Beatles

Autor Mensagem
Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tenho certeza absoluta q O Senhor dos Anéis é um trabalho literário muito melhor do que qualquer coisa que Dante tenha produzido.

Guimoloco
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei

concordo em td

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
Me recuso a ler um livro que a serne da questão dele seja um fulano pegar uma coisa...

PUTA Q PARIU, VC NAO ENTENDEU NADA

o cerne da questão nao é o cara pegar uma coisa, é ele SE LIVRAR DELA!

o Anel do Poder é um símbolo do poder absoluto. o cara entra num conflito interior muito grande pra se livrar da Coisa. ele acaba nem conseguindo fazer sozinho.

Guimoloco
Veterano
# jun/05 · Editado por: Guimoloco
· votar


e em senhor dos aneis vc nao tem um saci de duas pernas q arranca uma pra alimentar o outro doido ( eu nem li macunaima, mas m disseram q eh isso), a hist tem mais logiica e eh mais profunda

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


bicho, o Anel do Poder é o mal absoluto. ele é a força corrompedora total. o cara nao quer ficar com o Anel, ele TEM q se livrar dele senão o mundo inteiro cairá em desgraça. mas ele NAO CONSEGUE! é como uma droga, bicho. o mundo inteiro depende da menor das criaturas que tem q lidar com um mal q está além da imaginação dele.

vc NAO LEU o livro. leia, vc será uma pessoa melhor. O Senhor dos Anéis pra mim é um marco da literatura ocidental.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
cara não é isso tudo não...
pra começar voc mesmo so levantou indicios linguisticos que o livro é bom... bem se for por isso shakespeare é melhor que todo mundo, pq o ingles que ele usava era fudido...
Joyce em finnegans wake utiliza 15 linguas, é fato: o livro demorour 35 anos pra ser traduzido, ulisses teve sua primeir versão em lingua não inglesa aqui no Brasil na decada de 60 (quase 40 depois do livro ter sido lançado)
Vamos pra historia: é fraca, os caras que faziam conto neste seculo ja tinham apresentado uma formula pra literatura muito mais moderna...
Sem senhor dos anéis tivesse sido feito no século XIX, ou XVIII, talves até eu falaria: nossa!!!
Mas pega Pedro Paramo, 120 paginas, 6 narradores é uma surra do começo ao fim..

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


puta q pariu bicho, dizer q O Senhor dos Anéis é inglês fraco? porra, leia a versão original.

leia a versão original também de O Silmarillion e dos Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média. o inglês desses dois livros está no nível de Byron.

Mister Master
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
Depois você fala que star wars é coisa de Nerd. hehe.

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
oyce em finnegans wake utiliza 15 linguas

A Terra-média tem mais de 40 idiomas diferentes, e TODOS ELES foram o próprio Tolkien que inventou, com regras linguísticas reais, pq ele era filólogo. isso nao cola.

Vamos pra historia: é fraca

diga pq é fraca.

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


bicho, vc tem conhecimento em relatos de campanha? crônicas antigas? baladas? já leu Beowulf?

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
obrigado pelo cerne..
acontece o seguinte: de qualquer ele tem destruir o anel, certo?
realmente me confundi,nesta parte, porem ele opõem dois mundos, certo? o bem e o mal? mal absoluto... isso é coisa que na boa so em literatura ruim do seculo passado voc encontra, procura mal absoluto em Sentimento do mundo, Festa de familia, dubliness, não vai ter...
a literatura do seculo passado abandonou isso, pq ná pratica não existe...

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
ele era linguista, sabia bem fazer isso..
na verdade cara ocorre o seguinte, se voc sabe bem do livro, voc ja ouviu falar que ele escreveu isso pra fazer um exercicio linguistico mesmo....
a proprio anel é a mesma cois que o Mario de Andrade faz no macunaima..
é semiotica pura...

Guimoloco
Veterano
# jun/05
· votar


nao da pra analisar o senhor dos aneis literariamente, pq eh diferente, eh ai q tah a magica da hist, nunca ninguem alem de tolkien foi capaz de criar um universo completamente imaginario da forma como ele criou, juntando pontos q eram parte da nossa hist popular medieval. o cara conseguiu criar uma hist q nao apenas eh criativa por envolver td um cenario medieval, como tb por estar ligada a realidade da epoca de tolkien. o anel, q no livro controla e destroi o seu dono, seria a maquina, a industria q desde o sec XIX, provocou a desigualdade economica e guerras como a 1ª e a 2ª guerras mundiais. soh quero ver se tem outro no mundo q tenha feito algo q chega perto disso td

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Guimoloco
na boa de cada pagina do macuniama voc escreve 1 senhor dos anéis...

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
isso é coisa que na boa so em literatura ruim do seculo passado voc encontra

Bicho, vc sabe qual é a proposta de O Senhor dos Anéis?

