Autor |
Mensagem |
Adler3x3 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
Bem não tenho nada contra o espiritismo e contra as verdadeiras religiões no que elas tem de bom.
Mas o problema não é a religião em si, mas sim os seu interpretes e líderes, que sempre misturavam a religião e o poder, que era uma prática comum naqueles tempos.
Mas o Hinduísmo, através do Carma e do Darma dá para ter uma melhor entendimento. O Chinês também tem uma certa originalidade, mas com o advento do comunismo muita coisa se perdeu, e outras das mais antigas bem dizer não restou quase nada, mais escritos em pedras, papiros e pergaminhos.
A arquelogia ainda tem muita a revelar,muito ainda esta escondido, e muita coisa pode estar conservada, primeiro devido a região ser seca, segundo pelas condições em que o material se perdeu e se ocultou, e ficou preservado. Basta encontrar.
Lembro que dos antigos idiomas e línguas, o sânscrito é original , e é uma língua viva. Todas as demais antigas civilizações perderam a sua originalidade, muitas línguas mortas, e a maioria dos livros antigos foi perdida, por "n" problemas, invasões, guerras, e o que restam são cópias e pequenos excertos em alguns casos. Em outros casos os livros foram reescritos, passando da tradição oral para a escrita, mas até a pronúncia se perdeu.
E lá na Índia tem até resquícios da antiga religião dos gregos e de outras civilizações. Muitas religiões que foram perseguidas no passado buscaram refúgio na Índia.
A Índia é acusada injustamente por muitas práticas, principalmente das "castas", mas ao mesmo tempo que tem coisas condenáveis tem muita coisa boa.
É o lugar do mundo onde existem mais religiões, tal diversidade que ninguém até hoje sabe dizer quantas existem, e até ateísmo milenar tem.
Pena que a visão ocidental é distorcida, carma por exemplo ganhou um cunho diferente mais atrelado ao destino, e em parte a lei da causa e do efeito, vista de forma simplificada.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/16
· votar
Jack Holland Se uma pessoa tem um amigo imaginário, ela é louca.
Nenhum estudo científico chegou a esta conclusão.
|
Jack Holland Veterano |
# dez/16
· votar
brunohardrocker Nenhum estudo científico chegou a esta conclusão.
Eu tava fazendo só uma trollagenzinha básica. Seu questionamento é deveras pertinente e admirável. Seria perfeito se todos o fizessem sempre.
Agora só falta reler todos os 197384845 absurdos da bíblia sob este mesmo crivo.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/16
· votar
Jack Holland
Tem que analisar sempre a proposta.
Quando um ateu questiona a crença sob o crivo da ciência, quer dizer que a proposta dele é ser científico. Então questioná-lo através da ciência, quando ele não está sendo científico, é uma boa pedida.
|
Jack Holland Veterano |
# dez/16 · Editado por: Jack Holland
· votar
brunohardrocker
Correto, mas se um teísta decide usar o crivo da ciência para rebater os argumentos ateístas, então ele necessariamente também deve usá-lo para questionar o próprio teísmo.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/16
· votar
Jack Holland para rebater
Mas veja bem, ele estaria usando para rebater, não para alegar. O ônus é de quem faz a alegação.
Cada um tem que saber o que é e a que se propõe a fé/crença.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
Tem que entender que a religião e a ciência se separaram já faz séculos, por conta da evolução da última. Em determinados pontos nasceu o critério científico, que se encontra em constante evolução, já a religião tenta explicar mas não consegue, pois o que do oculto é ao oculto que pertence. E não existem palavras para transmitir este entendimento.
A base das religiões, salvo invencionices dos profetas de plantão, estão nos arquétipos primordiais, assunto que Carl Jung fez um profundo estudo e criou uma visão moderna dos arquétipos. Muitas religiões se aproveitaram de antigos arquétipos para formar uma nova religião, dando uma nova roupagem.
Por exemplo: a colunas do zodíaco já apareciam há mais de 30.000 anos atrás, em cavernas na França e na Espanha, algumas cavernas até artificiais. Provando que mesmo na pré-história o homem já tinha um certo conhecimento astronômico. E por serem subterrâneas e devido a uma série de fatores ficaram preservadas e só foram na linha do tempo descobertas recentemente.
E assim no decorrer do tempo, a verdadeira astronomia se desligou da astrologia. A astrologia era baseada em arquétipos, a astronomia na observação.
Os próprios números ditos arábicos, na verdade são Hindus, os muçulmanos quando invadiram a Índia obtiveram este conhecimento. E os números mais antigos conhecidos eram estampados em templos cuja antiguidade ainda se investiga. E se não fosse esta invenção, não estaríamos aqui neste fórum, tipando, pois o bits 1 e 0 é uma forma simplificada inventada depois de usar todos os números, letras, imagens, sons e o que mais você imaginar. Isto levou o homem até a lua. E o zero é o número mais misterioso de todos, não aparece em nenhum outro sistema de representar os números de outras civilizações.
E aí pergunto? Daqui mais um tempo, quando o homem criar colonias na lua, e fazer viagens interplanetárias e colonizar outros mundos, qual vai ser o signo das pessoas que vão nascer nestas colônias? destas pessoas, se a terra é o centro destes arquétipos na astrologia?
E o que fica? Por exemplo: Muitos religiosos gostam de citar os números da Bíblia, só que estão usando um antigo simbolo, como eles gostam de chamar de "pagão" Repetem citações e citações, mas estão usando um símbolo de uma região e religião mais antiga, que eles mesmos demonizam. E repetem que só existe um único caminho e verdade.
Então entra em cena uma hipocrisia , e fica comprovado que o estágio atual foi uma sequência de conhecimentos humanos de diversas civilizações que foram se integrando, o que uma civilização tinha de bom foi aproveitada por outra.
E o termo pagão se refere tão somente ao interior da antiga Itália, ou regiões daquela área sob a influência de Roma.
E a cristianização começou por Roma, depois que foi se expandir para digamos o interior e até o litoral, e estes que não eram cristãos eram chamados de pagãos.
Assim o termo pagão não se aplica a outras regiões do mundo.
|
LeandroP Moderador |
# dez/16
· votar
Algumas curiosidades:
http://www.wemystic.com.br/artigos/8-coisas-sobre-espiritismo-que-prov avelmente-voce-nao-saiba/
|
Snakepit Veterano |
# dez/16
· votar
Snakepit Igreja Católica virou ultrapassada, não preenche mais a sua função na sociedade, e a Evangélica foi destruída por infestação das Igrejas comerciais. Muita gente está migrando para Centros Espiritas agora.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1844365-deixam-de-ser-catol icos-ao-menos-9-milhoes-afirma-datafolha.shtml
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
Snakepit Engraçado que aí mostra um gráfico dizendo que no estado de SP o número de evangélicos diminuiu, e eu vejo cada vez mais evangélicos por aqui. Talvez eles estejam mais concentrados em regiões como a minha, ou talvez eu esteja notando mais as pessoas. Na boa, de uns anos pra cá só vejo evangélico pra tudo quanto é lado.
|
Snakepit Veterano |
# dez/16
· votar
acabaramosnicks As Igrejas evangélicas modernas (não as tradicionais) são modinha e a iminente chuva de prisões dos cabeças vai ser uma bomba de marketing negativo.
Lógico que não vão acabar, mas essa explosão hoje está de mais, não tem como se sustentar. Acho que vai dar uma boa acalmada.
Considero os Centros Espíritas bem humildes, bem focados realmente em estudos. Pelo menos aparentemente não tem o lado comercial/empresarial tão escancarado quanto as evangélicas modernas. Quem busca estudo, não show/espetáculo, vai migrar pra lá. Vejo essa tendência.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
Snakepit outro fato interessante:
Se de um lado vemos "igrejas evangélicas" pra tudo quanto é lado, em qualquer esquina e qualquer garagem crescendo pra caramba, por outro lado temos as tradicionais...
Minha sogra é da Igreja Batista, que é tradicional. Tipo, ela é bem ativa, cuida de tesouraria, canta e rege o coral, enfim, faz muita coisa lá há anos. Foi feita uma consultoria na igreja, e a igreja não está crescendo nem um tiquinho. Os mesmos velhos de sempre estão lá e estão morrendo, e das mesmas famílias desses velhos poucos optam por fazer parte da igreja, e quase ninguém vem de fora pra se integrar. Está tomando o mesmo rumo da católica, ou de qualquer outra tradicional.
Os novos integrantes das igrejas evangélicas normalmente são pessoas desesperadas, desamparadas, etc... qualquer religião pra elas serve, seja uma igreja de esquina ou uma igreja de verdade. O cara só quer um apoio.
O espiritismo realmente não tem esse lado comercial pq é desnecessário. Normalmente os fundos usados no centro espírita vem de doação pra algum propósito específico, tipo assim, não se doa para o centro, se doa para um movimento que o centro tá fazendo. Exemplo: tem lá em campinas o CEAK (centro espírita allan kardec). Tem a panificadora Bambini, super famosa por ser uma das melhores da região, eles vendem até aqui em Jundiaí (minha cidade) porque o produto é bom mesmo. A maior parte da mão de obra da Bambini é voluntária. As matérias primas da Bambini geralmente vêm de empresas cujos donos são espíritas, então eles fazem tipo a preço de custo. O local de trabalho da Bambini é praticamente dentro do território do CEAK. ou seja mão de obra custo 0 matéria prima barata e ao mesmo tempo de qualidade custo do local (aluguel) 0 consequencia: preços bons e muitas vendas
E pra onde vai esse dinheiro dos espíritas, se todo mundo que trabalha no CEAK e na Bambini é voluntário? (sim, a galera do centro é tudo voluntário) Nesse caso específico vai para o educandário eurípedes, creche mãe luíza, e creche marcondes, que ajuda a cuidar de crianças cujos pais não têm dinheiro pra pagar essas coisas pra elas. Obs: A mão de obra nas creches e educandário também é voluntária. Se eu não estou enganado, havia um projeto pra abrir uma casa transitória alí no CEAK, ou um abrigo para idosos, alguma coisa assim. Nem sei se já abriu.
A tendência dos centros espíritas é crescer mesmo porque tem gente disposta a ajudar pessoas, e tem gente precisando de ajuda, e o centro é um intermediário pra organizar tudo, além de ajudar as pessoas a conhecer melhor a moral cristã e como aplicá-la no dia a dia. Esse lance de Quem busca estudo, não show/espetáculo, vai migrar pra lá dito pelo Snakepit até tem a ver, mas isso vc encontra em outras igrejas mais tradicionais, como a batista da minha sogra que eu citei lá em ccima, eles têm grupos de estudo e coisas do tipo. Outro ponto a se destacar também é que o espiritismo é na maior parte do tempo estudo da doutrina e o que fazer com isso, enquanto nas outras igrejas, inclusive a batista, o foco é o louvor, o culto, e pra quem quiser tem o "extra" do estudo. pra quem não liga tanto pro "show/espetáculo" não faz sentido participar dele.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
Outro ponto importante para a reflexão. E misturando um pouco o conteúdo de dois tópicos diferentes.
É que o conceito de espiritismo é moderno, proclamado por Alan Kardec Considerando a linha do tempo séculos e séculos.
Assim ao meu ver muitos críticos de religiões, também modernas fazem referências a bíblia para condenar o que não conhecem, e forçam a interpretação e tem mania de enquadrar quem pensa diferente. E cometem o erro do anacronismo.
E nas traduções da Bíblia, adaptam as palavras modernas a sua conveniência. Assim também acontece com a moderna Astrologia, que é muito mas muito diferente dos tempos que se perdem nas brumas do passado.
O antigo calendário hebreu é lunar, mas tem muita coisa também sob o ponto de vista solar. Doze signos, doze meses que guardam uma relação. E muito foi herdado de antigas civilizações. Na própria Babilônia os hebreus se transformaram e aproveitaram muita coisa que foi agregada na sua cultura.
Era importante para os antigos saberem quando se iniciava uma estação, pois esta informação era crucial e ainda é, para saber quando plantar.
Os arquétipos se revelam aqui, grande parte da Bíblia é baseada nos mesmos arquétipos da Astrologia.
E ainda com relação a Centros Espiritas vejo com bons olhos, sempre que posso ajudo em algo, eles fazem um trabalho social importante, agem de forma mais discreta, e como já foi dito, o dinheiro aqui não esta em primeiro plano, o trabalho é voluntário, e visa o bem, somente o bem para as outras pessoas, nunca vi nada de errado contra quem quer que seja.
Não sou seguidor e membro, mas admiro o trabalho que eles fazem.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
E cometem o erro do anacronismo. isso acontece MUITO
também modernas fazem referências a bíblia para condenar o que não conhecem e forçam a interpretação e tem mania de enquadrar quem pensa diferente. E nas traduções da Bíblia, adaptam as palavras modernas a sua conveniência.
É o caso do investigador que já sabe o culpado. Ele não vai atrás de provas para saber quem é o culpado, ele vai atrás de provas que condenem fulano pq sabe que ele é o culpado. Daí a pessoa pode se basear em qualquer coisa, inclusive a bíblia, que pode inclusive ser mal interpretada e mal traduzida.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
que pode inclusive ser mal interpretada e mal traduzida.
Tipo pra afirmar que o espiritismo tem alguma coerência bíblica.
A tendência dos centros espíritas é crescer mesmo
Sim, principalmente porque já estava previsto:
1 Timóteo 4:1-4 Mas o Espírito Santo expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
Allan Kardec e derivados me vieram imediatamente a mente.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
Na própria Babilônia os hebreus se transformaram e aproveitaram muita coisa que foi agregada na sua cultura.
Por isso ela foi destruída, assim como seus herdeiros o serão no fim dos tempos.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
Wuju
Mas se o fim dos tempos é a destruição, então quem não vai ser destruído?
E todos os impérios tem um início, um desenvolvimento, um auge, uma decadência e um fim.
Mas quem afirma que o fim do mundo esta próximo? isto além de poder ser uma grande mentira, só traz confusão, uma precipitação sem base nenhuma, uma falta de esperança na própria humanidade. Que profecia é esta?
E quem somos nós, mesmo com o conhecimento atual, e com o antigo, não tem como fazer qualquer profecia sobre isto. O universo e o nosso mundo existem há bilhões e bilhões de anos. E que somos nós ?, eu mesmo, dentro deste contexto Não sou nada! E se sou algo, sou insignificante.
Com base na bíblia muitos religiosos já acabaram com o mundo, várias vezes, marcaram datas, e não aconteceu nada.
Um equívoco atrás do outro.
São os falsos profetas, alias todo o profeta é falso, os antigos e os modernos.
A ira divina é contraditória. É um erro de interpretação da dualidade, o bem e o mal, o bom e o ruim, o claro com o obscuro, Deus com o demônio, preto com o branco, Luz e trevas...
É tudo mais complexo não tem só dois lados, e aqui as pessoas se confundem e tropeçam. nas próprias pernas.
As duas pernas são importantes, nem a esquerda nem a direita.
O ódio cega.
Não precisa ser astrólogo ou vidente para perceber muitos erros.
A destruição do ambiente natural terá consequências, assim como todos os erros.
|
Snakepit Veterano |
# dez/16 · Editado por: Snakepit
· votar
acabaramosnicks Se de um lado vemos "igrejas evangélicas" pra tudo quanto é lado, em qualquer esquina e qualquer garagem crescendo pra caramba, por outro lado temos as tradicionais...
Exato, por incrível que pareça pouca gente saber fazer essa diferenciação. Eu sou luterano, que é muito forte no RS por causa da imigração alemã, e só de ouvir evangélico muita gente acha que se trata de uma igreja similar a Universal por exemplo. Evito dizer que sou evangélico, falo apenas luterano.
E sim, elas estão minguando. Nem mesmo na minha família os novos membros, filhos, netos, bisnetos, são luteranos.
Segundo estatísticas oficiais ela tem 200k membros e 2k igrejas. Se isso está correto, não sei por quanto tempo vão conseguir manter uma igreja para cada 100 membros.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar
quem quebrou tudo a babilônia foram os persas, até onde eu sei, foi guerra, não tem nada a ver com pegar conhecimento antigo.
mas e daí?
é que nem o adler falou, falsos profetas pra tudo quanto é lado, antigamente e agora também
kardec e outros deram sua interpretação para o evangelho de jesus, a partir daí vejo um monte de gente prestando serviços sociais daí vc vem dizer que o espiritismo é ruim ok
eu gosto dos textos do adler, nem sempre concordo mas gosto
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
adler E muito foi herdado de antigas civilizações. Na própria Babilônia os hebreus se transformaram e aproveitaram muita coisa que foi agregada na sua cultura.
wuju Por isso ela foi destruída, assim como seus herdeiros o serão no fim dos tempos.
tipo, o cara tá dizendo que quem agrega conhecimento externo deve ser destruido faz sentido inclusive para o ISIS, faz muito sentido
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
O que acabou com a Babilônia foi um tipo de mudança climática, que fez com que a população abandona-se aquela região, uma coisa que além de guerras teve outras variáveis. O que não aconteceu tão somente com a Babilônia mas com muitas cidades e culturas antigas, inclusive aqui nas Américas.
No oriente médio a cidade de Petra, que fica na atual Jordânia, foi uma civilização avançada, que ninguém sabe direito, qual foi o motivo de se transformar numa cidade fantasma, guerras, falta de água, mudanças climáticas, terremotos, concorrência comercial (mudanças de rotas) a lista de possíveis causas é extensa. E este exemplo se aplica a muitos outros casos. Mas muitas destas cidades foram abandonadas pela população, que certamente procurou um lugar melhor para viver. Um processo lento e a cidade foi se esvaindo e morrendo. Até Jerico sofreu disto, renasceu e morreu várias vezes.
Muito tempo depois da queda da Babilônia para os Persas, Alexandre o Grande derrotou o Império Persa e se estabeleceu na Babilônia.
