Autor |
Mensagem |
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
Retirado do texto que vc me passou:
"Jeová também muda sua atuação de acordo com as circunstâncias"
"Deus também muda suas instruções para seu povo de acordo com a situação e as necessidades deles"
Talvez a instrução de não se comunicar com os mortos (desencarnados) tenha mudado, a situação hoje é outra, as necessidades são outras, e este tipo de comunicação é um recurso que pode ser muito útil.
"O apóstolo Paulo usou uma ilustração para explicar isso: “Quando eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, raciocinar como pequenino; mas agora que me tornei homem, eliminei as características de pequenino.” (1 Coríntios 13:11) Assim como os pais não tratam um filho pequeno da mesma forma que tratam um filho adulto, Jeová também mudou sua maneira de lidar com a congregação cristã quando ela deixou de ser ‘pequenina’. O apóstolo Paulo explicou que aqueles dons milagrosos tais como a capacidade de falar línguas estrangeiras ou de profetizar seriam ‘eliminados’. — 1 Coríntios 13:8."
Bem como uma pessoa se desenvolve durante sua vida, a sociedade se desenvolveu durante os séculos. Pra mim é hora de pensar diferente, e de agir diferente também.
"Jeová Deus tolera certas coisas até o momento em que ele decide corrigi-las. (Romanos 9:22-24) Jesus mostrou que Jeová permitiu temporariamente costumes errados relacionados com casamento como uma “concessão” feita por causa da ‘dureza de coração’ de Israel. — Mateus 19:8; Provérbios 4:18."
O povo da época não estava preparado para aceitar a monogamia (que é o "certo"), e também não estava preparado para lidar com o contato com outros planos.
"Os exemplos bíblicos que acabamos de considerar mostram que Jeová Deus de fato deu orientações e instruções diferentes em épocas diferentes. Mas isso não significa que ele mudou de idéia. Em vez disso, ele agiu de acordo com as necessidades do seu povo conforme as circunstâncias mudavam, e fez isso para o benefício deles. O mesmo acontece hoje."
|
Samá Samutte Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar
acabaramosnicks
Se de fato há reencarnação, para desenvolver a moral da humanidade, por quais razões o homem continua sendo o mesmo imoral de sempre? Por que eles continuam quebrando as mesmas leias que Moisés deu há 5 mil anos? Por que passam séculos e milênios e não há evolução nenhuma na moral humana?
Outra coisa, se da fato há reencarnação, porque Jesus ensinaria que após a morte só há dois destinos, como está no Evangelho de Lucas?
"Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Lucas 16.20-31
Ainda outra pergunta: a salvação, no espiritismo, se dá pelas obras, por fazer o bem, correto? Entretanto, isso não iria diretamente contra os ensinos de Cristo de que o homem não pode salvar a si mesmo (João 3.16-17)? Se a salvação se dá pelas obras, quais obras o ladrão da cruz realizou para ser salvo (Lucas 23.40-43)? Ele apenas se arrependeu e creu. Todo o ensino de Jesus, no que diz respeito a salvação, se resume em Marcos 1.15: se arrependam e creiam no Evangelho.
|
# dez/16
· votar
Samá Samutte Realmente há dois destinos após a "morte", mas ambos são passageiros, assim como a "vida". Da mesma maneira que vc pode ter experiências boas e ruins aqui na terra, desencarnado também poderá ter experiências boas e ruins, porém, estas se darão de acordo com o que você viveu. Bate com a passagem que vc copiou.
Cara, a sociedade se desenvolveu sim. Há dois mil anos atrás a galera prendia, torturava e matava por qualquer motivo besta. Isso ainda acontece, mas acontece muuuuito menos. Se vc não acredita nisso, é porque é pessimista. Talvez o número de mortes por violência ainda seja semelhante ao dos tempos antigos pq a tecnologia permita que o assassinato ocorra com mais facilidade, mas com certeza a proporção de pessoas "ruins" e a brutalidade dos atos ruins hoje são mais brandos.
Além disso, sabe-se que o desenvolvimento da sociedade leva bastante tempo pra acontecer, isso aconteceu com as organizações, aconteceu com a tecnologia, aconteceu com a intelectualidade, e vem acontecendo com a moralidade também. É um processo lento, mas moralmente o mundo está melhor sim.
Outro ponto: segundo o espiritismo, existem vários mundos, e várias classificações de mundos, sendo que alguns são materiais como a terra, e outros não. O próprio fato de vivermos a vida material é um indício de que ainda temos muito o que aprender, mas a evolução dos indivíduos nem sempre caminha na mesma velocidade do mundo em que está, por isso que espíritos que já estão mais avançados vão pra outros planetas (que podem não ser necessariamente materiais), bem como os espíritos que não conseguiram alcançar algum avanço voltam para mundos menos avançados, e desta forma vem o equilíbrio entre pessoas mais e menos avançadas no mesmo mundo, somando uma média de desenvolvimento que demora muito pra mudar.
Como eu disse lá atrás, este tipo de pergunta que vc fez pode ser respondida se vc seguir o conselho que eu te dei e frequentar as palestras de doutrinação espírita em um centro espírita. O objetivo destas palestras (alguns chamam de aulas, mas eu prefiro palestras) é exatamente isso: explicar os conceitos basicos do espiritismo e eliminar dúvidas iguais a esta sua. Novamente, se vc vai acreditar ou não é outra história, assim como eu não dou credibilidade pra muitas coisas que estão na bíblia.
|
Marco Andriotti Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar
acabaramosnicks Pois bem, eu acredito que através do contato com desencarnados podemos obter bons frutos, e acredito que no momento atual isso seja permitido por Deus, e isso foi uma mudança de método dele. O padrão de amor e justiça ainda tá aí, normal...
então, mas aí entram outros pontos que a bíblia nos ensina os mortos não estarem conscios de absolutamente nada, conforme dito em Eclesiastes 9:5,10 não é nem uma lei e nem um princípio, é uma atestação, um ensinamento da bíblia
Eu te mandei aquele texto, porque algumas pessoas questionam a forma de Deus lidar com seu povo no velho testamento e a forma como ele lida com isso hoje.
Mas quanto à condição dos mortos, isso não mudou, porque é uma verdade bíblica, veja só outros textos além daqueles que te mostrei:
Salmos 6:5 - Pois na morte não há menção de ti; Na Sepultura, quem te louvará? Salmos 30:9 - Que lucro haverá na minha morte, se eu descer à cova? Será que o pó te louvará? Será que declarará a tua fidelidade? Salmos 115:17 - Os mortos não louvam a Jah; Nem os que descem ao silêncio da morte. Isaías 38:18 - Pois a Sepultura não pode glorificar-te, A morte não pode louvar a ti. Os que descem à cova não podem esperar por tua fidelidade. Eclesiastes 3:20 - Todos irão para o mesmo lugar. Todos eles vieram do pó e todos eles retornam ao pó.
Você percebe como a bíblia, em nenhum momento, suporta a idéia de um "espírito" ou "alma" que sobreviveria à morte?
|
# dez/16
· votar
Marco Andriotti Ou talvez eles estejam falando somente do seu corpo material. Veio do pó, retorna ao pó. O corpo é só um monte de átomos que, graças a Deus, seu espírito pega "emprestado" pra passar por experiências que são exclusivas do mundo material. É uma prova do amor dele. Um corpo morto não tem consciência, isso é obvio pq está morto. Mas é só o corpo. Talvez a bíblia não tenha dito isso porque o povo não estava preparado, se as coisas foram sendo reveladas à humanidade gradativamente desde muitop tempo atrás, vc acha mesmo que não há mais nada a ser revelado?
|
Samá Samutte Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar
acabaramosnicks
Realmente há dois destinos após a "morte", mas ambos são passageiros, assim como a "vida".
Como assim? Cristo disse que os destinos são eternos: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25.46
Cara, a sociedade se desenvolveu sim. Há dois mil anos atrás a galera prendia, torturava e matava por qualquer motivo besta. Isso ainda acontece, mas acontece muuuuito menos. Se vc não acredita nisso, é porque é pessimista. Talvez o número de mortes por violência ainda seja semelhante ao dos tempos antigos pq a tecnologia permita que o assassinato ocorra com mais facilidade, mas com certeza a proporção de pessoas "ruins" e a brutalidade dos atos ruins hoje são mais brandos.
Cara, desculpa, mas falar que a sociedade evoluiu moralmente é simplesmente tapar os olhos ao que há ai fora. Construímos prédios, computadores, smartphones, etc, todavia o coração do homem continua sendo o mesmo corrupto de sempre. E digo mais, nunca houve uma sociedade mais corrupta e imoral como a nossa. Antigamente, pelo menos as pessoas, ao cometerem seus crimes e imoralidades, faziam de tudo para esconder. Hoje elas fazem questão de postar na Internet. Em que período da história crianças cantavam e dançavam rebolando sensualmente como as crianças de hoje? Acho que isso é sem precedentes.
Além disso, sabe-se que o desenvolvimento da sociedade leva bastante tempo pra acontecer, isso aconteceu com as organizações, aconteceu com a tecnologia, aconteceu com a intelectualidade, e vem acontecendo com a moralidade também. É um processo lento, mas moralmente o mundo está melhor sim.
