Autor |
Mensagem |
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Nos estúdios não dá para saber o que vai sair, ao vivo ninguém toca hi-gain por aqui. Mas nos palcos os drives são SS. No Sun Studio o Amp Farm deve estar comendo solto.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI Não faz sentido você usar um Triaxis apenas como booster. O que eu quis dizer é que com um Triaxis você tem desde som limpo até Hi-gain sem precisar de pedal nenhum para empurrar.
Nesses casos pedal, quando é util pra algo é pra dar uma colorida no drive do pré ou do amp.
Vou te dizer uma coisa... Aqui nos EUA, estou entrando em estúdios e vendo palcos todos os dias várias vezes. Acho que só vi uns 4 valvulados, todos pequenos com exceção de um combo Twin Reverb vintage, mas nenhum cabeçote até agora. Nos estúdios, só amplis pequenos. Isso serve para pensar no imaginário brasileiro, que pensa em cabeçotes com caixas 4x12 (não vi nenhuma até agora) como um "must" desde para tocar em casa até estúdios e palcos. E aqui isso não é caro...
Cara, isso é uma realidade que eu acho interessante de ver, porque na época que ia praí, também eram raras as vezes que eu via algum amp com mais de 50W, em geral, para shows fora de estádio, o pessoal usa amps de até 50W, não muito raro amps com menos de 30W.
Mesmo em shows de hard rock/metal não é tão comum ver potências maiores que isso fora de lugares realmente muito grandes, embora seja um pouquinho mais comum ver cabeçotes, em geral também param na casa dos 50W.
Naquela época (até 2005) sempre via o pessoal usando Triaxis, V-Twins (o rack) e o JMP-1, PSA-1, Pod Pro, etc com potências de 50W como o 50/50 da Mesa/Boogie ou o Marshall 9100, algumas vezes via esses pre-amps até mesmo ligados como preamps para combos, inclusive os de menos de 50W.
As pessoas ficam fantasiando sobre a tal distorção de power que ouvem, mas não percebem que quando se usa isso, ou se tem um amp de pequena wattagem (como o Jimmy Page e seus Supro, ou o Clapton e os Deluxe Reverb e JTM45 Blues Breaker para citar 2 que nunca saem da minha playlist), ou então você está tocando num estádio que tem volume suficiente para dispersar o volume monstruoso que um amp de 100W em um stack criam.
Um outro fator interessante é que a maioria não se toca que boa parte desses músicos ou mesmo bandas inteiras, são endossers, são pagos pra usar certos produtos em público. É o caso do The Who nos anos 60 que era pago pra usar Marshalls, o caso dos Beatles com os Vox em boa parte dos anos 60 (eles usavam Vox porque gostavam, mas em estúdio usavam outras marcas, especialmente Fender, mas em público só apareciam com os Vox).
Zakk Wild, Randy Rhoads, Van Halen, Iron Maiden, Dream Theater, Steve Vai, todos usam diversos produtos em estúdio que nada ou pouco tem haver com os de palco, mas só aparecem em público com determinadas marcas para cumprir o contrato de endosement, não raro atrás do palco tem outro equipamento, bem mais modesto e de outras marcas que ficam escondidos para não descumprir o contrato.
Sem contar que as proporções são bem exageradas, tu sempre vê o Zakk Wilde com um monte de cabeçotes atrás dele e no entanto normalmente só está sendo efetivamente usado, os outros estão lá só pra enfeite, exibição da marca que paga ele para aparecer com os produtos dela.
Vinícius Iron Achei que pre-amp só se usava com power, e que o booster mesmo era só o pedal.
Bom, dá pra fazer o oposto também... mas como o MMI disse, todos esses produtos funcionam sob um mesmo princípio, pega-se o sinal original a guitarra e dá um up nelee por isso mais cedo ou mais tarde distorcem.
Mas para um som mais Hi-Gain os caras estao usando o quê? Simuladores de amps e falantes ou os mesmo valvulados cubos?
Como eu disse acima, ou combos de até 50W, as vezes cabeçotes de até 50W com caixas externas, as mais comuns são 2x12, mas em show de metal em lugares maiores um half stack não é tão raro. Mas se for essas vertentes mais modernosas, como metal melódico, o mais comum é o cara ter uma ruma de preamops, sejam valvulados, solid state ou de emulação, ligados em uma potência de até 50W, seja ela valvulada ou Solid State.
Eu tenho um amigo que é guitarrista e vocalista de uma banda de Death Metal, que não é muito conhecida aqui no Brasil, mas que o EP deles e da banda anterior dele já tem algum reconhecimento na cena metal da Holanda, Grã Bretanha e EUA, inclusive com matérias em revistas especializadas.
Ele vive na Holanda da metade do ano e a outra metade aqui, porque é músico, produtor e compositor de uma das grandes escolas de Ballet de lá, e se tu for ver o equipamento dele não é grande não. Na grande maioria dos shows ele usa um SansAmp PSA-1, um Mesa/Boogie Triaxis e um Line 6 Pod Pro (em geral usado para efeitos), isso ligado em uma potência Carvin TS100 (2 canais de 50W) ou em um amp Orange de AD30 (30W) com mod para adicionar Loop de efeitos.
Esse equipamento cobre virtualmente todas as necessidades dele porque pode ir do som limpo a la Vox até ultra high gain que ele usa na banda de Death.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Pelo que estou vendo, os de 50W já são grandes. Muitos usam menores que isso.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
Não duvido não, 5 anos atrás você não via essa orda de amps valvulados com atenuador e variac embutidos, só achava Solid State e em geral os para iniciantes, pra achar valvulado de 15W já era uma luta, menos que isso era muito difícil, em geral só sob encomenda, mesmo os SS de qualidade, raramente apareciam em versões com menos de 30W.
Hoje em dia esses amps pequenos tem tanta variedade que fica difícil até escolher.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vixe, o tópico parou duma vez... hehehehhe
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
Acho que as discussões cessaram mesmo... tópico tenso!
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron tópico tenso!
Essa é uma nova giria que eu não conheço???? hehehehhehe
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Botei novidades no blog... Inclusive um comentário sobre este amplificador em sua homenagem.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
Supro???
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Não sei. Estava escrito KK e Seranola.
|
jimmy vandrake Veterano |
# set/10
· votar
Acho que a tecnologia de produção de som já deu seus primeiros passos em simular amplis e realmente soar parecidos. Quanto a substituir vejo de 2 maneiras: Se for para gravações sejam domésticas ou estúdio já dá tranquilamente para substituir, fica a critério de gosto do músico. Agora para som ao vivo, acho que nunca vai substituir os tradicionais amplificadores, principalmente os válvulados.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
MMI
Pra tu ver o quanto a gente idealiza as coisas, esse amp KK Seranola é um amp da década de 40 que era o Meteoro da época, vendido por absurdos 9 dolares... ehehehehehhe
E no entanto foi tocado por Howlin Wolf.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Esse foi o do Ike Turner, que gravou com ele detonado no Sun Studio... Inconcebível, não?
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
nichendrix
Essa é uma nova giria que eu não conheço???? hehehehhehe
Não conhecia??? Essa é a nova mania do pessoal da internet, põe ''tenso'' no google imagens, hehehe.
É de tão toscas essas manias, que elas acabam pegando, hehe.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
jimmy vandrake
Acho que a tecnologia de produção de som já deu seus primeiros passos em simular amplis e realmente soar parecidos. Quanto a substituir vejo de 2 maneiras: Se for para gravações sejam domésticas ou estúdio já dá tranquilamente para substituir, fica a critério de gosto do músico. Agora para som ao vivo, acho que nunca vai substituir os tradicionais amplificadores, principalmente os válvulados.
Apesar de o tópico já ter lotado dessas discussões, eu concordo plenamente com a tua opinião. É bem desse jeito que eu penso.
Abs
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
Aproveitando para voltar uma pequena discussão recente... estaria tudo bem eu usar um TS9 para boost no meu ampli e usar um Triaxis apenas para aumentar o sinal que sai da minha guitarra até o amp? Em outras palavras, usar o Triaxis para ter uma distorção mais pesada?
Não me atirem pedras, se eu tiver falado alguma bobagem, hehe.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
MMI Esse foi o do Ike Turner, que gravou com ele detonado no Sun Studio... Inconcebível, não?
Inconcebivel não chega a ser, mas que faz a gente repensar muito do imaginário sobre o tema, isso faz... hehehehheheh
Vinícius Iron Aproveitando para voltar uma pequena discussão recente... estaria tudo bem eu usar um TS9 para boost no meu ampli e usar um Triaxis apenas para aumentar o sinal que sai da minha guitarra até o amp? Em outras palavras, usar o Triaxis para ter uma distorção mais pesada?
Cara, já pensou em ligar o triaxis no loop do amp como preamp, e usar um AB Box depois do TS para alternar entre um preamp e outro???
Porque do que adianta ter um dos preamps mais sofisticados do mundo, com direito há mais de 90 presets e 128 programas, e usar ele como pedal???
Eu acho que talvez você não tenha entendido o que é o Triaxis, ele é um pre-amplificador que vem com o circuito de preamp de 8 modelos de amps da Mesa/Boogie, ele custa mais que o seu Laney novo, então se você não for usar toda a potencialidade dele, eu não vejo sentido em gastar tanto.
Por isso se você quer o seu amp, apenas com mais ganho, recomendo usar um pedal de distorção de alto ganho, como o Metal Zone, Z.Vex Box of Metal, Blackstar HT DistX e por aí vai.
O Triaxis vai lhe dar muito mais do que isso, já que lhe dará o som limpo e distorcido de 8 modelos de amps da Mesa/Boogie. Um no Brasil novo não sai por menos de 6mill reais, seria um grande desperdício usar ele só como um booster. Sem contar que ele tem a sessão de pre-amp do seu tão sonhado Mark IV.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
nichendrix
Beleza, entendi. Então, não adiantaria eu comprar porque, se eu ligasse no loop de efeitos do amp, eu usaria o Triaxis como Pre, e não mais o Pre do meu Laney.
O que tu recomendaria de rack que elevasse ainda mais o sinal da minha guitarra? Se tiver algo que seja true bypass, melhor.
Por isso se você quer o seu amp, apenas com mais ganho, recomendo usar um pedal de distorção de alto ganho, como o Metal Zone, Z.Vex Box of Metal, Blackstar HT DistX e por aí vai.
Mas esses pedais são true bypass? Porque eu queria algo que não modificasse o timbre do amp.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
Vinícius Iron Beleza, entendi. Então, não adiantaria eu comprar porque, se eu ligasse no loop de efeitos do amp, eu usaria o Triaxis como Pre, e não mais o Pre do meu Laney.
Nada haver, só usar um A/B Box que dá pra usar os 2 como pré, inclusive compartilhando os pedais da cadeia.
O que eu acho é que com um pré de boa qualidade, você poderia ter tanto um som limpo muito melhor que o do Laney, quanto poderia ter o algo ganho que você procura e aparentemente ainda não achou 100%.
O que tu recomendaria de rack que elevasse ainda mais o sinal da minha guitarra? Se tiver algo que seja true bypass, melhor.
Cara, compra um Booster como o da Keeley, não precisa de overdrive ou distortion não, um booster limpo é a melhor maneira.
Mas esses pedais são true bypass? Porque eu queria algo que não modificasse o timbre do amp.
Sim, são TBP, agora o fato de ser TBP não muda o timbre do amp, no máximo enfraquece o sinal da guitarra e no fim o loop do teu amp até onde lembro também não é TBP, então, não faz muita diferença isso no teu sinal a menos que tu tenha muitos pedais.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
nichendrix
Dei uma olhada nesse A/B Box e achei interessante... talvez, se eu ligar um Triaxis junto a pre do Laney com esse pedal, eu posso ter melhores e diferentes timbres, além de ter mais peso em distorção. Tipo, o Gh100L já tem muito peso, o troço é um animal, mas parece que com a troca dos falantes pode trazer aquele ''algo a mais'' mesmo.
Só espero que, com esses dois pre juntos, eu não tenha aquelas distorções que são tão pesadonas, que chega a ficar tudo abafado e com um timbre nada definido, tipo essas bandas de new metal que tem por aí (com todo respeito com quem gosta). Eu quero algo que me dê um sinal um pouco maior (acho que com a troca de falantes, já vai fazer uma enorme diferença, um EVM-12L Black Label deve cair bem) e, principalmente, me dê TIMBRES melhores. Pra mim, isso é o mais importante.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Cara, como o nichendrix disse, com o Triaxis você tem o pré mais sofisticado que existe. Você pode até querer um som um pouco diferente, como do Rectifier por exemplo, mas ele não deixa a desejar de forma nenhuma. Como ele, o pré do seu Laney acaba ficando sem função, já que o Triaxis vai fazer tudo que ele faz mais um monte de coisas. Por isso e pelo preço que usá-lo com um Laney fica meio estranho, especialmente se for como booster apenas na frente do ampli.
Como exemplos de som do Triaxis tem todo o Images and Words do Dream Theater e grande parte do som do Hetfield do Metallica. Depende das válvulas que você põe no Triaxis, mas a característica dele é definição, mesmo em altas distorções.
Para o seu caso, realmente a solução seria um pedal mesmo. A troca de falantes faz muita diferença, mas tem que ser bastante estudada, depende da potência do ampli, dos magnetos do falantes, da construção... Não obrigatoriamente um EVM-12 vai ficar bom no seu ampli.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
Vinícius Iron
Cara, você continua pensando numa ligação em série. O melhor quando se usa preamps é uma ligação em paralelo. Tipo o preamp em rack iria ligado no loop, mas não pegando o send out do amp e indo pro input do preamp (no caso o traixis).
A ligação mais interesante seria ligar os pedais anteriores ao input do amp no input do AB Box e esse mandando o sinal em paralelo pros 2 preamps. Assim você poderia mudar de um pro outro no A/B Box.
No caso do Triaxis, ele te dá desde sons ultra limpos a lá Mesa/Boogie Mark I (ele dá sons de quase todos os Mark) até sons que entram um pouco na praia dos Dual Rectos.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Então o correto mesmo seria usá-lo junto a um Mesa/Boogie 2:90, e não com um cabeçote, certo? Tu acha que um Mark V teria todas as possibilidades de timbres que ele? Pergunto isso porque vi que o Triaxis é baseado nos timbres da série Mark, então, tendo um amp Mark V, eu não precisaria desse pre.
De fato, eu não queria nada pesadasso e sem difinição. O TS9 no boost é pra dar aquele vapor na distorçao e colorida no timbre do amp. Mas se eu pudesse encontrar algo que elevasse ainda mais a saída de som e mantivesse totalmente as características do amp, beleza.
Mas, como disse antes, pode ser que uma troca de falantes já ajude. Mas nunca é demais ver algo que busce mais timbre e distorção...
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron Então o correto mesmo seria usá-lo junto a um Mesa/Boogie 2:90, e não com um cabeçote, certo? Tu acha que um Mark V teria todas as possibilidades de timbres que ele? Pergunto isso porque vi que o Triaxis é baseado nos timbres da série Mark, então, tendo um amp Mark V, eu não precisaria desse pre.
Não teria não, os Mark ao menos os dois que eu já testei o MKII e o MKIII, embora tenham mais semelhanças entre si, que os demais amps da marca, ainda são bem diferentes um do outro. E o Triaxis não é só baseado nos Mark, ele tem 3 sons que remetem a outras séries dos mesa, inclusive os Rectos.
Sobre usar com um power, é sempre uma opção, mas duvido que você vá precisar de algo maior que o 50/50, eu apostaria até nos antigos 20/20, já que eles tinham uma saida do caracoles também e dos power da Mesa é o único que da pra distorcer sem ficar surdo.
De fato, eu não queria nada pesadasso e sem difinição. O TS9 no boost é pra dar aquele vapor na distorçao e colorida no timbre do amp. Mas se eu pudesse encontrar algo que elevasse ainda mais a saída de som e mantivesse totalmente as características do amp, beleza.
Cara, o próprio Triaxis, se não me engano vem com a função de boost para solos, eu não lembro mais porque eu só pude testar ele rapidamente quando tinha a loja, no mesmo dia que chegou o cliente foi buscar, só fiz o teste básico pra saber que não tinha veio com defeito. Mas mesmo que você ainda queira usar um boost, eu acho que o ideal é usar um boost limpo e não um overdrive que dê uma colorida muito grande no som como TS.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
nichendrix
Não teria não, os Mark ao menos os dois que eu já testei o MKII e o MKIII, embora tenham mais semelhanças entre si, que os demais amps da marca, ainda são bem diferentes um do outro. E o Triaxis não é só baseado nos Mark, ele tem 3 sons que remetem a outras séries dos mesa, inclusive os Rectos.
Ter som de Recto pode ser o diferencial dele, mas procura o Mark V. Ele tem todos os timbres da série Mark, é o mais completo.
Sobre usar com um power, é sempre uma opção, mas duvido que você vá precisar de algo maior que o 50/50, eu apostaria até nos antigos 20/20, já que eles tinham uma saida do caracoles também e dos power da Mesa é o único que da pra distorcer sem ficar surdo.
Mas eu ainda pergunto: será que o cara que já tem um Mark V, precisaria de um Triaxis + 2:90 (só exemplificando)?
Cara, o próprio Triaxis, se não me engano vem com a função de boost para solos, eu não lembro mais porque eu só pude testar ele rapidamente quando tinha a loja, no mesmo dia que chegou o cliente foi buscar, só fiz o teste básico pra saber que não tinha veio com defeito. Mas mesmo que você ainda queira usar um boost, eu acho que o ideal é usar um boost limpo e não um overdrive que dê uma colorida muito grande no som como TS.
Pois é, cara... é que daí eu pelo menos não conheço nenhum boost limpo que traga toda aquela força em distorção que o TS9-DX. Estou aberto a sugestões, hehe. Nesse caso, se eu usar um boost limpo, eu poderia usar ainda o TS9-DX como um overdrive normal, já que ele possui a seleção ''Turbo'', que é fortíssima.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
são coisas diferentes... O Triaxis por ser controlado eletronicamente, é mais versátil. São 2 sons limpos e 6 canais de distorção que podem ser regulados de todas as formas e acessados com um preset. Por isso, ao contrário do preamp do Recto, ele não tem o boost para solo, você pode fazer outro preset para solo com mais volume, mais ganho e um aumento de "presence" com aumento de agudos, por exemplo.
O Mark V é um ampli normal, tem os canais dele e pronto. Tem seletores para tirar sons baseados nos outros Mark, mas você não dispõem de todos eles sem mexer nos botões dele, nem pode mexer nos controles de equalização através do pedal no meio da música. Mas é um excelente ampli, um dos melhores realmente, entre os baseados na série Mark.
O TS9 é interessante, mas num grande ampli valvulado, pode ser totalmente dispensável. No recto, o boost dá um aumento de ganho e volume satisfatório. No Triaxis, dá para fazer toda a programação de novo para dar apenas um boost. Te dou certeza que, por exemplo, um boost do Rectifier deixa um TS9 sem sentido. Mas volto a dizer, no seu caso, é por aí, empurra o Laney com um pedal, pode ser o TS9 ou um Zvex, por exemplo, que você se dá bem.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
O Pre-Amp Recto que tu tá falando é o RECTIFIER® RECORDING™ PRE-AMP? Tá certo que ele tem o boost para solo, mas será que possui toda aquela gama de timbres do Triaxis? Acho que esse seria o diferencial... o pessoal que curte mais o timbre dos Mark, ficaria com Triaxis, ACHO.
Te dou certeza que, por exemplo, um boost do Rectifier deixa um TS9 sem sentido. Mas volto a dizer, no seu caso, é por aí, empurra o Laney com um pedal, pode ser o TS9 ou um Zvex, por exemplo, que você se dá bem.
Pois é, mas o Laney GH já possui um boost imbutido. Os sites custumam chamar o GH100L de ''JCM 800 com esteróides'', mas eu procuro algo para elevar mais o sinal. Acho que eu até poderia usar o TS9 em boost e um Triaxis funcionando como se fosse um ''distortion'', mas isso seria rasgar dinheiro totalmente...
Ah, tem uma outra coisa... eu li num tópico dos ''Pedais e Pedaleiras'', que o Boost (de um TS, por exemplo) precisa ser fraco, para não embolar demais (acho que é isso). Então eu acho que eu não poderia usar a seleção ''Turbo'' do pedal. Então, o mais correto poderia ser eu usar um boost limpo e o TS9-DX como overdrive, para que eu use essa opção ''Turbo''. Também não sei como ficaria...
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Sim o Rectifier preamp é esse. E a razão é bem essa, a linha Mark é representada pelo Triaxis. Me responde uma coisa... O que o pré do Laney faz que o Triaxis não faz? Talvez assim você entenda... O problema de usar prés em série é esse, estraga o som facilmente. O ideal é um só ou um com um pedal dando uma forcinha na frente. essa é a idéia.
|
trashit hc Veterano |
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Só espero que, com esses dois pre juntos, eu não tenha aquelas distorções que são tão pesadonas, que chega a ficar tudo abafado e com um timbre nada definido, tipo essas bandas de new metal que tem por aí claro que as distorções de new metal fica emboladas!! os caras usam afinação drop em C, B, A... tem que embolar mesmo.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
trashit hc
Bem lembrado. Uma coisa é som grave, outra coisa é som abafado. Mas eu já tô quase me decidindo aqui... na boa, eu devo estar louco. O GH100L já tem MUITO ganho, não acho que eu vá precisar de outro pre. E com a troca de falantes a coisa vai ficar mais animal ainda.
A única coisa que eu queria saber mesmo, agora, é se seria melhor colocar um Boost limpo e usar o TS9-DX como overdrive (pois daí eu usaria a chave ''turbo'' dele), do que continuar usando o TS9-DX apenas como boost.
|