【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


xcidoxx

Para ligar em stereo o amplificador tem que ter saída stereo

xcidoxx
Veterano
# ago/12
· votar


Alex guitar man

Hmmmm... Entao vou ligar uma cabo do amplificador no stack neh?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


xcidoxx
pra ligar em stereo, você precisa usar dois amplificadores... aí você ligaria cada amplificador numa entrada da caixa 4x12... se você só tem um amplificador, você tem duas opções:

ou usa a chave em stereo, liga em 8ohms e só usa 2 falantes (um pouco menos volume) ou usa a chave em mono e liga em 4ohms pra usar os 4 falantes.... mas com 1 amplificador, voce não consegue usar em "stereo"...

dan9x
Veterano
# ago/12
· votar


Ae galera blz?! aq queria pedir ajuda em minha caixa.. tipo eu tinha um amp de guitarra de uns 80w +- (bem antigo,por isso eh foda saber,enfim) ai queimou o amplificador e eu tirei ele,ai ficou so o auto falante (12p)

Ai tava qrendo saber se tem como eu ligar um cabeçote,ou amplificador nela..se SIM,como,pq so tem o auto mesmo,com akeles dois fios padroes do auto..

dan9x
Veterano
# ago/12
· votar


Ae galera blz?! aq queria pedir ajuda em minha caixa.. tipo eu tinha um amp de guitarra de uns 80w +- (bem antigo,por isso eh foda saber,enfim) ai queimou o amplificador e eu tirei ele,ai ficou so o auto falante (12p)

Ai tava qrendo saber se tem como eu ligar um cabeçote,ou amplificador nela..se SIM,como,pq so tem o auto mesmo,com akeles dois fios padroes do auto..

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


dan9x

Tem sim... veja a impedancia do falante em sua descrição

dan9x
Veterano
# ago/12
· votar


no auto falante nao tem ;x eh antigo mesmo ;x.. tipo auto falante de 12.. funcionando perfeitamente.. mas acho q vou comprar outra caixa

dan9x
Veterano
# ago/12
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435767055-amplificador-orange-g uitarra-micro-terror-pre-valvulado-_JM é uma boa galera,pelo preço?!

consigo ligar ela em um auto de 12 que eu tenho aqui?! que queimou o ampli ai to cm o a caixa aki sobrando...

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


dan9x
você precisa saber a impedancia desse falante cara, é a primeira coisa que você precisa saber... se não ta escrito no falante, procura o manual do amplificador que vai dizer a impedancia la...

senão pega um multimetro e mede a resistencia... não é a melhor maneira, mas se for 3 e pouco provavlemente é de 4 ohms... se for uns 6 ou 7 e pouco, provavelmente é de 8 ohms... se for de 12 a 15, provavelmente é um AF de 16ohms...

Queiroz.SP
Veterano
# set/12 · Editado por: Queiroz.SP
· votar


Pessoal, tenho um amigo que disse que ligou a guitarra no PC com um adaptador e conseguiu utilizar alguns programas bem legais de distorção, etc...

Minha pergunta é a seguinte, como sou iniciante, posso investir mais na guitarra, e utilizar meu PC + home theater para ligar a guitarra?

Devo adquirir qual tipo de adaptador? Existe alguma placa de som para isso?

Meu PC é um i5 2 geração que ligo no meu receiver pelo cabo hdmi.. meu ht é um onkyo tx-nr509+cs10+tsi200+tsi100+psw110 que me custou cerca de R$ 5.000 e da um som maravilhoso.

O que vocês acham? É só para tocar em casa mesmo.. nada demais... no futuro eu compro algo de qualidade...

Não sei se aqui é o melhor local para fazer esse tipo de pergunta, se não for, me perdoem!

Agradeço qualquer dica.

Pode queimar as minhas caixas de alguma forma?? Mesmo ligando através do computador com adaptador ou placa de gravação igual meu amigo fez??

Grande abraço,
Queiroz

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Queiroz.SP

Perdoado ^^

Procure por "Guitar Rig" ou amplitude aki no forum...

Outra coisa que você pode fazer é comprar uma pedaleira e ligar no seu Home

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


o revalver tem uma pegada boa tbm '-'

Ismah
Veterano
# set/12 · Editado por: Ismah
· votar


Alex guitar man

Para ligar em stereo o amplificador tem que ter saída stereo

E quando se trata do Amp Meteoro Jaguar Stereo Chorus... que é stereo eu usaria dois cabos P10 ↔ P10????

Tbm é essa a regra?

Que falantes caíriam bem pra esse amp? Acho muito pagar 600 em cada Celestion V30... Tava pensando em fazer 4x10" com esses http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435013187-eminence-10-legend-10 58-75w-rmsfrete-gratis-sul-e-sudeste-_JM

Que vcs opinam?

A RoxStage me fez 3500 e lá vai a 4x12" com 4 Celestion V30 + carrinho de transporte (alegando deficiencia nos graves, não puseram rodas na caixa)

Queiroz.SP
Veterano
# set/12
· votar


Pesquisei na net, e acabei achando a melhor opção adquirindo um amp mesmo, o que acham do Yamaha THR10 para começar meus estudos?

Seria uma combo Yamaha!

Yamaha Pacifica 112V + Yamaha THR10

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Pessoal, estou a comprar meu amp esse mes, um all tube.

Bom, mas minha dúvida é em relação as caixas, estou querendo pegar duas 1x12, mas me surgiu uma dúvida: será que a diferença de duas 1x12 ligada para uma 2x12 é grande ?

Digo isso , pq se pudesse catava logo 2x12 de cara, mas por alguns fatores e principalmente financeiro não tava querendo pegar a 2x12 agora, pois só o head vai uma grana muito alta.

Mas quero saber mesmo a diferença, pq se for muito eu me arrisco na 2x12 e vejo como pagar.

Ismah
Veterano
# set/12 · Editado por: Ismah
· votar


Shapu

será que a diferença de duas 1x12 ligada para uma 2x12 é grande ?

Físicamente apenas...mas tbm a forma como elas vão operar pode (ou não) ser a mesma... Depende se vc ligar elas em stereo (cada caixa recebe um sinal) ou mono (as duas caixas recebem o mesmo sinal) vai mudar que vc terá som mono ou stereo (a vá é memo?)

Mas quero saber mesmo a diferença, pq se for muito eu me arrisco na 2x12 e vejo como pagar.

cara preço acho que se vc comprar as 2 caixas 1x12 sai mais caro, mas o valor se anula (o madeiramento é a parte mais barata geralmente, e vai mais "madeira" e mão de obra nas 2 1x12")..

Tonho Cruz
Veterano
# set/12
· votar


Caras, sou iniciante na tribo dos guitarristas e tenho um amplificador soundmaker g20. Penso em trocar o atual falante de 8"(estridente) por um Selenium 12", logicamente, montando em outra caixa. Minha pergunta é: tal mudança compensaria o investimento? Obs.: só quero trocar de amplificador quando estiver bem musicalmente e financeiramente por um mediano 2x12.

*Dispenso comentários sugerindo Fender, Mesa Boogie, Marshall...

Agradeço muito quem puder esclarecer.

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Tonho Cruz

Creio que sim.

Shapu

O 2x12 vai ter mais pressão sonora, uma sensação de mais volume e é melhor pra "som pra fora"

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Shapu
Bom, mas minha dúvida é em relação as caixas, estou querendo pegar duas 1x12, mas me surgiu uma dúvida: será que a diferença de duas 1x12 ligada para uma 2x12 é grande ?
imperceptível.... desde que as duas caixas sejam de mesmas caracteristicas ok?

duas 1 x 12 open back soam iguais uma 2 x 12 open back... closed back com closed back...

a vantagem de comprar 1 x 12 é a versátilidade no transporte, você pode levar só uma ou as duas dependendo do volume que você precisar... mas lembre-se de verificar a impedancia dessas ligações pra não queimas o ampli...

Tonho Cruz
Penso em trocar o atual falante de 8"(estridente) por um Selenium 12", logicamente, montando em outra caixa. Minha pergunta é: tal mudança compensaria o investimento? Obs.: só quero trocar de amplificador quando estiver bem musicalmente e financeiramente por um mediano 2x12.
isso é MUITO relativo... trocar por um 12" da selenium não sei se é a melhor opção... se vocÊ trocar por um de 12" pra guitarra de qualidade, aí deve fazer uma boa diferença sim... tem uns pedrone por 250 reais, da uma olhada...

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj
imperceptível

O.o

Alex guitar man

O 2x12 vai ter mais pressão sonora, uma sensação de mais volume e é melhor pra "som pra fora"


Eai Deco?

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


cara preço acho que se vc comprar as 2 caixas 1x12 sai mais caro, mas o valor se anula (o madeiramento é a parte mais barata geralmente, e vai mais "madeira" e mão de obra nas 2 1x12")..

Aí é que ta, a 2x12 ta saindo por 1250 e as duas 1x12 por 1200 hehe.

a vantagem de comprar 1 x 12 é a versátilidade no transporte, você pode levar só uma ou as duas dependendo do volume que você precisar... mas lembre-se de verificar a impedancia dessas ligações pra não queimas o ampli...


Sim pensei justamente nisso, praticidade muito grande. Mas sei que deve ter uma leve diferença, mesmo as duas sendo com falantes identicos as de uma 2x12, isso devido a litragem e a interação dos falantes dentro de um mesmo gabinete, assim penso eu, mas queria mesmo saber se a diferença é grande, mas como você disse que é praticamente imperceptível e Bertola também disse a mesma coisa em outro tópico e também falou dessa mesma questão da praticidade, vou com 1x12 mesmo, bom que alivia um pouco o gasto, mais depois ja compro outra hehe; pra aqueles dias de loucura sabe ? meter som e som hahaha. VIZINHOS, SE CUIDEM.

O 2x12 vai ter mais pressão sonora, uma sensação de mais volume e é melhor pra "som pra fora"

Alex, mas c entendeu a pergunta ne ? se trata de duas 1x12 ao mesmo tempo, ligadas em paralelo em saída de 4ohms (os falantes sao dois de 8ohms). No caso ao ligar so uma eu irei usar a saida de 8ohms normal hehe.

Mas é isso cara, a questão era se a diferença entre duas 1x12 ao mesmo tempo é bem perceptível em relação a uma 2x12 normal, mas pelo visto nem é hehe.

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


Tonho Cruz
Penso em trocar o atual falante de 8"(estridente) por um Selenium 12", logicamente, montando em outra caixa. Minha pergunta é: tal mudança compensaria o investimento? Obs.: só quero trocar de amplificador quando estiver bem musicalmente e financeiramente por um mediano 2x12.
isso é MUITO relativo... trocar por um 12" da selenium não sei se é a melhor opção... se vocÊ trocar por um de 12" pra guitarra de qualidade, aí deve fazer uma boa diferença sim... tem uns pedrone por 250 reais, da uma olhada...



Pois é cara, pensa nos falantes do Pedrone ou da Alien, sao dois falantes muito recomendados hehe e custam seus 220 e 260 reais mais ou menos.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Alex guitar man
Eai Deco?
2 x 12 tem mais pressão que 1 x 12... mas ele quer duas 1 x 12, que no final fica "igual" a uma 2 x 12...

e "som pra fora" é jargão de quem trabalha com som automotivo... rsrsrsrsrs alguns entendem o que fazem, mas muitos não... ligar subwoofer + corneta = som dos infernos, no pior sentidido.. hahahaha

Shapu
isso devido a litragem e a interação dos falantes dentro de um mesmo gabinete
isso daí faria mais diferença se fosse caixa fechada... aí você teria um ganho nos graves, poderia ocorrer cancelamento de fase dentro da propria caixa e tal... algumas mudanças "fisicas" no som... mas caixas "abertas" como são a maioria das caixas de guitarra, não faz diferença...

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Shapu
eu to querendo fazer a mesma coisa, pegar um mini head valvulado de 15W e duas caixas 1 x 12"....

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


mas ele quer duas 1 x 12

Malz ai hehehe :P

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj

e "som pra fora" é jargão de quem trabalha com som automotivo... rsrsrsrsrs alguns entendem o que fazem, mas muitos não... ligar subwoofer + corneta = som dos infernos, no pior sentidido.. hahahaha

Som pra fora são falantes rasos ("tocam mais" com caixa aberta, e porta malas aberto, ou em pick up), já som pra dentro da um grave foderoso ("e toca mais" com o porta malas fechado, e caixas fechadas), com uma batida seca...

VOLTANDO AS GUITARRAS...

O som só se altera significativamente se vc tiver caixa fechada ou aberta (geralemtne os cones são fundos nos falantes pra guitarra)... como disseram, com uma caixa fechada vc terá um acréscimo de graves (lembre-se que numa balada, quando do lado de fora, vc ouve mais o "tum tum tum tum..." que qualquer outra coisa, pq são ondas com mais força, isso é "volume cúbico, de ar, maior se movendo") e uma aberta os agudos andam "livres, leves e soltos" pq não encontram obstáculos da parede fecahda...

Deco_ufrj
Veterano
# set/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Som pra fora são falantes rasos ("tocam mais" com caixa aberta, e porta malas aberto, ou em pick up), já som pra dentro da um grave foderoso ("e toca mais" com o porta malas fechado, e caixas fechadas), com uma batida seca...
exatamente, jargão de quem trabalha com som automotivo... você não vai ver nenhum técnico de som profissional falando som pra fora e som pra dentro... muito menos falando de caixas de guitarra...

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Buenas, me veio uma ideia:

Dizem que os falantes selenium, para guitarra tem uma deficiência nos graves... será que a caixa fechada iria me ajudar a atenuar esse problema?

*penso numa 4x12" para casar com o Meteoro Jaguar

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj

Rsrs eu quis dizer som pra fora do tipo, manda pra lonje, pra lugar aberto, tipo, tocar em um Deserto anoite e tocar em um quarto fechado..

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Alex guitar man

som pra fora do tipo, manda pra lonje, pra lugar aberto, tipo, tocar em um Deserto anoite e tocar em um quarto fechado

Isso não tem lá muita interferência do tipo de caixa e sim, da potência do cabeçote e do botão do volume... rsrs

Pressão sonora, não vai mudar em nada praticamente... pq a potência final é a mesma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas