Max Fillies Electrontubes - Topico geral

Autor Mensagem
emaniox
Veterano
# jun/10 · Editado por: emaniox
· votar

o terra do amp e o terra da rede(o neutro)
1-O terra da rede nao é o neutro.
2-O terra da rede é o terra.
3-O neutro da rede é o neutro.
4-O terra da rede, se bem feito, possui zero volts em relação ao chao.
5-O terra do amp deve ser ligado ao terra da rede. Ligar o terra do amp ao neutro da rede é errado.
6-O neutro da rede deve ser ligado somente ao primario do transformador isolador.
7-Sendo os pontos 5 e 6 satisfeitos, nao há microvolts pelo amp para causarem ruido. Alem disso, o gutarrista esta protegido.

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar

emaniox

1-O terra da rede nao é o neutro.

O terra da rede é o neutro, só lá embaixo do poste onde o terra da rede está aTERRAdo. Se o poste está a 1 km de sua casa, o terra da rede não é o SEU terra. Se o poste não estiver aterrado, o terra da rede é lá na central.

É você quem o terra protege, é onde você pisa que pode ou não ter potencial, por isso o fio terra vai perto de onde você está, pra, caso haja tensão, ela ir embora por esse terra e não por você.

2-O terra da rede é o terra.

É. Lá. Não cá. Se é que me entende. O terra é onde eu estou pisando, por isso ele me protege.

3-O neutro da rede é o neutro.

Isso. Ele vai da sua casa pro transformador rebaixador do seu quadro na rede.

4-O terra da rede, se bem feito, possui zero volts em relação ao chao.

O terra da rede, se bem feito, é um terra da rede bem feito. Ele só tem zero volts em relação ao chão lá X metros em volta dele. Por isso perguntei ao Max, porque não entendi zero volts em relação ao que ele disse.

5-O terra do amp deve ser ligado ao terra da rede. Ligar o terra do amp ao neutro da rede é errado.

O terra do amp deve ser ligado ao terra embaixo do seu pé. Se o terra da rede estiver perto pode ser ele, se estiver longe é mais seguro um aterramento local.

Se ligar o terra no neutro, o trafo isolador não isola mais nada, você está ligado na rede pública. Foi isso que tentei a explicar quando comentei sobre o trafo isolador dos amps.

6-O neutro da rede deve ser ligado somente ao primario do transformador isolador.

Sim.

7-Sendo os pontos 5 e 6 satisfeitos, nao há microvolts pelo amp para causarem ruido.

Há sim. Eles sempre estão lá, esperando para atacar. São terríveis. Alguém tem que fazer alguma coisa com esses microvolts.

Alem disso, o gutarrista esta protegido.

Protegido contra o que? O guitarrista só está protegido se TODOS os equipamentos em volta dele estiverem aterrados no terra mais próximo, exatamente no mesmo lugar. Se só tiver o terra da rede, que seja ele. Se só tiver o neutro e nenhum terra, é um desastre esperando pra acontecer.

No Brasil o povo liga o neutro como sendo terra, essa é a moral da história, é um perigo. Verifique todo palco onde for tocar, porque quando dá problema a coisa é feia.

É isso, e só isso, que estou tentando avisar a todos. Microvolts causam barulho e estão por toda parte, mas não matam ninguém.

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar

zefonseca
O terra da rede é o neutro
Eu to falando de instalações elétricas de acordo com a NBR5410 seççoes 4.2.2.2.2 e 5.1.3.1.5
Eu vou ligar o terra do amp no terra da minha tomada de 3 pinos sempre. A minha tomada de 3 pinos tem terra, neutro e fase. O neutro é diferente do terra. Tudo bem que o neutro aterrado no poste, distribuidor, tanto faz. O terra que eu uso nao é esse.
O meu amplificador funciona sem ruido. Eu me considero protegido de tomar um choque caso haja falha no transformador isolador.

Se é que me entende
Entendo muito bem. Mais do que imagina. Acredito que voce esta se confundindo com a nomenclatura usual dos fios das instalações elétricas. Tenho a minha contribuição nisso: por rede, nos post anterior, quis dizer tomada, e nao rede de distribuição.

Aterrar o amplificador ao terra nao gera nenhum loop. Afinal, é só uma referencia de voltagem do amplificador. Nao há corrente através deste terra a nao ser em caso de falha do circuito. Como é que pode ter um loop em algo que nao é um anel?

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar

Curiosamente, procurando sobre um problema de hum em um amp, achei a seguinte discussão, vários membros daquele forum falam do sistema de aterramento de suas regiões.

http://www.diyaudio.com/forums/parts/41865-can-i-use-scope-measure-pow erline-noise-2.html

kosmiktubes
Veterano
# jun/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar

emaniox

Entendo muito bem. Mais do que imagina.

Eu não imagino nada.

Tenho a minha contribuição nisso: por rede, nos post anterior, quis dizer tomada, e nao rede de distribuição.

E eu aqui confundindo as coisas !

Como é que pode ter um loop em algo que nao é um anel?

Tem algum loop entre você e a transmissora de rádio? Onda eletromagnética não precisa de loop. Basta ter potencial no neutro em relação ao terra que o amp pega ruído, não sou doutor em antenas, mas me parece que isso forma uma espécie de dipolo. Essa é minha experiência nisso, diferente do Fillies pelo visto. Vários casos aqui se eu removesse o terra o ruido desaparecia. E meu aterramento não é ruím.

------

Editado: Estou vendo há algum tempo que quase todos os técnicos fugiram daqui. Talvez seja o correto a fazer.

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar

zefonseca
o Neutro possui geralmente muito potencial em relação ao terra,
porém o terra bem projetado deve possuir 0 volts.

Se o neutro tem potencial em relação ao terra, então o terra bem projetado tem zero volts em relação ao que?

deve utilizar 2 aterramentos separados e isolados,
exemplo,
duas hastes de cobre de 2 metros fincada no solo,
uma distante da outra.

haste de cobre 1 sendo utilizada no motor indústrial,solda elétrica,maquína de plasma,,etc....

haste de cobre 2,,sem nada ligado,,deverá utilizar essa haste de cobre sem nada ligado nela como referêncial de 0 volt para testar a primeira haste que está sendo utilizada..

ou seja,,existem dois aterramentos isolados,,o primeiro está em uso,
o segundo está sem uso e serve como referêncial para testar o primeiro,nessa haste sem nada será ligado o voltimetro para ter uma referência no teste da outra haste que está com muitos aparelhos ligados,

Fica muito pior se tiver 3 pedalzinhos de efeitos, 2 racks, num palco montado pelo amigo La Garantia Soy Yo. Nesse caso, a única solução é usar um trafo isolador, tirar o pino de terra e aguentar o ruído eletrostático do lugar.

como eu já comentei,
o ruído eletrostático provem do campo elétrico do motor ou transformador que interage do primário para o secundário,ou pela bobina do motor que interage com a carcaça do motor.
geralmente na ordem de uAmperes e voltagens acima de 50 volts.
podendo chegar em tensões muito superiores.

é simples de verificar isso na prática,
exemplo :

em um amplificador de guitarra é comum encontrar mais de 60 volts no chassis em relação a terra.,,
quem quiser pode fazer o teste,que não tiver com uma haste de cobre para fazer o teste pode fazer o seguinte.

forre o chão com papel alumínio,,
ligue a ponteira preta do voltímetro no papel alumínio que está no chão,,,
agora meça a tensão AC no chassis em relação ao chão,
agora inverta a posição da tomada e meça a tensão AC do chassis.

teste n° 2
meça a corrente de fuga eletrostática que vai do amplificador para o chão,
utilize um miliamperimetro,um lado da ponteira no papel alumínio,,
o outro lado da ponteira no chassis do amp.

agora já temos como saber 2 coisas.
-a voltagem eletrostática de fuga que o equipamento produz,
-a corrente de fuga eletrostática entre o equipamento e o chão,

uma relação,
1-quanto maior a voltagem no chassis em relação ao terra maior o nível de ruídos,

2-o ruido eletrostático em um amplificador não é produzido por microvolts e sim por até centenas de volts no chassis,,basta verificar segundo o procedimento que eu disse.

3-a corrente de campo elétrico nos equipamentos é geralmente de alguns micro-amperes (uAmperes)
basta fazer o teste mencionado,
geralmente colocando a mão na guitarra muitas vezes o ruído desaparece,pois é da ordem de uAmperes,
a pessoa quando encosta nas cordas da guitarra está aterrando com o corpo essa tensão de fuga eletrostática.

nesse momento todos emails que recebi até hoje à tarde já foram respondidos,
não chegou nenhum email aqui seu,só enviando novamente.

obs:
a análise de campos elétricos utiliza uma metodologia simples e precisa,,de compreensão bastante objetiva e direcionada.
todos os experimentos podem ser reproduzidos sem necessidade de equipamentos especiais.

no caso o material utilizado foi apenas
-um rolo de papel alumínio,
-um pedaço de fio
-um multimetro

o papel alumínio poderia ser substituído por uma haste de cobre,,porém poucos teriam condições de testar.

segundo tipo de teste.
pegue um transformador de força e ligue ele na tomada,
meça a tensão elétrica das chapas em relação ao chão(com papel alumínio)
rapidamente se verifica que o campo eletrostático do primário vaza para as chapas,,por debaixo da forma,

minha conclusão é muito simples...
acabando com o campo elétrico de fuga da bobina acabam os ruídos de falta de aterramento,porém somente projetos especiais e mais complexos,,muito longe do utilizado pela indústria geral de motores e transformadores.

emaniox
exatamente.

um abraço
Max

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar

Max W.Fillies

Isso aí, valeu os esclarecimentos.

Um abraço.

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar

zefonseca
Te enviei email sobre sua idéia do Handmachen Technologik Kraftwerk(???) semana passada, não encontrei resposta. Depois se tiver tempo, dá um look por lá.

oque é isso?
certamente esse email nunca apareceu na minha caixa de mensagens

abraços

kairi
Veterano
# jun/10
· votar

Max W.Fillies
Deve ter caído na caixa de "SPAM", da uma olhada lá.

Abraços.

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar

[modo Chapolin: on]

Handmachen Technologik Kraft...o que??!!! O.O

[modo Chapolin: off]

o/

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar

kairi
Deve ter caído na caixa de "SPAM", da uma olhada lá.
sempre verifico a caixa de spam,,
certamente não chegou nada aqui,

zefonseca
sua idéia do Handmachen Technologik Kraftwerk

isso certamente não é idéia minha

kairi
Veterano
# jun/10
· votar

Handmade Technologic Power Plant !!!

O_O

Felipe90
Veterano
# jul/10 · Editado por: Felipe90
· votar

Eae pessoal, só pra constar, meu woodstock está de volta com algumas modificações...

1- Loop semi-ativo
2- Chave hi-fi / clean / crunch (um pouco ruidoso)
3- Loop e Bright acionáveis por footswitch

E devo dizer que hoje a tarde usando meu TS-808 pra empurrar o DLS e um Reverb Landscape no loop, cheguei à um timbre bem agradável aos meus ouvidos, achei parecido com um Dumble, mas certamente não estava, deve ser porque eu to fissurado no timbre dos Dumbles e já estou delirando

Mas tava bem legal e as configurações eram:

-Volume em 11 ou 12h

-Ganho no 0

-Bass em 3h

-Mid em 1h

-Treble em 12h

Relembrando que o som clean com bright fica impecável!

Bom, só pra reavivar o tópico mesmo!

Fui

ogner
Veterano
# jul/10
· votar

Felipe90
-Volume em 11 ou 12h Tava alto hein!!

-Ganho no 0, pô coloca um bucadinho pra dar uma encorpada!!

-Bass em 3h - Uou, qual guitarra vc usa?

-Mid em 1h - Os médios são a alma da guitarra!!!

-Treble em 12h - cacetinha não ta agudo não??

aghauhuehuha...só pra encher o saco mesmo....

Abço

Felipe90
Veterano
# jul/10
· votar

ogner

Belo sarcarsmo!

Eae, tem tocado no Wood ou só tem ouvidos pro Acedo? Faz tempo que você não grava nada ein... podia voltar à ativa!

Ahh, foi sarcasmo mesmo né?

Abraço!!

To usando minha PRS SE Semi-Hollow com cordas D'addario por falta de grana pra Elixir

Jandira
Veterano
# jul/10
· votar

ogner
Como vc deixa regulado a sua Strato SX nos seus amps para um timbre blues?

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar

Felipe90

Cara, tenho viajado demais!! muito mesmo..tem um mes que estou fora de casa...Masssssssssss sempre levo a SX e o laptop pra nao ficar maluco!!!

Quanto ao sarcasmo, foi e nao foi...minhas regulagens sao completamente diferentes da sua!!!
hehehehe

Jandira
Como vc deixa regulado a sua Strato SX

Como assim?? Os pots? Caps??

Edit:
Felipe90 geralmente ficam assim:

Volume - "vareia" mas pra ficar bacana depois do 8 e um pouquinho de Ganho, 3, 4 ou 5....
Bass - 6
Mid - 4 ou 5
Treble - 3 ou 4

Chave de brilho off!

EDIT 2: visualize o 5 como se fosse 12hs

ogner
Veterano
# jul/10
· votar

Felipe90
To usando minha PRS SE Semi-Hollow

Pra vc ver como a guitarra muda tudo mesmo..Minhas regulagens sao pra strato!!

Felipe90
Veterano
# jul/10
· votar

ogner

Boisé né mano! Mas sei lá... as vezes agudos me irritam as vezes eu fico achando que estão faltando... depende do dia mesmo!

Mas na maioria das vezes ele fica ali em 12h mesmo...

Sempre o BASS fica na frente dos médios.

Quando der grava aí alguma coisa!

kairi
Veterano
# jul/10
· votar

Não é mais fácil usar 0~10 do que 7h:30~17:30 ?

:D

andrelsiv
Veterano
# jul/10
· votar

Felipe90
Vc deve ter gostado muito da caixa com o falante Eminence 1258, ele tem uma levada bem Fender, com bastante brilho nos agudos...
Para vc ver como gosto cada um tem o seu, no meu caso sinto falta de graves...

Vou trocar esse falante, entao eu pergunto para os entendidos, qual Celestion ou Eminence tem mais destaque para me'dios e graves?

Felipe90
Veterano
# jul/10
· votar

andrelsiv

Vou ser sincero, eu não conheço diferença entre falantes, então pra mim esse tá ótimo ahuahauuaua

Consigo timbrar de um jeito que agrade os meus ouvidos e pra mim isso já basta, até que ele pare de me agradar de alguma forma aí sim eu vou estar maduro à ponto de testar outros falantes!

Abraço e escolha direitinho seu falante!

kairi
Veterano
# jul/10
· votar

E ai, como estão as coisas? :D

erico.ascencao
Veterano
# ago/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar

Dia 9 de agosto de 2010, 21:17. Faltam 2 horas e 43 minutos para o Max me dar um sinal que comprove ter enviado meu Wizard de volta.

Max W.Fillies
Veterano
# ago/10
· votar

Boa noite,

rastreamento 957 / 24 / 396395 / 1
Tamcargo serviço próximo dia

Rio de Janeiro,09 de agosto de 2010

gentilmente,
não ligue mais o amplificador valvulado sem o alto-falante conectado.

atenciosamente
Max

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar

Max W.Fillies
Emputecimento imediatamente substituído por uma sensação de "poderia ter sido menos emocionante". Pode deixar que, tendo sido lembrado explicitamente sobre a conexão do falante, este problema não mais ocorrerá.

RennanRdC
Veterano
# ago/10
· votar

Qual dos amps do Max se aproxima mais do recitfier?

kairi
Veterano
# ago/10
· votar

RennanRdC
O novo, que ele está guardando sob 7 chaves, e sabe-se-lá-quando vai mostrar ao publico.

A ansiosidade bate aqui na porta.

Xucrute
Veterano
# ago/10
· votar

erico.ascencao
Cara seu amp queimou por isso? porque ligou ele sem os falantes?

seria errado porque? sera que o max responde?
quantas perguntas? so os amps do mx são assim? os outros tb?

flw?abraços?

andrelsiv
Veterano
# ago/10 · Editado por: andrelsiv
· votar

Xucrute
so os amps do mx são assim?
Não é só do Max não, eu já tinho visto essa recomendação de outros fabricantes, como laney, peavey, que nunca se deve ligar o head sem a caixa...
Isso já foi explicado profundamente aqui no fórum mesmo, mas aí eu já não sei, rsrsrsrsrsrsrrsrs...

EDIT: Olha esse tópico, teve gente q já passou maus bocados por conta de ligar o head sem a caixa...
Ligar head sem caixa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Max Fillies Electrontubes - Topico geral