【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# abr/12


Caixa acústica

Caixa acústica é uma caixa construída em volta de um alto-falante para melhorar sua reprodução sonora.

Geralmente a caixa é construída em madeira ou plástico com uma abertura para se instalar o(s) alto-falante(s).

Função


A finalidade desse aparato é impedir que se misturem as ondas sonoras dianteiras e traseiras emitidas pelos alto-falantes, o que causa interferência destrutiva e anula o som. No entanto, também são usadas para melhorar a acústica da reprodução sonora tanto em resposta em freqüência quanto em tempo de resposta.

Para otimizar o funcionamento de cada tipo de alto-falante, o sinal que chega à caixa passa por um circuito divisor de freqüências (crossover em inglês), uma espécie de filtro eletrônico que distribui o espectro sonoro adequadamente entre as diversas unidades. Assim, após esse filtro somente os agudos são passados para os tweeters, os médios para os mid-ranges e somente os graves para os subwoofers.
Para audição em aparelhos de som de alta fidelidade são usadas caixas acústicas aos pares para obter o efeito da estereofonia. Em cinemas e home-theaters são usados múltiplas caixas acústicas para obter o efeito de surround.

Tipos de aparelhos

Selada

As caixas acústicas seladas, ou suspensão acústica, são caracterizadas pelo completo isolamento da massa de ar traseira do falante em relação a da dianteira. Como o ar dentro da caixa é comprimido e expandido conforme a movimentação do cone do alto-falante, a pressão interna tem efeito similar a uma mola, expelindo o cone quando ele entra e puxando o cone quando ele sai. Esta é uma caixa relativamente fácil de ser projetada, sendo sua única variável o volume interno de ar livre.
No entanto, a suspensão (ou mola) acústica é bastante menos linear que a mecânica. Daí ser aconselhável projetar o altofalante e a caixa de forma que a força de restituição predominante seja a mecânica.
Acusticamente, ela é caracterizada por tempos de resposta rápidos, isto é, a variação do tempo de resposta do alto-falante varia pouco em função da freqüência, ficando geralmente abaixo de 10ms. Assim, ela é responsável por graves rápidos e precisos, percebido em tambores e bumbos rápidos. Porém, sua desvantagem é a extensão dos graves, isto é, a resposta em freqüência cai relativamente bastante conforme se entra na região dos sub-graves (<50 Hz). A resposta dum altofalante numa caixa deste tipo está 180 graus fora de fase acima da ressonância com a resposta abaixo da ressonância.
No entanto, abaixo da ressonância o nível sonoro é tão baixo que existe pouco efeito audível, daí que neste tipo de caixa só se considera a resposta dum driver acima da ressonância. Quanto maior for a força do ímã mais rapidamente se dá esta mudança de fase, daí que ímãs mais fortes representam melhores transientes mas pior extensão do grave.

*Excelente resposta a transientes
principalmente para valores de Qtc inferiores a 0,7 situação em que a resposta de graves é prejudicada ( F3>Fc: Frequência de Ressonância ou pico da caixa)
*Resposta de frequência plana
*Baixa distorção em toda a faixa
*Pouco reforço em baixa frequência
*Utiliza alto-falantes de alta excursão. (por ter volume interno fixo a caixa evita excursões exageradas do falante, diminuindo o volume em 15% é possível aplicar até 30% a mais de potência)
*Suportam altas potências sem que se aumente o risco de danificar o alto-falante na mesma proporção.
Ideal para quem deseja um grave puro e profundo
*Bom para Pop, Dance, Heavy Metal e Rock. (músicas com batidas de impacto)
*O volume da caixa Closed podem variar com os seguintes resultados:

- Volume menor:
Frequência de sintonia sobe;
Resposta de graves menos estendida, menos plana;
Graves mais acentuados;
Potência aplicável maior;
Som mais "duro", grave de ataque;
- Volume maior:
Frequência de sintonia desce;
Resposta de graves mais estendida (baixas frequências);
Resposta mais plana;
Potência aplicável menor;
Graves mais profundos e mais natural;

imagem

Dutada (com pórtico)

Também chamada de refletora de graves, esta caixa também é selada em toda sua extensão com exceção de um duto. Este duto, ou pórtico, é nada mais que um tubo de diâmetro e comprimento projetados para ressonar em uma freqüência desejada. É um projeto mais complexo por envolver estas variáveis a mais além do volume da caixa, e necessita de um estudo de compromisso entre resposta em freqüência e tempo de resposta.
Um fator prático a ser considerado é a velocidade do ar no duto, que se for muito alta pode "soprar" e causar ruídos indesejados. Este tipo de caixa tem grande versatilidade pois pode ter seu comportamento drasticamente alterado por uma simples alteração do comprimento do duto.
Acusticamente, ela tem um reforço de amplitude na região de ressonância do duto de 3dB, e pode ser projetada para que fique plana e capaz de responder com força na região dos sub-graves. Porém, sua desvantagem está no alto tempo de resposta e a sua variação em freqüência, podendo ficar com valores de até 20-30ms de diferença entre 20 Hz e 80 Hz. Isso significa que uma batida de um tambor pode ter o impacto inicial no tempo da música, e o sub-grave demorar para responder, ficando um som embolado e atrasado. Se bem projetada, a caixa oferece um compromisso adequado em tempo de resposta, resposta em freqüência e um grave forte e contínuo.

*Resposta de graves estendida
*Alto SPL
*Boa resposta a transientes
*Baixa distorção na frequência de sintonia
*Para quem deseja graves reforçados
*O duto permite acentuar a resposta de graves em torno da frequência de sintonia Fb
*O duto pode ser interno, parte interna parte externa à caixa e curva, basta manter o comprimento exigido pelo projeto
*Possui resposta transitória inferior à da caixa fechada.
*Bom para Jazz, MPB, Clássico, Pop, Axé, Pagode. (músicas com graves estendidas)
*A excursão do cone na frequência de sintonia Fb fica extremamente reduzida, e cresce para frequências abaixo de Fb.
*O duto funciona como uma espécia de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas respostas de baixas frequências . O duto também faz com que o deslocamento do cone seja reduzido, permitindo o uso de falantes de maior sensibilidade ( cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura = conjunto móvel mais leve e eficiente).
*Caixa Vented e Bandpass
*Nas caixas vented e bandpass, tanto os volumes quanto as dimensões dos dutos são críticas e não devem ser alteradas, sem cuidadoso recálculo. O diâmetro dos dutos pode ser alterado, desde de que seu comprimento seja ajustado proporcionalmente. Quanto maior for o diâmetro do duto, tanto maior deverá ser o seu comprimento.

imagem

Passa Banda
Caixas Passa Banda ou Band-Pass são caracterizadas por reproduzir somente uma faixa de freqüência. Seu projeto é muito complicado e difícil de acertar, e seu comportamento se assemelha a de uma dutada. Dependendo da configuração de dutos, são chamadas de 4ª ou 6ª ordem. Em som automotivo é ideal para aplicação em sedãs e camionetes .

imagem

Linha de Transmissão

É uma caixa diferente das anteriores. Ela pouco se parece com uma caixa pois na verdade não é selada nem tem dutos, mas sim se assemelha a um grande corredor na traseira do alto-falante, cuja área é equivalente à do cone, aberto na outra extremidade. Possui um projeto refinado e alia o baixo tempo de resposta de uma caixa selada com a extensão de resposta de uma caixa dutada. Entretanto, seu uso é restrito devido a suas grandes dimensões.

imagem


Isobaric Push Pull

*Neste tipo de caixa acústica dois alto-falantes trabalham com suas zonas de pressão fechadas um contra o outro, ligados em oposição de fase. *Enquanto o cone de um dos falantes puxa, o do outro empurra.
*Possui resposta agressiva nas baixas frequências e utiliza alto-falantes de alta fidelidade
*Esse sistema consistem em uma associação em série, acusticamente falando, de dois alto-falantes idênticos. O alto-falante resultante terá os mesmos valores de Fs e Qts, mas apenas metade do Vas, O resultado disso é que o volume Vb, exigido pela caixa, cai pela metade, assim como o rendimento, que é a grande desvantagem desse sistema. No caso da montagem isobárica push pull, a distorção diminui, devido ao cancelamento proporcionado pela ação complementar das bobinas, deslocando-se no campo magnético.

http://autosom.net/artigos/sub4.gif



By: wikipedia e autosom

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

Altifalante ou Alto-falante

Woofers:

Para sons graves, médio-graves e parte dos médios – grave de ataque. Os woofers equipam a maioria dos “Trios-Elétricos”, pela sua resposta de freqüência estendida. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 5000 Hz. Seu tamanho varia de 6″ a 18″. São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra.

Subwoofers

Para os sons subgraves – grave retumbante). Dividem-se basicamente em 2 categorias, a BOX (caixa) e a Free Air (ar-livre, tampão). Quanto maior for o seu Ímã, melhor. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 20 a 1500 Hz. Seu tamanho varia de 8″a 18″. São indicados para reproduzir sons como: Contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo da bateria.

Mid-range:

Para os sons médios. Eles tem uma maior fidelidade na faixa de freqüência que cobre a voz.. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 200 a 3500 Hz. Seu tamanho varia de 3-1/2″ a 6″. São indicados para reproduzir sons como: voz (preferivelmente) e a alguns instrumentos musicais que atuam entre 200 e 3500 Hz.

Tweeter

Tweeter é um alto-falante de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5.000 Hz em diante) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um domo de seda ou metal, como o alumínio. Alguns modelos são compostos de uma pastilha de cristal piezoelétrico que tem a propriedade de gerar sons quando alimentado por uma corrente alternada.

drivers

São falantes voltado ao médio e agudo, podem ser de titanium ou fenólicos, onde a resposta vai de + ou - 1000 à 20000hz nos de titanium e de + ou - 500 a 9000hz, varia muito do modelo. Geralmente são combinados com woofers, ex: 1 Woofer de 12 + driver de TI.

Coaxial, Triaxial, penta-axial e etc

São como 2, 3, 4 ou mais falantes em 1, muito usados em som automotivos, os mais comuns são o coaxial (um woofer e tweeter juntos) e triaxial (woofer + mid range + tweeter)

http://i.s8.com.br/images/electronic/cover/img5/272445_4.jpg

http://i.s8.com.br/images/electronic/cover/img4/21270704_4.jpg

Full-range


Parte dos sons: graves, médios e agudos. São indicados para cobrir a maior parte da faixa audível. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 100 Hz a 12000 Hz. Seu tamanho varia de 4″ a 6″. São indicados para reproduzir principalmente a voz e a maioria dos instrumentos musicais.

São usados em rádios comuns, TVs e a caixinha do seu computador,eles acabam tendo a função pato (voa, nada e anda, mas não faz nada direito) mas cumpre seu papel, são ótimo pra sistemas simples onde a voz é prioridade.

----------@@@@-----------

As combinações mais simples com falantes são:

Woofer + tweeter
Woofer + driver Ti

----------------------------------------

----Fim------------

Alex guitar man
Veterano
# abr/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Pessoal, quem tiver duvidas a respeito de caixas acusticas (ex: pra X coisa é melhor dutada, aberta ou selada?) ou sobre alto-flantes aki é um bom lugar, é claro que não queiram que o Alex guitar man (eu) responda, não sou o mais indicado, mas ha muitos aqui no fórum que vão saber responder :)

Também postarei duvidas aki :)

rafamoraes
Veterano
# abr/12
· votar


Boa idéia. Bora discutir.

Abraço

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal a caixa acustica aberta (maioria dos amps de guitarra) é muito boa pois ajuda resfriar o altofalante (assunto muito importante, mas pouco discutido)

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


UP de pascoa!

kiki
Moderador
# abr/12 · Editado por: kiki
· votar


Alex guitar man
legal o topico! um bom esforço de organizar o material.

achei só um pouco confuso as informações, muita coisa falado rapidamente, mas acho que poderia condensar outras contribuições de gente mais entendida.

tente angariar os mestres no assunto para contribuir aqui.
outra sugestão é copiar posts bons espalhados pelo fórum e postar aqui pra ficar tudo junto!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


tentando contribuir com o pouco que eu sei sobre o assunto:

impedância
todo falante tem uma impedância, que é um valor em OHMS (Ω) e representa um tipo de resistencia que é variável conforme as frequencias.

toda caixa montada tem um valor de impedancia, que resulta dos tipos de falantes usados e como eles foram ligados.

é fundamental que se use caixas cuja impedancia sejam compativeis com o amplificador.
se forem amplificadores transistorizados, tem que ser igual ou menor.
por exemplo, um cabeçote de baixo que pede 4 OHMS minimo tem que usar caixa de 4 ou mais OHMS. se forem mais, a caixa vai botar menos potencia, porque a caixa resiste mais ao sinal.

graves e agudos
conforme foi falado, existem falantes mais adequadas pra graves e agudos. cada falante responde melhor a uma faixa de frequencia, e tende a nao reproduzir outras.

por isso essa historia de que pra guitarra tem que ser falante de 12", ou pra baixo de 12" ou 15". são os falantes que melhor respondem às frequencias que esses instrumentos produzem.

existe tambem a combinação. uma caixa com dois falantes de 12" (chamado 2x12) vai ter uma melhor resposta que uma 1x12, mesmo que com a mesma potencia. isso porque com mais área de cone voce tem mais áreas de contato com o ar, e som é pressao do ar modulada em frequencias definidas.
assim, uma caixa 2x10 pode dar ate mais graves que uma 1x12, variando muito conforme a construção de toda a caixa (como ja ficou bem explicado acima, a construção da caixa tambem é muito importante, nao é só o falante).

outra coisa que é muito importante saber: falantes grandes (falantes de 15" ou mais) não vão reproduzir bem sons agudos, entao o som tende a perder brilho. os sinais enviados pra ele serao simplesmente dissipados pela inercia do grande falante.
no entanto, sinais graves em falantes pequenos nao apenas nao serao reproduzidos, como forçarão o falante a se deslocar muito (sons graves são ondas grandes), oi que pode danificar o falante. por isso tweeters e drives tem filtros que cortam as frequencias graves.
e por isso plugar baixo em ampli de guitarra pode danificar o falante, e o contrario nao ocorre.

enfim, agora de cabeça é isso que eu consigo.
espero que isso sirva de algo.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


kiki

achei só um pouco confuso as informações, muita coisa falado rapidamente, mas acho que poderia condensar outras contribuições de gente mais entendida.

Sim, esta confuso, mas basta ler com muito cuidado.

kiki

FIXO?? Wau, meu tópico ta fixo? Que legal :) sou útil!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Alex guitar man
Sim, esta confuso, mas basta ler com muito cuidado.
ah, nao achei o texto confuso, ele tá legal. só achei que as informações que voce traz são muito variadas. tem uns detalhes que não acho que seja tão fundamental, e tem coisas mais basicas que não tem.
tentei deixar algumas coisas que eu acho basicas e altamente necessarias, mas ta meio mal escrito que foi assim meio no susto.

se tiver um tempo, procure posts bons espalhados por ai e poste aqui!

FIXO?? Wau, meu tópico ta fixo? Que legal :) sou útil!
ué, qualquer usuario com pique pra fazer coisas organizadas e pro bem de todos é util aqui!
tem poucos topicos fixos no forum de ampli, e nenhum sobre o assunto. assim, mesmo que nao esteja completissimo, pode ser muito util pra juntar as duvidas e discutir!

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


tem que ser falante de 12", ou pra baixo de 12" ou 15". são os falantes que melhor respondem às frequencias que esses instrumentos produzem.

Vale lembrar também que essa "regra" nem sempre é valida, um falante de faixa estendida (dito cujo fullrange) de 8 polegadas não ira ter graves como um subwoofer de 3 polegadas; depende muito do projeto.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


se tiver um tempo, procure posts bons espalhados por ai e poste aqui!

Estou fazendo isso, selecionando alguns "casos de familha" pra postar as informações uteis aqui :)

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal olha o falante do nitrous drive 15W:

http://imageshack.us/g/703/20120408185129.jpg/

Alex guitar man
Veterano
# abr/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Atenção impedância não se mede com multímetro, o que é medido é apenas a resistência com uma tensão em DC, pois impedância é a resistenccia a passagem de corrente alternada;

Num falante cuja impedância nominal é de 8 ohms, a resistência medida com o multímetro é algo em torno de 6 ou 6,5 ohms. Via de regra, podemos dizer que a impedância nominal (ou típica) é aproximadamente igual à resistência DC da bobina multiplicada por 1,3.

Alguns aparelhos não medem com precisão resistências tão baixas, e o valor lido pode ser diferente (5 ou 7 ohms, por exemplo). Esse valor costuma ser especificado pelos fabricantes, e é denominado Re (resistência DC da bobina).

A impedância elétrica de um falante (medida em ohms) não é o mesmo que a resistência DC. Existem outros fatores que pesam nesse valor, como suas impedâncias mecânica (rigidez da suspensão e massa do cone/diafragma) e acústica. E como já disseram, este valor varia de acordo com a frequência do sinal.

Para medir a impedância elétrica do falante de forma simples, você precisa de um multímetro comum, um gerador de sinais (ou um CD de teste e amplificador) e um potenciômetro de fio de uns 30 ou 50 ohms (5 ou 10 W). Ligue o pot como um reostato em série com o falante, e o conjunto na saida de um pequeno amplificador (uns 15W é o bastante):



Ponha um sinal senoidal de 1kHz (em volume baixo) e meça a tensão AC sobre os terminais do falante e sobre o potenciômetro. Mova o cursor do pot até que ambos valores sejam iguais. Desconecte o pot e meça sua resistência DC. O valor lido será a impedância do falante naquela frequência (no caso, 1kHz).

Pode fazer o mesmo para outras frequências e traçar o gráfico impedância X frequência como aquele que o Álvaro mostrou. Verá que existe uma zona nas freqs médias onde a imp é relativamente estável e um pouco acima da resistência DC da bobina. Nessa zona, a impedância é predominantemente resistiva e parcialmente governada pela resistência DC da bobina, e é aí que os fabricantes especificam a imp nominal do falante.

Faça experiências: ponha um peso no cone ou ponha-o emborcado sobre uma mesa (boca para baixo) e verá que a impedância muda, confirmando o que disse mais acima (que a imp elétrica depende da mecânica e acústica). Por isso o gráfico não é uma simples reta, mas uma curva complexa como já visto.

http://s1.postimage.org/w2e5svxzv/IMPEDANCIA.gif


Text by: http://audiolist.org

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


Olá, sempre tive uma dúvida mas nunca encontrei alguém que pudesse esclarecê-la para mim. Uma ponta de um cabo p10 está ligada em alguma entrada de som (instrumento, pc, etc) e a outra ponta na caixa acústica. Desplugar o cabo da entrada de som realmente causa danos à caixa? Sabe quando você despluga e faz aquele som "PUH", deve se evitar isso?

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Joaozin
Desplugar o cabo da entrada de som realmente causa danos à caixa? Sabe quando você despluga e faz aquele som "PUH", deve se evitar isso?
sim. evite.

o ideal é sempre abaixar o volume do amplificador antes de desplugar o cabo ou de desligar, pra evitar esse estalo. (as vezes ao desligar tambem estala, principalmente em volumes altos).
esse estalo pode danificar o falante.

pense que o falante foi projetado pra reproduzir sons musicais, que são oscilações organizadas, em geral mais suaves. um estalo do plug se for muito alto vai deslocar o falante repentinamente, o que pode rasgar ele ou estragar alguma coisa na bobina (o miolo do falante).

mas voce falou muitas coisas erradas aí no meio.

Uma ponta de um cabo p10 está ligada em alguma entrada de som (instrumento, pc, etc)
não é entrada, é saída. o som daí do instrumento/pc/radio/mesa e vai pra caixa., de onde ele sai.

e a outra ponta na caixa acústica.
caixa acustica é a caixa de madeira (ou outro maetrial) mais o falante.
se for pra instrumento, é amplificador, ou cubo, ou caixa amplificada.

se voce ligar uma guitarra numa caixa acustica nao vai sair nada.
do mesmo modo, desplugar um cabo de uma caixa amplificada nao vai dar estalo nenhum, pois ela nao é amplificada.

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


kiki
Eu realmente me expressei errado, é que não entendo muito sobre isso. Eu possuo caixas acusticas ativas, entendeu? Uso elas para voz/violao e quando não estou tocando ligo uma delas no PC. Então sempre que for desplugar algo ou desligar a caixa eu devo colocar o volume dela no minimo?

Joaozin
Veterano
# abr/12 · Editado por: Joaozin
· votar


Double post sem querer.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Joaozin

você pode abaixar o volume geral ou do canal ou desligar a caixa :)

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man
Entendi, valeu man!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Joaozin
exatamente.
outra opção é desplugar antes a ponta que fica na caixa.

por exemplo voce tocou violao, e vai desplugar o cabo. o ideal seria abaixar o volume do amplificador, desligar ele, e entao tirar o cabo.
se nao, tire primeiro a ponta que fica no amplificador, pelo menos nao vai estalar.

o problema é quando nao é só desligar, mas é pra trocar instrumento. tem que abaixar o volume, se nao vai estalar duas vezes, quando tirar um e quando plugar outro.

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


kiki
Valeu kiki, ajudou bastante. Eu comprei uma mesa de som e estou em dúvida sobre como regular o volume. Me disseram que o correto é colocar o volume do amplificador das caixas no máximo e regular o volume geral através dos controles da mesa. Seria isso o correto a se fazer?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Joaozin

Aqui nós fazemos exatamente isso, mas nunca é bom o volume no máximo, deixe os amplificadores com volume em 95% (é bom essa folga) e regule na mesa :)

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man
Ahh ok então, valeu ae!

frP
Veterano
# abr/12
· votar


Gostei do material...
Poderia complementar com medidas indicadas para algumas configs...

Falando nisso... Estou transformando meu combo 1x12 em head e logo irei construir uma 2x12... A idéia inicial seria 2xV30 ou 2xGreenback, ou um de cada...
Hoje estava olhando a lista de preço dos hermanos paraguaios aqui no próprio FCC e encontrei os Eminence Legend 1218 por apenas 60 dólares... achei bem barato! rs

Um abraço!

Joaozin
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal eu tenho uma dúvida. Tenho 2 caixas acusticas amplificadas, mas dizem que não é bom ligar guitarra/baixo em caixas acusticas, pois pode danificar os falantes. Se eu quiser montar uma PA que suporte além de voz/violao também guitarra/baixo, qual tipo de caixa então eu devo ter? E realmente eu não posso ligar guitarra nessas caixas? É muito arriscado?

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Joaozin

O que vc não pode ligar é baixo, o grave pode detonar a caixa, no caso a guitarra pode ser ligada a vontade, mas é preciso um pré-amplificador e simulador de falantes (se não som fica ruim...)..


Fale mais sobre a caixa, suas características...

Joaozin
Veterano
# mai/12 · Editado por: Joaozin
· votar


Alex guitar man
ANTERA CP 112A
Sistema: Caixa Trapezoidal de 3 vias Amplificadas com crossover passivo
Amplificador: 150 Watts-rms
Controles: Volume, High, Mid, Low
Entradas: 2 canais independentes com controle de volume
Canal 1 e 2: 1 Mic Balanceada(P10), 1 line(P10)
Saídas: 1 link-paralela(P10) para cada canal, 1 Line(P10), 1 Pré-out(P10), 1 Falante Externo 8 Ohms(P10)
Alimentação: 127/230 volts
Falantes: 1x12", 1x5", 1 Tweeter

Possuo 2 dessas caixas, as quais ligo numa mesa de som. Eu já uso voz e violão, gostaria de saber se posso ou não ligar a guitarra também. Lembrando que a guitarra usa distorção, não sei se isso influencia em algo.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


. Eu já uso voz e violão, gostaria de saber se posso ou não ligar a guitarra também. Lembrando que a guitarra usa distorção, não sei se isso influencia em algo.

Pode ligar a guitarra sim, a vontade, mas lembre-se, é bom usar um simulador de amps, se não o som da guitarra pode ficar ruim... Faça o teste :)

Obs: comenta depois como ficou ;)

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Aham, o guitarrista tem v-amp e outros pedais, acho que o som vai ficar legal. Vou fazer o teste no próximo ensaio e depois posto aqui falando como ficou. Valeu Alex!

JoeLorenZo
Veterano
# mai/12
· votar


Amigos, muito bom o Tópico ter sido fixado! legal msm, insentivo para os demais heim!!!!

mas algumas perguntas q tenho ainda nao foram respondidas, por exemplo:

tenho duvidas entre a mudança de timbre com falantes de 8ohm e 16 Ohm, o timbre muda? já ouvi falar q de de 8Ohm é bom pra clean e 16ohms é bom pra dist.

a percepção audível é grande entre 2X12" de 8 e 16 Ohm?

tenho essas duvidas pois adquiri la da gringa um head BlackStar HT20 de 20W all tube, q possui um clean fantastico e uma distorcao fabulosa e estou estudando comprar uma caixa pra essa belezura aki na brazuca, estou estudando bastante o assunto e estou com duvidas nesses itens e como tbm no alto falante. se o head tem 20W a caixa deve possuir quantos watts?

ainda to na duvida se compro uma de 1X12" ou 2X12"

entao tenho q obter respostas sobre a diferenca audivel de 8 e 16 Ohm pois ele possui saida 1X8 2X16 e 1X16 e nao sei a diferenca q isso influenciar no som.

se vou comprar 1 ou 2X12"

e qual o alto falante q vai ser, se for 1X12"com certeza irei de celestion V30 , agora se 2X12" terei q adquirir alto falantes de boa qualidade quanto V30 mas, que caiba no orçamento!

poderiam me ajudar nessas 2 dúvidas?????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas