The Voice Brasil

Autor Mensagem
Gansinho
Veterano
# out/12
· votar

joaormrt
Leigo em música ele não é, mas de canto ele não entende muito não.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Gansinho
Ah mas sinceramente precisa saber de canto? Eu sou leigo de canto e mesmo assim seria melhor jurado que esses caras aí. Nem musicalizados eles são direito, tem gente que desafina pacas e eles nem percebem.

McBonalds
Veterano
# out/12
· votar

joaormrt
Se o Lulu Santos é leigo, o que que sobra pra nós? Ou pra ti?
Faça-me o favor...

Lulu Santos pode entender muito bem de maconha, de canto ele não entende é nada. Ou se entende, esconde muito bem.

Um programa que pretende dar treinamento vocal aos participantes deveria ter no mínimo um professor de canto envolvido, e não cantores populares.

O cara vive no meio há 30 anos.
Não quer dizer absolutamente nada. Ele até pode saber reconhecer aquilo que vende mais, mas ele não tem nenhuma capacidade de julgar a qualidade vocal de ninguém (uma vez que a voz dele é aquilo lá). E num programa que se propõe a encontrar A Voz, eu acho que ele não tem realmente nada a acrescentar.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Não vou discutir quem canta ou não...não vou entrar neste mérito.

Agora, "Autotune"... me desculpem mas não percebi. NUNCA ouvi um "Autotune ou Melodyne" na vida que não dê aquela variação metalizada característica onde ela foi aplicada, e não ouvi esta afinação digital em momento algum dos candidatos que assisti.

Se em cantoras do "mainstream" milionário como Britney Spears, Katy Perry e Demmi Lovato, você identifica onde foi aplicado Autotune, no The Voice não iríamos perceber?

Se inventaram algum "corretor/afinador vocal" que não metalize, não estou sabendo.

Obs: Trabalho com sonorização e iluminação profissional.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig
Na verdade isso só acontece com desafinações muito toscas né? Semitonação "aceitável" o melodyne dá conta quase que imperceptivelmente. Mas a questão é que as desafinações toscas estão aí pra todo mundo ver, se fosse pra usar autotune ou melodyne com certeza isso não seria perceptível.

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig
Se em cantoras do "mainstream" milionário como Britney Spears, Katy Perry e Demmi Lovato, você identifica onde foi aplicado Autotune, no The Voice não iríamos perceber?

Se a correção é pequena, muitas vezes passa despercebido.
No caso dessas cantoras aí.. Muitas vezes é preciso MUITO autotune. hehe =P

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Gansinho
Lelo Mig
Eu acho até legal aparecer as desafinações mesmo... Quem não desafina não é mesmo? Ainda mais num programa de TV onde vai decidir o resto da sua carreira com os nervos a flor da pele...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar

Lelo Mig
Agora, "Autotune"... me desculpem mas não percebi. NUNCA ouvi um "Autotune ou Melodyne" na vida que não dê aquela variação metalizada característica onde ela foi aplicada, e não ouvi esta afinação digital em momento algum dos candidatos que assisti.

Tem muito ali. Vi 40 segundos de um tal de Breno pra não querer nunca mais perder meu tempo.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Christhian
Se tiver mesmo então esta sendo usado só em alguns, daí já entra em outra questão né? Pq já vi muita gente semitonando ali, vc pode me mostras esse vídeo?

joaormrt
Veterano
# out/12
· votar

Gansinho
McBonalds
Foi mal mas não concordo com vocês. Vocês se acham mais capazes de julgar voz do que o Lulu Santos?

Cochise
Veterano
# out/12
· votar

joaormrt

Cara eu nao acho impossível não, eu vi muito mais de tecnica vocal por aqui do que no lulu santos.

joaormrt
Veterano
# out/12
· votar

Cochise
Mas eu acho que não é apenas técnica vocal....é que nem modelos....as vezes agt ve umas feinhas aí ganhando milhões como modelo....os caras pela voz, tentam ver quem tem potencial de despontar....são anos de experiência....mas enfim, são opiniões distintas....tudo é válido

Leopold
Veterano
# out/12
· votar

joaormrt

Ô amigo...faz isso não.
Tem muita gente aqui muito mais capaz de julgar vozes do que o Lulu Santos.

Sua ideia está equivocada a respeito desses artistas conhecidos. Eles na maioria não sabem muita coisa não. Se for pensar em técnica vocal então, praticamente nada sabem, com rarissimas exceções.

Os critérios que eles usam são outros e muito provavelmente por causa da instrução que receberam no programa para escolher determinado tipo de cantor.

O que eu vi neste programa é o que sempre se vê nos outros do gênero. Não são os melhores que estão ali.
A escolha não se baseia em quem canta um monte não. Existe gente que jamais poderia estar ali, portanto como eu disse os critérios deles são outros que não a melhor voz.
Isso pra mim é que tira totalmente a credibilidade. Para um programa com o nome que tem o critério principal deveria ser como a pessoa canta, mas enfim, coisas do entretenimento.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Eu concordo em partes em tudo com tudo que foi dito aqui, como eu já temos que ponderar interpretação e técnica, acho que para aparecer na TV vai além da técnica, tem que ter muuuuita presença de palco, só a voz com técnica serve só pra CD, para imagem outros pontos contam e muito.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Uma outra visão...

Eles não estão escolhendo um Tenor para substituir Caruso, ou capaz de uma extensão vocal excepcional.

Nem tanto estão procurando um Crooner com capacidade interpretativa flexível como um Elvis Presley ou Sinatra.

Estão apenas procurando um cantor Pop... alguém com uma voz bonita e segura, afinada, com bom timbre, alguma técnica e acima de tudo carisma e presença de palco.

Me desculpem os amigos cantores, mas dentro desse quesito, os jurados, com exceção de Claúdia Leite. ao meu ver preenchem os requisitos.

Décadas de experiência em palcos pelo Brasil e exterior, milhares de horas em stúdios, dezenas de álbuns gravados, milhares de álbuns vendidos, dezenas de canções nas paradas, centenas de apresentações em programas de TV e sucesso com música Pop para massas.

Ainda que não seja fã do trabalho de nenhum deles, a experiência desses caras é inquestionável.

Acho que Lulú, Daniel e etc, tem muito mais condições de descobrir e orientar um "cantor Pop", do que o Andrea Bocelli.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig
Concordo contigo... O programa é brasileiro e querendo ou não, esta sendo feito para um público super leigo. Se o Brasil fosse igual a outros países em que as pessoas são musicalizadas desde criança daí sim seria um programa com um nível musical bem mais elevado.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Lord fafe

Em outros Países não é diferente, amigo.... são programas de apelo Pop comercial.

As atuais juradas do programa "X Factor", são nada mais que Demmi Lovato e Britney Spears, que sem o "Autotune", cantam menos que a Claúdia Leite. E olha que acho Claúdia Leite uma merda....

Leopold
Veterano
# out/12 · Editado por: Leopold
· votar

Lelo Mig

Distorceu as coisas. Bocelli é um cantor pop. Ele fez sucesso com músicas populares e não na ópera ou no canto lírico. Bocelli não é um cantor lírico.

Estão apenas procurando um cantor Pop... alguém com uma voz bonita e segura, afinada, com bom timbre, alguma técnica e acima de tudo carisma e presença de palco.

Pois é, se estão procurando isso porque o nível dos candidatos escolhidos é tão baixo? Como esse pessoal passou na primeira eliminatória na inscrição? Tem gente ali que nem tem boa aparência, e nem boa voz. Num país deste tamanho com a quantidade de inscrições que foram feitas, obviamente que deveriam ser escolhidos os melhores candidatos. Eu conheço gente que se inscreveu, que tem ótima aparência, boa voz e domínio do palco e são cantores populares e não estão ali, ou seja, como sempre, os critérios de escolha são misteriosos...assim como a escolha dos jurados.

Qual a razão de Claudia Leite estar ali? e Daniel? não dá né. N/ao dá pra levar a sério um programa desses.

O que querem deve ser uma voz boazinha e uma história triste.

joaormrt
Veterano
# out/12
· votar

Leopold
Sua ideia está equivocada a respeito desses artistas conhecidos. Eles na maioria não sabem muita coisa não. Se for pensar em técnica vocal então, praticamente nada sabem, com rarissimas exceções.

E quem disse que o programa é pra aprender técnica vocal? Se quisessem aprender técnica vocal entravam em uma aula de canto. Os melhorzinhos vão passar pra parte final do programa, e o objetivo dos jurados, que são músicos CONSAGRADOS no cenário musical brasileiro, é moldar os participantes pra tentar fazer deles um potencial sucesso.

Tomaz.
Veterano
# out/12 · Editado por: Tomaz.
· votar

Não quer dizer absolutamente nada. Ele até pode saber reconhecer aquilo que vende mais, mas ele não tem nenhuma capacidade de julgar a qualidade vocal de ninguém (uma vez que a voz dele é aquilo lá).

Mas ele não ser um primor de cantor não implica que ele não saiba reconhecer um. Precia ser um grande guitarrista pra julgar a qualidade de alguém na guitarra? Eu acredito que não, basta ter noção do instrumento e bom conhecimento de música em si.

Quanto a escolha dos jurados, entendo que é por uma razão de público. Não adianta botar um professor de canto desconhecido ali pra julgar alguém, porque isso não traria retorno (em audiência) pro canal e nem o participante teria condições de escolher com qual treinador deseja ir, caso se tratassem de "completos desconhecidos".

E os jurados são assim no mundo todo, em todos os programas do gênero. Os jurados do The Voice USA são Christina Aguilera, Blake Shelton, Adam Levine e CeeLo Green. Na próxima temporada serão Usher e Shakira, no lugar de Ceelo e Christina, respectivamente.

Acredito que nenhum dos citados seja referência em técnica vocal. O programa é um reality show, portanto mesmo se chamando The Voice, eles procuram uma voz com potencial comercial, e eu me recuso a acreditar que alguém com a experiência do Lulu Santos não saiba reconhecer se uma voz é "popular" (no sentido de vendável) ou não.

Acho ingenuidade achar que uma competição, considerando que é algo subjetivo como é a arte em geral, embora existam critérios técnicos pra se considerar, no final o que impera é o sentimento, irá apontar o melhor do Brasil.

E embora haja uso sim de autotune e melodyne, vi alguns participantes muito bons.

Como leigo, acho meio coisa de bitolado ficar procurando técnica no canto popular, raramente se encontra um cantor (principalmente se for pensar em grande mídia) com conhecimento vocal satisfatório. A maioria canta intuitivamente, o que, no final das contas, acredito não ser algo de todo ruim (ignorando aspectos como danos às cordas vocais e outros problemas que a ausência de técnica/técnica incorreta acarretam), se o resultado final for bom.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Leopold

"Distorceu as coisas. Bocelli é um cantor pop."

Usei Bocelli como exemplo, por ser conhecido da maioria. Substitua por Rollando Villazón e o sentido do post permanecerá inalterado.

Tomaz.

"ficar procurando técnica no canto popular, raramente se encontra um cantor com conhecimento vocal satisfatório. A maioria canta intuitivamente"

Disse tudo... lido com bandas há mais de 30 anos e quase nenhum, nem os grandes ídolos do Rock possuem técnica alguma vocal, a não ser a adquirida na raça com vícios e consequências.

Diga-se de passagem algumas cantoras de R&B ou do chamado Heavy Melódico (sopranas fake prá enganar leigos) cheias de pseudo técnicas vocais são um pé no saco!

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Tomaz.
E embora haja uso sim de autotune e melodyne, vi alguns participantes muito bons.
Todo mundo aqui me falando de autotune e melodyne mas ninguém ainda me provou de fato o uso destes artifícios.

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar

joaormrt
Foi mal mas não concordo com vocês. Vocês se acham mais capazes de julgar voz do que o Lulu Santos?

Por que eu tenho que ser mais capaz que ele? Eu não sou jurado do programa e nem seria. Mas o Christhian e o Leopold sabem 500x mais que ele.

Lelo Mig
As atuais juradas do programa "X Factor", são nada mais que Demmi Lovato e Britney Spears

Não compare The Voice com X Factor.. São propostas diferentes. No X Factor eles querem achar uma "estrela". Já no The Voice eles querem achar "A voz", independente muito mais da aparência até.

No The Voice UK um dos jurados é a Jessie J. Pelo menos uma que presta e canta muito.

Tomaz.
Mas ele não ser um primor de cantor não implica que ele não saiba reconhecer um.

Se for pra apenas "reconhecer uma boa voz" você pode me colocar lá que eu consigo fazer isso tranquilamente. Pode colocar boa parte do fórum aqui.

Tomaz.
Veterano
# out/12
· votar

Gansinho
Se for pra apenas "reconhecer uma boa voz" você pode me colocar lá que eu consigo fazer isso tranquilamente. Pode colocar boa parte do fórum aqui.

Ainda no meu post explico o porquê de professores de canto não estarem lá, acredito que isso se aplica também a usuários do fórum.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Aaah gente é tão difícil de entender? alooooou estamos no Brasil, é um programa feito por brasileiros para brasileiros. O unico fato de não ter nenhum de nós lá como jurados é que não teria tanta audiência assim.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Gansinho
"Pode colocar boa parte do fórum aqui."

Queira ou não, somos desconhecidos. Os caras lá são famosos, com muitos anos de estrada e experiência indiscutível em todos os setores do mercado/indústria fonográfica.

Bem ou mal, Lulu Santos, por exemplo, esta na estrada há 40 anos. Já vendeu mais de 7 milhões de discos, 35 músicas no top 10 Brasil, sendo 16 delas primeiros lugares na parada.

Há de convir, que independente de gostar ou não (o que é outra discussão) o curriculun é de responsa, pelo menos no mercado Pop.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

E ainda mais gente que fama não tem nada a ver com sucesso. Prefiro ser desconhecido do que famoso com a voz da Joelma do calipso kkkk

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar

Lord fafe
Aaah gente é tão difícil de entender? alooooou estamos no Brasil, é um programa feito por brasileiros para brasileiros. O unico fato de não ter nenhum de nós lá como jurados é que não teria tanta audiência assim.

Não estamos discutindo isso.
É óbvio que se você pensar apenas no ponto "audiência" eles devem estar acertando.

Lord fafe
Veterano
# out/12
· votar

Gansinho
E na TV o que importa é a audiência então já tá tudo explicado.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

É claro que estamos aqui para dar nossa impressão, fazer nossas críticas, meter o pau e tudo mais que é super válido como discussão, visão e proposta de melhoria cultural.

Essa é nossa função, como ouvintes, músicos e cantores, amadores, hobbistas ou profissionais.

Mas, só não podemos esquecer, que 30 segundos na TV Globo, no horário do The Voice, custa em torno de 300 mil reais... ou seja, foda-se se quem vai ganhar é a Joelma "taquara rachada" do Calypso ou a Maria Callas... os caras querem é faturar!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a The Voice Brasil