Max Fillies Electrontubes - Topico geral

Autor Mensagem
ogaitnas
Veterano
# jun/10
· votar


os 2 transformadores são para alimentar pré e power respectivamente.

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


Olá,
funciona assim,

um transformador é de força,
esse fornece energia para o circuito inteiro,alimenta as válvulas com voltagens adequadas para o funcionamento delas,além de isolar o circuito geral da rede elétrica.

o segundo transformador é o de áudio,
serve para casar a impedância das válvulas com a do alto-falante,além de isolar a alta tensão do primário para o secundário.

um abraço
Max

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies: além de isolar o circuito geral da rede elétrica

Eu lembro desta função dos transformadores ads minhas breves aulas de Eletrotécnica da faculdade. Mas o que significa este "isolar"? É como se fosse uma proteção contra as oscilações da rede elétrica?

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao

o isolamento é referente a eletricidade da rede elétrica que é aterrada no solo é e por causa disso dá choque,pois o chão é de certa forma como se fosse um polo da tomada,sendo um referencial.

o transformador não permite a passagem dessa eletricidade ligado na terra diretamente para o circuito que é manuseado,,
ele transforma essa eletricidade que está ligada a terra em campo magnético,
depois esse campo magnético e convertido em eletricidade novamente sem referencial de terra.
ou seja,,
a eletricidade que sai do transformador não está diretamente em contato com a eletricidade que entra graças a conversão feita pelo campo magnético.

um abraço
Max

kairi
Veterano
# jun/10
· votar


Ih, já vi que POD não casa com tube amp. XD

É zoom G2n na veia hehe

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


kairi: já vi que POD não casa com tube amp

Calma, isso foi só uma opinião preliminar. Preciso amadurecê-la.

kairi
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Eu tava de onda. POD é um grande equipamento.

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


kairi: Eu tava de onda. POD é um grande equipamento.

No caso da POD ligada num valvulado, por enquanto sou partidário daquele ditado: "nem calça de veludo nem bunda de fora".

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Olá Érico,
seu amplificador demorou um pouco mais pois foi um projeto diferente do padrão.
se quiser me adcionar no MSN para gente conversar é electrontubes@hotmail.com

muito sucesso e boa música com o novo amplificador,
foi o último exemplar da transição da antiga série,agora uma nova série está sendo desenvolvida.
voltadas específicamente para os modelos Twin Reverb e Soldano.

abraços
Max

kairi
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies
e Soldano






O_O



DEUS DO CÉU

andregui7
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies

Então porque amplificadores transistorizados não usam dois transformadores, pelos poucos transistorizados que vi desmontado, parece que nem todos usam dois transformadores.

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


andregui7

Então porque amplificadores transistorizados não usam dois transformadores, pelos poucos transistorizados que vi desmontado, parece que nem todos usam dois transformadores.

os amplificadores transistorizados trabalham com baixa tensão e alta corrente,
ou seja em baixa impedância,,os alto-falantes podem ser casados diretamente nesse caso,,sem precisar de transformador de áudio nos transistorizados.

já os amplificadores valvulados trabalham com voltagens muito elevadas e correntes muito baixas,,logo a impedância é muito alta e não tem como casar diretamente com o alto-falante sem ajuda do transformador.

no geral o valvulado precisa de no mínimo 2 trafos e o transistorizado de apenas 1.
pois não precisa casar a saída de áudio com esse componente.

abraços
Max

Bruno_GF
Veterano
# jun/10
· votar


Segue abaixo um vídeo que havia prometido à muito tempo: os drives do Wizard 238!



Por favor não reparem na execução já que essa não é minha praia, mas acho legal ter um material à disposição pra galera ter noção de como soam os amps do Max saturados.

Abraços,

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies

a eletricidade que sai do transformador não está diretamente em contato com a eletricidade que entra graças a conversão feita pelo campo magnético.

Lembrando que estamos no Brasil... Aqui é de praxe ligar o terra no neutro.

Em 80% das instalações, as cordas da guitarra estão ligadas diretamente no neutro da rede.... O músico está segurando em um fio da tomada o tempo todo enquanto toca.

Usar um trafo isolador aumenta o hum do amp mas é muito mais seguro...e detalhe - se fizer isso, tem que cortar o terceiro pino! Isso mesmo - se o terra estiver ligado no neutro, o terceiro pino é um perigo e não uma proteção.

