【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


JoeLorenZo


tenho duvidas entre a mudança de timbre com falantes de 8ohm e 16 Ohm, o timbre muda? já ouvi falar q de de 8Ohm é bom pra clean e 16ohms é bom pra dist

Não, 4ohms, 8 e 16 são impedância, não devem ser trocadas, um amp é feito pra ter um falante de 8ohms, então coloque um de 8ohms, casa não, pode haver queima ou mal funcionamento. Nada a ver com timbre.

a percepção audível é grande entre 2X12" de 8 e 16 Ohm?

Não, 4, 8, 16 é pra ter o msm volume, a menos que ligas um falante de 16ohms em um amplificador de 8ohms, assim o volume ira ficar baixo. Não deve ocorrer essas trocas de impedâncias, cada amp tem seu falante com sua impedância especifica.


tenho essas duvidas pois adquiri la da gringa um head BlackStar HT20 de 20W all tube, q possui um clean fantastico e uma distorcao fabulosa e estou estudando comprar uma caixa pra essa belezura aki na brazuca, estou estudando bastante o assunto e estou com duvidas nesses itens e como tbm no alto falante. se o head tem 20W a caixa deve possuir quantos watts?

Os falantes tem que ser de 20W pra cima, de preferencia 25W no minimo, veja a saída dele, quantos ohms tem que ser o falante, se for 8ohms compre um de 8, e assim por diante.

ainda to na duvida se compro uma de 1X12" ou 2X12"

A massa de ar a ser deslocada ao 2x12 vai ser muito maior que na 1x12, vc vai sentir mais pressão sonora, mas pra tocar em casa eu iria de 1x12...


entao tenho q obter respostas sobre a diferenca audivel de 8 e 16 Ohm pois ele possui saida 1X8 2X16 e 1X16 e nao sei a diferenca q isso influenciar no som.

Não influencia, como disse acima, a unica coisa é que se vc ligar um falante de 16 na saída de 8, o som ficara baixo.

JoeLorenZo
Veterano
# mai/12
· votar


obrigado pela atençao Alex guitar man

tava nessa dúvida pra poder dar inicio a compra da caixa, prq nao entendo prq a saida do amp existe pra 8 e pra 16 Ohm, já que vc disse q em nd influencia, pelo q entendi somente o tipo de caixa( selada ou dutada) e a ligacao da caixa acima de 2X12 ( serial ou paralela) q vai influenciar né? hummmmm

e o q sugerem de alto falante quanto a marca,modelo e potencia (8 ou 16 OHM) pra esse amp com essas saidas 2XECC83 e 2XEL34 de 20W

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


prq nao entendo prq a saida do amp existe pra 8 e pra 16 Ohm

Digamos que vc vai comprar um falante, na loja só tem de 16 ohms e seu amp é de 8, viu, com varias saídas fica mais fácil casar o cabeçote com caixas por ai...

pelo q entendi somente o tipo de caixa( selada ou dutada)

sim, mas pra guitarra a caixa pode ser aberta

e a ligacao da caixa acima de 2X12 ( serial ou paralela) q vai influenciar né?

Ligação paralelo e em serie nada tem haver com timbre, e sim com impedância final, 2 de 8ohms em serie darão 16 ohms, dois de 8 em paralelo darão 4 ohms

JoeLorenZo
Veterano
# mai/12
· votar


é q falaram q 2X12"se consegue mais graves!

alguem me indica bons falantes? alem dos Celestions V30 claro? falaram de Weber, eminense etc.... alguns desses chegam perto do V30???

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


JoeLorenZo
é q falaram q 2X12"se consegue mais graves!
consegue, pois mais área de falante = mais ar deslocado. e som é variação na pressão do ar.

JoeLorenZo
Veterano
# mai/12
· votar


entendi! obrigado kiki

agora q já conseguir solucionar as duvidas sobre tipo de caixa e q * e 16 Ohm nao altera em nada o Som do Amp, estou a procura de alto falantes para compor o estudo antes de comprar. sei q os Celestions V30 sao TOP, mas existem algo equivalente de outras marcas ou modelos? o Greenback nao curti muito nao, achei meio sem brilho! o q sugeram?

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


JoeLorenZo
sugiro busca, já que eu nao manjo nada de falantes!

seusaraiva23
Veterano
# jun/12
· votar


Desculpem a minha ignorância, mas tenho algumas dúvidas bem básicas.

Tenho um amp da berhinger (PMP518) com imped minina de 4 ohms e que dá as seguintes potencias:
100 w a 8 ohms
180 W a 4 ohms

Supondo que eu tenha 02 Cx 250 W (8 ohms) e 01 Cx 250 W (4 ohms).

Ligando as duas de 8 ohms em paralelo daria 500 W a 4 ohms. Ou seja, muita caixa pra pouco amp, esta situação danifica o amp?

Posso uma ligar Cx de 4 ohms e outra de 8 ohms? Isso daria uma potencia de 500 W e impedancia final de 6 ohms?

Alguem sabe me dizer se a potencia do meu amp é suficiente para levar voz e violao em barzinhos?


Obrigado.

Br1t3
Veterano
# jun/12
· votar


Eu tenho uma dúvida aqui: eu posso ligar uma pedaleira direto numa caixa acústica?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Br1t3
Eu tenho uma dúvida aqui: eu posso ligar uma pedaleira direto numa caixa acústica?

Não. Você precisa de um power, ou pelo menos de uma caixa ativa.

Br1t3
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
Valeu, obrigado...

