Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
Practus
Veterano
# out/10 · Editado por: Practus
· votar


Se eu fosse comprar pedais separados, só de Wah e de Whammy já da uma POD HD500.

Essa é a grande questão para simples mortais como nós... O custo de comprar um TS original + Wah + Delay + Reverb avulsos (para falar de composições básicas de efeitos) que se presem já passa muuuito longe do custo de uma pedaleira... Isso sem considerar o amplificador...

Só por esse simples motivo, aliado ao fato de eu não ser nenhum The Edge ou Eric Clapton da vida (sentados na grana e que vivem da música), já são motivos suficientes para eu considerar bem mais um multiefeitos como esses a um pedalboard de latinhas + amplificador valvulado...

Enfim, apenas meus "2 cents"...

Abraços...

ABATANGERINA
Veterano
# out/10
· votar


Practus
Essa é a grande questão para simples mortais como nós... O custo de comprar um TS original + Wah + Delay + Reverb avulsos (para falar de composições básicas de efeitos) que se presem já passa muuuito longe do custo de uma pedaleira... Isso sem considerar o amplificador...
eu pensava assim tb. só q hoje tenho minhas dúvidas, vejamos pq:
minha 1ª pedaleira foi zoom 708II: na época + de 600 contos. depois xvamp -R$ 300, G2 R$ 400, B2.1u R$ 500. só não peguei a x3 pq tive a oportunidade de testar a de um amigo antes e perdi todo o tesão. senão seria + R$ 2.000.

todas essas pedaleiras estão encostadas, e a tendência das pedaleiras é sempre essa. sai uma nova, todo mundo fica no gás e aposenta a antiga.

gastei no total: R$ 1.800 e hoje não uso nada. se eu comprasse a x3 seria 3.800.

por isso pra mim, é positivo ter uma pedaleira pra quem toca na noite e pra aprender sobre efeitos, e só. pro resto não vale a pena. te dou 02 ou 03 anos pra essa linha estar ultrapassada, e a gente tá aqui no gás de outra. se lembram da x3 e da GT8?
enquando isso twin reverb tá lá firme e forte desde 1965. idem para o big muff, screamer, memory man, etc.
minha conclusão: a longo prazo, é muito melhor investir em equipos de qualidade aos poucos, ao msm tempo a gente vai ganhando até um estilo próprio.

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar



Alguem ai consegue fazer o pod soar assim ? Eu nunca vi....essa sensaçao de ´´ao vivo´´ nao tem como simular eu acho

kairi
Veterano
# out/10
· votar


ABATANGERINA
por isso pra mim, é positivo ter uma pedaleira pra quem toca na noite e pra aprender sobre efeitos, e só. pro resto não vale a pena. te dou 02 ou 03 anos pra essa linha estar ultrapassada, e a gente tá aqui no gás de outra. se lembram da x3 e da GT8?

Independe de sair outra pedaleira melhor, e 3 anos depois, eu encostar ela, eu NUNCA gostei de pedais, só por um motivo: praticidade. Fazer N presets diferentes e mudar tudo com um pisar de botão, é algo absurdo de prático. É o que sempre me vai fazer preferir pedaleiras.

Eu usaria uma G2 hoje, sem problemas. Pelo que ela custa (R$400), ela é muito boa. É só tacar no loop do amp, aproveitar o bom DSP e o conjunto de conversores A/D de boa qualidade, e mandar bala. Ela não tem nada à ver com a X3 ou a HD, ela tem à ver com o Pocket Pod, esse é o "nicho" dela. Você pode ter uma Fractal e uma G2 encostada, e dizer que a G2 já era. Mas tem guitarrista, que a G2 cumpre 300% do que ele precisa.

É aquela mesma ideia do Vinil x iPhone. O Vinil pode ter a melhor qualidade e definição do mundo, mas pra trocar de uma música do Judas Priest para uma Música do Van Halen vai demorar uns 40 segundos. No MP3 player, isso demora 75ms. Sem contar que, eu também não vou poder escutar um Vinil no meio da rua, a caminho do trabalho, ou no trem.

A questão aqui é somente uma: Praticidade+Qualidade+Versatilidade x Preço. A "Definição" é só um extra que faz você escolher entre uma marca ou outra. ;)

E quanto aos prazos: Cara, eu não sei nem o que vou estar fazendo daqui a 2 anos, eu quero algo pra agora, chegar em casa, plugar na guita, ligar no fone ou num combo "tube" de 10w e sair tocando. Vai ficar pro resto da vida? Provavelmente não, e eu torço para que não, torço que para daqui a 2 anos tenha algo muito melhor do que eu tenho.

Não se esqueça que o Digitech Whammy é algo jurássico, tecnologia digital da época do Atari, e mesmo assim é caro e vende pra dédeu.

Abraços. ;)

kairi
Veterano
# out/10
· votar


nIgHtWoLf
Acho que essa proposta "LIVE" é que é a grande faceta desta série HD. Apesar de eu achar isso beeem difícil...

Falando de "LIVE"...



Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


kairi

E quanto aos prazos: Cara, eu não sei nem o que vou estar fazendo daqui a 2 anos, eu quero algo pra agora, chegar em casa, plugar na guita, ligar no fone ou num combo "tube" de 10w e sair tocando. Vai ficar pro resto da vida? Provavelmente não, e eu torço para que não, torço que para daqui a 2 anos tenha algo muito melhor do que eu tenho.

Posso deduzir pela tua resposta que tua apoia a susbtituição dos valvulados pelas simulações? Cara, por mais que eu veja os americanos e europeus dizendo ''as simulações da Axe-FX estão iguais ao amp real e blah blah blah'', eles nunca falam se elas reproduzem o som de válvula saturada, reproduzem a variação que tu tem no timbre, conforme vai aumentando o volume, e aquele som 'morno' do amplificador depois de bastante tocado. Eles falam bem até demais do Axe-FX, mas eu ainda tenho muito medo de comprar esse rack, substituindo os valvulados. Sem falar que eu não sei se os efeitos dele são tão refinados quanto o de uma TC Electronic G-System.

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
O som realmente é bem parecido, agora é claro que é impossivel simular a sensaçao fisica de tocar num valvulado......outra coisa importante: uma x3 ligada num som alto soa outra coisa totalmente diferente...muito mais dinamica e foda......digo isso pq a maioria ta acostumado a tocar com suas x3 nos quartos com volume baixo

kairi
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
Depende: Se o som dos simulados não ficar legal, que fiquem os Valvulados. Aliás, acho melhor que existam ambos.

Olha só:
chegar em casa, plugar na guita, ligar no fone ou num combo "tube" de 10w e sair tocando.

Olha o valvulado ai. hehe

;)

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


O que eu acho impressionante é que tem animal que diz que a simulação é 'melhor' que o valvulado. Mas isso é bem óbvio... eles fazem um vídeo de comparação de Axe-FX com os seus efeitos ligados e comparam com o valvulado no seco. É óbvio que, desse jeito, a simulação vai soar melhor, parece até que aqueles efeitos estão ali para 'tapar alguns buracos das simulações'. Então eu quero ver, agora, uma comparação de um valvulado com um Axe-FX com seus efeitos, pedais e simulações de gabinetes DESLIGADOS.

Não confie nesses vídeos comparativos da Internet, muito menos em muitos músicos por aí que nunca tiveram um valvulado na vida e já pegam de primeira um Axe-FX todo 'arrumadinho'.

Practus
Veterano
# out/10 · Editado por: Practus
· votar


Galera...

O que eu acho impressionante é que tem animal que diz que a simulação é 'melhor' que o valvulado.

Essa discussão de valvulado x digital (simuladores) já deu muito pano para manga em milhões de outros tópicos nesse mesmo fórum... E qual a conclusão? Nenhuma!!!

Sempre irão haver pessoas que preferem valvulados, por milhões de motivos, assim como sempre irão haver aqueles que preferem simulações dos multiefeitos. Isso é quase como discutir religião ou política... Cada um tem a sua opinião, baseada em conclusões próprias, e todas elas devem ser respeitadas. Chamar pessoas que acreditam que simulações são melhores que os valvulados de animais não leva ninguém a ganhar nada, pelo contrário, ofende aqueles que manifestam suas opiniões livremente.

A maioria dos mortais não consegue colecionar pedaleiras. A maioria precisa se desfazer das anteriores para adquirir algo melhor. Poucos são aqueles que podem lotar um armário com pedaleiras antiquíssimas apenas para efeito de coleção. Assim sendo, diversas empresas perceberam um nicho de mercado espetacular nos multiefeitos, e graças a elas e a evolução tecnológica, esses multiefeitos estão se aproximando mais e mais dos amplificadores originais...

Mas eles nunca chegarão a SER os originais, ou a soar EXATAMENTE igual e eles, com o MESMÍSSIMO feeling... justamente por sere SIMULADORES.

Dessa forma, se uns acreditam que vale mais a pena gastar seus recursos financeiros em equipamentos analógicos/valvulados, que seja. Assim como aqueles que acreditam que compensa mais um simulador multiefeito provavelmente ficarão tão satisfeitos quanto os primeiros.

Vamos respeitar as opiniões de cada lado, sem qualificarmos ou rotularmos quem não concorde com uma opinião específica. ROTULAR PESSOAS NUNCA FOI O SENTIDO DESSE FÓRUM, e todos aqueles que contribuem com mensagens frequentes nesse tópico estão mantendo o respeito para com seus colegas - condição mínima de relacionamento social.

Assim sendo, se você acha isso ou aquilo de pessoas que não concordam com você, guarde suas opiniões para si e respeite-as.

Dessa forma poderemos continuar mantendo o alto nível de conversações desse tópico.

Espero que entenda essa mensagem da maneira adequada...

Vinícius Iron
Veterano
# out/10 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Practus

Calma, cara, eu não estou sendo mal-educado com ninguém aqui. Inclusive, o meu comentário se refere a participações de fóruns gringos, nos quais, alguns deles, são muito frequentados por 'crianças'. Daquele tipo que bate, bate pé no chão até que todos aceitem como verdade o que disse. Eu nunca desrespeitei ninguém e nem nunca farei isso. O motivo da minha revolta, como eu disse, é que existem certas pessoas - como eu disse mesmo antes, crianças - que simplesmente não aceitam nem tocam em outra coisa que não seja de sua preferência. A minha experiência relatada no meu post se referem a OUTRAS ocasiões, que nada tem a ver com esse atual momento ou fórum.

Só estou falando isso para que, no futuro, não pensem maldades a meu respeito.

Paz.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Aliás, quem faz a música é o músico. Sei que isso é óbvio, mas acho bom relembrar de vez em quando! hehe

No final, pouco importa se é valvulado, digital, etc. Música boa é feita de criatividade e músicos competentes.

Abs

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar



Crunchs matadores!!

Practus
Veterano
# out/10
· votar


OK...

Segue um review de um carinha que usa a GT-10 por 2 anos, sobre a POD HD

like many others here I've been more or less blown away by the clips that I've heard, so I decided to try it out myself. went down to my local dealer (musicdealer that is and grabbed a 500 and a 400 for evaluation over the weekend. having used a gt10 for 2 years I'm kinda picky when it comes to tweakability and having control of the parameters. this is a problem area with the pod imo. but lets start with the positive things.
The amps/cabs in some of the models are really great, beeing a marshallguy, this is always the first thing I look for in a new modeller. in this area the 500 is miles ahead of my BossGT10. both the park and the j45 sound really great. the jcm800 is a bit disappointing (see my other thread) to me it sounds more like a 900 and I never liked that one. drZ and divided are 2 more positive surprises to me. fenders are good, maybe slighly better than the gt10, and the highgain-amps are also much better.
The FX (delays, reverbs, chorus, flangers etc)are good but the GT10 is on par or better in this area. I was a bit surprised about this since there's been so much talk about the great fx. I mean they ARE good, but apperently I haven't realized how good the gt's fx are http://img.thegearpage.net/board/ima...ons/icon11.gif
distpedals are good, could have been a couple more, and maybe less fuzzpedals (5?) compressors are a bit on the weak side compared to the gt10.
now for the bad parts: I find tweaking to be a PITA on this one, unless you use the software which is good. the icons on the 500 reminds me of pac-man(the game, remember?) and the 400 screen is so tiny pacman won't even fit (may be a good thing) I've never thought much of the gt10 screen but in comparison it really shines. I haven't really looked into the assigns yet, but at least it seems like you can control some parameters this way. on the gt10 you can assign up to 8 parameters at a time to one switch, and every param. you can think of is accessable via the assigns. I hope the pod can do half of this and I'll be happy.
OK, final verdict? well, I'm gonna keep one of them, that's for sure, probably the500. some of the amps are just so good, I can't imagine a life witout'em
this is just a review written by a gt10 user. I've never owned a pod before so it'll take som getting used to. completely different way of tweaking and accessing stuff, but hopefully I'll get used to it.


Fonte: Aqui

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Crunchs matadores!!

Bota matadores nisso... Timbres animais...

Abraços..

hugo_prado
Veterano
# out/10 · Editado por: hugo_prado
· votar


Corrigindo o Nr de efeitos simultaneos no HD300 e 400:

"They also has 8-effects at once:
volume, wah, noise gate, reverb, FX1, FX2, FX3 and FX Loop*"

*FX loop só no 400.

Para quem pretende comprar o HD300 (como eu) basta uma visão otimista :)

Não tem tanta liberdade para a ordem dos efeitos e alguns agrupamentos nos FX são meio restritivos, mas mesmo assim, pelo preço, parece interessante.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


nIgHtWoLf

Muito bom mesmo!

Abs

kairi
Veterano
# out/10
· votar




Eu fico me perguntando... como os caras desenvolvem um produto tão bom desses, e os presets de fábrica (que deveriam ser os melhores!) são horríveis? o_o

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar


kairi
Eu fico me perguntando... como os caras desenvolvem um produto tão bom desses, e os presets de fábrica (que deveriam ser os melhores!) são horríveis? o_o

Inclusive eu tinha falado antes aqui no forum sobre isso...nao custa nada contratar um guitarrista foda (o que nao falta) pra timbrar e tocar bem mesmo nas gravacoes.

Diego Offerni
Veterano
# out/10
· votar




Saca só esses timbres de distortion.
éé, line6 sempre inovando.

mas eu só teria um desses pra estudio.
pra aovivo ainda sou mais os analogicos..

alexromachado
Veterano
# out/10
· votar


Diego
Timbre e execução nota 10!

Bem, enquanto vídeos da HD são exclusividade dos gringos, vou cá montando alguns, ainda sobre a x3:



Obs: Assista em HD (720p) senão o áudio empobrece bastante.

kairi
Veterano
# out/10
· votar


Um vídeo oficial da Line 6 mostrando a atribuição de efeitos/simulações aos footswitchs:




Um vídeo de um polonês criando um patch:




Alguns amps em teste:





Parte 2 do projeto "Huge Multitracking":



Rafael_Gtr
Veterano
# out/10
· votar


Parabéns pelos timbres alexromachado, ficou show de bola seu video !!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar



Sei que nesse video nao tem pedaleira digital, porem eu quase gozei quando escutei esse timbre....puta que pariu!!!! que som mais foda! e puta bom gosto tambem do carinha!

guitartube
Veterano
# out/10
· votar


alexromachado

Vc tira uns timbres muito bons.
Vc é experiente nas regulagens. Eu gostaria muito que vc avaliasse um Plug in VST que construí. Me envie um e-mail para o meu blog:
http://guitartube-electronics.blogspot.com/


Vlw!!!!

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Sei que nesse video nao tem pedaleira digital...

Bem... e quanto a esse clipe de audio? o que acham?

Aqui

Abraços...

Daniel Kroeger
Veterano
# out/10
· votar


Olá pessoal. To postando aqui para não criar um tópico atoa...
Gostaria de perguntar, se alguém sabe alguma loja (física ou virtual) que já esteja vendendo os novos pod's hd?
Valeu!

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Daniel Kroeger

No Brasil? Acho que ainda não tem...

No mundo? Google, meu caro!!!

alexromachado
Veterano
# out/10 · Editado por: alexromachado
· votar


Só agora me dei conta da jogada perfeita da L6:

Situação hipotética: Você está nos EUA com U$2.000,00 e quer um equipo de qualidade para a guitarra. Primeiro pensa: Vou comprar uma Axe-Fx, top do segmento. Aí, percebe que a dita não tem interface usb, nem foot controlador, nem amp físico embutido. Ok, daí você olha ao lado e vê uma POD HD500 e um amp DT50 2x12 alltube+modelagem digital. Bem, exatamente com a mesma "bufunfa" de uma Ultra, você tem simulações de alta qualidade, controlador embutido e compacto, efeitos tops, além de um amp com válvulas reais, totalmente adaptado à sua POD.

Fonte: Link do orçamento na MusiciansFriend.com
Custo-benefício insuperável!

Abraços,

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar


alexromachado
Eu com 2000 dolares la nao compraria essa fractal

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I