Engraçado é ler discussão de técnicos no exterior, lá aterrar o map aumenta o hum do amp, aqui no Brasil o hum acaba... Não entendia por que disso. Eles reclamam do terra lá fora, porque o terra de verdade insere hum...

É assim porque o terra não é idêntico ao neutro, é um loop de terra imenso entre o neutro e o terra, através do solo.

Aqui no Brasil tudo é "prático" : aterram o neutro e pronto, o guitarrista está segurando em um dos fios da tomada e o amp milagrosamente não pega RF e tudo é maravilhoso....até o musico pegar no microfone naquele dia mais suado....

Um abraço.

ogaitnas
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

Caramba, não sabia disso cara... não com esses detalhes que vc colocou sobre a mistureba de neutro e terra... aqui em casa é tudo aterrado, nunca tomei choque, mas sinceramente vou medir as coisas aqui, para evitar acidentes...

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

se o terra estiver ligado no neutro, o terceiro pino é um perigo e não uma proteção

Nao entendi. O terra de onde ta ligado no neutro de onde?
Usando o transformador isolador, o neutro da tomada do amp só encosta em um dos taps do transformador isolador. Do outro lado ele nao encosta.

Usar um trafo isolador aumenta o hum do amp
Por que?

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


ogaitnas

Infelizmente no Brasil existe esse costume. Não dá muito problema em casa, porque liquidificador, furadeira, microondas, etc, você lida com plástico, mas pode perceber que chassi de computador dá um choquezinho se encostar o peito do braço... SE dá choque é porque essa tensão não foi embora pelo "terra", foi embora através de você.

No caso da guitarra, o perigo é porque as cordas estão sempre em contato com você. Por isso eletricistas não enxergam esse problema, eles não pensam em amps de guitarra, eles pensam em chuveiro....e no chuveiro ligar o neutro no terra não tem problema, porque você não fica segurando ele quando usa....

Meça a voltagem AC entre o neutro e o terra. Se der 0.00 muito provavelmente estão ligados. O terra nunca está em exatamente zero, sempre tem alguma tensão porque são pontos distintos e há resistência no chão, no concreto, etc. O neutro do poste está aterrado na base do poste, aquele cabo de aço que desce. Seu terra está em sua casa, a centenas de metros...sempre há diferença de potencial na terra, não dá exatamente zero volts. Se der zero, é porque o neutro está ligado ao terra.

Olha o perigo: todo eletricista que conheço liga o terra do chuveiro no neutro. Se a tomada do chuveiro tiver 3 pinos, e a sua casa tiver os terceiros pinos interligados, você acha que está hiper seguro porque investiu em fio verde e ligou todos os terceiros pinos da casa no terra, não é? Pois é, ao ligar o terra do chuveiro no neutro, você ligou a rede toda do terra da casa no neutro...

O chassi do amp está ligado no terceiro pino, no terra. O terra está ligado no neutro, as cordas da guitarra estão aterradas no chassi, e agora o chassi está ligado no neutro.

Não tem problema algum se você toca sozinho. O problema é encostar em outro equipamento, microfone, outra guitarra em outro amp, etc.... Visualize a situação: sua mão esquerda nas cordas passa a ser o neutro. A mão direita vai no microfone.... Computadores e diversos outros aparelhos usam fonte chaveada, que não isola a rede. De fato, esse tipo de fonte coloca a fase da rede em contato com você umas 100 mil vezes por segundo. Não dá pra sentir em uso normal, mas se você tiver segurando a guitarra com a outra mão, o choque é grande. Se encostar uma parte do peito do braço no computador, vai sentir um choquezinho de alta frequência....

Eu tenho um notebook por exemplo, que tem o corpo em pintura metalica(um Apple).

Ele estava no meu colo um dia desses, e eu estiquei o braço para fechar a janela que tem armação de aluminio. Levei um choque daqueles de zumbir o ouvido... O que aconteceu? O trilho da janela está aterrado no concreto, e o notebook usa fonte chaveada, meu corpo virou o melhor caminho pra tensão no fundo do notebook ir embora.... O corpo do notebook deveria estar no terceiro pino, mas algum gênio ligou o terceiro pino da minha rede no neutro! Então entre o neutro e minha janela tinha 107 volts....acredita? Peguei o multimetro para ver e mal acreditei - levei 107 volts para aprender a lição.

Ligar o terra ao neutro é uma irresponsabilidade para guitarra e contrabaixo elétrico, é um perigo. Não dá muito choque em outros aparelhos de casa porque lidamos com plastico, botões isolados, aparelhos com "double insulation".

Mas quando tocamos guitarra as cordas de aço interligam tudo. Existem problemas com agências reguladoras na Europa com respeito a amplificadores pra instrumento, não sei a situação atual, mas já ouvi falar em problemas para diversos fabricantes por isso. Como no Brasil não temos lá muita proteção, é bom você tomar cuidado com isso.

Costumo fazer um pouco de terrorismo pro músico entender o risco... Quem aterra o neutro de fato liga o musico em um fio da tomada. Se ele completar o circuito o perigo é enorme. Como te disse, 80% dos palcos e lugares onde tocar, um irresponsável terá ligado o terra no neutro. Isso é de praxe no Brasil há decadas... O mais seguro é tirar o terceiro pino, e levar consigo um trafo isolador, vai ter mais hum no amp mas estará seguro.

Se um estrangeiro ler que recomendei "cortar o terceiro pino", vai achar que sou maluco...mas o fato é que ligar o neutro no terra é que é o problema.

Um abraço.

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


emaniox

Nao entendi. O terra de onde ta ligado no neutro de onde?

O chassi do amplificador está ligado no terra, no terceiro pino da tomada. As cordas da guitarra estão ligadas no chassi. Assim, o musico está 100% do tempo ligado no terra, através desse caminho.

Se um eletricista irresponsável ligar o terceiro pino da tomada no neutro, ele ligou o músico em um fio da tomada. Esse é 80% dos casos, eletricista acha que neutro e terra é uma coisa só.

Usando o transformador isolador, o neutro da tomada do amp só encosta em um dos taps do transformador isolador. Do outro lado ele nao encosta.


Exato.

Mas se tiver o terceiro pino, do terra, ele passa direto.

E se o eletricista tiver ligado o neutro no terra, você acaba de pular o trafo isolador e ligou as cordas da guitarra no neutro da tomada.

Usar um trafo isolador aumenta o hum do amp - Por que?

Porque o amp passa a estar "flutuando" em nível de potencial em relação ao chão. O chão está vibrando a 60 Hz, e o amp está em um potencial diferente, com alta impedância entre ele e o chão. Aí existem 2 possibilidades.

1) Se ele tiver um terra "autêntico", o terra nunca está em zero volts em relação ao neutro e à rede. Sempre tem alguns millivolts, ou até volts, sempre em 60 Hz. Em um circuito de alto ganho, esses milivolts viram volts na saída, é um loop de terra gigantesco entre seu amp e o planeta terra.

2) Se ele não tiver terra nenhum, ele está flutuando livremente, não tem referencial pro chão. Aí a interferência é eletrostática, capacitiva. Um capacitor são 2 condutores isolados. O ar isola o amp, e o amp é um condutor. É um capacitor gigantesco entre o amp e o planeta Terra, ele capta 60 hz do ambiente.

Confusão, não é? O importante é saber que o terra nem sempre está te protegendo, é muito perigoso em especial no palco.

Um abraço.

Bruno_GF
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

Em todos edifícios que projeto, há aterramento "verdadeiro" - creio eu - em que são aterradas hastes de cobre e delas parte uma prumada do Terra. Fiz assim também no prédio em que moro pra instalar Terra no meu quarto.
Lembrando que em edifícios construídos a partir de 2004 esse "esquema" é obrigatório.

ogaitnas
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

bons toques cara, vou medir e conferir muita coisa aqui em casa, eu ando ligando ampli via DI no note.. e vivo com mão em um outro.. pedais, tudo ligado, nunca levei choque, mas não custa pegar o multímetro e conferir para ver se não tem cags nenhuma por aqui...

Vlw pela dica e pelo terrorismo hehe

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca
Entao tá, isto é na hipotese do terra do amplificador ser ligado a alguma coisa que nao é terra. Em casa tem um terra de verdade, ele é essencial para que o meu amplificador opere sem ruido.
Flw.

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Bruno Faria

Bruno, valeu a informação. Conheço esse tipo de aterramento pois tenho um amigo aqui em BSB que faz esse trabalho, pude ir conhecer algumas instalações.

Desde os anos 90 tornou-se obrigatório no Brasil o uso de dispositivos DR, que detectam diferença entre a corrente que entra e que sai de um circuito. Se houver diferença maior que um nível, ele desliga imediatamente.

ogaitnas

Pois é cara, verifica mesmo. No dia a dia não vai ser problema, o problema é quando há algo excepcional. É nessa hora que a medida de segurança te protege.

erico.ascencao
Veterano
# jun/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Felipe90

Parafraseando-te com as devidas alterações:

Bom pessoal, meu Wizard deu uma leve pifada... estava tocando e ele parou de funcionar, chequei o fusível e ele havia queimado... comprei novos fusíveis (de 3A, como está marcado no painel traseiro; e de 4A, igual ao fusível que estava instalado e queimou) e testei (tanto os de 3A quanto os de 4A) com as válvulas de power (o Max não me deu esta recomendação quando eu entrei em contato com ele por telefone) e o fusível continua a queimar.

Nem preciso dizer como estou me sentindo...

kairi
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Putz, esse amp é quente mesmo.






/tum dum pshhh!

Felipe90
Veterano
# jun/10 · Editado por: Felipe90
· votar


erico.ascencao

Mas já? Que merda! No meu caso o Máx disse que foi um filamento da válvula que fechou curto com o isolamento dela (se eu não me engano) e então danificou algo no amp... será que foi um lote escroto de válvulas? Seria muito azar e muita coincidência...

Caramba meu velho, demos um azar maneiro... Já faz 1 mês ou mais que meu wood tá fora...

Não desiste não, força aí!

PS: Ahhh, já ia me esquecendo, dessa vez eu paguei o frete de ida e o Max paga o frete de volta até porque o amp receberá algumas modificações, mas, se ocorrer outro problema como esse falei com ele por telefone ou por e-mail (não lembro) que ele arcaria com os dois, pois não é justo eu ter que bancar frete quando ocorre defeito, estou errado?!

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Ufa! Era o cabo do power pro falante que estava desconectado. E ufa mesmo, pois poderia ter fudido os trafos.

o fato de ter ligado o amplificador sem conectar o alto-falante na saída pode ter causado algum problema em algum componente.
a sua versão de amplificador utiliza transformador com muito isolamento em todas as camadas combinado com impreguinação epóxi,camada por camada.
e ainda super isolamento entre primário e secundário.

a retificação de alta tensão de 450 volts é feita com diodos em série de 8 + 8 amperes x 1.000 volts,para cada lado do secundário de alta voltagem,ou seja,retificação é de 2000 volts por 16 amperes.
acho muito difícil uma retificação dessa dar algum problema.

todas as etapas de alimentação são filtradas com capacitores de 250v + 250v ou seja,500 volts em uma fonte de 450 volts.
também pouco viável ocorrer problemas nos capacitores em pouco tempo.

a questão do fusível,,
existe um média entre 3 e 4 amperes sendo valores viáveis de uso com aparelho estando em condições normais.

esse amplificador é muito potente para ser ligado sem alto-falante,

algum amplificador antigo ter tido algum problema eu até consigo compreender e posso dizer que foram poucos com problema se colocar ao lado dos que funcionam até hoje,agora a nova versão com impreguinação epóxi queimar fusível é o primeiro de todos os amplificadores até hoje construído que me leva a querer saber a real causa,até mesmo para controle de produção.

sendo bastante sincero,
todos os amplificadores antigos que foram para manutenção,
cerca de uns 7% da produção antiga foram por um mesmo problema,
atração da blindagem eletrostática interna de transformador,

porém os novos modelos já utilizam um isolamento combinado com impreguinação epóxi
ou seja,os novos transformadores podem funcionar até de baixo d'água .

como eu disse por email,
a manutenção de seu amplificador eu faço em 7 dias após eu receber o equipamento,
caso eu passe de 7 dias eu mesmo devolvo seu dinheiro,
lembrando que o amplificador possui 1 ano de garantia "para defeitos de fabricação"
(norma de garantia)"defeito de fabricação"
sendo que geralmente eu nem me importo se foi ocasionado por mau uso e resolvo da mesma forma,
exceto válvula danificadas ou alto-falante destruído.

(o Max não me deu esta recomendação quando eu entrei em contato com ele por telefone)
em uma ligação recebida de apenas 1:58 fica difícil de compreender o problema e recomendar algo.

no caso do amplificador do Felipe ele aproveitou para customizar o projeto e fazer algumas melhorias como,
colocar chave de brilho controlada por footswitch,
loop de efeitos semi-ativo.
jack do novo padrão amphenol na entrada.
chave de comando clean e crunch,pois ele disse que o som era muito limpo e gostaria de um recurso para conseguir um pouco mais de distorção.
além disso eu estou me empenhando em outras questões nesse caso para facilitar o retorno do equipamento.

Érico,
fico no aguardo para resolver essa semana o problema,
nesse caso minha suspeita fica nas válvulas de saída ou transformador de áudio,
caso seja outra causa eu realmente ficarei muito surpreso,

qualquer dúvida estarei atendendo no MSN electrontubes@hotmail.com
das 22 às 23 horas na segunda,,,também apareço em outros horários.
basta me adcionar no MSN conforme já mencionei em outro post



um abraço
Max

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


Bruno Faria
muito obrigado pela gravação


zefonseca
qualquer ligação externa do equipamento para o neutro é feita por conta própria do usuário ou por de algum eletricista "genérico"
um eletricista de verdade utiliza multiplas hastes de aterramento em alguns casos coloca aterramentos diferentes em equipamentos específicos,como separar aterramentos de sistemas de potências dos sistemas de controle.

Engraçado é ler discussão de técnicos no exterior, lá aterrar o map aumenta o hum do amp, aqui no Brasil o hum acaba... ...

É assim porque o terra não é idêntico ao neutro, é um loop de terra imenso entre o neutro e o terra, através do solo.

Aqui no Brasil tudo é "prático" : aterram o neutro e pronto, o guitarrista está segurando em um dos fios da tomada e o amp milagrosamente não pega RF e tudo é maravilhoso....até o musico pegar no microfone naquele dia mais suado....

Um abraço.


o único modo do terra inserir ruídos é no caso dele estar sobrecarregado de ruídos e correntes parasitas ocasionado por excesso de aparelhos sem o devido dimensionamento de absorção de corrente do terra.

um aterramento deve ter zero volt em relação a própria terra.
ou seja,colocando uma haste no solo sem nenhum equipamento ligado nela,ela pode servir como referencial para fazer as medidas.

um quebragalho de aterramento para retirar ruídos eletrostáticos de um amplificador de forma simples é forrando o chão com papel alumínio e colocando um tapete em cima,
puxa um fio desse papel alumínio e liga no chassis do amp,
assim a corrente eletrostática acima de zero volt no amplificador é absorvida para o solo sem passar pelo guitarrista.

Usar um trafo isolador aumenta o hum do amp - Por que?

Porque o amp passa a estar "flutuando" em nível de potencial em relação ao chão. O chão está vibrando a 60 Hz, e o amp está em um potencial diferente, com alta impedância entre ele e o chão. Aí existem 2 possibilidades.

1) Se ele tiver um terra "autêntico", o terra nunca está em zero volts em relação ao neutro e à rede. Sempre tem alguns millivolts, ou até volts, sempre em 60 Hz. Em um circuito de alto ganho, esses milivolts viram volts na saída, é um loop de terra gigantesco entre seu amp e o planeta terra.

2) Se ele não tiver terra nenhum, ele está flutuando livremente, não tem referencial pro chão. Aí a interferência é eletrostática, capacitiva. Um capacitor são 2 condutores isolados. O ar isola o amp, e o amp é um condutor. É um capacitor gigantesco entre o amp e o planeta Terra, ele capta 60 hz do ambiente.

o ruído de falta de aterramento,ou ruído de rede é criado pelo amplificador por estar com tensão eletrostática no chassis diferente de zero,geralmente fuga de ordem de poucos uAMPERES nas bobinas do transformador de força.
interagindo entre elas o referenciail de fase.

-causa do ruído de falta de aterramento.no amplificador,

existem duas bobinas principais no transformador de força,
a primaria e a(s) secundária(s) e as lâminas do trafo.

um transformador normal produz um campo elétrico na bobina primária que interage com as lâminas do transformador,gerando um referêncial eletrostático do fase na carcaça.coisa de alguns uAmperes.
também a bobina primária induz um campo elétrico para o secundário,gerando o segundo referêncial de fase de mais alguns microamperes,
além disso o secundário de alta voltagem(em válvulados) produz um campo elétrico forte que vaza para o primário e carcaça do trafo.
ou seja,,um transformador de força geralmente é um componente bastante crítico em relação a estabilidade eletrostática do projeto.
sendo o principal gerador de ruídos de campo elétrico do equipamento.
ainda existe o campo eletromagnético gerado nesse mesmo componente.

o modo de retirar os ruídos de um amplificador são dois,
1-fazer um amplificador projetado com pilhas (pouco viável)
2-fazer um transformador sem interação de campo elétrico,
coisa muito difícil e complexa,que envolve tecnologia muito acima das tradicionais adotadas pela indústria de transformadores.
pois essa envolve sistema de blindagem eletrostática interna,,com isolamentos especiais.
além de precisar de isolamentos de elevada espessura.

existe modo de identificar o grau de qualidade eletrostática do equipamento.ou seja,o nível de ruído de rede que produz.

1-utilizando um aterramento puro,
pode ser apenas uma haste de cobre de 1,5 metros fincada no solo.
ligando esse amplificadores e medindo com uAmperímetro a corrente que ele envia para o terra.
quanto mais corrente mais ruídos e mais fugas de campo elétrico.

utilizando um transformador isolador o ruído deve diminuir caso o mesmo seja blindado adequadamente evitando emissão de campo eletromagnético no ambiente e também existindo isolamento de campo elétrico interno.

caso o transformador isolador não seja bem projetado o ruído pode até aumentar,,pois poderá induzir campos eletromagnéticos no ambiente,além da uCorrente eletrostática de bobina ser pouco amenizada

um abraço
Max

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies

o único modo do terra inserir ruídos é no caso dele estar sobrecarregado de ruídos e correntes parasitas ocasionado por excesso de aparelhos sem o devido dimensionamento de absorção de corrente do terra.

O terra real, como citei acima, sempre tem algum potencial em relação ao neutro da rede - quando o terra é bom esse potencial é minusculo, e é aceito pelos profissionais que fazem terra. Eu conheço um profissional assim, ele me diz que 1 a 2 volts está ótimo o terra, o que é verdade para 220 V, mas em um amp, o neutro terá essa diferença pro terra, o que gera hum - o loop de terra como citei acima.

Terra real semrpe insere hum, porque é impossível um terra com exatamente zero em relação ao neutro, estamos falando de millivolts que já geram hum...

É importante saber que o neutro é aterrado na base do poste, o terra é aterrado o mais perto possivel do usuário para sua proteção.

Essa diferença pelo chão ocasiona sempre um potencial qualquer. Para liquidificadores, , máquinas, não tem problema algum, são 1 ou 2 volts quando o terra é bem feito. Pra aparelhos de alto ganho como amps esse hum aparece na saída.

utilizando um transformador isolador o ruído deve diminuir caso o mesmo seja blindado adequadamente

Essa não foi minha experiência no passado. Utilizando um trafo isolador o amp pegou muito hum e não foi acoplamento eletromagnético. Como você mesmo explicou ele está flutuando em potencial e tem potencial no chassi. Ao encostar um capacitor no neutro da rede e o chassi, o hum foi embora.

É o famoso capacitor da morte que TEM que desligar em Bassman e tweeds em geral. Vale lembrar que os tweeds reissues atuais vem com essa chave e por dentro está desligada! Deixaram lá só para manter o design original.

Aterramento é para proteção, ele insere hum quando é um terra autêntico. você tem que escolher entre proteção ou reduzir hum, eu escolho sempre a proteção.

ligando esse amplificadores e medindo com uAmperímetro a corrente que ele envia para o terra.
quanto mais corrente mais ruídos e mais fugas de campo elétrico.


Pois é, mas se dentro da tomada o neutro estiver ligado no terra não vai passar nada pela haste.

Max, se me permite um comentário, não querendo de qualquer maneira criticar alguma coisa em seus amps, a seguinte parte:

todas as etapas de alimentação são filtradas com capacitores de 250v + 250v ou seja,500 volts em uma fonte de 450 volts.

Fiz um amp recentemente com exatamente essa margem. O cap era JJ/Tesla 500 V. Ele desenvolveu alto ESR e rapidamente começou a trabalhar morno.... Desde então passei a usar dois Sprague Atom de 300 V em série, dando 100 V de diferença e margem, e se der mais, é melhor.

Depois veja aí se arrumar um tempinho, se pode responder meu email, achei sua idéia boa e gostaria de mantermos esse intercâmbio.

Um abraço.

Max W.Fillies
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
apenas uma observação:
um amplificador valvulado nunca deve ficar 20 minutos sem um alto-falante conectado enquanto é testado.

zefonseca
O terra real, como citei acima, sempre tem algum potencial em relação ao neutro da rede - quando o terra é bom esse potencial é minusculo, e é aceito pelos profissionais que fazem terra. Eu conheço um profissional assim, ele me diz que 1 a 2 volts está ótimo o terra, o que é verdade para 220 V, mas em um amp, o neutro terá essa diferença pro terra, o que gera hum - o loop de terra como citei acima.


o Neutro possui geralmente muito potencial em relação ao terra,
porém o terra bem projetado deve possuir 0 volts.
pois o terra não deve trabalhar com corrente de operação,apenas deve blindar o equipamento e retirar energias eletrostáticas feitas por fugas de campo elétrico do isolamento e absorver ruídos de campos eletromagnéticos.
no meu entender é bom utilizar aterramentos separados,
um para sistemas de controle e equipamentos sensíveis e outro aterramento separado para máquinas de alta potência e demais sistemas de alto consumo.


o aterramento o neutro terá essa diferença pro terra, o que gera hum - o loop de terra como citei acima.

devemos enterder o seguinte,
o neutro insere hum...
porém o terra bem dimensionado não,por exemplo uma haste de cobre de 2 metros fincada no chão.
essa nunca vai enviar ruídos ou hum para o equipamento,
na pior hipótese se algum equipamento estiver compartilhando com ela poderá induzir espúrios para ela caso ela não tenha como manter o potencial estável por não estar dimensionado para aquele sistema,para isso é necessário medir a capacidade de corrente do aterramento e projetar o sistema de consumo de acordo com o projeto de aterramento desenvolvido para ter estabilidade.
é possível traçar um gráfico de desempenho do aterramento,e então disponibilizar o sistema de consumo.
no caso eu sempre prefiro um sistema de aterramento separado para equipamentos de alta sensibilidade.
utilizar um aterramento para máquinas de potência junto com um amplificador de alto-ganho ao meu ver não é muito bom,porém ter um aterramento + ou - no Brasil já é um luxo,,pois a maioria das pessoas não possui um aterramento,

o terra de equipamentos de sensibilidade deve ser separado dos equipamentos de alta potência segundo minha concepção.

o neutro possui "um terra de baixa capacidade" compartilhado para muitas residências,ou seja,
muita gente utilizando um mesmo sistema e injetado ruídos,logo o neutro supera a capacidade da sua haste elevando o potencial do neutro em relação a terra.

Terra real semrpe insere hum, porque é impossível um terra com exatamente zero em relação ao neutro, estamos falando de millivolts que já geram hum...

os equipamentos em sua grande maioria possuem tensões eletrostáticas no chassis acima de 50 volts e alguns chagam a 100 volts ou mais na carcaça,porém com corrente de poucos uAmperes.

é até simples testes simples,,pegue um multimetro e forre o chão com papel alumínio,,meça a tensão na carcaça da geladeira em relação ao chão,
aqui a geladeira apresenta mais de 80 volts AC na carcaça e relação à terra,
invertendo a tomada ela apresenta 2 volts AC,ou seja,o isolamento é puxado para um lado.como a maioria dos equipamentos que possuem motores ou transformadores.

Utilizando um trafo isolador o amp pegou muito hum e não foi acoplamento eletromagnético. Como você mesmo explicou ele está flutuando em potencial e tem potencial no chassi. Ao encostar um capacitor no neutro da rede e o chassi, o hum foi embora.

eu também fiz muitas experiências com transformador isolador,,e no meu caso o ruído desapareceu completamento,,porém os testes foram realizados com transformadores especiais,,fabricados por mim,onde as correntes de fuga eram muito baixas.

acredito que em transformadores normais isso possa até ocorrer.pois a corrente de fuga é muito elevada.


Aterramento é para proteção, ele insere hum quando é um terra autêntico. você tem que escolher entre proteção ou reduzir hum, eu escolho sempre a proteção.

está ocorrendo alguma confusão,
pelo que testei e pesquisei até hoje o terra além de tirar o hum ele protege o equipamento,nunca ví isso ocorrer até hoje,,o neutro sim pode inserir ruídos.
o terra deve ser ligado na carcaça do equipamento na maioria das vezes,eu pessoalmente nunca ví um terra verdadeiro bem dimensionado inserir hum ou ruído.

Fiz um amp recentemente com exatamente essa margem. O cap era JJ/Tesla 500 V. Ele desenvolveu alto ESR e rapidamente começou a trabalhar morno.... Desde então passei a usar dois Sprague Atom de 300 V em série, dando 100 V de diferença e margem, e se der mais, é melhor.

os capacitores que utilizo trabalham completamente gelados,
caso o capacitor aqueça um pouco ele está com alguma fuga,
isso é muito comum em capacitores antigos ou com problema de fuga,se fica ao menos morno depois de horas eu nem uso.
o valor de tensão até pode ser aumentado sim,,porém nunca ví um caso de problema até hoje por causa disso.

pessoalmente acredito que capacitores de alto preço possam as vezes ter até mais problemas pelo seguinte.
um capacitor eletrolítico deve ser sempre novo,
no caso se for barato ele circula muito pelo comércio,,logo existe sempre reposiçao e componentes novos.
se for um "super capacitor eletrolítico" parado na loja e de preço bem maior,,logo fica mais tempo estocado,então existe a possibilidade de ser um new old stock "super capacitor de estoque velho"
eu pessoalmente já ví muito isso,na loja estar capacitor da Tesla,,com porca e todo feito em alumínio,,componente importado da mais alta qualidade,
porém testando apresenta corrente de fuga e aquecimento
ou seja,,,prazo de validade vencido.

Depois veja aí se arrumar um tempinho, se pode responder meu email, achei sua idéia boa e gostaria de mantermos esse intercâmbio.
acabei de responder vários emails agora e nenhum email seu foi encontrado,,qual foi email que enviou?

abraços
Max

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Max W.Fillies

o Neutro possui geralmente muito potencial em relação ao terra,
porém o terra bem projetado deve possuir 0 volts.


Se o neutro tem potencial em relação ao terra, então o terra bem projetado tem zero volts em relação ao que?

o neutro possui "um terra de baixa capacidade" compartilhado para muitas residências,ou seja,
muita gente utilizando um mesmo sistema e injetado ruídos,logo o neutro supera a capacidade da sua haste elevando o potencial do neutro em relação a terra.


No post acima tentei explicar a questão do loop de terra entre o terra do amp e o terra da rede(o neutro): "1) Se ele tiver um terra "autêntico", o terra nunca está em zero volts em relação ao neutro e à rede. Sempre tem alguns millivolts, ou até volts, sempre em 60 Hz. Em um circuito de alto ganho, esses milivolts viram volts na saída, é um loop de terra gigantesco entre seu amp e o planeta terra."

Fica muito pior se tiver 3 pedalzinhos de efeitos, 2 racks, num palco montado pelo amigo La Garantia Soy Yo. Nesse caso, a única solução é usar um trafo isolador, tirar o pino de terra e aguentar o ruído eletrostático do lugar.

Como mata esse loop? Liga o neutro no terra real... E quando liga o neutro no terra, você coloca o músico em risco. Foi assim que este papo começou, você falou do trafo isolador do amp que em TEORIA protege o musico , e eu falei que no Brasil eles ligam o neutro no terra e o trafo isolador não adianta nada, as cordas estao ligadas na rede elétrica se a tomada tiver 3 pinos....

Ruído é um assunto difícil. No seu local de testes aí você tem um tipo de ruído, aqui tem outro, nos 100 palcos da estrada o músico vai achar outros. Falo mais em relação à segurança do músico.

Sobre os caps, eu usei JJ novos, acho que o lote é de 2008. É possível que este em particular estivesse ruim mesmo, não efetuei mais testes e elevei logo a tensão com dois de 300 V em série para garantir, resistores de sangria de 220k 3 W.

Te enviei email sobre sua idéia do Handmachen Technologik Kraftwerk(???) semana passada, não encontrei resposta. Depois se tiver tempo, dá um look por lá.

Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Max Fillies Electrontubes - Topico geral