【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
blonski
Veterano
# abr/08
· votar


oi gente alguem de vcs sabe como e a ferramenta para colocar alma no violino ... estou com dois instrumentos que cairam a alma sem muita explicaçao um deles e novo sera que eu compro uma alma nova ou si eu colar ela da diferença no som se alguem tiver respota para minhas perguntas por favor me ajuda
--------------

O que você precisa é do cabo de uma colher e um raio de bicicleta curvado na ponta como aqueles ganchos de madeira que o pastor pega as ovelhas pelo pescoço irmão, aí você prende relativamente justa a alma do violino neste gancho que pode ser um arame firme qualquer.

E com as cordas do violino completamente soltas coloca a alma do violino 3 mm atrás do pé do cavalete em baixo da corda mais fina do violino, a corda "MI".

Na alma do violino, tem os veios da madeira, e estes veios devem ficar orientados na posição dos veios de madeira do tampo, vistos do topo da alma.

Com o cabo da colher você escorrega a alma do violino para cá e para lá até estar totalmente vertical, o que você enxerga pelos efes e bela parte de traz do violino tirando o pino que segura a tailpice que segura as cordas.

A posição da Bridge, (você deve conhecer por cavalete) é com a parte de traz dela, alinhada com o risco de traz do meio dos efes. Use um cartão de visita para fazer este alinhamento, e a alma do violino fica a 2 ou 3 mm atrás desta linha embaixo da corda "MI".

Aí vem questões de preferência de "Tom" do violino, milimetricamente mais para frente ou para traz muda o "Tom" do violino.

Boa Sorte !

micro
Veterano
# abr/08
· votar


falou cara muito obrigado falei mesmo

Khronos
Veterano
# abr/08
· votar


E lá vai alguém rachar o tampo..

Nina Snape
Veterano
# mai/08
· votar


Oi, gente.

Alguém sabe como posso trocar a crina do meu arco?

Nina Snape
Veterano
# mai/08
· votar


Sei que o melhor é um Luthier, mas simplesmente não tem ninguém disponível, então: ou eu fico tocando com um arco que tem no máximo uns 25 fios ou tento trocar.

Nina Snape
Veterano
# mai/08
· votar


AVISO: Preciso de um violino 3/4. Quem tiver e quiser vender me avise. Preferência, se possível, pelo Eagle ( o antigo, com queixeira preta - não-francesa).
Grata.

ananinasnape@yahoo.com.br

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Alguém sabe como posso trocar a crina do meu arco?
Acho que é um puta trabalho pra trocar sozinho, eu mesmo não sei fazer.

Tem um bagulho de soltar o arco na ponta, cortar a crina do tamanho certo, prender direito, abrir a noz do talão etc.

Nina Snape
Veterano
# jun/08
· votar


Certo, Ken.

Valeu... :( Entendi e obrigada. Vou continuar tocando com 25 cordas até encontrar um luthier...

:)

Brigadão.

laurielli
Veterano
# jun/08
· votar


Gente, não sei nada de violino mas botei na minha cabeça que quero aprender a tocar, talvez sozinha. Comprei um Giannino 2 dias atrás, o cara da loja mais ou menos afinou e eu trouxe pra casa. Nem tentei tocar ainda, porque eu ainda não sei nada né, ia dar uma lida na net pra aprender. =P

Hoje comprei um afinador eletrônico e voltei super empolgada pra afinar meu violino e no início tava indo tudo bem, até que descobri que as duas cordas do meio estavam no mesmo tom ¬¬
Fui tentando ajeitar, mas a mais grossa não queria apertar, eu apertava e a tarracha voltava, ai eu apertei mais e o cavalete simplesmente saiu voando! Afrouxei todas as cordas e botei no lugar, mas agora as duas cordas do meio não apertam de jeito nenhum. As tarrachas não ficam no lugar..Preciso de ajuda!!

Primeiro, como eu faço pra afinar? Tipo, sei que o afinador mostra quando tá afinado, mas por ele eu afinei as duas do meio igual! E agora esse outro problema das tarrachas das cordas do meio, o que faço??
Ah, só mais uma coisa...o cavalete não tem as marquinhas das cordas, mas o cara da loja disse que isso se marca com o tempo...é assim mesmo?

obrigadaa

laurielli
Veterano
# jun/08
· votar


Ah! E só mais uma coisa (por enquanto hehe)...como o violino é instrumento de corda ele também fica desafinando no começo né??
Com que frequência devo afiná-lo??

Khronos
Veterano
# jun/08
· votar


laurielli
Lá vamos nós.
Afinação, indo da mais grossa para a mais fina.

Sol, Ré, Lá, Mi.

O problema das cravelhas é o seguinte. Dependendo da temperatura ou da umidade, elas tendem a soltar um pouco. Para prendê-las, é logo depois que você chegar perto da afinação, apertá-las para dentro do buraco. Cuidado para não apertar as cordas demais e com isso, forçar o tampo do violino. De resto, vai com calma que você consegue rs.
Quanto às marcas, na verdade que eu saiba, não precisa ter marca alguma o.o Costuma claro dar uma leve marcada com o tempo, mas não é nada drástico.
E a frequencia de afinação... Sempre que desafinar rsrs não tem um padrão. Cordas novas costumam pedir uma afinação diária, com o tempo você diminui isso.
Acho q é só o.o

Khronos
Veterano
# jun/08
· votar


Eeee um adendo, procure um professor se puder, é mais garantido de aprender =p

laurielli
Veterano
# jun/08
· votar


Consegui afinar direitinho =P
Brigada gente...mas sinto informar que foi um desastre eu tocando, consegui até tocar ''brilha brilha estrelinha'' mas ficou horrível, acho que vou ter que arranjar tempo pra um professor mesmo heehuehu

Vê só, tem que passar o breu no arco toda vez que for tocar?? E tem que limpar o violino pra não ficar com breu, mas não o arco??

Khronos
Veterano
# jun/08
· votar


laurielli
Não toda vez... Passa umas 3 vezes pra cada..2 horas q vc for tocar, mais ou menos. E sim, limpar os dois.. Se não o arco fica meio grudento também.

laurielli
Veterano
# jun/08
· votar


Tá certo, vou ver no que dá...valeu! =)

Chisty
Veterano
# jun/08
· votar


Para o pessoal legal que está começando no violino, não tem professor e já sofreu com o Método Suzuki; aí vai uma sugestão:

Achei neese site um método chamado: Método para Violino Schmoll.
É muito bom ! Bem explicado, com muitos exercícios e tudo mais.
Quem já não se descabelou para descobrir , como "Diabos" se faz uma semínima ou colcheia no violino?
Ou se passa o arco para cima ou para baixo???
Ou que símbolos malucos são aqueles vistos nas partituras?????
pois é ! Esse método tem me ajudado muito e apesar de ser bem básico, é muito claro e de fácil compreenção.
Era isso aí, gente.
Boa sorte e aproveitem, dá para baixar o método todo grátis na boa. Fui.

http://www.4shared.com/file/36400950/55923d70/metodo_para_violino_-_sc hmoll_-__brasil_.html?s=1

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jun/08
· votar


Estou baixando o arquivo no trabalho, Cristina!!!
Qual é o seu email? O meu é wagnergcampos@ig.com.br

Chisty
Veterano
# jun/08
· votar


Fala "violinistaque........." !!!!!!!!


Meu email é :cristinaprteixeira@hotmail.com


Valeu!!! No que eu puder ajudar.....Estamos aí!

Chisty
Veterano
# jun/08
· votar


Tudo beleza gente!
É o seguinte: alguém sabe como eu consigo a partitura da música, tema de uma minissérie americana chamada: Band of Brothes??
A música chama-se: Requiem for a Soldier

http://br.youtube.com/watch?v=pAfhaEoL4hY&feature=related

Para quem não conhece ou não se lembra, de uma olhada no vídeo!
É muito linda e quem sabe, tocá-la no futuro.
Valeu e obrigada.

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jul/08
· votar


Chisty

Vc sumiu do MSN? Tenho uma série de dúvidassobre o método. Estou aprendendo e já estou achando que minha performance nas arcadas melhorou ao exercitar até a lição 7.

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jul/08 · Editado por: ViolinistaQueVeioDoMAr
· votar


Pessoal

Nas semínimas (elas são de 1 tempo) eu devo , como REGRA, passar o arco na 1ª semínima do talão até o meio, e na segunda seminima do meio até a ponta?
Não se pode tocar as duas seminimas no meio do arco (isso seria uma EXCEÇÃO)?

A regra é sempre não interromper a descida do arco, ou a subida conforme for o caso?

Essa dúvida vem me preocupando, pois ainda não tenho tempo pra arranjar umas aulas de violino e já quero adiantar o estudo.

Grato

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


ViolinistaQueVeioDoMAr
Bom, não tem bem essa regra não, de fato.

O que pode ocorrer, já que é um método, é o fato do exercício especificar ser feito só com uma parte do arco (ponta, meio ou talão).

Se não for o caso, então é a "regra geral": 1 arcada para cada nota, a menos que haja alguma ligadura entre as notas. Se houver ligadura, vai ser 1 arcada pra duração da ligadura.

E perceba que conforme o valor de tempo das figuras for diminuindo, menos do arco e mais próximo do meio você vai ter que usar. =P

Bons estudos!

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jul/08 · Editado por: ViolinistaQueVeioDoMAr
· votar


Ken Himura
Obrigado pelas dicas. Então vejamos: Na corda solta LÁ do violino, se houver 4 semínimas em 4 tempos e se for especificado o símbolo "Giù arco" só na 1ª semínima , ou seja, que a primeira seja descendo o arco, o procedimento pode ser assim?
1ª semínima/1ºtempo: arcada descendo só tocando o meio do arco
2ªsemínima/2ºtempo: arcada subindo só tocando o meio do arco
3ª semínima/3ºtempo: arcada descendo só tocando o meio do arco
4ªsemínima/4ºtempo: arcada subindo só tocando o meio do arco

Esse é um dos exercícios de "arcadas" do método Schmoll e queria muito exercitá-los para tocar bem. Mas parece então que não há regra, a não ser que seja especificado na partitura, não é?

Obrigado pela atenção!

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


Isso mesmo!

Ele só vai mandar você descer em todas se especificar com os símbolos, aí você tem que retormar a arcada, mas isso não é muito comum não.

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jul/08 · Editado por: ViolinistaQueVeioDoMAr
· votar


Ken Himura
Acho que descobri:
1) quando houver sinal duplo de talão (ou sinal duplo de"Giù arco"), aí sim, isso indicaria duas notas para baixo, na mesma arcada, em uma execução semi-ligada. Ou seja, no caso da semínima, eu desceria do talão até o meio na 1ª semínima e do meio até o talão na segunda semínima. Não é isso?
2) Agora, no caso da mínima, seria uma descida completa do arco do talão até a ponta na 1ª mínima e aí eu teria que refazer o percurso na 2ªmínima do talão até a ponta? Agora se for especificado o sinal de talão apenas na 1ª mínima, eu desço o arco inteiro, e no 2ºtempo, eu subo com o arco inteiro na 2ª mínima, uma vez que a mínima demanda um tempo inteiro? Se for isso mesmo, eu já tenho um ganho de conhecimento, já que estava há um mês exercitando errado esse método.
3) Além do método Schmoll e Suzuki, vc recomendaria um outro melhor pra violino? (terei aulas particulares só no fim de ano)
4) Desculpe estar te explorando: mas estou numa lição que pede para "solfejar" cantando e depois tocar! O que significa isso? Cantar o LÁ no tom de lá, por exemplo? O que significar solfejar? Cantar a nota correspondente? Isso é realmente importante para decorar o tom das notas?
Por favor responda, obrigado.

Felipe ES
Veterano
# jul/08 · Editado por: Felipe ES
· votar


Boa tarde pessoal. Sou novo no forum e gostaria de que contasse comigo. Tenho o violino a alguns anos todo de forma amadora e agora decidi profisionalizar. Tenho uma dificuldade que para nos violinistas é imperdoavel, sou desafinado!! E ja respondendo a pergunta do Ken é importantissimo solfejar. Sim, solfejar é cantar a nota no seu respectivo tom.
Alguem conhece um exercicio que eu possa fazer para obter resultados???

ViolinistaQueVeioDoMAr
Veterano
# jul/08 · Editado por: ViolinistaQueVeioDoMAr
· votar


Felipe ES
Hoje eu entrei no GOOGLE e pesquisei por "solfejar" e achei um tópico no próprio CIFRACLUB que dá dicas de exercícios de solfejo, além de outros sites.
Pesquise no google e aqui mesmo que vc achará coisas interessantes. Como ainda não cheguei nessa fase, eu não guardei esses links e nomes desses sites.
A propósito, vc vem seguindo qual método de violino? Ou está com tendo aulas de violino com professor e tudo? Vc conhece algum método bom pra comprar na internet para iniciantes?
Boa sorte.

Felipe ES
Veterano
# jul/08
· votar


ViolinistaQueVeioDoMar
Eu tenho o metodo Schmoll. mas ainda nao finalizei........
nao faço aula c/profº mas prentendo fazer futuramente.
nao conheço metodos na internet.......
mas esse Schmoll é muito claro e de facil entendimento, segui-lo ate o fim é um otimo exercicio. Tanto que no grupo de estudo do qual eu faço parte eu indiquei a todos.
boa tarde.

Felipe ES
Veterano
# jul/08
· votar


quem tem a partitura de Willian Tell e outros classicos?????

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


ViolinistaQueVeioDoMAr
1)Isso, na primeira nota do talão até o meio, na próxima do meio até a ponta.

2) Bom, se mandar descer nas duas notas, sim você na primeira nota vai do talão à ponta, depois retoma o talão em cima e desce tudo denovo. Mas se mandar só na primeira, na próxima nota, a arcada vai ser pra cima.

3)Bom, eu fui "alfabetizado" com o Laoreux, e comecei a pegar o Sitt a partir do volume 2, que estuda posições fixas da 2ª até a 5ª. Creio que o Laoreux I e II sejam uma boa pra você. O vol.I ensina e o II revisa tudo o que apareceu no anterior.

Depois de alguns anos de estudo, você tem que pegar um método para estudo de escalas, como o Kross e depois o Flesch. E ao longo desse tempo todo, vai mudando o método de técnica, geralmente é o professor quem escolhe o mais adequado a você, mas existem vários de várias dificuldades, como o Mazas, Kreutzer, Fiorillo, Leonard, Rode, Dont etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo