SINGING/SPEAKING VOICE = VOZ FALADA/CANTADA

    Autor Mensagem
    Zeal
    Veterano
    # ago/05


    Amplamente difundida nos musicais Broadway atualmente, esta tecnica consiste em enterder a mecanica/processo da voz falada e aprender a reproduzi-la durante o canto, partindo do fato de que ambas as vozes (a falada e a cantada) sao a mesma coisa (se voce fala voce canta). Possibilita um aumento significativo da extensao vocal, permite atravessar a regiao de passagem sem perda de "power" e produz efeitos rapidos e empolgantes para quem se dedica.

    * Vai rolar um "Workshop" (oficina de canto) nos dias 1, 8 e 15 de outubro de 2005 na Escola Angel Vianna - Rua Jornalista Orlando Dantas, 02 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ Tel: 2551-0099 / 2552-0139

    ** No site www.classesdecanto.zip.net voces podem obter mais informacoes sobre esta tecnica e ouvir algumas pessoas se desenvolvendo durante o aprendizado. Tem alunos cantando no primeiro dia de aula (do jeito que eles sabiam), dois meses depois e 7 meses depois. Deem uma conferida.

    Ansantasia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Zeal
    Num entendi essa parada naum...

    Maria Fernanda
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ah, pena que é no Rio. Minha professora falava que eu fazia isto...

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Zeal e Ansantasia,

    Como eu também desconheço essa técnica (da forma como está descrita), estive enviando um e-mail para o contato contido no site acima linkado, mais até agora não obtive resposta... Assim que eu obtiver, eu a postarei aqui nesse tópico... Segue transcrito abaixo o e-mail que eu enviei:

    Boa Noite, André Gismonti,

    Venho contactar-lhe devido a uma pergunta que me fizeram mencionando o seu site; tal pergunta questionava a técnica "Singing/Speaking Voice" da forma como ela é resumida/proposta no post do seu site.....

    Eu também sou Professor de Canto (estudo canto a mais de nove anos...). Recentemente estive criando um site/BLOG sobre canto ( http://tudosobrecanto.zip.net/ ) no intúito de disponibilar a todos informações e exercícios básicos de canto (sem fins lucrativos - realmente como um trabalho voluntário).

    Eu desconheço essa técnica (ao menos, da forma como você a mencionou no site). Conheço sim que nos musicais da Broadway como Cats e em algumas óperas como La Boheme de Puccini existem alguns diálogos "falados" que o são feitos hora com a impostação (correta) para a fala (a qual é apregoada para professores, locutores e demais profissionais que utilizam intensamente a voz) e hora com a impostação (correta) para o canto (impostação popular e impostação lírica).

    O que mais me chamou a atenção é a frase "a técnica consiste... partindo do fato que ambas as vozes (cantada e falada) são a mesma coisa...". Conforme mencionei acima, existem duas impostações - a da fala e a do canto (subdvidida em lírico e popular), dois tipos de mecanismos básicos para se obter o som das pregas vocais de maneira correta e "sem esforços"..., mas não podemos cantar com a impostação para a fala...

    Estou fazendo estas colocações (embora acredite que você já as conheça) no intúito de a quem delas obter algumas informações sobre essa técnica, a qual você aprendeu/desenvolveu durante quatro anos nos EUA.

    De maneira alguma estou colocando a prova suas qualificações profissionais (mesmo porque não o conheço e com isso não obteria nenhum benefício); só quero aprender/entender mais sobre essa técnica que intrigou-me (visto que, independente de quanto tempo estudamos canto, a cada dia aprendemos/desenvolvemos mais a arte do canto, seja com outros profissionais (como você) ou até mesmo com nossos próprios alunos...).

    Se lhe for possível, aguardo mais informações "básicas" sobre a técnica "Singing/Speaking Voice" num retorno a este e-mail.

    GRATO,

    Ricardo Mascaro

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Pessoal,

    Eu recebi a resposta; ela está transcrita abaixo:

    "Ola Ricardo,

    A frase "A tecnica consiste.....partindo do fato de que que ambas sao a mesma coisa" e uma maneira simples/acessivel de colocar para aqueles que nao tem a menor ideia do que seja uma aula de canto, sobre quais tecnicas vocais escolher ( e olha que sao muitas!!!)..., a ideia central e a direcao que tomaremos enquanto estudando comigo. Mas, basicamente, e isto mesmo.

    Durante o aprendizado nos seremos chamados a relembrar e a repensar sobre como respiramos "naturalmente" durante o processo de fala; nos veremos como se da a ressonancia (o caminho da voz antes e depois da passagem ) durante a fala e a ideia de "narrowing" sera introduzida de uma maneira muito clara, fundamental neste processo. A partir dai, nos comecaremos, passo a passo, a estender esse processo para o canto. Aprenderemos a manter o processo de fala ocorrendo durante o canto. E passaremos nao mais a cantar a musica mas a falar na melodia. E e impressionante o resultado. E muito legal. Isto p'ra ser bem conciso.

    E claro que existem varias ferramentas muito legais para serem estudadas e utilizadas durante o processo de aprendizagem.

    O trabalho que estou fazendo aqui e direcionado ao canto popular (nao me interessa o canto lirico nem a fonocao lirica). Estou interessado nos modos vocais (Saab, Speech e Twang) que ocorrem durante o processo de fala e a permitir que eles continuem acontecendo durante o canto. Estou interessado nos atores/cantores e nos cantores populares. Tambem nao estou interessado em classificar vozes (Ha correntes hoje em New York que dizem ser preciso tres anos de estudos de canto e acompanhamento medico (exames) para se concluir sobre a classificacao vocal de alguem).

    Entao..., basicamente meu trabalho sera o de mostrar ao aluno a mecanica envolvida na fala/canto; como nos fomos "criados/projetados" para falar e, como estender/manter esse processo acontencendo durante o canto. Uma vez liberada a voz das amarras que a impediam de voar, sera o momento entao do aluno decidir o caminho dele. O que ele fara com tudo isso. Se ele desejar ser um cantor maravilhoso de Jazz devera procurar um profissional apropriado para tal facanha.

    Isto, claro, e a tecnica que eu abracei. Existem diversas tecnicas diferentes, com abordagens e propostas diferentes para se atingir o mesmo objetivo: cantar

    Espero que voce tenha tido a oportunidade de ouvir alguns dos meus alunos evoluindo dentro da tecnica. O aluno "2", sete meses depois ja estava bem diferente da primeira gravacao dele. Como voce pode ver, nao ha na voz dele nenhum tipo de impostacao especial de canto popular ou de canto lirico. Existe apenas a voz dele. Infelizmente eu nao tive a ideia de grava-los falando. Seria super legal a gente poder ver/ouvir que a mesma voz falada (suas qualidades) foram levadas para o canto e com a mesma facilidade do falar. www.utter.com.br/vocal

    Espero ter me feito entender, ter colocado de maneira clara o meus pensamentos. Eu nao sou familiarizado com termos medicos ligados a anatomia da fala e etc..., o que certamente contribuiria para que eu me explicasse melhor. Mas procurei, dentro da minha experiencia profissional, ser o mais objetivo sem ser cansativo.

    Abraco,

    Andre Gismonti"


    E essa foi a minha contra-resposta:

    Olá Andre,

    Acredito que eu entendi o "fundamento" da técnica que você apregoa (após a sua explicação e após ouvir seus alunos)....
    Compreendo a conotação da frase divulgada no site (no intúito que a maioria das pessoas "leiam e entendam"), mas mesmo assim, acredito ser muito difícil manter alguem cantando no mecanismo da fala, mesmo porque, como você mesmo mencionou, após isso, a pessoa decidindo seguir um caminho/vertente musical, esta deverá se adequar e utilizar o mecanismo básico de impostação vocal para o canto (quer seja popular, quer seja lírico), pois esse é o princípio para que ela "soe harmônica".

    De qualquer forma agradeço o seu contato pois assim poderei explicar melhor a sua proposta aos que indagaram-me.......
    Espero que você tenha ótimos resultados e o reconhecimento devido (o que no Brasil é muito difícil).....

    Abraços,

    Ricardo Mascaro

    Lidiana Rangel
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Lidiana Rangel
    · votar


    Ricardo Mascaro
    Gostei muito do seu site.
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SINGING/SPEAKING VOICE = VOZ FALADA/CANTADA