Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
-King
Veterano
# jul/11
· votar


Leonardo Castro
Se depender da Microsoft....., você já viu como é o lixo do msn pra Mac?

Parei de desvirtuar agora hehe.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Se depender da Microsoft....., você já viu como é o lixo do msn pra Mac?
-King
Membro


Nunca usei o MSN no Mac. Para falar a verdade, usei o MSN poucas vezes até no próprio PC (eu o utilizava apenas para trocar arquivos de aulas em áudio, com cerca de 50Gb). Antes, eu fazia a transferência pelo Skype, mas era bem mais lenta...

Vamos parar por aqui com esse assunto "off topic", ou o Practus vai ficar pau da vida por desvirturarmos tanto o tópico dele.

Falando nisso, Practus, o tópico chegou à página 50. Vai fechar por aqui e abrir o "Tecnologia e Inovações em Padeleiras Digitais II"? Acho que essa foi a sugestão inicial do Guitartube, se não me engano.

Abraços, galera!

Leonardo Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Só para contar o final da novela com a Microsoft:

Depois de muito encher o saco da empresa, via "e-mail", eles acabaram pedindo para que eu ligasse para lá (no começo, eles queriam me cobrar R$ 111,00 por um único telefonema...).

Mandaram um "link" com a versão Office 2010 em "português brasileiro". Inseri o número de minha chave e, até aqui, o programa voltou a trabalhar normalmente.

Valeu, galera!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Primeira gravação com a GR-55.

(copy/paste de outro tópico)

Escolhi uma musiquinha do Sonic 2, uma que sempre me passou uma idéia de desenho animado tosco com fantasmas e zumbis. Ou Scooby-Doo. Meio carregado de efeitos, mas a intenção era essa mesmo. Tirando a bateria, foi tudo feito com a GR-55. Uma coisa curiosa é que o instrumento "theremin-like" foi tocado ao mesmo tempo da guitarra lead.



VictorPiu
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Conta ai um pouco da dificuldade/facilidade que você teve para fazer essa gravação e timbrar

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


VictorPiu

Bom, como eu já tenho alguma experiência com multi-efeitos digitais - em particular, com um JS-8, que tem bastante em comum com um dos módulos da GR-55 - não tive tanta dificuldade para encontrar os timbres que procurava. Digo, as simulações de amps da Roland não são as minhas prediletas, mas eu já sabia mais ou menos o que esperar - e o que NÃO esperar.

Minha maior dificuldade na parte de timbrar foi o baixo, porque é a primeira vez que eu coloco um "baixo" tocado por mim em uma gravação (é a simulação da GR-55, antes eu sempre usei o Broomstick Bass), e queria um baixo meio fora do convencional.

No geral, o mais difícil mesmo foi tocar minimamente limpos os sons PCM. O rastreamento MIDI é muito sensível a sujeira na execução, como esbarrões, cordas pulando soltas e dedos deslizando. Não dá para perceber tanto porque eu gravei várias vezes e coloquei esses sons lá no fundo. Mas se eu tivesse feito a melodia principal com os PCM, teria sofrido bastante para limpar a execução...

Uma coisa que eu senti falta foi de um harmonizer inteligente. Tem uns trechos com a guitarra lead dobrada, e tem uns PCM que se complementam na direita e na esquerda. Eu tive que gravar essas partes duas vezes, porque o shift não é sempre igual - é tipo 3 semitons na maior parte do tempo, mas fica 4 semitons em uma ou outra nota.

rafael_cpu
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Cara, show sua gravação. Muito legal mesmo.
Parabéns!

Angelopes

Baita timbre, hein!

T+

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Bog

Ficou legal! Teve ter sido difícil jogar e tocar guitarra ao mesmo tempo. hehe

Abs

Angelopes
Veterano
# ago/11
· votar


rafael_cpu
Baita timbre, hein!

Valeu Rafael, foi minha primeira gravacao com power. Coloquei o mic colado na caixa, acho que da pra melhorar o som afastando um pouquinho o mic e escolhendo um outro local para captacao.

GuitarRockMan
Veterano
# ago/11
· votar


ai alguém viu q o alex vai vender o tonelab? estranho agora fiquei curioso pra saber se ele ñ esta mais satisfeito com os timbres ou limitações dela ou quer pegar uma outra serie pra experimentar

Practus
Veterano
# ago/11 · Editado por: Practus
· votar


Impressionante...!!!!!

É só eu ficar uns tempos fora do fórum, e já vem o Leo desvirtuando tudo com as suas incursões tecnológicas pelo famigerado mundo Apple... :-)

Ainda bem que o Bog soltou essa da GR-55, que na minha opinião tem um baita potencial sim.

Brincadeiras à parte sobre o Leo e seus Apples, e voltando ao mote deste fórum, realmente me interesso também pela GR-55, desde o lançamento dela, diga-se de passagem.

Sendo assim, Bog, diz pra nós como foi o processo de gravação com ela... Ou melhor, se puder, faça um review sobre o equipo. Tive a GT-10 por 2 anos, e uma coisa que sempre me deixou um pouco frustrado era a qualidade das simulações de amplis da Boss. E quando ví que a GR-55 usaria algoritmos da GT-10 (o "maravilhoso" COSM), fiquei um pouco decepcionado com o equipamento em geral. Isso, aliado à falta de entrada adicional para pedais CTRL de expansão (lí isso em algum lugar, me corrija se estiver errado) me fizeram desanimar um pouco. Digo, um equipamento como esse, com tantas opções de timbres, merecereria maior controlabilidade.

Na época do lançamento, encontrei um outro tópico nesse fórum sobre a GR-55, e se me lembro bem, postei uns reviews do Alex Kutchings sobre a GR-55 muito interessantes (talvez aqui mesmo). O que me anima são os sons sintetizados e as simulações de violão, guitarras acústicas, etc. Mas fiquei um pouco na dúvida quanto as conecções dela. Me parece que os timbres PCM usam uma saída enquanto que o som dos captadores da guitarra saem por outra, correto? E quanto a entrada USB? Você sabe dizer se ela aceita comando MIDI In (para programarmos mudanças de patchs automáticas pelo Reaper, por exemplo). A GT-10 aceitava, mas a HD500 não aceita (para a HD, é preciso enviar esses sinais pela entrada MIDI - via cabo MIDI, lógico)

E em termos de efeitos da guitarra? Você já nos disse que não há um harmonizer inteligente (coisa que a GT-10 tinha). Ainda temos os Wave Pedals e Internal Pedals da GT-10? Os assings ainda funcionam da mesma forma? Algum outro efeito importante que tenha sido excluído, ou adicionado?

Bem... como você pode ver, muitar perguntas - hahahaha... De qualquer forma, sua gravação ficou muito legal... Se não fosse pedir muito, quem sabe um video-review como esses que o Alex publica, seria fantástico...

GuitarRockMan

Pois é... eu vi isso também... Os motivos pelos quais ele decidiu isso eu não faço a menor idéia, mas já deixei um post na página dele no Youtube dizendo que logo ele vai largar a psciologia de lado e vai acabar abrindo uma loja de revenda de pedaleiras... Pô... o cara troca mais de pedaleira do que troca de sapato... (brincadeira, hein, Alex) kkkkkkkk

Abraços,

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarRockMan: ai alguém viu q o alex vai vender o tonelab?

Ué? Só pode ser a tal da GAS! Pressinto que vai para o mundo das latinhas.

Practus: logo ele vai largar a psciologia de lado e vai acabar abrindo uma loja de revenda de pedaleiras...

Acho que ele tá precisando é de um psicólogo! hehe

Abs

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Practus

Cara, review em vídeo eu nunca fiz e prefiro não fazer (deve dar muito trabalho, hehe). Mas posso comentar alguns pontos. Antes de tudo, dê uma olhada neste tópico, que pode tirar algumas das tuas dúvidas. Alguns comentários mais específicos:

diz pra nós como foi o processo de gravação com ela

Para configurar, não foi muito diferente do processo com outros MFX que eu já tenha usado. Uma coisa estranha é que quando a GR-55 é ligada pela USB, ela fica meio lerda. Não apenas a navegação pelos menus, como também O RASTREAMENTO MIDI. O problema é que ela começa a perder notas. Vi em outro fórum que outras pessoas tiveram o mesmo problema, mas nem todos. Me parece uma questão de drivers e SOs (eu uso para gravar um netbook beeem fraquinho com Windows XP!). Por isso, eu gravei usando outra interface de áudio, ligando as saídas normais da GR-55 nela.

Tive a GT-10 por 2 anos, e uma coisa que sempre me deixou um pouco frustrado era a qualidade das simulações de amplis da Boss.

Não espere melhoras nesta área.

falta de entrada adicional para pedais CTRL de expansão

Bom, eu sei que você pode usar uma controladora MIDI (mas eu nunca tive uma, não sei se funciona bem).

O que me anima são os sons sintetizados e as simulações de violão, guitarras acústicas, etc.

Vale lembrar que os sons PCM podem exigir alguma adaptação no jeito de tocar, porque o rastreamento é sensível a sujeira na execução. As simulações de violão eu posso dizer que não me agradaram. São melhores que aquelas simulações de violão que você normalmente encontra em pedaleiras, mas ainda não são convincentes, especialmente para "strumming" (para linhas melódicas, até que vai).

Me parece que os timbres PCM usam uma saída enquanto que o som dos captadores da guitarra saem por outra, correto?

Não. Você tem uma saída "global", e pode mandar tudo para ela. Mas se em vez das simulações de amps e efeitos quiser usar um outro set, ou um amp de guitarra (que não é muito apropriado para os sons PCM), tem uma saída extra que manda somente o sinal da guitarra (a tua, uma guitarra simulada, ou as duas misturadas). Esta saída manda apenas o sinal cru, sem efeitos nem simulações. Na minha gravação, foi tudo pelo output normal mesmo.

E quanto a entrada USB? Você sabe dizer se ela aceita comando MIDI In

Eu não sei...

Ainda temos os Wave Pedals e Internal Pedals da GT-10?

Sim, mas eu não usei isso ainda.

os assings ainda funcionam da mesma forma?

Não sei bem o que você chama de "mesma forma", mas basicamente você pode mapear qualquer coisa para qualquer target. Acho que são 8 assigns, mais uns mapeamentos básicos. Dá para usar como target o footswitch CTL, o pedal de expressão, a switch do pedal de expressão, os 2 botões da GK-3 e o controle de volume da GK-3 (que pode virar outra coisa).

Algum outro efeito importante que tenha sido excluído, ou adicionado?

Que eu me lembre agora, falta o famoso resonator, e aquele simulador de feedback. Mas tenho certeza que tem mais coisa faltando. A GR-55 tem um SUB-conjunto dos efeitos da GT-10.

Leonardo Castro
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


GuitarRockMan: ai alguém viu q o alex vai vender o tonelab?

Ué? Só pode ser a tal da GAS! Pressinto que vai para o mundo das latinhas.

MauricioBahia
Moderador


Acabei de assistir ao vídeo. Se bober, vão chamá-lo para fazer um "remake" do clipe "Take on me" (do A-Ha... que Deus o tenha em bom lugar!) ou uma continuação do filme Cocoon... (Cocoon vs. Tonelab... rs...).

Continuando as apostas: será que ele não vai querer um modelo de Tonelab maior e com mais recursos? Ou é isso, ou devem ser as latinhas mesmo...

-x-

Practus,

Você que gosta de acompanhar alguns fóruns estrangeiros, por um acaso, já viu alguma discussão mais concreta sobre um possível POD FARM HD? De preferência que rode no Mac OS 10.6.8... rs...

Acho que o POD FARM foi lançado depois de um ano da X3L no mercado (salvo engano). Se o cronograma se repetir, deve vir coisa por aí. No outro dia, vi uma foto (não oficial) do POD HD PRO (versão "rack"). Também se não me engano, o POD FARM foi lançado junto com o POD X3 PRO...

Um grande abraço,

Leonardo.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Leonardo Castro: Continuando as apostas

Aposto nas latinhas! :)

Abs

Leonardo Castro
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


MauricioBahia

Acredito que as latinhas são a melhor aposta mesmo.

Agora, uma coisa que só notei hoje: o vídeo do Alex vendendo a Tonelab é posterior ao do Bog demonstrando a GR-55 (que, aliás, ficou bem bacana).

Será que ele se empolgou com o resultado e resolveu voltar para a BOSS???...

Practus
Veterano
# ago/11 · Editado por: Practus
· votar


Leonardo Castro
já viu alguma discussão mais concreta sobre um possível POD FARM HD?

Nada ainda, Leo. O que tenho visto é aquilo que todo mundo já sabe. Que o POD Farm 2 não é compatível com a série HD, então não dá para ativar o POD Farm usando uma HD como hardware. Mesmo assim, alguns usuários têm a mesma impressão que você, e a expectativa de em breve termos algum lançamento nessa área são grandes.

Eu particularmente ainda estou na dúvida se vendo minha UX2 (que está na gaveta) para pegar uma Strato (fechando a trinca - LP, Ibanez, Strato), ou se ainda fico com a UX2 para esperar os novos lançamentos...

MauricioBahia
Aposto nas latinhas! :)

Pode até ser, mas lembra que ele está com um monitor FRFR agora, logo, sem um ampli ou simulador no equipamento. A não ser que ele resolva buscar um amplificador real bom, ou até mesmo um simulador de ampli analógico, como o Liverpool, acho provável que ele volte para os multiefeitos e talvez pegue uma versão da tonelab mais potente...

Só o tempo (ou o próprio Alex) dirá...

Abraços,

Practus
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
Que eu me lembre agora, falta o famoso resonator, e aquele simulador de feedback. Mas tenho certeza que tem mais coisa faltando. A GR-55 tem um SUB-conjunto dos efeitos da GT-10.