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


por favor,preciso de ajuda.
tenho um par de caixas acusticas da marca "JBL" modelo M-330 passivas.
devido ao peso de cada caixa (35 Kg) gostaria de saber se seria possivel construir com os alto-falantes(um que penso ser de 12 polegadas e uma corneta )uma caixa menor e certamente mais leve.a caixa é feita de um material(tipo uma resina)pesadissimo.
se for possivel,seria possivel indicar alguns detalhes da construção.
obrigado
carl

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl

Pder até pode, mas o qualidade final pode não ser satisfatória, a caixa acustica original é projetada em todos os detalhes para abrigar o falante de 12 polegadas + driver e Duto.

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
é verdade que pode dar zebra mas não aguento mais carregar 70 Kg,cada vez que saio pra tocar esta ficando dificil pra mim.
origado
Carl

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl

Então CJ, vc leva elas na mão O.o?
Não tem carro?

Suzuky
Veterano
# jun/12
· votar


Boa Noite Pessoal

Bom tenho uma dúvida meio boba, não sei nada da parte dos falantes rsrs

Tenho uma mesinha de som com 6 canais de entrada e um canal de saída, no caso é um canal de saída stereo master L e R, pra ligar uma caixa nessa mesa preciso olhar algo mais além da potência que eu desejo?

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Suzuky

Da sim, compre uma caixa Ativa ou amplificador + passiva. A potencias a gosto

Suzuky
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Muito obrigado pela atenção :)

Então eu posso ligar tanto 2 quanto 5 canais dessa mesa e usar uma caixa de saída com a potência que eu quiser que vou ter o mesmo resultado de som?

mm1000
Veterano
# jul/12
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427774062-amplificador-para-gui tarra-staner-shout-50g-banda-efeito-som-_JM

seria uma boa opção para iniciante, tbm pretendo ligar uns pedais..

Alex guitar man
Veterano
# jul/12
· votar


mm1000

Tem um tópico especifico pra amps de guitarra

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal, meu carro não tem som, e quero um som de qualidade, meu plano era o seguinte:

2 Woofer 8" + 2 tweeter + 2 mid range

Mas a questão é que eu vou por os woofer sem caixa acústica, tem algum problema?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


vo ajudar um pouco...

seusaraiva23
Tenho um amp da berhinger (PMP518) com imped minina de 4 ohms e que dá as seguintes potencias:
100 w a 8 ohms
180 W a 4 ohms

Supondo que eu tenha 02 Cx 250 W (8 ohms) e 01 Cx 250 W (4 ohms).


Primeiro, essa potencia é a potencia de pico. O que importa é a potencia RMS, que no caso é 62W em 8ohms e 105 em 4ohms

Ligando as duas de 8 ohms em paralelo daria 500 W a 4 ohms. Ou seja, muita caixa pra pouco amp, esta situação danifica o amp?

Não, desde que você não tente aumentar mais do que o máximo. observe o VU, não deve ultrapassar 0db.

Posso uma ligar Cx de 4 ohms e outra de 8 ohms? Isso daria uma potencia de 500 W e impedancia final de 6 ohms?

Não, essa ligação da uma impedancia final de 2,66ohms...

Impedancia equivalente = (produto) / (soma) = (8*4)/(8+4) = 2,66


Alguem sabe me dizer se a potencia do meu amp é suficiente para levar voz e violao em barzinhos?

Até é se for lugar pequeno e quieto... se você aumentar muito, vai clipar e distorcer, o som vai ficar péssimo e corre o risco de queimar o AF....

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Suzuky
Então eu posso ligar tanto 2 quanto 5 canais dessa mesa e usar uma caixa de saída com a potência que eu quiser que vou ter o mesmo resultado de som?

Quanto mais potencia, mais alto será o som... fora isso, sim, você pode usar quantos canais quiser que a saída será L e R....

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Alex guitar man
Pessoal, meu carro não tem som, e quero um som de qualidade, meu plano era o seguinte:

2 Woofer 8" + 2 tweeter + 2 mid range

Mas a questão é que eu vou por os woofer sem caixa acústica, tem algum problema?

uei, e vc vai colocar os alto falantes aonde?? pendurado no retrovisor?? kkkkkkkkkkkkkkkkk

to brincando... vc quis dizer que vai colocar no tampão traseiro por exemplo?

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

vc quis dizer que vai colocar no tampão traseiro por exemplo?

Isso msm, no tampão traseiro, la tem espaço pra 2 falantes de 8", 2 tweeter e 2 falantes de 4"

Eai?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Alex guitar man
cara, no tampão eu acho melhor aqueles 6" x 9"... em geral tem 100 ou 120 w RMS cada, que ja da um puta som se você usar um modulo... até sem modulo eu usava no golzinho q eu tinha, e ficava otimo... mas era só 30W rms / canal que o radio dava...

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

Então cara, ja tive 6x9 e não gostava, sem falar que o cone dele ressecava com o tempo...

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Alex guitar man
entendi... bom, sei la... nao entendo muito de som pra carro...

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

Nem eu hehehe é por isso que pergunto aki, não vejo a hora de sair escutando Rock de verdade *.*

xcidoxx
Veterano
# ago/12
· votar


Ola alguem pode me ajudar, tenho um ampli Bugera 6262 120 watts com chave de impedancia de 16ohms 8 ohms e 4 ohms e acabei de adquirir uma caixa 4x12 Line 6 de 150watts com dois tipos de entradas e dois tipos de ligaçoes.... uma é em ESTEREO usando as duas entradas sendo 8ohms cada entrada e diz tbm que pode ser usada em MONOcom uma entrada em 4ohms.......... a minha duvida é a seguinte quero liga-la em estereo no Bugera qual opcao de cheveamento eu uso no amplificador para poder usar o maximo da caixa sem prejudicar?

Obrigado desde Jah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas