Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Ou a GT10 mini

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


Avaliações do plug-in VST GuitartubeDelay em:

http://guitartube-electronics.blogspot.com/2010/10/avaliacoes-do-guita rtubedelay-vst-plug.html

A nova versão já foi lançada e distribuída para os colaboradores, agora não possui mais aquela latência que prejudicava o uso em tempo real.
Foi inserido um controle Dry/Wet para controlar a quantidade do sinal original e do sinal com delay. O controle GTWarm agora é mais atuante e dá uma reforçada nas frequências médias e no presence.
Estou sem tempo para trabalhar a parte gráfica, mas o algoritmo está em ponto de bala.

Vou batizar como GuitartubeDelay-HD ahuahuahuahuhauhauhuahua.....

flw!!!!!

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10 · Editado por: Matheus.Carl
· votar


Grimc
Cara, não vale mais a pena comprar uma pedaleira hoje em dia... Uma semana depois já tão lançando uma mais foda, e você fica com Gas, e já troca
essa é uma das vantagens dos analógicos....... qto mais velho, mais valorizado fica ("vintages")!!!

já imaginou se tivesse pedaleira digital vintage... seria uma boa...
utopia total... qto custaria uma zoom 505 ou uma 1010 (toda riscada e sem alguns botões)???

nIgHtWoLf
melhor que cada vez evolua mais a coisa
concordo plenamente, e sinceramente se continuar assim, logo, logo, até os mais puristas vão se render à tecnologia digital...

guitarg3
Veterano
# nov/10
· votar


logo, até os mais puristas vão se render à tecnologia digital...

isso se já não começaram a se render =B

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


guitarg3
Purista não pode se render a digital, até porque, "purista" é sinônimo de "puro", sem processamento e tal.

Casper
Veterano
# nov/10
· votar


Uma pedaleira purista seria assim:

http://tinypic.com/r/20f6m8l/7

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Casper
O purista nem iria usar pedais :P, ía mandar a sua Fender Strat direto num Fender Bassman Valvulado =P

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


kairi
"purista" é sinônimo de "puro", sem processamento e tal.

E processamento analógico de sinais não é processamento? Qualquer sinal que mude depois de sair da guitarra é processado, e isso inclui desde uma Zoom 505 até um Fender Bassman vintage. Se puristas se recusam a ter qualquer processamento, puristas só tocam violão...

O pessoal às vezes parece achar que processamento analógico mexe direto com o som. O.o

Grimc

Quanto ao negócio da GAS: já chegamos há um certo tempo em um ponto em que, muitas vezes, produtos de linhas anteriores podem ser melhores que os mais atuais para esta ou aquela pessoa. Minha GNX3000 tem funções que eu procuro em produtos mais atuais, mas não encontro, e por isso fico com ela indefinidamente. Muita gente até hoje acha que o Pod chegou no seu ápice no 2.0 - sim, antes do XT, do X3 e do HD!!!

hugo_prado
Veterano
# nov/10
· votar


O POD 2.0 vende até hj pois tem um bom som e é bem prático.... mas algumas limitaçoes dele fizeram com que eu vendesse pra pegar um HD300

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube

Cara, estou começando a maturar uma idéia aqui de estudar sobre processamento de áudio só para ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto (e quem sabe no futuro fazer algo, como orientar algum aluno guitarrista, hehe). Você tem algum material em pdf ou formatos afins que sirva para alguém começar a mexer com processamento digital de áudio?

Eu tenho um pouco de experiência com firmware para DSPs, alguns anos de trabalho com processamento de imagens (que tem algumas similaridades com processamento de áudio) e vários anos de experiência com programação um pouco mais hardcore, mas meu cohecimento sobre a parte física da eletrônica é nulo. Isso quer dizer que eu encaro tranquilo software, tenho medo de matemática, e choro descontroladamente quando vejo uma solda ou um osciloscópio. =P

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Bog: puristas só tocam violão...

E são virgens...

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10
· votar


Bom, pra definir purista, nada melhor do que um dicionário (Houaiss), já que fui eu quem usou o termo...

substantivo de dois gêneros
indivíduo que é adversário de modificações de usos, normas, padrões, contrário a alterações de uma ortodoxia


Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Matheus.Carl
Ou seja, um purista nem sequer troca as cordas do seu violão acústico que NUNCA deve ser microfonado ou ligado.

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


Bog
Cara, estou começando a maturar uma idéia aqui de estudar sobre processamento de áudio só para ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto (e quem sabe no futuro fazer algo, como orientar algum aluno guitarrista, hehe). Você tem algum material em pdf ou formatos afins que sirva para alguém começar a mexer com processamento digital de áudio?

Tem o clássico que estudei na Pós-Graduação: http://www.ece.rutgers.edu/~orfanidi/intro2sp/

Há muito tempo atrás eu li: "The Scientist and Engineer´s Guide to Digital Signal Processing", vc pode baixar em www.DSPguide.com

Um amigo, me emprestou o excelente livro: DAFX - Digital Audio Effects, Udo Zölzer, John Wiley & Sons, 2002.

O resto é paper brow, tipo: https://ccrma.stanford.edu/~dtyeh/papers/yeh06_dafx.pdf ,....

Tem as várias edições da DAFX conference e muita coisa boa tipo:
http://www.dafx.ca/dafx06_program.html

Tem que peneirar, mas já dá para começar.


Eu tenho um pouco de experiência com firmware para DSPs

Existem bons kits da Motorola e da Texas. Vc tem que se familiarizar com o hardware deles, o resto é implementar os algoritmos em software e testar.


mas meu cohecimento sobre a parte física da eletrônica é nulo. Isso quer dizer que eu encaro tranquilo software, tenho medo de matemática, e choro descontroladamente quando vejo uma solda ou um osciloscópio.

O uso destas ferramentas depende da profundidade do que vc quer estudar /implementar. Se vc já trabalha com processamento de imagens, então já possuí uma boa base de matemática e software. A parte de eletrônica é mais específica para vc realizar modelos e aplicar alterações relativas aos circuitos originais.

É uma área interessante e ampla para novas experimentações.

Boa sorte.

flw!!!!!!!

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10 · Editado por: Matheus.Carl
· votar


Grimc
Ou seja, um purista nem sequer troca as cordas do seu violão acústico que NUNCA deve ser microfonado ou ligado.


eita galera exagerada!!! rsrs

mr. chapolin
Veterano
# nov/10
· votar


Gente...eu acho que ele quis dizer

puristas na guitarra...:)

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
E processamento analógico de sinais não é processamento? Qualquer sinal que mude depois de sair da guitarra é processado, e isso inclui desde uma Zoom 505 até um Fender Bassman vintage. Se puristas se recusam a ter qualquer processamento, puristas só tocam violão...

É isso aí, rock n' roll na viola!

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10
· votar


patches bem melhores agora (é a dita curva de aprendizagem)...




Bog
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube

Opa cara, valeu!

Vou levar um bom tempo para começar a mexer nisso, mas vamos ver no que dá. Até hoje, o máximo de processamento de áudio que eu fiz foi um limiter muito sem-vergonha.

mvmarquezini
Veterano
# nov/10
· votar


Matheus.Carl
patches bem melhores agora (é a dita curva de aprendizagem)...

Pessoalmente achei o som bem pausterizado!!!

Esses timbres estão mais parecendo timbres da GT-10!!!!!

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10 · Editado por: Matheus.Carl
· votar


então a solução é chamar o pessoal da parmalat pra criar uns patches.

ps... eu particularmente gostei bastante da sonoridade do Dr. Z...

Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


Bom eu não sou purista, mas eu sempre tendo a achar as distorções das pedaleiras um pouco... Artificiais. Exceto as da TC que tem distorções analógicas =P

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Eu recentemente fiz um tópico usando simulador, amp valvulado, e pedal analógico. Que tal você passar por lá e apontar quais são os trechos "artificiais"? ;)

Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


Bog
Daí é diferente, estamos falando de uma gravação que será ouvida numa caixinha podre de pc e que provavelmente foi comprimido para mp3.

Estou falando da prática guitarra-pedaleira-amp, não consigo tirar uma distorção orgânica o suficiente, por isso sempre espeto um pedalzinho no loop. Não é nem uma questão de purismo ou qualidade, é uma questão de gosto pessoal. Por mais que seja possível tirar um som 100% igual numa pedaleira, ele sempre soará sem "presença" aos meus ouvidos. Digo, a pedaleira pode até reproduzir as características sonoras, mas ela soa um tanto "imparcial" aos nuances e a dinâmica do guitarrista. É meio que sempre a mesma coisa.

Mas o que me convence cada vez mais de que eu fiz bem em vender minha pedaleira e montar meu set 100% analógico é a praticidade: na pedaleira você demora no minimo 20 minutos pra conseguir timbrar bem um patch (eu chegava a levar uma hora na minha GT-8). Com um pedal analógico você timbra em 10 segundos e ainda tem uma qualidade satisfatória: é só mexer os potenciometros e deu, sem frescura. Comprei um Triefx, um brutal distortion e um GDI21, e pah, por menos de 800 reais já tinha todos os efeitos que eu uso. Por isso pra mim (isso é uma opinião pessoal, não um argumento), realmente vale mais a pena ter pedais que eu posso usar por uns 10 anos ou mais (exceto o gdi), e ter todos os efeitos que eu realmente uso, do que comprar uma pedaleira complicada que exige paciência pra timbrar e que eu usava 0,25% dos efeitos que ela oferecia, talvez 1% pra gravar...

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Quanto ao "artificial", eu acho que dificilmente vamos chegar a qualquer conclusão, mas eu ACHO (e isso é puro achismo mesmo) que se colocar o Joãozinho tocando na tua frente um OD-20, uma GT-10 e um Boss DS-1, todos passando pelo mesmo amp, você não saberia dizer qual é qual. Claro, nunca vamos saber se isso é verdade ou não, então não adianta argumentar.

Eu particularmente noto diferença de dinâmica somente quando sou EU tocando, e comparando com AMPS VALVULADOS (não pedais transistorados); e principalmente, noto que ajeitar os digitais dá mais trabalho, precisa de mais esforço com equalizador, de preferência um equalizador semi-paramétrico.

Mas sinceramente, acho que estender muito essa discussão não vai dar fim a ela, e eu creio que já estamos fugindo bastante do tema do tópico. =P

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Você editou e acrescentou um último parágrafo enquanto eu colocava a minha resposta, e parece que, em ao menos um ponto, concordamos.

Note que eu não sou um defensor "incondicional" das pedaleiras. Eu tenho, eu gosto, eu uso... mas também tenho, gosto e uso (vários) pedais analógicos, especialmente por essa facilidade de se chegar onde se quer. ;)

Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


Bog
É exatamente esse o meu ponto. Esse negócio de ficar ouvindo o som dos outros querendo saber se é analógico ou digital, valvulado ou ss, etc, pra mim é coisa de xiita procurando pelo em casca de ovo, e que nunca vai chegar a conclusão nenhuma. Tanto que muitas vezes eu me surpreendo ao ver que certas musicas que eu curto foram gravadas com pedaleiras simples, como a Pod 2, em linha!

O negócio é programar o seu som pensando em você, e na música que você vai tocar. O resto é frescura. Isso que eu nunca consegui explorar bem a minha GT-8 pq ela era muito complicada e exigia muito detalhe em tudo... Gostava muito da minha digitech RP50 pela praticidade de uso, nesse caso.

Encerro aqui o assunto e volto às inovações nas pedaleiras:

Estou programando aqui um plugin vst de simulação de equipamento vintage de gravação: tapedeck, gravador de rolo, simulação de fitas metal e cromo, receivers, 3x1, essas coisas. Acho que esse seria um recurso interessante nas pedaleiras, já que o resultado ficava muito mais legal com esses equipamentos.

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Estou programando aqui

Uia, nem sabia que você também mexe com isso. Então o meu pedido para o guitartube ali em cima também vale para você:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/240607/p23#7144258

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
Amadoramente, mas mexo sim ^^

Bog
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bog
· votar


Grimc

E você tem algum material semi-básico para quem tem experiência com desenvolvimento de software e processamento de imagens?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I