Poxa... gostava bastante do feedbacker... Eu costumava direcioná-lo para o pedal de expressão, e quando queria, colocava só um pouquinho de feedback em pontos chaves do solo... Ficava muito bom... Pena isso...

Mas independente disso, a GR-55 ainda é um baita equipamento. Na época que lançou pesquisei muito, ví muitos vídeos, comparativos A/B, reviews do Alex Hutchings e de outros caras no youtube... gostei bastante... e até me bateu uma saudadezinha da GT-10...

Mas confesso que se eu fosse ter uma, prefereria usar uma daquelas Fender Roland Ready a usar o GK-3 adaptado na guitarra... (acho que ele prejudica o design/estética da guitarra). E nessas, acabaria perdendo as funcionalidades dos botões da GK-3...

Enfim... um equpamento muito legal sim, sem sombra de dúvidas...

Abraços,

Practus
Veterano
# ago/11 · Editado por: Practus
· votar


Agora que reparei....

Parabéns a nós pelas promoções...

Eu virei Membro, o Leonardo virou Veterano, o MauricioBahia voltou a ostentar a alcunha de Moderador...

E assim vamos...

GuitarRockMan
Veterano
# ago/11
· votar


será que ele não vai querer um modelo de Tonelab maior e com mais recursos? Ou é isso, ou devem ser as latinhas mesmo...


também tive essa impressão cara

Será que ele se empolgou com o resultado e resolveu voltar para a BOSS???...

credo e cruz rapaz eu ñ faria isso rsrsrsr

GuitarRockMan
Veterano
# ago/11
· votar


Practus

quando esse assunto d x3 gt10 e pedaleiras começou lá no outro tópico ainda eu ñ era veterano tb hauhauahuha

Leonardo Castro
Veterano
# ago/11
· votar


Nada ainda, Leo. O que tenho visto é aquilo que todo mundo já sabe. Que o POD Farm 2 não é compatível com a série HD, então não dá para ativar o POD Farm usando uma HD como hardware. Mesmo assim, alguns usuários têm a mesma impressão que você, e a expectativa de em breve termos algum lançamento nessa área são grandes.

Eu particularmente ainda estou na dúvida se vendo minha UX2 (que está na gaveta) para pegar uma Strato (fechando a trinca - LP, Ibanez, Strato), ou se ainda fico com a UX2 para esperar os novos lançamentos...


Practus
Membro[
/i]

Valeu, Practus!

[i]Pode até ser, mas lembra que ele está com um monitor FRFR agora, logo, sem um ampli ou simulador no equipamento. A não ser que ele resolva buscar um amplificador real bom, ou até mesmo um simulador de ampli analógico, como o Liverpool, acho provável que ele volte para os multiefeitos e talvez pegue uma versão da tonelab mais potente...

Practus
Membro


Muito bem observado.

Um grande abraço,

Leonardo.

lurhcpgrgd
Veterano
# ago/11
· votar


nossa esse topico e antigo ein

rafael_cpu
Veterano
# ago/11
· votar


Eu aposto numa Vox mais top!

T+

nIgHtWoLf
Veterano
# ago/11
· votar




VictorPiu
Veterano
# ago/11
· votar


nIgHtWoLf

A ideia da "pedaleira" é interessantíssima parabenizo o cara pela visão que teve, lembrei que certa vez pensei em algo parecido só que usando 3 pre-amps e um loop, na época, infelizmente fui o único interessado acho que quem produziria pensou que fosse louco.

Uma coisa que não entendi foi o over depois da dist.

Para o que faz, achei o preço um tanto salgado.

alexromachado
Veterano
# ago/11
· votar


E aí, galera? Saudade dos papos daqui.

Vi a galera "especulando" (rsrsrsrsr...) sobre minha mudança de setup. A verdade é que estou num momento de reavaliações de minhas demandas e recursos oferecidos pelos rigs...

Agradeço os comentários que, com a intenção ou não de seus autores, têm mostrado-se como importantes ideias neste momento.

Abraço, galera!

Jim Marshall
Veterano
# ago/11
· votar


alexromachado

estou num momento de reavaliações de minhas demandas e recursos oferecidos pelos rigs...


Estaria o grande Alex Machado indo para os pedais analógicos?...hehehe

Vi os seus vídeos a respeito da HD500, bem legais como sempre !


Abraço amigo !
See ya!

nIgHtWoLf
Veterano
# ago/11
· votar


Uma coisa que não entendi foi o over depois da dist.
O over ta antes da distorcao

VictorPiu
Veterano
# ago/11
· votar


nIgHtWoLf

eu não vi o vídeo novamente, mas pela foto a dist está entre o over e o comp, lembro que olhei ontem o manual e não vi falando a respeito disso, a menos que esteja explicando no vídeo, acho que a ordem é essa dai

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I