados, logo, se acreditavam nos escritos, deveriam acreditar em Jesus sendo filho de Deus.
Só acho pouco provável Moisés ter essa inspiração divina por tantos anos a fio. É como eu falei, as vezes a galera faz umas coisas muito fodas e acaba perdendo a cabeça logo depois, é como quando vc tira um solo muito muito difícil e se acha o melhor guitarrista do mundo por algum tempo, mas depois vc vê que não é tudo isso, tem gente que continua crendo que é, mesmo sabendo que não é. Isso é normal do ser humano.
Imagina só Moisés, depois de ter recebido a graça divina pelo espírito santo, depois de ter profetizado coisas, etc... muito foda, né? Eu não sei exatamente que tipo de pessoa ele era, mas a falta de humildade é coisa bem comum ao homem hoje, imagine a 2k anos atrás. Pode ser que "o poder subiu a cabeça" e ele tivesse continuado a escrever o que bem entendesse junto das outras coisas que foram escritas enquanto ele recebia inspiração divina, talvez até mesmo acreditando que ainda estava sendo guiado por Deus quando na verdade o momento já passou, depois ele bate tudo no liquidificador e dizer: olha, tudo isso aqui foi Deus que falou. O mesmo pode ter ocorrido com Isaias. Por isso que eu acho tudo contestável, inclusive quando narram as coisas que Jesus falou.

Como pra Deus tudo é possível, pode ser que realmente todos os escritos tenham sido elaborados segundo a sua graça, mas como os seus métodos mudaram uma vez (vide a mudança de abordagem de Deus para com a humanidade do velho para o novo testamento), acho que é de se acreditar que podem mudar mais uma vez, que é o que eu acredito, e pode mudar novamente no futuro.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks

Por que você diz que Deus mudou seus métodos? Em que lugar você vê isso?

Durante a leitura da Bíblia inteira eu só vejo um modo de tratamento: graça aos arrependidos e juízo sobre os pecadores.

Aliás, eu até diria que no Novo Testamento Deus é mais rigoroso do que no Antigo. Como assim?

- Antigo Testamento: "Não adulterarás" (Êxodo 20.14).

- Novo Novo o negócio fica pior: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5.27-28). Ou seja, no Antigo Testamento o juízo vinha pelo ato, no Novo vem pelo simples fato de pensar.

- Antigo Testamento: "Não matarás" (Êxodo 20.13).

- Novo Testamento: "Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento" (Mateus 5.21-22). No Antigo Testamento o juízo vinha pelo homicídio, no Novo só o fato de se irar contra alguém já é suficiente para condenação.

Sobre a inspiração das Escrituras, mais uma vez repito, é preciso ter fé aceitá-la. Se eu ficar conjecturando aqui vou inventar mil desculpas para não crer no que está escrito. Eu poderia aplicar o seu critério até mesmo nos Evangelhos, como já citei no outro post.

CindyFerrari
Veterano
# dez/16
· votar


Snakepit
greja Católica virou ultrapassada, não preenche mais a sua função na sociedade
por que?

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
Só acho pouco provável Moisés ter essa inspiração divina por tantos anos a fio.

Por que acha isso pouco provável? Deus não teria poder para inspirá-lo o tem que quisesse?

Imagina só Moisés, depois de ter recebido a graça divina pelo espírito santo, depois de ter profetizado coisas, etc... muito foda, né? Eu não sei exatamente que tipo de pessoa ele era, mas a falta de humildade é coisa bem comum ao homem hoje, imagine a 2k anos atrás.

A bíblia menciona um único momento em que Moisés perdeu sua humildade e não deu glória a Deus por seu feito, isto está registrado em Números 20:1-13

Porém, quem que escreveu o livro de Números mesmo? O próprio Moisés! Ele teve a humildade de reconhecer o seu erro e registrar a punição recebida por Jeová.

Se você analisar os registros encontrados e as crônicas dos reis antigos, muito raramente, muito mesmo, você encontrará relatos sobre suas derrotas, seus defeitos, suas falhas. Ao Passo que os escritores da bíblia relataram as derrotas, falhas e defeitos de seu próprio povo, de seus próprios reis, e até de si mesmos!

Esse detalhe por si só, não comprova que a Bíblia é inspirada por Deus, mas com certeza a torna em mais um ponto, unica entre os demais livros.

Mas como o Samá Samutte bem disse, é quando você analisa as profecias que já se cumpriram que vc tem certeza que a bíblia inteira é inspirada por Deus

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte
acabaramosnicks
Durante a leitura da Bíblia inteira eu só vejo um modo de tratamento: graça aos arrependidos e juízo sobre os pecadores.

Exatamente!

Malaquias 3:6 - "Pois eu sou Jeová; eu não mudo.*
* ou: eu não mudei

Tiago 1:17 - Toda boa dádiva e todo presente perfeito vem de cima,+ desce do Pai das luzes celestes,+ o qual não muda como sombras inconstantes.*+

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte
Não vou transar com outra mulher que não seja minha esposa, mas vou ficar olhando pra bunda delas e fazendo um sexo louco com elas dentro da minha cabeça. Isso sempre foi pecado, mas no antigo testamento não estava muito claro, o novo testamento só explicou melhor as coisas.

Quando eu falo em mudança de métodos, é pq no novo testamento Deus não resoulveu dizimar populações inteiras pq estavam "perdidas".
Sempre houve "graça aos arrependidos e juízo sobre os pecadores", porém, no antigo testamento Deus era mais cruel, assim como os homens. Depois de um tempo o povo evoluiu e mereceu uma abordagem diferente, já estava preparado para isso. Acho que agora estamos preparados para uma nova abordagem também. O objetivo é o mesmo, mas o método pode ser diferente.

Sobre a fé nas escrituras, desculpe, eu acho que a probabilidade de as pessoas terem cagado nas coisas é muito grande. Talvez minha fé seja fraca, a certeza que eu tenho é que a humanidade sempre caga nas coisas, principalmente quando tem poder, Jesus foi uma das poucas exceções, mas daí não vale pq ele é o cara né.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Deus não muda, sua essência será sempre a mesma, o objetivo é o mesmo, mas a história (bíblia) está aí pra provar que os métodos mudaram ao longo do tempo

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
Deus não muda, sua essência será sempre a mesma, o objetivo é o mesmo, mas a história (bíblia) está aí pra provar que os métodos mudaram ao longo do tempo


Sim, agora sim, Jeová pode mudar sua forma de atuação de acordo com as necessidades de seu povo, porém ele nunca muda seus padrões de amor e justiça!

"As leis podem mudar, mas os princípios não."

Veja se concorda com este texto: Deus muda de idéia? (é um texto curto)

Mas quanto à sua descrença em a bíblia ser inteiramente inspirada por Deus, acho que é uma questão apenas de ler e estudá-la mais.

Porque quanto mais eu leio, mais detalhes eu aprendo sobre meu Deus, que não percebi em leituras anteriores, e isso fortalece a minha fé.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Sim, agora sim, Jeová pode mudar sua forma de atuação de acordo com as necessidades de seu povo, porém ele nunca muda seus padrões de amor e justiça!

Pois bem, eu acredito que através do contato com desencarnados podemos obter bons frutos, e acredito que no momento atual isso seja permitido por Deus, e isso foi uma mudança de método dele. O padrão de amor e justiça ainda tá aí, normal...

"As leis podem mudar, mas os princípios não."
Pois é, se antes era proibido entrar em contato com outros planos não materiais, talvez essa lei tenha mudado. O princípio de desenvolver a moral da humanidade continua.

Mas quanto à sua descrença em a bíblia ser inteiramente inspirada por Deus, acho que é uma questão apenas de ler e estudá-la mais.
É como eu disse, talvez ela até tenha sido inspirada por Deus inteiramente, porém, as coisas mudam, os princípios de Deus não mudam, mas como vc mesmo disse, as leis e métodos podem mudar.
Se antes isso não era aceito e era proibido, talvez fosse pq o povo não estava preparado. Mas os tempos mudaram, a sociedade avançou. O povo ouviu o que precisava ouvir.
Exemplo: sexo antes do casamento antes era proibido, e o povo precisava deste tipo de proibição por causa das condições da época, hoje em dia não faz mais sentido isso ser proibido, mas cabe a cada indivíduo em seu senso moral saber até que ponto o sexo pode ser conveniente, prejudicial, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espiritismo...para quem acredita!!!