Dúvida - cabos para potência e Caixas acústicas

    Autor Mensagem
    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10


    Olá pessoal, gostaria de saber que tipo de cabos eu devo usar para fazer a ligação da minha potência até as caixas acústicas, sendo que a saída da potência é feita por plugues banana (Vermelho+ e preto-) e a entrada das caixas é feita por plugues P10.
    Qual é o melhor cabo para se utilizar??
    obrigado

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Qual é o melhor cabo para se utilizar??
    Cabo P-P, de 2,5 mm²

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    desculpe minha ignorância, mas cabos PP seriam como esses usados em componentes eletrônicos: http://www.santil.com.br/departamento/cabos_pp-flexiveis

    qual marca você recomenda??
    muito obrigado

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    DotCom
    Como o DotCom falou, 2,5 mm seria o ideal, poré vc não vai conseguir colocar este fio em P10 pois ficará muito grosso mesmo que use o P10 maior, com parafusos.Uma boa opção é o cabo PP 1,5 mm que aguenta até 15,5 Ampéres e pode ser usado para caixas em amplificadores de até 1500W em 8 ohms ou 750W em 4 ohms.Esse vc ainda consegue colocar perfeitamente em P10.Quanto a marca, qualquer um serve desde que tenha o selo da ABNT.
    Um abraço!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    oooops.... verdade, 2,5 mm² é espesso demais.

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    carlos adolphs
    Muito Obrigado pessoal, as informações foram de grande valia.

    Raizen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Caros, só para ficar claro.
    Li em outros tópicos que é recomendável usar esse cabo PP mas com 2.5mm. Porém aqui vocês dizem que fica muito grande.
    Outra coisa, os dois plugues para o cabo são P10, certo? [no caso eu compraria amphenol, neutrix ou switchcraft].
    Mais uma coisa, o cabo de energia utilizado pode ser àqueles utilizados em computador? Perdi o meu hehe.

    Valeu.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Li em outros tópicos que é recomendável usar esse cabo PP mas com 2.5mm. Porém aqui vocês dizem que fica muito grande.
    É que o PP de 2,5mm² não entra no plug P10.
    Mas o fio paralelo 2,5 mm² entra, pode usar ele.

    Mais uma coisa, o cabo de energia utilizado pode ser àqueles utilizados em computador? Perdi o meu hehe.
    Pra ligar a potência? Sim, pode.

    Raizen
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    DotCom
    Valeu pela ajuda. Havia entendido que fio paralelo e fio PP eram a mesma coisa. Mas não são.

    A montagem é semelhante a de um cabo instrumento-amplificador, tanto usando cabo paralelo quanto cabo PP? Minha potência é de 15w valvulados e normalmente ligo em 16 ohm.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A montagem é semelhante a de um cabo instrumento-amplificador, tanto usando cabo paralelo quanto cabo PP?
    É exatamente a mesma... A diferença do cabo PP é que ele é mais parrudo, enquanto o cabo paralelo são dois fios juntos, só.
    Mas pra um amplificador de 15w com falante de 16 ohms ainda, pode usar o condutor de 1,5 mm² que não vai fazer diferença não.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Cara, o cabo PP tem duas vias e pelo que entendi, ele não tem blindagem.
    Como deve ser feita a solda no plug P10?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen
    Geralmente os fios do cabo tem um de cor preto e outro azul/branco ou vermelho.Por convenção, solda-se o preto no terra e o de outra cor no vivo(central).abç

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    Perfeito. Portanto, não faz sentido usar um cabo com mais de duas vias para este tipo de uso, certo?

    Abraço!

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Perfeito. Portanto, não faz sentido usar um cabo com mais de duas vias para este tipo de uso, certo?
    Não.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Não.
    Esperava também uma explicação...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen
    Portanto, não faz sentido usar um cabo com mais de duas vias para este tipo de uso
    Teóricamente, não, se vc usa as caixas como full-range, porém se vc usar como bi-amp(o woofer separado do driver ou tweeter, com amplificadores separados e crossover eletrônico), vc precisa de 4 vias no mesmo cabo e no tri-amp, 6 vias, usando conectores Neutrik Speakon @ de 4 ou 6 vias.Abç.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    Bom, agradeço a ajuda. não entendi muita coisa mas depois de aprender um pouco mais sobre eu entendo.

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Esperava também uma explicação...
    Explica-se: Para formar um circuito, você precisa de um caminho de ida e de volta. Por isso que você nunca vê ligação elétrica com um fio só. (Alguns casos existem, mas são exceção, e não regra).

    Com isso, para circular a corrente você precisa de dois fios.

    Destrinchando um pouco a explicação do carlos adolphs, se você for usar biamp, que basicamente são dois amplificadores separados, você vai precisar do dobro de ligações, ou seja, 4 cabos. Tri-amp, 6 cabos.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    Só para constar.
    O cabo PP 2x 1.5mm não entra no plugue amphenol P10 (o modelo do plugue é aquele maior).
    Ele até pode entrar no modelo Jumbo, mas não sei ao certo. amanhã vou resolver isso.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen
    Complementando.
    Até o plug P10 da amphenol, sem ser o Jumbo, mas sem ser aquele pequeno, até entra no cabo PP 2 1.5, porém é precisa dar uma aparada no clipe.

    caritas.est
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Olá pessoal, estou com um som em que a ligação entre amplificadores e caixas acústicas é via cabo de 2,5 mm com plug macho de energia, nas pontas.

    é algo assim, um cabo p10 sai do amplificador e termina em uma tomada fêmea.
    A caixa acústica tem uma tomada fêmea.
    Esse cabo, com duas tomadas macho, interliga o amplificador a caixa.

    Isso dá muito trabalho e acho que não é das melhores formas, gostaria de trocar para speakON é possivel? como posso fazer?

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    caritas.est
    é algo assim, um cabo p10 sai do amplificador e termina em uma tomada fêmea

    Termina numa tomada macho @ 20A geralmente.

    acho que não é das melhores formas

    Está longe do tido por ideal. Nada grave, mas que pode gerar seus problemas.


    gostaria de trocar para speakON é possivel?

    Perfeitamente. Compre os SpeankON macho e fêmea (de preferência alguma marca boa, com o Neutrik), mas aviso: eles são razoavelmente caros!

    como posso fazer?

    Basicamente solde o positivo do P10 (tip, geralmente) no +1 do speakon, e o negativo do P10 (sleeve, geralmente) no -1 do spekon. Dentro da caixa, o -1 do speakon, no negativo do falante, e o +1 no positivo do falante.

    caritas.est
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Obg Ismah

    É caro, mas tava lendo e vi que vale muito a pena. Pela durabilidade e mais adequada.

    Valew pela ajuda! Trocarei assim que der

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    caritas.est

    Sinceramente, é menos durável que uma tomada. Um puxão forte ou uma pancada quebram o "prugue". Mas é com toda certeza mais adequado e seguro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - cabos para potência e Caixas acústicas