【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
sugiro você pensar no perrengue que é carregar uma 4 x 12 quando você tiver ensaio / show... mesmo de carro, ela não cabe na maioria dos porta-malas...

se isso não for problema, ja que vai montar uma 4 x 12, monta com falantes decentes... eu acho melhor uma 1 x 12 com falante bom do que 4 x 12 com falante ruim...

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


cara realmente TODOS falaram no trombolho de uma 4x12"... e já senti na prática como é isso... mas não adianta eu acho muito lindo o conjunto 4x12"...

Penso nos falantes selenium pq já provei um gostinho do gabinete Maverick... realmente me dói na alma 600 reais em cada V30 e ainda não cubro a potência nescessária que a meteoro recomenda (300W, e cada V30 faz 60W se não me engano...)

acabei optando por falantes "ruins" pelo preço e não sou lá tão exigente com meu som... acho que usar um marshall pq X, W e Y usa, ou Fender pq A, B, C, e D usam é perder personalidade... Prefiro o que é diferente e único... Posso ser louco dizendo isso, mas com certeza não posso ser chamado de copiador... Aprendi isso com minha "litle" Zoom G1N... quase chorei quando liguei ela a primeira vez.... que bomba de timbre computadorizado... mas como foi nela meu ultimo níquel, tive de aguentar... hoje proporcionalmente, ela não perde para nenhuma top de 5mil reais... e toco com orgulho onde tiver de ir #Desabafo rs

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


acabei optando por falantes "ruins" pelo preço e não sou lá tão exigente com meu som... acho que usar um marshall pq X, W e Y usa, ou Fender pq A, B, C, e D usam é perder personalidade... Prefiro o que é diferente e único... Posso ser louco dizendo isso, mas com certeza não posso ser chamado de copiador... Aprendi isso com minha "litle" Zoom G1N... quase chorei quando liguei ela a primeira vez.... que bomba de timbre computadorizado... mas como foi nela meu ultimo níquel, tive de aguentar... hoje proporcionalmente, ela não perde para nenhuma top de 5mil reais... e toco com orgulho onde tiver de ir #Desabafo rs


Nossa velho, que pensaemtno exótico esse seu. Sério mesmo, o mais estranho de todos os estranhos que ja vi aqui no FCC e pessoalmente.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


rs sou meio que exótico... mas transmiti uma ideia errada:

pareceu que eu não quero coisas de qualidade, só pq astros querem... realmente eu reconheço que grandes marcas, como as que citei, são PROPORCIONALMENTE melhores... quero dizer, que se eu olhar para um fusca, nem querendo farei dele um gallardo... ou seja, dentro dos limites de cada coisa devemos tirar seu melhor...

sinceramente, todos me disseram "vai de Celestion V30 que não terá problema" sim concordo, mas eles não atendem ao que preciso, e ao que posso gastar... acho que o som vintage dos cones de papel e válvulas, é mais bonito que o som dos modern transistorados... mas o timbre de um é diferente do outro... um não é melhor que o outro, apenas diferente... eu vejo assim...

E LA VOU EU SER PUNIDO POR SPAM, DESVIAR DO ASSUNTO DO TÓPICO...

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
eu não diria V30, realmente 600 em cada alto falante é pra poucos, porem, tem AF na faixa de 200 a 300 melhores que esses selenium... não me entenda mal, a selenium, que agora é JBL, produz otimos falantes pra som profissional, mas não tem a tradição que celestion, eminence etc... e do mesmo jeito que existem pedais handmade, tem AF handmade... o pedrone mesmo, tem uns vintage 30 por R$250... que desconfio ser baseado nos v30 celestion...

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


então temos de negociar... estou aqui por isso... quero conhecer esses falantes

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


undefinedeu não diria V30, realmente 600 em cada alto falante é pra poucos, porem, tem AF na faixa de 200 a 300 melhores que esses selenium... não me entenda mal, a selenium, que agora é JBL, produz otimos falantes pra som profissional, mas não tem a tradição que celestion, eminence etc... e do mesmo jeito que existem pedais handmade, tem AF handmade... o pedrone mesmo, tem uns vintage 30 por R$250... que desconfio ser baseado nos v30 celestion.

Cara se for passa longe hehe, timbre do gold tone dele é bem mais fechado que o v30.

Ismah

Cara os falantes Pedrone e Alien sã otitmos e custam na faixa de 220 a 250 reais.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Shapu
Cara se for passa longe hehe, timbre do gold tone dele é bem mais fechado que o v30.
bom saber... de qq maneira são otimos AFs....

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj

Tem um comparativo dele com o eminence gb 12 pra q uem ainda nao viu, vale a pena ver.



Aí esta.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Shapu
olha, achei os 2 falantes do video completamente diferentes... mas gostei MUITO mais do Pedrone... se a diferença aí for somente dos AF como dito no video, realmente é muito bom.... não vejo a hora de ter os meus...

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


onde eu encontro os do pedrone? no site eu não achei...

os aliens vou atrás agora...

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
Tem no mercado livre...

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj

cara juro que só encontrei 1 FDP de anúncio...

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Ismah

Cara compra direto com o Pedrone velho e o Alien tb hehe, da uma olhada nos alien ace e pedrone gold tone. É so entrar em contato com eles e pronto, pq é por encomenda, mais eles tem em estoque ja, é so comprar e ser feliz.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Shapu

Sou meio temimoso quanto a isso... Gostaria de ver eles e elr sobre... mas já mandei um e-mail pro pedrone...

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Sou meio temimoso quanto a isso... Gostaria de ver eles e elr sobre... mas já mandei um e-mail pro pedrone...

Cara tem videos comparando os falantes hehe, do Pedrone tem video comparando ele com um gb12, da uma olhda.

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


veja os sons do evo e tire suas conclusões sobre o timbre dos falantes Alien.

http://soundcloud.com/alienamps/welcome-to-the-jungle
http://soundcloud.com/alienamps/redneck-2

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Shapu

Será que não vai dar problems por os 4 pedrone? Isso dá 240W só, meu Jaguar empurra 200W e a caixa que vem com ele tem 300W

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Será que não vai dar problems por os 4 pedrone? Isso dá 240W só, meu Jaguar empurra 200W e a caixa que vem com ele tem 300W


Cara, ta sobrando potencia nos falantes guenta sim, mas a folga não tá tão legal. Os falantes alien tem 80w cada, talvez seria melhor para seu caso.

Mas os 4 Pedrones conseguem sim empurrar seu amp viu, ate pq vc nao deve usar seu amp no talo né, e nem é recomendado fazer isso.

VoodooSoup
Veterano
# set/12
· votar


Pessoal, se me permitem, farei uma pergunta que pode parecer idiota:

Digamos que eu tenha um Head e o Gabinete de 2x12. Caso eu não precise de tanta potencia em determinada situação (exemplo: estudo), é possível ligar apenas um falante? Caso "positivo", meu raciocínio está correto quanto a potência?

Obrigado!

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Digamos que eu tenha um Head e o Gabinete de 2x12. Caso eu não precise de tanta potencia em determinada situação (exemplo: estudo), é possível ligar apenas um falante? Caso "positivo", meu raciocínio está correto quanto a potência?

Cara, tem que ver a potencia do head e a dos falantes primeiro e a resistencia em ohms de cada falante; precisa ver como ta a ligação atual, se é em serie, se é paralelo e tal.

Mas primeiro, veja se umf alante sozinho consegue levar a potencia do amp. Se o amp tem 100 w , o ideial é que falante tenha mais potencia que ele, diria pra vc que uns 150w seria bom.

Outra, retirar um falante nao reduzir tanto o volume não hehe.

VoodooSoup
Veterano
# set/12
· votar


Legal Shapu, me esclareu alguns pontos. Obrigado.

Eis um exemplo prático:

Head:
-Blackstar HT-Club 50

Gabinete:
-Blackstar HTV212 http://www.blackstaramps.co.uk/products/htv-212/
-2x12 160W
-8Ω Mono / 2x16Ω Stereo

Neste caso, como funcionaria?

Obrigado pela atenção.

Shapu
Veterano
# set/12 · Editado por: Shapu
· votar


VoodooSoup

Pelo que mostrou nas specs do Blackstar, sim, seria possível fazer isso, ligar somente um falante na entrada de 8ohms, mas eu nao pude ver exatamente a potencia deles, mas pelo que vi devem ser dois falantes de 80w rms. Quanto as resistencias, o falante também não pude ver se cada um é de 8ohms, mas creio que sim.

Esse seria o head e gabinete em questão?

Posta essa duvida no tópico do Bertola, ele pode tirar melhor essa dúvida pra você.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p250

VoodooSoup
Veterano
# set/12
· votar


Valeu, Shapu!
Vou postar!

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Cara será que uma folga maior não em traria vantagem em relação a desgaste? Pretendo usar ele de 0 a 3/4 da potência (pobre dos vizinhos)... Bom, eu andei revisando meus conceitos e me questionei se talvez eu pare de dar voltas e siga o caminho mais fácil que é comprar a caixa que a meteoro desenvolveu pro Meteoro Jaguar... seria possível?

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
Cara será que uma folga maior não em traria vantagem em relação a desgaste?

Com ctz cara, uma folga maior seria mais indicado. Cara, a questão é que os falantes usados pela meteoro são de baixa qualidade.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Shapu

Também vi isso... hehe

To com um pé atrás de me ferrar com os Celestion estourando 600 mango assim... e to com medo de me ferrar com os Selenium pelo timbre

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Também vi isso... hehe

To com um pé atrás de me ferrar com os Celestion estourando 600 mango assim... e to com medo de me ferrar com os Selenium pelo timbre


Cara compre bons gb12, sao otimos falantes, e custam 270 reais em média, ou pense nos falantes Alien que são otimos também, muita gente que ja comparou e usou gb12, preferiu eles ao gb12.

Se liga no depoimento de um cara que entende:

Olha esse depoimento do Alexandre.

Primeiro, antes de usar os Ace por uns dias :

Curti bagarai o Ace quando testei com o Christian, mas curto muito os GBs na minha 2x12 extended, não vejo necessidade de trocar. Tô curioso pra ver como vai ser o Hammer.


Depois de usá-los de verdade:

Como já foi dito por aqui, parece que tirei uma cortina da frente do amp. O som é mais aberto e definido que o do GB128 com certeza, parece que o falante projeta melhor o som - isso é por causa do voicing dele. Eu achei que não fica devendo nada nos graves, pelo contrário, tem os graves mais tight que do GB o que é perfeito pro som que eu toco que é cheio de staccato. Pros cleans também achei melhor, pelas mesmas características, som mais definido e grave menos embolado, dá pra perceber bem a diferença tocando acordes com a tônica na corda B (B grave, 7 cordas). Sabendo que quando amaciar vai ficar melhor ainda, eu não poderia estar mais satisfeito.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


E está tomada minha decisão \o/

Cabeçote CJ100 (100W torrados em válvulas \m/)
4x12" da RoxStage com falantes Alien (2 Ace + 2 Hammer)

Alguma dica?

Shapu
Veterano
# set/12 · Editado por: Shapu
· votar


Ismah

O.o, vai tocar pra quantas milhares de pessoas ? haha, zueira se quer brincar com tanta potencia cai dentro, mas vai ser difícil abrir isso eim.

Os falantes ta de mais, todo mundo que usa aprova 120% haha, e pelo que o Ronaldo disse é uma puta combinação Hammer + Ace. O cabeçote eu não conheço.

Ja fez cotação pra ver quanto sai a 4x12 com a rox stage ?
E esse head é de quem ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas