Autor |
Mensagem |
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
ogner
Na fábrica mesmo não rola. Mas é uma experiência alucinante para quem curte guitarras. Se tivesse 1 milhão de dólares para gastar, teria ficado hoje ali. Mostram desde a secagem das madeiras, os cortes, o processo de laminação, a construção dos braços, a colagem, a pintura, a montagem (usam amplizinhos Epiphone para testar), a vistoria final, os cases... São 3 fábricas, aqui se faz as ES (hollowbody e semi), as double-necks e as Les Paul Custom brancas (Não sei por que... O cara me disse que é porque são as sólidas feitas em menor número). Em Montana (a que menos produz) se faz os violões e as guitarras "L" (L-4, L-5 e L-7) e em Nashville (a que mais produz) as sólidas. Cada fábrica produz apenas 35 a 50 guitarras ao dia para abastecer o mundo todo... É difícil ter a chance de ver um monte de ES-335, 175, double necks, Herb Ellis, Lucille. Mas o passeio engloba toda a produção, não tem nenhum cantinho que não dá para ver. Só os escritórios é que ficam fora. Quero dizer com isso que se você não gostou, que tal visitar nas suas próximas férias? hehehehehehehehe
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Não dá pra ficar olhando por muito tempo, hehehe... certamente, eu ficaria uma tarde inteira na fábrica da Gibson. Mas, ainda assim, eu teria preferência por uma Gibson CustomMade. Conversando com os caras e montando o melhor projeto para tua guitarra junto deles. Seria o sonho! (Y)
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Tinha um cara aqui combinando fazer uma, eu vi a bati um papo com ele. Rola fazer isso, é só acertar com o pessoal, inclusive umas pinturas diferentes. O que mais a gente vê aqui são protótipos também, vi vários, achava diferente, ia olhar e era protótipo. Engraçado que as pessoas da visita não entendiam muito do lance, só eu ficava fazendo perguntas mais técnicas e que algumas eles não sabiam responder. Aí o cara perguntou se alguém tem ou teve alguma Gibson... Eu era o único não americano ali e só eu levantei a mão e tive que dizer que tive várias e tenho algumas ainda. kkkkkkkk Ah, para você, uma informação... Todas as Gibson daqui são desvirginadas nuns amplizinhos SS Epiphone de 10'. Huahuahuahua
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
HAHAHAHAHAHA!
Mas que vergonha pra esses americanos, hein! O único que já tinha tocado em uma Gibson era justamente um brasileiro. Isso, sim, é não dar valor ao produto nacional (falando dos americanos nos EUA).
Tocar com essas Gibson nesses amps Epiphone é triste, hein... nada contra, mas podia ter perdido a virgindade em um Marshall, Laney ou Soldano da vida, antes de vir pra cá. :P
Eu tenho montes de projetos no Word de Ibanez, Gibson e Fender CustomMades. Quando eu for pros EUA, já vou saber exatamente como eu vou querer, aí é só explicar pros caras. E eu tenho preferência pelas Custom porque as já montadas sempre tem uma coisa ou outra que eu não gosto. A ÚNICA exceção que eu já vi até hoje, que eu compraria já completamente montada, é a Fender American Deluxe FMT HSS, não sei se tu conhece... ela tem corpo em Alder/Flamed Maple, escala em Ébano, braço em U (seu eu não me engano), uma ponte tremolo excelente, mas que eu não lembro qual era o modelo, captadores Fender (Humbucker na ponte e singles no meio e no braço) e trastes bem grossos (que, pra mim, são os melhores). Guitarra absolutamente PERFEITA, além de ser linda. Não precisaria mexer em nada.
Aqui, a foto dela: http://1.bp.blogspot.com/_v7Nymoju1Vk/SwvevQ5-4aI/AAAAAAAAADU/c3jbC__s Xsk/s1600/American+Deluxe+Strat%C2%AE+FMT+HSS.jpg
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Suponho que você está falando nas Custom Shop, né? Olha, eu já disse aqui uma vez, neste fórum. Mesmo as Gibson dessa linha, se procurar, acha defeitinhos fácil, fácil. Achei um monte hoje mesmo. Mas cosidero como uma mulher, se procurar sempre tem alguma coisinha e isso não estraga o conjunto da obra de forma nenhuma. Eu acho o conjunto de tudo, as madeiras, a interação com os captadores e os detalhes mais importantes que a cor, o design, coisas que são mais usalmente customizáveis não me chamam atenção quase.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Sim, isso é óbvio. Mas eu digo que sempre tem algo que eu não gosto, com relação ou com a madeira usada, ou escala, ou trastes ou captação. Cada um tem as suas preferências, mas eu faria guitarras com Mogno/Flamed Maple ou Alder, que são as que dão som mais gordo, na minha opinião. Por exemplo, eu posso ver uma gibson que é excelente, mas com escala em Rossewood, entende? Então, eu não falo que não compraria uma guitarra pronta por causa de pequenas imperfeições que podem ser corrigidas em Luthier. Eu não compro, muitas vezes, por causa do material usado, que pode não ser da minha preferência. É bastante exigência da minha parte, mas se eu tiver que gastar bastante para ter algo para não mais me preocupar, então eu gasto. O máximo que eu teria de fazer, a longo prazo, é mandá-la ao Luthier pelo menos uma vez ao ano e trocar as cordas. Na minha visão de instrumentista, uma Ernie Ball RPS 0.10 ou Ernie Ball Power Slinky 0.11.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
entende?
putz, não te entendo cara... kkkkkkkk deixa para lá!
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Haueheuaeh, tá eu devo ter feito muita reviravolta. Mas o que eu quis dizer que, o fato de eu preferir CustomShop, não é por causa de leves irregularidades que eu posso arrumar em luthier, mas sim, por causa do material usado. Tipo, eu gosto de escala em ébano e madeira mogno, flamed maple ou alder e captadores X ou Y, então, se não tiver isso na guita, eu provavelmente não a compraria. Por isso, a minha opção por Custom. Acho que agora foi, hehehe.
Enfim, deixa mesmo... vamo pra outro assunto. Só esperar o pessoal voltar (se voltar).
|
ogner Veterano
|
# set/10 · Editado por: ogner
· votar
MMI
Na fábrica mesmo não rola. Mas é uma experiência alucinante para quem curte guitarras. Se tivesse 1 milhão de dólares para gastar, teria ficado hoje ali. Mostram desde a secagem das madeiras, os cortes, o processo de laminação, a construção dos braços, a colagem, a pintura, a montagem (usam amplizinhos Epiphone para testar), a vistoria final, os cases... Puts, nao posso ir nesses lugares, nao mesmo!!!
(usam amplizinhos Epiphone para testar) Os roots, SE, aposto!! Em Single Ended é que vc conhece alma da guitarra!!Hehehe..
São 3 fábricas, aqui se faz as ES (hollowbody e semi), as double-necks e as Les Paul Custom brancas Qual o esquema? Tipo visita em museu, com um guia e tal?? É só marcar sempre pode ser visitada a fabrica? A Fender tem isso tb?? Hehehehe
|
Ramsay Veterano |
# set/10 · Editado por: Ramsay
· votar
Puxa, esse tópico rendeu, não? E eu tenho quase certeza que daqui há uns 10 anos ou menos as válvulas serão coisas do passado, porque se o Axe atualmente já simula tão bem, imagina daqui a 10 anos num rack ou pedaleira hiperpropulsionado com zilhões de transistores. E então, os fabricantes de amps valvulados vão ter que pôr o rabinho entre as pernas e humildemente sair de fininho, porque não vai mais dar pra eles!! E, a essa altura, os saudosistas ou já estarão velhos demais, ou terão que engolir!! E olha que eu tenho 2 valvulados e só 1 solid state!! Mas, é a verdade dos fatos, e o futuro dirá!! Tomara que eu esteja errado!!!!
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
Ramsay
Chegou atrasado, hehehe.
Bom, cara, como tu pode ter percebido, a discussão rolou forte por aqui, e o negócio é que, daqui 10 anos, tudo continuará com está. Quem usa, em performances ao vivo, emuladores, continuará usando, pois já temos exemplos que simulam amps com perfeição. Por outro lado, quem usa valvulados, ao vivo, também continuará usando. Os simuladores só tendem a substituir os valvulados quando o assunto é gravação, pois nela a versatilidade e praticidade fala mais alto. Eu mesmo já estou me convencendo a somente usar simuladores por softwares no estúdio; porém, continuarei a usar sempre valvulados em palco. ;)
Abs
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
ogner
Qual o esquema? Tipo visita em museu, com um guia e tal?? É só marcar sempre pode ser visitada a fabrica? A Fender tem isso tb?? Hehehehe
Não tem esquema nenhum. É como ir para a Disney, chega, entra, paga ingresso e vai se divertir. Paga para entrar na fábrica, que fique claro, porque para entrar no prédio e na loja pode entrar, tocar, tirar fotos é tudo grátis, lógico. As fábricas costumam ter essa opção, a Peavey fazia isso ali perto de New Orleans, mas parou por enquanto. Parece que tinha na Music Man. A PRS faz algumas vezes ao ano. A Fender fez já no México, mas parece que não tem mais, só tem um museu em Corona. A visita na Gibson é com guia sim, só tem aqui nesta fábrica e os guias normalmente são os caras da loja (um pouco burrinhos). Mas a experiência é fenomenal, eu recomendo para quem puder, é bacana ver pedaços de pau virando guitarras explêndidas.
|
Ramsay Veterano |
# set/10
· votar
Vinícius Iron
O Pior é que vc tá certo, a tecnologia pode avançar, mas, sempre existirão os saudosistas, que mesmo com um som inferior continuarão usando os seus amps valvulados, a despeito de quaisquer tecnologias muito superiores e que façam o som da sua caixa antiga parecer o de um caixote velho!! Mas, vai chegar um tempo (só não sei quando) em que essa coisa vai mudar e o sujeito vai ver que com cristais consegue som melhor que o da guitarra com amps valvulados!! Talvez daqui a décadas!! ou quem sabe quando??
|
ogner Veterano
|
# set/10 · Editado por: ogner
· votar
Ramsay O Pior é que vc tá certo, a tecnologia pode avançar, mas, sempre existirão os saudosistas, que mesmo com um som inferior continuarão usando os seus amps valvulados, a despeito de quaisquer tecnologias muito superiores e que façam o som da sua caixa antiga parecer o de um caixote velho!!
Vai dormir cara, vai!!!
EDITANDO: Como disseram uns posts atras o papo estava num nivel ótimo, estávamos ate estranhando.....Mas é isso ae!! Liberdade de expressão!! Agora...Se eu fosse o Rei não seria assim não!! hauehuahe
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10 · Editado por: Vinícius Iron
· votar
Ramsay
O Pior é que vc tá certo, a tecnologia pode avançar, mas, sempre existirão os saudosistas, que mesmo com um som inferior continuarão usando os seus amps valvulados, a despeito de quaisquer tecnologias muito superiores e que façam o som da sua caixa antiga parecer o de um caixote velho!!
Eu não acho uma questão de saudosismo, não; eu veria como uma questão de preferência. E outra, não existe esse negócio de som inferior. Sendo bem direto e óbvio, o simulador é uma cópia do amplificador, ou seja, não tem a intenção de ser melhor que o valvulado, já que o que os seus desenvolvedores trabalham é no acerto de algoritmos para fazer uma cópia de qualidade. Normal tu ter dito isso... geralmente, as pessoas tendem a pensar que simuladores são ou serão, em um futuro, melhores que os valvulados. Acontece de elas pensarem assim porque no simulador tu já possui uma série de efeitos que, obrigatoriamente, irão trabalhar melhor com os algoritmos da simulção do que qualquer outra coisa. Por outro lado, se tu pegar um simulador sem ativar NADA de efeitos, ele vai soar como um valvulado.
Agora, coloque um Eventide H8000FW, um TC Electronic G-System, um Furman P-3600 AR G e um Behringer FBQ3102 num valvulado, que eu garanto que tu, rapidamente, irá despachar qualquer simulador com efeitos imbutidos, hehehe.
ogner
Vai dormir cara, vai!!!
Sério, eu ri com isso, HAUEEUHAEHUAHE.
|
Ramsay Veterano |
# set/10
· votar
Vinícius Iron
se tu pegar um simulador sem ativar NADA de efeitos, ele vai soar como um valvulado.
Então, o simulador ativando, vai dar um som bem superior a qualquer amp valvulado concorda??
E outra coisa, todos esses pedais Eventide e TC Electronic são solid state o que contraria a teoria dos valvulados perfeitos!!
Ou seja, já é em parte uma substituição dos valvulados pelos solid state, se bem que os dois principais pedais de distorção do meu pedalboard são valvulados, um com 3 valvulas e o outro com 1 válvula!!
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
Ramsay
Cara, com todo o respeito, mas tem muita coisa equivocada no que tu disse, hehe. Vamos em partes:
Então, o simulador ativando, vai dar um som bem superior a qualquer amp valvulado concorda??
Óbvio. Mas tu não acha que o certo seria tu comparar simuladores e valvulados no seco? Ou seja, sem nenhum tipo de efeito nem nada?
E outra coisa, todos esses pedais Eventide e TC Electronic são solid state o que contraria a teoria dos valvulados perfeitos!!
Em primeiro lugar, isso não são pedais, são racks. E a minha afirmação (não teoria) é o som do valvulado, no que diz respeito aos seus dois canais: sujo e limpo. Racks e pedais são EFEITOS. Há quem ainda prefira os analógicos (e para algumas coisas eles são melhores), mas é certo que os efeitos digitais estão obtendo qualidade excepcional, já há bastante tempo. Moral da história: não confunda alhos com bugalhos, hehe. Uma coisa é som via canais, outra coisa é efeito.
Ou seja, já é em parte uma substituição dos valvulados pelos solid state, se bem que os dois principais pedais de distorção do meu pedalboard são valvulados, um com 3 valvulas e o outro com 1 válvula!!
Como tu já deve ter entendido pelo o que eu expliquei acima, não há substituição de valvulados por digitais, até porque tu não pode comparar amplificador com efeitos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sobre pedais valvulados, eu não sou muito adepto. Gosto de pôr um Tube Screamer TS9-DX e o resto dos efeitos, usar digitais, em formato de racks ou pedais. Ainda sim, eu até agora não encontrei pedal ou rack de efeito Phaser melhor que o MXR Phase 90 EVH, que é analógico. E nem overdriver de booster melhor que o TS9-DX, que também é analógico.
Final: tudo têm as suas aplicações, e o negócio é saber usá-las em suas medidas corretas.
;)
Abs
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Ainda sim, eu até agora não encontrei pedal ou rack de efeito Phaser melhor que o MXR Phase 90 EVH, que é analógico
Experimenta o do G-Force.
E nem overdriver de booster melhor que o TS9-DX, que também é analógico.
Experimenta o Mesa Triaxis e o Marshall JMP-1. Você vai dispensar pedais desse tipo...
|
Ramsay Veterano |
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Cara, o que eu falei por ultimo já diz tudo: Dois dos meus principais pedais de distorção são valvulados, ou seja, (1º) um Tubestastion Recto/SLO com 3 válvulas, (2º) um Dr Boogey Solid State que eu mesmo montei do link abaixo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/232520/ E o terceiro é um Tonebone Plexitube que é mixto e usa uma válvula!!
Eu só acho que talvez daqui há uns 30 anos, se os carros estiverem voando, os amps valvulados podem ter o seu fim, entende?? Assim como aconteceu com os aparelhos de video cassete , e as fitas cassete!! Porque comprar um JCM800 de 25 Kg se vc pode levar um que dê som igual a ele e leve no bolso??
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Experimenta o do G-Force.
Se o do G-Force e melhor, então o G-System também deve ser melhor. Vou testar pra ver...
Experimenta o Mesa Triaxis e o Marshall JMP-1. Você vai dispensar pedais desse tipo...
Mas, cara, isso aí são Pré-Amps! Acho que não faz sentido ligar um Pré-Amp no meu amp...
Ramsay
Eu só acho que talvez daqui há uns 30 anos, se os carros estiverem voando, os amps valvulados podem ter o seu fim, entende??
E eu volto a dizer: nenhum simulador irá substituir valvulados, em palco. O que pode acabar substituindo valvulados seria uma nova tecnologia que consiga alcançar níveis sonoros incapazes por um valvulado. Mas isso é algo que nós ainda não conhecemos, justamente porque não existe. Agora, se formos comparar valvulados com simuladores, eu não vejo motivo de uma pessoa deixar de usar a coisa real para usar um simulador, EM PALCO. Em estúdio, o assunto é outro.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
Voltamos ao assunto do tópico.
Virtua, desvirtua, virtua, hahahahaha!
:D
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Mas, cara, isso aí são Pré-Amps! Acho que não faz sentido ligar um Pré-Amp no meu amp...
Mas cara, você acha que o TS9 é o que? Eu nunca te entendo...
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron Por exemplo, eu posso ver uma gibson que é excelente, mas com escala em Rossewood
Eu não sei se algum dia alguém já te disse isso, mas Rosewood e Ebano tem basicamente as mesmas propriedades uma da outra, ambas são madeiras muito graves, duras e com agudos bem ajustados. O ebano é mais duro, o que significa que ele tem agudos um pouco mais presente do que o Rosewood e por isso é preferido para escalas de violões e violinos, como também é um dos motivos de ser usada nas escalas das Les Paul Custom, que são feitas inteiramente de mogno.
Bom, cara, como tu pode ter percebido, a discussão rolou forte por aqui, e o negócio é que, daqui 10 anos, tudo continuará com está.
Duvido muito, ao contrário do que você parece pensar, válvulas estão cada vez mais escassas, eu não dou muito tempo para não existir mais válvulas. Com isso, tchau, tchau valvulados.
Esse foi um dos grandes motivadores no início da tecnologia de emulação, o entendimento de que daqui um dia não existirá mais válvulas.
Não se iluda, só existem 6 ou 7 fábricas de válvulas ativas no mundo e todas as inúmeras válvulas em produção que você vê hoje em dia, são feitas nessas poucas fábricas. Até onde eu lembre existem duas fábricas da Ei na China, 3 fábricas na Russia e 1 na República Tcheca, embora eu não tenha certeza se há mais uma (outra fábrica da Ei, que não sei se ainda está ativa ou se já foi fechada).
E não pense que elas existem e são sustentadas por amplificadores de guitarra e sim por aplicações militares e na geração de energia.
Existem alguns equipamentos nesse tipo de ramo que ainda usam válvulas, seja porque são muito antigos, mas não podem ser trocados por similares mais atuais. Seja porque são usados em condições não ideais para a maioria dos transistores e como são empreendimentos que não podem parar, compram válvulas em uma escala muito grande.
Só que a cada dia, esse tipo de tecnologia vai saindo de uso, pois as novas tecnologias vão resolvendo esses problemas, portanto diminuindo a necessidade de válvulas e com isso isso provavelmente fechando boa parte, se não a totalidade desses poucos fabricantes de válvulas que ainda restam.
Por isso que começaram as pesquisas para como gerar o som de um valvulado sem válvulas, o que resultou em inúmeras tecnologias diferentes, entre elas a simulação/emulação de amplificadores por meio de circuitos digitais. Várias marcas também desenvolveram tecnologias a transistor que poderiam gerar algo nesse sentido e por aí vai.
Portanto, não demorará muito para que a morte dos valvulados seja decretada por outros motivos que nada tem haver com a musica. Eu realmente duvido que meus filhos verão valvulados para vender em loja (já que ainda não tenho filhos).
eu não vejo motivo de uma pessoa deixar de usar a coisa real para usar um simulador, EM PALCO.
Bom, acho que quando não houverem mais válvulas, nós descobriremos... hehehehhe
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Mas cara, você acha que o TS9 é o que? Eu nunca te entendo...
TS9 é um overdriver, que funciona também como booster. Completamente diferente de um pré-amplificador, que tem como função ser conectado a um Power. Não sei o que tu não tá entendendo, está tudo muito claro.
nichendrix
Sim, tudo bem, mas eu não acho que isso vá acontecer em menos de 10 anos. Mesmo que as válvulas estejam diminuindo a sua produção, as atuais marcas de amplificadores dependem totalmente delas. Eu CHUTARIA o declínio do mercado de valvulados em 15 anos.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Um overdriver, um booster, assim como um TS9 nada mais é do que um pré. Isso sim é muito claro...
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron Mesmo que as válvulas estejam diminuindo a sua produção, as atuais marcas de amplificadores dependem totalmente delas.
Cara, válvula é uma coisa muito cara de ser produzida. O principal motivo pela qual o transistor desbancou as válvulas rapidinho no mundo da eletrônica, foram os custos, já que um transistor você produz por milésimos de dolar, centésimos se muito caros, junte-se isso à melhor eficiência e eficácia em virtualmente todos os aspectos e já viu no que deu.
Então, uma fábrica de válvulas por necessitar de um puta investimento e ter altos custos, também precisa de muita saída ou pelo menos um preço que justifique manter.
Se ficar só o mercado de guitarras e os preços atuais, duvido que desse pra manter uma fábrica funcionando só em função disso. Então pra ela funcionar o preço da válvula ia subir, mais cedo ou mais tarde os fabricantes de amplificadores começariam a cobrar mais caro pelos amps (mais pra ter mais lucro que por qualquer outra coisa), ficando mais caros, o mercado para eles fica menor, e todo o ciclo começa de novo.
É algo que não tem pra onde correr, válvula é um produto em um estágio terminal, está morrendo e cada vez se usa e conseqüentemente se produz menos, e vai ser assim até não se produzir mais.
Se você prestar atenção a maioria das marcas de amplificadores sobrevive mesmo é de amps Solid State (são baratos e vendem muito). E a maioria delas também já produz linhas que de alguma forma usem tecnologias alternativas às válvulas, vide os Fender Cyber Twin da vida e tantos outros que tem por aí.
Enfim, você pode não querer enxergar a realidade, mas o fato é que o preço médio do valvulado nos EUA, mais que dobrou da época que eu comecei a tocar pra cá e nem entrei no mérito de amplificadores mais sofisticados ou de boutique, eu falo é dos valvulados mais comunzões mesmo.
Já os solid state, subiram, mas em uma taxa muito, mas muito menor mesmo, e enquanto a qualidade média dos valvulados de série está cada vez pior, a dos solid state tem melhorado.
Como eu disse antes, eu não defendo nem uma tecnologia, até porque ralei pra caramba pra poder ter condição de ter/usar boa parte delas ao mesmo tempo, mas não tenho essa visão romântica que os valvulados vão durar mais uma eternidade e conheço muita gente que já anda fazendo estoque de válvulas, especialmente as de maior qualidade, se preparando para o dia que não existir nem as Ei meia boca pra comprar.
E no fim, hoje quase todo mundo usa valvulado só pelo power, já que todo mundo tem algum preamp mais sofisticado, com configurações variadas controlado via midi, sempre tem pelo menos um Pod pra simulações de amps.
Enfim é um caminho sem volta, embora você pareça não querer ver isso.
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Quer dizer que eu posso usar um Pré-Amp, como um Triaxis, por exemplo, apenas para booster no meu ampli? Não sabia disso, sempre me disseram que é bobagem usar pré em cabeçote. Que conexão que eu faço, para fazê-lo atuar apenas como booster?
nichendrix
Realmente eu não quero. E eu apoio e acredito no que tu disse, mas eu ainda acho que os valvulados têm, na minha opinião, mais uns 15 anos de uso verdadeiro (isso é só a minha opinião). É bem provável que, depois, essas marcas de amps famosas comecem a fazer seus mesmos cobeçotes, porém tranzistorizados. Serão, sem dúvidas, mais baratos, mais leves e (talvez) de qualidade sonora superior. É esperar pra ver, mas eu acredito que tenha um tempinho até isso acontecer pra valer.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
É isso que eu estou tentando dizer cara, 15-20 anos atrás 90% da linha de marcas mais tradicionais como Marshall e Fender era de valvulados. Hoje valvulados correspondem a uma parcela menor que 50% das vendas totais dessas marcas.
Esse tempo onde as grandes marcas começaram a mudar o foco para outras tecnologias que não as válvulas já chegou, por enquanto se restringe as linhas de baixo e médio custo, o que corresponde há pelo menos uns 50% das vendas totais de amps de marcas grandes como Peavey, Fender, Marshall, Vox, Ibanez, Yamaha e afins.
Sem contar empresas como a Line 6 que nunca nem chegaram perto de valvulados na sua linha de produtos.
15 anos é uma estimativa possível, mas eu acredito que a linha de valvulados de daqui a 15 anos vai ser coisa realmente para cliente vip, que está disposto a pagar muito, mas muitos mesmo para ter um e em parte hoje já estamos bem avançados nesse caminho.
Não é uma questão de se som de válvula é melhor ou pior e sim que não vai ter válvula para gerar o tal som de válvula.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Vinícius Iron
Não faz sentido você usar um Triaxis apenas como booster. O que eu quis dizer é que com um Triaxis você tem desde som limpo até Hi-gain sem precisar de pedal nenhum para empurrar. Não há necessidade de adicionar um pré para empurrar o pré dele. Aliás, qualquer pedal de booster, drive ou distorção é um estágio de amplificação, ou seja, um pré, seja valvulado ou SS. Mas nada impediria de usar um pré desses como se fosse um pedal, o duro é encontrar o sentido disso. Agora não entendi o que estava tão claro e a diferença abissal entre um pré e um TS-9 na sua função, a não ser no preço. Cada uma... Vou te dizer uma coisa... Aqui nos EUA, estou entrando em estúdios e vendo palcos todos os dias várias vezes. Acho que só vi uns 4 valvulados, todos pequenos com exceção de um combo Twin Reverb vintage, mas nenhum cabeçote até agora. Nos estúdios, só amplis pequenos. Isso serve para pensar no imaginário brasileiro, que pensa em cabeçotes com caixas 4x12 (não vi nenhuma até agora) como um "must" desde para tocar em casa até estúdios e palcos. E aqui isso não é caro...
|
Vinícius Iron Veterano |
# set/10
· votar
MMI
Entendo, mas não sabia dessa. Achei que pre-amp só se usava com power, e que o booster mesmo era só o pedal. Se eu conseguir um em mãos, vou dar uma testada pra ver como fica.
Vou te dizer uma coisa... Aqui nos EUA, estou entrando em estúdios e vendo palcos todos os dias várias vezes. Acho que só vi uns 4 valvulados, todos pequenos com exceção de um combo Twin Reverb vintage, mas nenhum cabeçote até agora. Nos estúdios, só amplis pequenos. Isso serve para pensar no imaginário brasileiro, que pensa em cabeçotes com caixas 4x12 (não vi nenhuma até agora) como um "must" desde para tocar em casa até estúdios e palcos. E aqui isso não é caro...
Mas para um som mais Hi-Gain os caras estao usando o quê? Simuladores de amps e falantes ou os mesmo valvulados cubos?
|