Cara, são 5 mil anos de Moisés até nós. Isso não é tempo suficiente? Qual a diferença dos povos cananeus para os membros do EI? Qual a diferença dos governantes corruptos do período dos reis de Israel para os nossos políticos hodiernos? Adultérios, homicídios, latrocínios, estupros, prostituição, está tudo ai cara, absolutamente do mesmo modo que há 5 mil anos atrás, não há diferença nenhuma. O coração do homem continua sendo o mesmo corrupto. Os Judas estão ai do mesmo modo, entregando as pessoas por dinheiro, passando a rasteira no trabalho, colando nas provas das escolas, comprando produtos piratas, colocando sky gato em casa, traindo as esposas, fornicando, prostituindo, etc. etc. etc. Que evolução moral é essa? Corrupção, corrupção e mais corrupção, é isso que eu vejo.
Outro ponto: segundo o espiritismo, existem vários mundos, e várias classificações de mundos, sendo que alguns são materiais como a terra, e outros não. O próprio fato de vivermos a vida material é um indício de que ainda temos muito o que aprender, mas a evolução dos indivíduos nem sempre caminha na mesma velocidade do mundo em que está, por isso que espíritos que já estão mais avançados vão pra outros planetas (que podem não ser necessariamente materiais), bem como os espíritos que não conseguiram alcançar algum avanço voltam para mundos menos avançados, e desta forma vem o equilíbrio entre pessoas mais e menos avançadas no mesmo mundo, somando uma média de desenvolvimento que demora muito pra mudar.
Como? Outros planetas? Bom, aí é responsabilidade sua dizer isso, pois não há nenhum ensinamento de Cristo que sequer se pareça com o que você postou aí acima.
|
# dez/16
· votar
fora que, se quando a gente morre a gente perde totalmente a consciência, isso entraria em contradição com a passagem Lucas 16.20-31 que vc postou, que o cara morre e tem consciência, do sofrimento, das condições
|
# dez/16
· votar
Como assim? Cristo disse que os destinos são eternos: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25.46 o tempo é intrínseco à matéria, depois que vc morre a noção de tempo é outra, o conceito de eternidade é diferente porque não é mais "todo o tempo"
|
· votar
acabaramosnicks Mas a bíblia é uma só, não veio a existir outra bíblia após ela. Ela é o que temos para nos guiar e entender a vontade de Deus.
Esses ultimos textos que mostrei são complementados por aqueles de Eclesiastes, por que lá é mostrado que os mortos não podem fazer nada.
Se haveria alguma parte do corpo humano que sobrevive à morte, ainda haveria coisas para a pessoa fazer, ela ainda poderia louvar a Deus, se fosse uma pessoa boa...
Mas lembra o que o salmo disse: Os mortos não louvam a Jah; Nem os que descem ao silêncio da morte.
E sobre o que você falou, de que talvez depois Deus tenha mudado sua Lei sobre a prática de ocultismo adivinhação, veja só, ela não mudou:
Gálatas 5:19-21 - 19 As obras da carne são claramente vistas. Elas são: imoralidade sexual,*+ impureza, conduta insolente,*+ 20 idolatria, ocultismo,*+ inimizades, brigas, ciúme, acessos de ira, discórdias, divisões, formação de seitas, 21 inveja, embriaguez,+ festas descontroladas* e coisas como essas.+ Eu estou advertindo vocês a respeito dessas coisas, do mesmo modo como já os adverti: os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.+ O asterisco em ocultismo diz o seguinte: "ou feitiçaria, espiritismo"
Deus não mudou sua orientação com respeito a isso, pois sabia que os demônios tentariam enganar as pessoas com as práticas de ocultismo, Fazendo-as achar que estão se comunicando com pessoas mortas, mas que na verdade são demônios disfarçados.
|
· votar
acabaramosnicks fora que, se quando a gente morre a gente perde totalmente a consciência, isso entraria em contradição com a passagem Lucas 16.20-31 que vc postou, que o cara morre e tem consciência, do sofrimento, das condições
Este trecho não é um relato de um acontecimento real, é uma ilustração de Jesus, sobre as riquezas
|
Snakepit Veterano |
# dez/16 · Editado por: Snakepit
· votar
CindyFerrari greja Católica virou ultrapassada, não preenche mais a sua função na sociedade por que?
Pq as pessoas precisam algo a mais, as pessoas buscam conforto e preencher o "vazio" da vida na religião. A Igreja Católica se distanciou disso, não parece mais acessível, parece desconexa da realidade e mundo moderno.
Tirando os católicos de longa data (de infância por influencia da família), não vejo ninguém procurando a Igreja Católica.
Eu não frequento nenhuma igreja, então falo baseado na impressão que tenho sobre os meus amigos e parentes que frequentam esses lugares.
|
Pão Quente Veterano |
# dez/16
· votar
acabaramosnicks
sim, é possível o contato com desencarnados, mas não é algo tão simples assim, não espere que vc vai chegar em um centro espírita qualquer e vai trocar uma idéia com a tua falecida avó
como você sabe que ela morreu? e que é mesmo com ela qu eu queria falar
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/16
· votar
Fui a um centro espírita na terça feira, a convite de um amigo.
|
Amago Membro Novato |
# dez/16
· votar
Eu não acredito em espiritismo.
|
# dez/16
· votar
Amago
E isso você afirma do fundo do seu amago?
|
Amago Membro Novato |
# dez/16
· votar
brunohardrocker Não acredito em espiritismo. Morreu já era, claro que o satanás pode se passar por espirito de alguém que morreu.
|
Pão Quente Veterano |
# dez/16
· votar
acabaramosnicks DIGA-ME
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
Os negócios difundidos pelos espíritas nunca passaram em nenhum teste controlado.
|
Snakepit Veterano |
# dez/16
· votar
brunohardrocker E? Como foi?
Tem uma galera querendo me levar. Ta crescendo muito aqui no Brasil.
|
LeandroP Moderador |
# dez/16
· votar
Eu frequentava centro espírita, me ausentei por um tempo, mas devo retomar.
|
Squillo Membro Novato |
# dez/16
· votar
Não acredito em espiritismo. Morreu já era, claro que o satanás pode se passar por espirito de alguém que morreu.
Espiritismo é balela, mas satanás existe! Kkkkk
|
Squillo Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar
Dá-lhe citação bíblica.
Ninguém sabe a verdade. Ninguém pode provar que sua crença é a correta, portanto, a questão é crer no que ACHA que representa a verdade. Ou não crer em nada também. É escolha.
O resto é só fanatismo.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/16
· votar
Material e imaterial.
Só quem teve experiências com o imaterial ou intangível é que pode entender um pouco do tema, limitado ao seu estado de consciência.
Material e espiritual.
E esta experiência ou estado de consciência não pode ser transferida para outro.
Aqui não existe uma linguagem que possa ser interpretada.
São dois estados diferentes, o físico que pode ser percebido pelos nossos sentidos, e o outro não importa o título que se dê, não pode ser percebido ou provado, pois se algo ocorre é invisível, pois pertence a outra esfera ou dimensão.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
As pessoas acreditam no que parece mais verdadeiro. Certas coisas são claramente verdade. Outras são claramente mentira.
|
LeandroP Moderador |
# dez/16
· votar
E esta experiência ou estado de consciência não pode ser transferida para outro.
|
# dez/16
· votar
Pão Quente relaxa cara, foi só um exemplo genérico
|
# dez/16
· votar
Snakepit
Tinha 3 salas com palestras. Com temas que vão de depressão e ansiedade ao evangelho segundo o espiritismo. Fui na do evangelho.
Não da pra ter uma base só com aquela palestra, que era sobre apenas um capitulo. E ainda achei a oratoria da palestrante fraca.
Eu não acredito em reencarnação, mas tambem não sei sobre o espiritismo. Então, primeiro eu teria que conhecer. Mas a principio, acho que serve de lição para as mais variadas igrejas: ser mais hospital do que comércio.
|
LeandroP Moderador |
# dez/16
· votar
Então, brunohardrocker. Esses assuntos são divididos. Quando você assiste a uma ou mais sessões, você acaba presenciando o debate sobre um tema específico, que seria o tema da semana, dependendo de como a casa trabalha. Algumas casas oferecem um curso, que geralmente é "Curso do Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "Curso de Médiuns". O primeiro refere-se ao evangelho propriamente dito sob a perspectiva espírita. O segundo é um curso que trata de todas as mediunidades, onde no decorrer do curso o aluno identifica quais das mediunidades ele tem mais chances de desenvolver e trabalhar.
Difícil você assistir uma ou vinte palestras e conhecer o espiritismo, porque o objetivo da palestra não é esse.
|
# dez/16
· votar
LeandroP
Sim, era uma palestra e debate sobre o tema. Apenas. Achei interessante o modelo.
|
Jack Holland Veterano |
# dez/16
· votar
Se uma pessoa tem um amigo imaginário, ela é louca.
Se várias pessoas tem o mesmo amigo imaginário, é religião?
|