Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


Matheus.Carl
se for só essas as diferenças talvez compense entao pegar a hd400 qm nao for usar variax..

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar


Acabo de ver no site de line6 que a pos xt live e x3 live nao tao mais na secao de pods.....sera que vao parar de fabricar?

guitartube
Veterano
# out/10
· votar


Manubio
Agora, nada melhor em efeitos do que as próprias latinhas, certo?

Latinhas podem ser analógicas ou digitais. Depende de quem usa e do gosto de cada um. Neste caso, para mim não existe o melhor, existe o mais apropriado para uma dada situação.

Mas esta não é a questão do tópico. O tópico trata de Tecnologia e Inovações em Pedaleiras digitais. O grupo que criou este tópico e inseriu as informações básicas, tem o interesse em aprender e trocar experiências através de informações técnicas, lançamentos, características , demos , uso e aplicações dessas novas tecnologias. Não cabe aqui, falar de assuntos já batidos, repetitivos e sem interesse, que infestam outros tópicos do fórum.


flw!!!!!

guitartube
Veterano
# out/10
· votar


Relembrando a primeira postagem de abertura do tópico:

Pessoal,

Esse tópico foi sugerido por nosso amigo guitartube, como forma de darmos continuidade adequada às conversas sobre novas tecnologicas relacionadas às pedaleiras e VSTs. Vínhamos conversando sobre isso no tópico Boss GT-10 vs POD X3L, porém, como o assunto é extenso, o tópico acabou sendo devirtuado "ligeiramente", ficando muito extenso.

Assim sendo, convido a todos a ingressarem nesse novo tópico, incluindo suas opiniões, expectativas, informações, experiências, enfim, tudo o que possa contribuir para a troca de informações saudável entre nós, mantendo o mesmo nível de cordialidade de tantos outros tópicos deste fórum.

Apenas para referência histórica das mensagens anteriores, estávamos conversando sobre a expectativa sobre o próximo lançamento da Line 6 (provavelmente em Set/10): A série POD HD.

Um abraço a todos,

Practus


flw!!!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar


Momento reflexao

this is Joe Satriani!!! my idol and i got to video him playing my favorite song. HES EVEN USING MY GUITAR AND AMP. the bad part was that i lost my whammy. he is using a knock off pig nose guitar with a peavey backstage 30 with a digitech rp 200 he is a really nice guy and no he cant come to your house i havnt seen him in months!!!!






Já podemos discutir sobre as novas pedaleiras.....hehehehe

Practus
Veterano
# out/10
· votar


guitartube

Thumbs up, man!! Thanks...

nIgHtWoLf
Veterano
# out/10
· votar




Jafet
Veterano
# out/10
· votar


Alguém pode descrever as diferenças das HDs ?? Mas sem "eu acho..." tem em algum lugar as diferenças todas sem dúvidas?? todas tem Loop, USB e os mesmos Prés e efeitos ?? só diminuindo o número de foots e entrada da variax... é isso??
Se for só isso, quem aqui tem Variax?? eu não tenho e nem quero, o HD 400 me parece muito melhor, só não acho o 300 uma boa pq li em algum lugar que não tem Loop, confere??
O som dos Prés vão ser os mesmos, claro, ou não faz sentido nenhum...

Jafet
Veterano
# out/10
· votar


Jafet

olhe no site da Line6 seu burro :P

http://line6.com/pod/

hugo_prado
Veterano
# out/10
· votar


A diferença do 300 pro 400 são:
+10 Effects
Pedal 2 input
Stereo FX loop
FX Loop Level (Line/Stomp)
seperate bank up/down foot switches
FX Loop enable/disable foot switch

http://rowbinet.wordpress.com/2010/09/30/line-6-release-pod-hd-series- hd300-hd400-hd500/

No link tem a diferença pra HD 500 tb.

Apesar dos pesares, ainda estou decidido a ir de HD300

Jafet
Veterano
# out/10
· votar


hugo_prado

valeu cara era isso mesmo que eu queria, muito obrigado!!

alexromachado
Veterano
# out/10
· votar


Pelo que vi, apenas a 500 tem o controle "presence" na eq dos preamps.

Ramsay
Veterano
# out/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Não lí mais que 2 ou 3 páginas do tópico que é extenso, mas, notei que ultimamente, o autor do tópico sumiu e então vou tecer algumas considerações e dúvidas a respeito.
Notei que atualmente só se fala sobre os Pod HD 500, 400 e 300 e se esqueceram dos Axe-FX dos quais não se fala mais nada.

O fato é que os Axe-FX parece que foram criados em 2007 e o processador é um dual core, mas, não tem entrada USB, então a conexão com o computador é feita por MIDI.

Pergunta:
Eu tenho uma interface Edirol da Boss UM-1EX.
Ela Funcionaria nos Axe-FX ?
Dizem que o Axe-Fx tem saída baixa então eles tem que ser ligados no loop send-return de um amp de guitarra, procede?

Assistí alguns vídeos do Axe-FX no Youtube e realmente a simulação dos valvulados é insuperável de tão igual!!

Mas, por outro lado, os POD HD 500, 400 e 300, como foram lançados agora podem ter processador mais avançado e mais funções que o Axe-FX.

Então, quem ganha essa batalha, no quesito qualidade e não preço??

Angelopes
Veterano
# out/10
· votar


Ramsay
Então, quem ganha essa batalha, no quesito qualidade e não preço??

Depende do seu ouvido. Para os meus ouvidos, a AXE-FX ganha.

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Ramsay
Não lí mais que 2 ou 3 páginas do tópico que é extenso, mas, notei que ultimamente, o autor do tópico sumiu e então vou tecer algumas considerações e dúvidas a respeito.

Não é que eu sumi!! Rsss.. Mesmo que não consiga responder aos posts, ainda sim venho aqui para ler os comentários se checar novas informações. E o tópico é livre para quaisquer dúvidas relacionadas ao assunto, então, manda que se der nós respondemos...

Notei que atualmente só se fala sobre os Pod HD 500, 400 e 300 e se esqueceram dos Axe-FX dos quais não se fala mais nada.

Veja... no post de abertura fiz uma referência para um antigo tópico (POD X3L vs. GT-10), onde discutimos extensamente ambas as pedaleiras, mas incluímos tantas outras informações sobre demais multiefeitos, incluindo o Axe-Fx. O Leonardo Castro, o nightwolf, alexromachado, kairi, oigatnas e mais alguns outros colegas costumam contribuir bastante para os tópicos, o muito foi dito sobre a Axe-Fx por lá. Vale dar uma pesquisada sim...

Estamos recentemente falando sobre as HDs, pois são o último lançamento da Line 6, e pelo desempenho delas comparativamente com o da Axe, levando-se em conta a enorme diferença de preços, nos fez ficarmos empolgados e buscando mais e mais samples, videos, e informações sobre as HD, justamente para conferir o desempenho comparado a outros multiefeitos (GT-10, X3L, Digitechs e até mesmo a Axe).

Ela Funcionaria nos Axe-FX ?
Dizem que o Axe-Fx tem saída baixa então eles tem que ser ligados no loop send-return de um amp de guitarra, procede?


Cara... não saberia te responder isso, mas acho que sua interface deve ter saída midi, o que permitiria conecção com a Axe-fx, mas isso é o que eu acho. Vale dar uma checada nas conecções e no manual de ambos equipamentos.

Assistí alguns vídeos do Axe-FX no Youtube e realmente a simulação dos valvulados é insuperável de tão igual!!

Dá uma olhada nesse vídeo:



Interessante notar a diferença da Axe para a X3L e HD no timbre clean, onde acho que a Axe ganha em comparação, e depois, quando temos o Screamer ligado, vemos que a HD tem um timbre mais vivo em relação às outras. Mas isso são meus ouvidos e minha impressão. Talvez você tenha impressões diferentes...

Então, quem ganha essa batalha, no quesito qualidade e não preço??

Difícil dizer. É algo como perguntar: Quem é mais gostoso, Coca-Cola ou Guaraná? Depende muito de uso que o guitarrista quer dar ao aparelho, e mais ainda de sua pegada, além de seus outros equipamentos. Temos milhões de vídeos no Youtube com usuários tocando com a Axe antes de um amplificador valvulado real. Isso complica a comparação. Se considerarmos apenas as simulações, teremos aqueles que irão preferir a Axe aos demais, assim como teremos aqueles que irão preferir a HD, e assim por diante. Fato é, já temos tido alguns donos de Axes que as estão vendendo no e-Bay pois gostaram mais da HD500. Enfim, tudo é questão de gosto, e na comparação final, preço e praticidade também são quesitos extremamente importantes.

Abraços,

guitartube
Veterano
# out/10 · Editado por: guitartube
· votar


Corrigindo o que escrevi.

Tanto a Line6 como a Fractal, usam DSPs de baixo custo e com baixo potencial de processamento. Esses DSPs custam 10 dólares e usam memórias lentas, ...

O que foi escrito, vale para a Line6, não para a Fractal. A Fractal usa processadores TigerSHARC, e estes pertencem a uma outra família de processadores com algumas características superescalares.
Pelo que vi no Data Sheet, estes TigerSHARC são aproximadamente, "superescalares estáticos" de largura 2 e possuem internamente um "cache" (meio fajutão). São muito mais poderosos que os SHARCs normais usados pela Line6, o que confere um poder de processamento muito superior para a AXE-FX.

Estes TigerSHARC, possuem apenas um núcleo, embora no data sheet possa parecer que são dois núcleos, por causa da existência de dois conjuntos de execução. Se não me engano, no circuito que vi, ainda existe um FPGA antes do processador e que pode antecipar parte do processamento.

flw!!!!!

