Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


Bog
Cara isso é muito abrangente... Para adquirir os parcos conhecimentos que eu tenho eu tive que estudar muitas áreas, desde ondulatória (física) até conhecimentos básicos de eletrônica pra entender como cada um desses dispositivos funcionam, estudo de amplificadores, acústica, essas coisas, e é claro, programação (estou fazendo em linguagem de máquina, buscando diminuir a latência o máximo possível, por isso é ainda mais complicado)... Enfim, nunca vi nenhum material compilado sobre o assunto... E olha que eu não entendo quase nada do bagulho, o que eu faço é uma brincadeirinha, ehuehue talvez seja o meu tcc em eletrônica... Com 15 anos já to me metendo a cientista, heuehuehueh

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
guitartube

Voces usam alguma biblioteca especifica para fazer acesso a dispositivo (em especial, drivers ASIO), manipulacao basica (ler cabecalhos de arquivos WAV e afins) e talvez ate coisas um pouco alem, como FFTs, preparar a interface para um VST e afins? Em especial, para C/C++, visto que eu pretendo ficar no mundo do PC mesmo. Eu achei uma tal de Juce, mas talvez existam alternativas melhores para o servico.

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

É brow....
Agora vc vai poder ligar sua guitarra no PC e e escoher um VST simulando um 3x1 com aquele sonzinho de Peido com Sonrisal e a gravação vai lembrar aquelas fitas BASF Metal Cromo.

Para quem não sabe, 3x1 = Toca-discos + Gravador + Radio AM/FM.

Depois do Tiririca, nada me surpreende. ahuahuahuhauhuahuahuhauhuahuhauhuahuahuahuahu!!!!!!!!

flw!!!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

Vou deixar o colega Grimc te responder primeiro, até pq fiquei interessado na técnica que ele usa, e quero aprender também a modelar 3x1 :-)

flw!!!!!

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube
Não é mais fácil escolher um Dynamic Delay ou um GuitarTube Delay e sair tocando? :P

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


Mas voltando ao assunto:

Pod HD, as simulações são melhores? Os limites limitam? O preço é abusivo? A qualidade geral do produto é boa?

Abraços. ;)

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


Vi que a disponibilidade está bem baixa aqui no Brasil. :(

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


(caindo a ficha)

Grimc
Com 15 anos

Pô, com 15 anos e fazendo simuladores? Ô.o Com a tua idade eu me orgulhava por saber encadear um punhado de IFs em BASIC!!! E isso foi... 15 anos atrás!!!

Essa nova geração me dá medo.

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube

Ah, mas conta aí o que você usou para fazer o VST do delay... É só para eu não ter o trabalho de procurar tudo. =P

Como aqui não tenho e nem pretendo ter Linux, vou partir para o mesmo Visual C++ 2008 que eu uso no trabalho. Se você puder me indicar algo para fazer o trabalho mais low level, eu agradeço. DSPs são legais, mas eu acho que vou ficar no PC mesmo. Aliás, vi uns videozinhos teus com o Texas, eu até usava umas plaquinhas dessas no meu trabalho antigo, mas nunca consegui manipular elas direito - qualquer coisa a mais que tinha que colocar na plaquinha, o engenheiro que espetava e eu não encostava porque se soltasse eu não conseguia por de novo, haahah. Meu mundo é só software mesmo...

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
Pois então, eu uso linux então eu uso o jack como biblioteca pra midi, e tenho um trabalhão pra configurar o driver ALSA (liberdade às vezes não é tão pratica =P). Estou programando 60% do software em C#, e o resto em linguagem de máquina. Pretendo assim reduzir bastante as latências da aplicação...

Na verdade pra obter as amostras eu peguei emprestado vários equipamentos desses antigões. Receivers, 3x1, Tapedecks, da Gradiente, Yamaha, etc, e lá no laboratório do CEFET onde eu estudo, fiquei analizando um bom tempo como eram construídos, e percebi que era bastante simples. Baixei da net os esquemas das placas de circuito dos bagulhos pra ver como funcionava e depois veio a parte mais divertida, que foi plugar a guitarra no tapedeck, o deck no pc, peguei emprestado uma pedaleirinha da Digitech (que era minha por sinal), e gravei samples clean e drive. Depois gravei os mesmos samples, só que numa maudio fast track (professor tem estúdio, me emprestou quase toda a aparelhagem), pela usb totalmente digital. Analizei as diferenças de sinal e agora to programando aqui um filtro pra dar aquele chiadinho da fita, heuheuehue

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Grimc: e o resto em linguagem de máquina

Eita... Já fiz faculdade de análise de sistemas sou programador Actionsript Certificado pela Adobe. Tenho alguma experiência mas não programo há algum tempo. Só lembro que programar em linguagem de máquina era algo impossível, pelo menos pra mim. Eu sempre usava C++. Bem mais amigável não?

Abs

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Cara, só posso dizer que você é nerd demais! =P

Mas eu quero me aprofundar um pouco mais nessa área exatamente para o caso de eu ter um aluno assim. Deve dar para fazer uns TCCs interessantes, é só achar uns orientandos que curtam guitarra e sejam tão nerds quanto você, hahahaahha.

MauricioBahia
Só lembro que programar em linguagem de máquina era algo impossível, pelo menos pra mim.

Sinceramente, eu acho esse papo de usar linguagem de máquina para acelerar às vezes bate em certos exageros. C é suficientemente baixo nível para você ter controle sobre a maior parte das coisas relevantes. Estatisticamente, a maior parte dos programadores tende a gerar código de máquina mais LENTO (e falho) do que C otimizado por um bom compilador, exceto em funções pequenas e específicas. Ou seja, é coisa para nerds muito nerds (não duvido que o Grimc seja um), que tem tempo para ficar escovando bits OU que podem se dar ao luxo de cometer uma falha sem maiores consequêcias. A única vez que eu realmente apelei para a liguagem de assembler foi exatamente quando programei para DSPs, e só dentro de algumas interrupções, em códigos que foram revisados milhões de vezes. Nada de outro mundo, mas com assembly é muito fácil de se cometer erros...

Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


Bog
Na verdade optei pela linguagem de maquina para melhor integração com o meu hardware mesmo... Apenas essa parte eu estou fazendo em lingua de maquina, o resto, vai C++ (escrevi C# antes sem querer, tava estudando sobre o assunto, ehuehue).

Ah, nem sou tão nerd assim... Só faço curso técnico de eletrônica e lá eles te vomitam programação C e linguagem de maquina, e especialmente java (que eu acho uma plataforma muito simples instável, e como disse o Steve Jobs, Java não é solução pra nada), então eu aprendo uns truques, rsrsrs

iRock
Veterano
# nov/10
· votar


Mais um teste da Pod HD500.



O próprio usuário, que faz cover no Youtube e sempre utilizou uma X3L, admite que os crunchs e os cleas estão mais realistas, mas que prefere os drives da X3L.

Sinceramente, pelo o que eu ouvi até agora não notei nada de tão inovador na POD HD...

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


iRock
Essas unhas tão um charme =P

A Pod hd tem algumas inovações sim, especialmente porque é HD ^^. Mas olha, até pouco tempo atrás eu usava a GT8 antes de começar meu set analog... No estudio em que eu estudo, tem uma X3 Live... Por mais inovações que existam, as únicas que realmente importam no meu caso são as de timbre (não sou um dos fuçadores de pedaleiras fanáticos), e como eu exploro 20% dos recursos delas, então eu quase não vi diferença, exceto na parte de simulação de válvulas (que é o carro chefe e a área em que mais se aprimoram)

iRock
Veterano
# nov/10 · Editado por: iRock
· votar


Grimc

Que bom que não são minhas :)

Exatamente, também não exploro todo conteúdo da X3L, então comprar uma HD500 para mim seria trocar seis por meia-dúzia, e além do mais estou muito satisfeito com ela. Eu larguei os análogicos por necessidade, por não poder fazer barulho, tocando na maior parte do tempo a noite. Pretendo voltar a eles, mas por enquanto vou continuar com a X3L.

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


kairi
Não é mais fácil escolher um Dynamic Delay ou um GuitarTube Delay e sair tocando? :P


Agora tá público. Cada um irá tirar a sua própria conclusão.

flw!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


Bog

Eu precisava distribuir os efeitos para teste e não podia pq as pessoas precisariam de uma placa DSP Texas para testar. A solução escolhida foi distribuir o efeito usando tecnologia VST, obter as avaliações e opiniões dos testadores, rearrumar o código do efeito, e depois de finalizado reimplementar as mudanças no Kit DSP Texas.

A idéia original é construir uma pedaleira digital com pitaco de uma galera de testadores que metem o malho e me ajudam a criar um produto com uma pré-aceitação e testes locais feitos com os VSTs equivalentes aos efeitos da pedaleira.

Vai demorar, mas vou fazer isto para cada efeito, hehehehe. O próximo é um chorus que já comecei no Kit DSP Texas.

Ah, mas conta aí o que você usou para fazer o VST do delay...

Eu não tinha experiência com VSTs, logo resolvi fazer o feijão com arroz e peguei o algoritmo básico de delay que é meio padronizado em sua essência e fiz minhas adaptações e soluções já implementadas no Kit DSP Texas.

Alguns detalhes eu vou esboçar em breve no meu blog. Se vc tiver interesse, me envie um e-mail (para o e-mail do blog), que eu te passo o caminho que segui.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


LIBERADO o GuitartubeDelay VST Plug-in

GuitartubeDelay VST

Acesse o blog e obtenha maiores informações.

flw!!!!!!!!!

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10 · Editado por: Matheus.Carl
· votar


Talvez alguém já tenha postado aqui no fórum..., mas segue abaixo um link de um "listening test" que desafia vc a descobrir qual o amp real, entre várias opções, e depois mostra a resposta, descrevendo quais foram as simulações utilizadas... o teste foi realizado em 2009, mas vale a pena conferir...

listening test

mais informações sobre o teste
info about tests

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Matheus.Carl

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/211311/p2#6086548

Eu me ferrei! hehe

Abs

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube
A idéia original é construir uma pedaleira digital com pitaco de uma galera de testadores que metem o malho e me ajudam a criar um produto com uma pré-aceitação e testes locais feitos com os VSTs equivalentes aos efeitos da pedaleira.

Cara, eu comecei N projetos assim. Mas eram todos analógicos, montar uma placa mestre com 5, 6 efeitos analógicos e juntar com um pré e um EQ de 10 bandas. Mas sabe como é, com o tempo vi que era inviável fazer isso pois iria demorar muuuuito tempo e o custo era grande, dava pra comprar uma POD HD que é bem mais completa e bem acabada e ainda comprar um Wah Dunlop.

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


kairi
dava pra comprar uma POD HD que é bem mais completa e bem acabada e ainda comprar um Wah Dunlop.

Eu não tenho objetivo de competir com a Line6. Por enquanto eu estou realizando etapas, meu objetivo é fazer um protótipo usável e com uma ou outra funcionalidade diferente das pedaleiras existentes.

flw!!!!!!

GuitarRockMan
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube
são iniciativas assim que deveríamos ver a baldes, vc deve ser ovacionado cara muito empreendedor mesmo um projeto todo construído com opiniões dos próprios usuários, aberto na net, com interação direda no resultado talvez se algumas impressas fossem por esse caminho tivessem um produto final melhor.....

Manubio
Veterano
# nov/10
· votar


Matheus.Carl
No caso só testei o AC30, já que meu laney VC30 é baseado nele, ou seja, o som que estou mais acostumado.

Nos dois exemplos, eu cheguei bem perto, fiquei entre 2, o resto soou errado demais para mim, hora com drive demais, hora com agudos demais, sendo que este amp no canal drive é um pouco fechado, e com drive vintage.

Infelizmente errei as duas, pode ser que a simulação realmente tenha sido parecida demais, ou me baseei demais no som do laney e acabei errando.

Mas, garanto, a maioria tá bem longe do som do amplificador.

Abs

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube

Opa, legal! Vou te e-meiar sim!

kairi
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube
O que eu pensava em fazer, era pra uso pessoal mesmo, até porque não tenho competência nem experiência para fazer um produto que seja bom para comercializar.

Eu também queria começar por pouco e ir por etapas. Primeiro fazer a PCB, depois ir comprando os componentes, ir fazendo testes, comprando componentes, fazendo testes... depois pensar em uma carcaça para usar, incrementos, uma interface...

A minha falta de habilidade com construção de qualquer coisa eletrônica me fez pensar se realmente valeria a pena continuar, do ponto de vista financeiro, e da disponibilidade também (iria demorar bastante até eu fazer algo "usável"). Claro que, não iria ter prazer maior do que olhar a criação, e ver que é sua, que foi fruto do seu esforço, e que funciona. Mas hoje, com o tempo cada vez mais corrido (Detalhe: estou a 2 anos sem tocar guitarra direito), fica difícil em continuar com os projetos.

Hoje, talvez, o máximo que eu possa construir com o tempo e o conhecimento que me resta, é um tube pré-amp.

Abraços.

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


GuitarRockMan
são iniciativas assim que deveríamos ver a baldes,.....

Eu acho que nós não podemos ficar só olhando a modernidade dos outros e nos acostumar com tudo que já vem pronto lá de fora. Também não podemos nos comportar como meros copiadores das velharias estabelecidas a dezenas de anos pelo primeiro mundo. Por isso, quando eu realizo meus projetos, eu faço questão de colocar no vídeo ou nas tags para pesquisa, que é desenvolvido e feito no Brasil.

Me envie um e-mail para o meu blog, pois me lembro que vc queria testar os Plug-ins, e pode fazer parte dos testadores.

vlw brow!!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
Opa, legal! Vou te e-meiar sim!

Só preciso da confirmação pq chegaram dois e-mails do Bog, hehehehhe.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


kairi

Vc é novo, e tem muito tempo prá aprender. O primeiro passo vc já concluiu, e este é ter ciência de que é preciso um bom conhecimento e uma certa experiência para fazer a diferença. O negócio agora é correr atrás.

flw!!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I