E a identidade original da Babilônia se perdeu, não tinha mais liberdade, outros pensamentos e culturas diferentes impuseram mudanças, e o Reino deixou de existir, perdeu a importância, mas transmitiu um legado para outras civilizações, isto é inquestionável, inclusive para os próprios hebreus. Não era tudo ruim, como tentam modernamente como base na bíblia demonstrar. E aqui a Bíblia contém vários erros que não condizem com a história.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
Deus disse ao povo hebreu, que eram oprimidos pelos babilônicos, que esperassem 70 anos e teriam sua liberdade. Passaram-se 70 anos e os persas devastaram a babilônia. No mínimo interessante.
A babilônia era a cidade com maior culto a falsos deuses, prostituição, práticas ocultistas, semeio da mentira e práticas amorais. Foi uma cidade edificada pela rebeldia tola e ignorante do homem para com Deus.
Deus disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” Gn 9.1.
Mas o homem ignorante em sua tolice rebelou-se, querendo poder e independência: Portanto, o reinado humano começou na Babilônia com uma rebelião clara e evidente contra Deus. Gn 11.1-9
E pior. Em Apocalypse fala-se da mulher, a prostituta, chamada de Grande Babilônia. Uma entidade que ira controlar os Reis da terra até o fim dos tempos onde será por fim exterminada. Esta grande prostituta é nada mais do que uma organização religiosa poderosíssima perpetuada pelos remanescentes babilônicos desde os tempos antigos até a atualidade, com o único propósito de manterem-se rebeldes a Deus e tentarem desprezivelmente atrapalhar o seu propósito o máximo quanto conseguirem.
Então a babilônia foi destruída no passado em razão disso, e hoje, a entidade de seus remanescentes influenciam de todas as formas, direta ou indiretamente, para que se formem todos os tipos de distorções e deturpações da palavra de Deus, uma delas sendo claramente o espiritismo.
Porém, se vocês querem interpretar as coisas desta maneira confusa como fazem, sendo peões desse propósito desprezível e perpetuando essas distorções, ai é com vocês. No fim, o propósito de Deus será realizado de qualquer maneira. E vocês... espero que recebam misericórdia.
|
Snakepit Veterano |
# dez/16 · Editado por: Snakepit
· votar
Imagina ser amigo do wuwu na vida real. Não deve ser fácil...
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/16
· votar
deturpações da palavra de Deus, uma delas sendo claramente o espiritismo. como se o espiritismo não pregasse justamente o amor e caridade ao próximo. tudo a ver com a babilônia
aliás, jesus falava sobre ser tolerante com as pessoas também
A babilônia era a cidade com maior culto a falsos deuses, prostituição, práticas ocultistas, semeio da mentira e práticas amorais. assim como quase todos os povos da época e vc está pegando no pé deles porque foi o único povo que teve seu fim profetizado
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16
· votar
Cansei cara... sério. De porco gosto apenas do sabor da carne e da aparência fofa quando jovens.
Pra bom entendedor, meia palavra basta. Pra mal entendedor ou alguém disposto a não entender, é preciso explicar até a exaustão e é bem provável que mesmo assim continuem sem entender.
Mas assim... Paz. Espero que sejam abençoados, todos vocês.
|
Squillo Membro Novato |
# dez/16
· votar
Wuju Wu Yi
Isso se o que está escrito naquele trecho da bíblia fosse realmente verdade.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16
· votar
Squillo
Isso levaria a outra grande discussão exaustiva. No mínimo.
Paz.
|
Squillo Membro Novato |
# dez/16
· votar
Pra bom entendedor, meia palavra basta. Pra mal entendedor ou alguém disposto a não entender, é preciso explicar até a exaustão e é bem provável que mesmo assim continuem sem entender.
Meu, isso segundo o que vc acredita ser verdade, que pode ser a verdade ou não.
Você pode defender a sua crença, mas não pode criticar a dos outros, simplesmente pela sua falta de ter como provar. Acredita se quiser, mas você não sabe a verdade.
|
Squillo Membro Novato |
# dez/16
· votar
As discussões se tornam exaustivas porque sempre iremos retornar ao mesmo ponto. O mesmo motivo porque tantos povos e pessoas se desentenderam. Alguns sempre acham que estão com a verdade, com a razão e que sua crença é melhor ou "mais certa" que a do outro. E estes acham que os que não compactuam com suas ideias ou são seres inferiores ou merecem morrer. Vide os radicais islâmicos.
Qualquer religião pode ser criticada.
Prova mesmo ninguém tem.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# dez/16
· votar
Então cara, não é bem 'ninguém tem'. Mas novamente, por enquanto vou evitar discussões.
|