Zeraus
Veterano
# out/10
· votar


Momento reflexao

Esse vídeo é o exemplo clássico.

Pegada é pegada. Timbre é dinheiro.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zeraus: Pegada é pegada. Timbre é dinheiro.

Se fosse verdade, as Fender Strat teriam sumido do mercado há anos... Na década de 60/70, eram guitarras baratas. Não era a toa que o Hendrix queimava algumas...

Abs

Practus
Veterano
# out/10
· votar


guitartube
Estes TigerSHARC, possuem apenas um núcleo, embora no data sheet possa parecer que são dois núcleos, por causa da existência de dois conjuntos de execução. Se não me engano, no circuito que vi, ainda existe um FPGA antes do processador e que pode antecipar parte do processamento.

E vc saberia dizer se eles são assim muuuuito mais caros que os que a Line 6 usa?

Abraços

Practus
Veterano
# out/10
· votar


E para dizer que não falei das flores...

Algumas brincadeiras que se pode fazer com o footswitch em uma Axe-Fx...



Abraços...

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Practus: Algumas brincadeiras que se pode fazer com o footswitch em uma Axe-Fx...

e um bom guitarrista né? A gente nunca inclui o guitarrista... hehe

Abs

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Um vídeozinho bacana sobre a HD500...

http://www.gearwire.com/line6-pod-hd500-part1.html

A segunda parte desse vídeo ainda está por vir...

Abraços...

Manubio
Veterano
# out/10
· votar


Minha dúvida na série HD é em relação a cadeia de efeitos.

Minha idéia até algum tempo atrás era pegar uma M13, porque? Porque eu poderia ligar o pedal que eu quisesse na ordem que quisesse, ou seja, se quero 4 delays ligados, eu posso fazer isto.

Isto é possível com a HD500? Ou é na pegada da GT-10, onde cada efeito só pode ser colocado uma vez só na cadeia de sinal?

Abraço

alexromachado
Veterano
# out/10
· votar


você pode ter até 8 delays. em qualquer ordem, em série ou paralelo estéreo.

Practus
Veterano
# out/10
· votar


e um bom guitarrista né? A gente nunca inclui o guitarrista... hehe

Fato!!! :-)

Practus
Veterano
# out/10
· votar


Outro vídeo bacana, da "Bad" - U2, tocada com uma HD500 direto em um monitor Tannoy. Segundo o cara, quase nenhum ajuste do primeiro preset da HD500 (My Bad).



Agora me digam no quê esse timbre deixa a desejar?

Abraços...

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


Practus
ficou bom em esse timbre do u2

guitarg3
Veterano
# out/10 · Editado por: guitarg3
· votar


já tem ele no ebay por 500 dólares :D
http://cgi.ebay.com/Line-6-POD-HD500-Pedalboard-w-Amp-Models-M13FX-Loo per-/220686511897?pt=Guitar_Accessories&hash=item3361f0ef19#ht_1585wt_ 1139

será que rola comprar agora ou será que é melhor esperar mais.. digo na quetão deles talvez notarem algum erro nele e lançarem ele corrigido mais pra frente.. ou quanto a isso nao tem perigo.. sera esse pod ate o fim sem modificações?

guitartube
Veterano
# out/10
· votar


Practus
E vc saberia dizer se eles são assim muuuuito mais caros que os que a Line 6 usa?

SHARC Propaganda da Line6

TigerSHARC Propaganda da Fractal

Tabela de preços do SHARC

Tabela de Preços do TigerSHARC

O TigerSHARC é 5x mais caro que o SHARC, e bem mais rápido. A maior eficiência não está na diferença de clock de 500Mhz do TigerShar contra 400Mhz do SHARC (20% a mais). Ela reside na arquitetura interna do processador e técnicas para acelerar a execução de instruções.

Eu fiquei interessado nos processadores SHARC pelo preço, mas os kits são absurdamente caros.

Kit de desenvolvimento com o TigerSHARC

Vou pedir pra Analog Devices, uns samples dos SHARC ADSP-21369. Se a line6 usa, então está ótimo para mim tbm. Acho que com uns ADSP-21369, vai dar pra fazer uns pedaizinhos bem bacanas com umas simulações e efeitos básicos.

flw!!!!!

guitartube
Veterano
# out/10 · Editado por: guitartube
· votar


Practus
E para dizer que não falei das flores...

Algumas brincadeiras que se pode fazer com o footswitch em uma Axe-Fx...


Quando eu vejo um FootSwitch MIDI desconhecido, eu fico imaginando se não é um dos projetos que vendi, hehehehhe, Paranóia.
O wireless já foi tbm, foi pro japão. Pelo menos a grana foi razoável.

C´est la vie.

flw!!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I