Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.

Autor Mensagem
kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Não é pergunta idiota de maneira alguma.

Trocar válvulas de pré não tem perigo, salvo se você conseguir quebrar uma ou entortar o pino e causar um curto. Acho que não é seu caso, mas tem gente que consegue até enfiar pen drive ao contrário no USB rss...

As de potência exigem regulagem de BIAS obrigatória e aí na maior parte dos amps tem que abrí-lo e efetuar algumas medições e mexer onde há alta voltagem.

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar


zefonseca

Sim sei disso das de power, mas peguei recente um Mesa/Boogie Combo com fixed BIAS , no próprio manual diz que nao precisa regular BIAS, acho que é só pegar e trocar, certo? (ja fiz essa pergunta aqui, e ja li sobre isso, mas bom perguntar novamente)

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


guitar_lessons: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/245856/
^^^^isso parece que fere as normas do fórum ^^^^


Pra mim não fere pois está promovendo um serviço de utilidade pública. Alias, tem um monte de tópicos sobre luthiers e lojas indicadas pelo pessoal do FCC. Há vários exemplos na busca.

Abs

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30
A Mesa vende válvulas e quer que você só compre pares e quartetos deles.

E eles dizem que não precisa regular BIAS se você so usar válvulas pré-casadas - por eles.

Acontece que não tem mistério algum: pode comprar a válvula que quiser, sem ficar preso a um fabricante qualquer, e um bom técnico regula o BIAS para você.

Lembrando que em todos os Mesa o ajuste de BIAS é na verdade um mod no amp.

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
A intenção era justamente essa, uma pessoa me perguntou se conhecia alguém em Salvador e eu procurei ajuda aqui, aproveitando para pedir referências de outras cidades. A idéia não ganhou movimento, mas foi essa a intenção. Até na minha mensagem à pessoa informei que não estou na ativa, nem estou anunciando serviço técnico algum.

Eu trabalhei um tempo em uma oficina de valvulados, não trabalho mais, compartilho numa boa o que sei e desejo que todos saibam mais sobre esses amplificadores. Quanto mais gente mexer com valvulados no Brasil, mais equipamentos teremos, mais variedades de válvulas, mais opções, mais conhecimento traz melhorias pra todos. A idéia é por aí. Se eu vendesse migalhas podem ter certeza que não estaria aqui curtindo a bessa trocar idéias, principalmente quando um tópico gera tantas respostas bacanas como este.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


zefonseca

Hum, interessante. bom de qualquer forma eu ia lever o amp em um técnico mesmo, até porque acho que ta precisando.

mas o que me intrigou é isso estar escrito no próprio manual deles sem indicação nenhuma que tem que ser valvula MESA , é que eu estou sem o manual aqui, senao coloco com as proprias palavras da empresa, nao é possivel que eles iam colocar algo ali que não é verdade , certo?

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Não precisa ser no seu manual não...

http://www.mesaboogie.com/US/Smith/biasadjust.html

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

A Mesa não fabrica válvulas, eles selecionam pra você e vendem. São exatamente as mesmas válvulas que você pode comrpar em outro local. Só que eles querem um ajuste X sempre, porque foi feito assim de fábrica.

Você pode optar por mantê-lo sempre com as válvulas Mesa, mas não tem diferença alguma de outras, pelo contrário, a maioria dos músicos prefere ficar livre para escolher outras.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


zefonseca

Cara, no caso, o técnico pra fazer ajuste de Bias em um Mesa/Boogie tem que modificar ele e adicionar um trimpot. De fábrica ele vem com Bias fixo, nos modelos em que é possível usar mais de um tipo de válvula, vem a chave de mudar o Bias padrão de uma para a outra, mas continua sendo valores fixos, mudar só pondo um trimpot.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca: Eu trabalhei um tempo em uma oficina de valvulados, não trabalho mais, compartilho numa boa o que sei e desejo que todos saibam mais sobre esses amplificadores.

O conhecimento é algo que "move" o mundo e se todos ficassem "segurando o jogo", a bola não rolaria! hehe

Aqui no fórum tem inúmeros casos de users que passam conhecimento de graça, mas há outros que escondem o jogo e usam o fórum pra se promover, o que não acho errado, porém oportunista. Democracia é isso. hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

É, e tem que fazer a bola rolar, porque o conhecimento não é estático, logo o que é de ponta hoje é ignorância amanhã.

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Exato, todo ajuste de BIAS nos Mesa é um mod diferente. Não tem mistério algum nesses amps, apesar do marketing pesado e incontáveis patentes da Mesa, a maioria de suas patentes não se sustenta em tribunais porque não são modelos de utilidade e usam idéias de 1920. Eles querem é vender válvulas e seus funcionários tem bons argumentos técnicos para usar bias fixo.

Drive30
Não tem nenhuma mentira nos manuais deles, é claro, mas é como essas lanternas que dizem "use exlusivamente pilhas Duracell". Tudo bem, Duracell é legal, mas tem algum problema usar outra? Não... É marketing, nada mais.

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar


nichendrix e zefonseca

Pera ai, agora nao estou entendendo mais nada. Entao se eu levar ele em algum técnico, ele vai ter que modificar o ampli? para ajustar o bias? isso eu nao to gostando nao. Afinal , dá para trocar valvula de power (se forem casadas já) de um MESA sem regular BIAS ou nao?

Edit: Ou pior , se eu quiser colocar outras valvulas de power, vai ter que ser valvula mesa? o que seria bem pior.

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


zefonseca

Muito útil o tópico, parabéns!!

O fato é que no mercado nacional existem poucos e bons Hand-makers que fazem amps valvulados com materiais de qualidade e que levam meses para ficarem prontos e os "randemeikers de fundo de quintal" que tentam tirar leite de pedra e fazem esses amps valvulados de 300 mérreis com material de 5ª qualidade.

Um exemplo é a eletrocutadeira abaixo que sequer trafo de força usa. É trafo de saída e ponto. Ou seja é ligado direto na rede elétrica e utiliza um dobrador de tensão para gerar o +B.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158866092-amplificador-head-100 -valvulado-5-watts-handmade-_JM

Quanto a chave de fase eu reconheço a periculosidade que ela pode representar em termos de segurança, mas o fato é que sempre tem uma posição das três possíveis em que o ruído humm do amp diminui sensívelmente, ou seja, funcionalidade ela tem!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30
Pera ai, agora nao estou entendendo mais nada. Entao se eu levar ele em algum técnico, ele vai ter que modificar o ampli? para ajustar o bias? isso eu nao to gostando nao. Afinal , dá para trocar valvula de power (se forem casadas já) de um MESA sem regular BIAS ou nao?

Edit: Ou pior , se eu quiser colocar outras valvulas de power, vai ter que ser valvula mesa? o que seria bem pior.


Não precisa ser válvula da Mesa, mas neles só rola de boa par casado justamente porque o BIAS é fixo. Você não tem que regular nada, só colocar as válvulas e tocar. Sem complicação, já que em teoria se as válvulas estão dentro das especificações e o par ou quarteto é casado, o bias é fixo.

Obvio eles puxam a sardinha para eles dizendo que só garantem o desempenho nas válvulas que eles vendem, se não me engano se der problema com uso de válvulas de outras marcas, não é coberto pela garantia ou a garantia não é total (o MMI talvez possa esclarecer melhor, já que faz muito tempo desde que vendi o meu ultimo Mesa/Boogie).

Agora se você quiser BIAS regulável, só modificando o amp.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

valeu cara! perfeito. Era isso que eu queria saber, mas nao vou modificar o amp em nada, nao quero BIAS regulável nenhum, adoro o som das 2 x EL84 dele, nao vou mudar para outro tipo. Se quiser um som de 6L6 ou EL34 pego outro ampli. E garantia a essa altura ja se foi faz tempo, (amp usado) entao que se dane, hehe. mas agora está claro.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Todos os técnicos que ganham a vida com hand mades de qualidade devem estar estarrecidos com essa leva nova que chegou aí vendendo amps a preço de xuxu na feira. E todos esses técnicos, que não se manifestam aqui por sinal, sabem do risco que o músico está correndo.

Tem componentes que usam pra ficar barato, que já vi, abri e olhei, que são verdadeiras bombas relógio. O dia que esses amps feitos machucarem um, aí quero ver aqui a discussão de por que hand mades não podem nem devem ser mais baratos que os de grandes fábricas.

Amp valvulado por menos de R$ 1500 ??? Escolha a grande marca Americana ou Européia que quiser - vai vir um amp com componentes chineses, etc, mas pelo menos passaram nos testes Europeus de segurança elétrica.

Hand made por esses valores aí do mercado são torradeiras chinesas. Novamente, desculpe a franqueza, mas acho que é preciso alguém falar.

Editado: Retirei o nome de uma marca nacional de amps porcarias, pra não ser processado.

Editado pela moderação: Leia as regras. O título do seu tópico deve ser condizente com o assunto que o tópico trata.

Não precisa ir longe. Em uma oficina que trabalhei ví músicos mutilados pela eletricidade. É coisa séria. E não é só o perigo da eletricidade em sí. Um choque pode te jogar pra fora do palco, o choque não dá nada, mas a queda ....esses capacitores que recomendei o Bigtransa tirar dão choques demais e estão ligados diretamente na força.....

Pense: o primeiro exemplo de amp mal feito que enviaram nesta discussão, já tinha uma falha grave na foto!


Olá Srs.
Diante destas palavras e outras que li aqui, principalmente sobre segurança, posso concluir que os amplificadores valvulados são de extrema periculosidade aos músicos desavisados, já que há casos de mutilações e "morte (relatado por nichendrix)" relatados e comprovados. Os mesmos não deveriam ser mais fabricados e banidos da vida dos músicos. Todos os relatos aqui descritos deveram ser levados ao Ministério Público que deverá tomar as medidas cabíveis com relação aos responsáveis por tal ato de omissão e também os co-autores que permitem que essas atrocidades sejam cometidas. Sempre li aqui que o som dos valvulados é melhor porém caro, agora vem uma marca nacional (a maior do país) e fabrica o amp dos sonhos de todo musico a um preço excelente (pra todos), ai vem uma denuncia desta depois de 40 anos ou mais de fabricação dos valvulados, vai entender. Lembro aqui aos Srs. que a marca nacional de amps porcarias tem certificações e segue normas, não só Brasileiras como também internacionais e isso é visível em todos os equipamentos fabricados por esta marca, esta atrás de todos os equipamentos fabricados. A pergunta é será que estamos sendo enganados mais uma vez por toda essa gente e esses órgãos normativos.
abç a todos


MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf: Diante destas palavras e outras que li aqui, principalmente sobre segurança, posso concluir que os amplificadores valvulados são de extrema periculosidade aos músicos desavisados, já que há casos de mutilações e "morte (relatado por nichendrix)" relatados e comprovados.

Mas o cara ligou o amp molhado e descalço. Foi imprudência do usuário. Tem muita gente que já morreu eletrocutado pela guitarra e microfone!

Os mesmos não deveriam ser mais fabricados e banidos da vida dos músicos.

O papo é sobre HANDMADES e acho, da forma que escreve, vc tá colocando TODOS os amps valvulados no mesmo saco, inclusive os que não são handmades.

Desculpe a franqueza, mas parece que vc tá puxando sardinha pra tecnologia que você usa e colocando as valvulados como sendo um atraso (como já li aqui) ou extremamente perigosos.

Abs

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar


Russetwolf

O Objetivo do tópico voce nao entendeu, não é pixar marcas brasileiras de ampli , e sim alertar que por preços baratos, nao dá para fazer um handmade descente e seguro para utilização. Até as marcas brasileiras consideradas vagabundas seguem normas assim como você disse e conseguem reduzir custo produzindo em série , etc.. leia o inicio do tópico por favor. E que para hand made , fazendo-se um cálculo simples, como mostrado pelo zefonseca nao dá para conseguir preço inferior a 2000,00 reais .

Edit: Segundo seu raciocínio, tambem nao devemos fabricar geladeiras, chuveiros eletricos, pcs, etc.. porque tambem temos acidentes com esses equipamentos. O ponto aqui é , o foco é ampli, entao obviamente vao ter relatos de acidentes, como com qualquer outro equipamento elétrico.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

O que tentei fazer foi dar um ar de programa sensacionalista aos relatos, pois este tipo de amp é fabricado a mais de 40 anos. Porque só agora é que se levanta a lebre? handmakers estão ai a anos, porque só agora levantam a lebre?
Um grande abraço.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf

Sabe porque levantaram a lebre, porque daqui a pouco vai surgir um tópico assim: handmade valvulado até 1500 R$ , aonde comprar?

parece que virou moda isso por aqui, hand made , etc.. eu pelo menos vejo uns 10 topicos desse sendo criados por semana.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


de tanto vcs falarem em choque, caiu um raio na casa do meu primo onde fica o nosso studio e mandou meu laney tf200 para o espaço, nossa mesa e mais um punhado coisas... =/

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Mas não é o que se lê no cabeçalho e foi repetido na minha dissertação.

Edit: Segundo seu raciocínio, tambem nao devemos fabricar geladeiras, chuveiros eletricos, pcs, etc.. porque tambem temos acidentes com esses equipamentos. O ponto aqui é , o foco é ampli, entao obviamente vao ter relatos de acidentes, como com qualquer outro equipamento elétrico.

Vc está criando um raciocínio para mim? Eu não disse isso.

bicinh
Veterano
# nov/10
· votar


zefonseca

Mas já que pediu, que marca de torradeira é essa aí?

usahsauhsauhsahuas.

é um single-ended que adquiri a pouco tempo..
paguei bem barato nele, e o danado tem um ótimo timbre..

e esse seu tópico, só está me deixando com mais medo de mexer nele.. asoksaposaksaposa

só preciso saber se ele está seguro, se precisar de mais fotos pode dizer que eu tiro.

Zedosal
Veterano
# nov/10
· votar


Infelizmente o companheiro Russetwolf está tão obsecado pelos MOSFET que tá ficando um cara chato de tanto querer que todos o aceitem como "o melhor".

Russetwolf
cara, desculpa a franqueza, mas acompanho a algum tempo o forum e voce só fala desses amps e critica os valvulados (seja qual for ele). Eu tambem participei do sorteio do amp Rusher (queria ter ganhado pq parece um amp legal), mas vc só tá conseguindo chatear as pessoas de tanto falar deles...


desculpe se de algum modo o ofendi ou fui demasiadamente agressivo, mas precisava dizer...

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf: Porque só agora é que se levanta a lebre? handmakers estão ai a anos, porque só agora levantam a lebre?

Pq deve ter um monte de gente fazendo amps handmades e vendendo sem qualquer organização/controle de qualidade o que pode tornar o equipo suscetível a problemas diversos!!!

É o "boom" do valvulados como se els fossem o Santo Graal do timbre e "feel". Aqui no FCC (acho que é geral) criou-se o mito de que valvulado está o frente de outras tecnologias e que quem não tem, está sempre a um passo atras.

Mas qualquer coisa mal feita e sem controle está sujeita a isso. Ainda mais quando estamos falando de tecnologia.

Abs

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

O que pude entender também é que " uma marca nacional de amps porcarias" está vendendo amps alltube por R$1300 e isso trouxe indignação a muita gente. Só não entendo porque? Todos sempre questionaram isso do preço e por não ser valvulado. Quando os caras fazem, uns ficam chateados.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Zedosal

Infelizmente o companheiro Russetwolf está tão obsecado pelos MOSFET que tá ficando um cara chato de tanto querer que todos o aceitem como "o melhor".

Em momento algum citei o que vc relatou sobre mosfet. Estou falando de valvulados, handmade e tudo que for pertinente a este tópico. Vc tem todo o direito de dizer o que pensa é livre pra isso assim como eu.
Só não concordo com o que estou vendo aqui e sei a onde vai dar.
Abç

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf

cara, se voce nao quis dizer isso , me desculpe, mas a questão principal aqui nao é se valvulado é melhor, se é SS é melhor, se vc gosta de SS, legal , eu gosto de valvulado, ciclano gosta de hibrido e assim vai... ou se é um assunto batido, ou se tudo isso existe a 100 anos e agora estao questionando. O ponto principal é segurança, que é um tema crucial e que nao interessa se tem 100 anos ou 1 dia, se é repetitivo ou nao, informacao sobre essa questao nunca é demais.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Pq deve ter um monte de gente fazendo amps handmades e vendendo sem qualquer organização/controle de qualidade o que pode tornar o equipo suscetível a problemas diversos!!!

Concordo com vc em todos os sentidos. Isso em um país capitalista se chama livre concorrência é uma chance aos novos empreendedores.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.