O SENHOR DOS ANÉIS É UM RELATO, cara! Nao tem essa de moral nao. É um relato da campanha contra Sauron, escrito pelos hobbits pelo ponto de vista DELES. Não é um livro de moral, é uma FONTE HISTORICA da Terra-média.

O título original do livro é "O LIVRO VERMELHO DO MARCO OCIDENTAL". É um relato escrito muito tempo depois da campanha contra Sauron, coletado com as memórias dos que sobreviveram. É tipo um livro de memórias.

Vc já leu, sei lá, os livros de Crônicas das Biblia? As crônicas dos reis da França? Os reis antigos tinham cronistas, que contavam a história dos seus feitos em livros de crônicas q eram arquivados nos arquivos do reino.

A IDÉIA DO LIVRO É ESSA! Note que no final há uma série de genealogias e uma linha cronológica explicando o que acontece com cada personagem, e a história dos reinos, desde o principio até o final.

Vc já leu a Balada de Beowulf? Aquele do monstro Grendel? É ISSO CARA! Esse é um poema antigo escrito em inglês arcaico, que conta a saga de um guerreiro que tem que matar um monstro. O Senhor dos Anéis é como esse texto. É como El Cid. É tao dificil entender isso?

Urubu Rei
Veterano
# jun/05 · Editado por: Urubu Rei
· votar


Tolkien NAO ESCREVEU o Senhor dos Anéis como um livro de pensamentos, filosofia ou algo de profunda moral. Ele escreveu como um livro de crônicas. A cronica escrita pelo vencedor.

Nao tem analogia com nada no mundo real. É um relato q se sustenta por si só. Só o fato dele ter feito um MUNDO inteiro que sustenta a história já é um atestado da genialidade do cara.

Bicho, eu conheço toda a obra de Tolkien e conheço praticamente tudo sobre Aman, Numenor e a Terra-média. Afirmo com certeza: NAO EXISTE NADA Q NAO ENCAIXE! O trabalho para criar toda uma mitologia pra sustentar uma história é assombroso, cara. A Terra-média de Tolkien é mais complicada do q toda a mitologia grega.

Guimoloco
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside

nem

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


dizer q Tolkien é inglês fraco foi a maior babaquice q já vi nesse fórum. nunca esperava q partisse de vc.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Mas o filme não segue fielmente o livro. Nem poderia seguir, pois cinema é cinema, mesmo o filme sendo baseado numa obra literária. O monolito negro para Kubrick(pelo menos assim eu entendi) é a metáfora para a sabedoria que o homem sempre procura, para a inquietação do homem em relação à sua origem e ao seu destino, é quando o homem descobre o fruto da sabedoria e toma consciência de si. Quando o hominídeo está diante dele, olha para ele e neste olhar se percebe a busca do homem pela sua origem. O monolito negro é como se fosse ali a arvore do bem e do mal. E a partir deste momento que o hominídeo tem contato com o monolito ele passa a ter consciência sobre o bem e o mal. Esta consciência é exemplificada quando o hominídeo batendo o osso, descobre que aquilo ali pode ser uma arma. E passam várias cenas de animais sendo abatidos, a guerra entre grupos de hominídeos, ou seja, a partir daí o homem toma consciência de si e de tudo que o rodeia, passa a querer dominar o mundo ao seu redor. Realmente, um filme intrigante, do início ao fim, sem falar na música magistral.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
cara se é um relato é pp narra alguma coisa certo? ou seja é uma estoria, de alguem e de algo, historia esta que fala de fatos, e estes (aproveitando o trocadilho) falam por si só

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


nego comparar essa bosta de 2001 com o trabalho genial de Tolkien em o Senhor dos Anéis. é pra rir mesmo.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


filosofo grego
concordo com sua visão, porem na pratica do filme e do livro o que eu disse esta certo... porem metaforicamente voc consegue estender pra este campo, que além de mais belo é mais profundo..

John Elf
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
Kra, vc tah falando besteira... O Senhor Dos Anéis tem um puta fundo psicológico, contando a história de um personagem q tem q escolher entre ter todo o poder em suas mãos ou fazer oq eh certo destruindo o Anel e salvando o mundo, por assim dizer...
Além disso eh um paralelo mto bem feito sobre o nosso próprio mundo, onde todos são corrompidos pelo poder. Tem mto por trás da história... Pelo menos pesquise um pouco antes de sair falando merda... O livro não eh CLÁSSICO DA LITERATURA a toa não...
Sobre 2001, existe mto de O Senhor Dos Anéis nesse filme...

Guimoloco
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei

eu acredito na possibilidade de ter relação com essa coisa da industria e da guerra mundial pq td obra eh resultado de um pensamento q o cara teve, e o q passa na cabeça de uma pessoa eh resultado daquilo q ela viveu. o tolkien lutou na 1ª guerra e viveu na epoca justamente da guerra fria. eu não axo dificil q ele tenha pensado em fazer uma critica a realidade q ele vivia, pra mim o q importa foi o modo q ele fez isso, q comprova genialidade do cara, e eh disso q vc tah falando.

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
cara se é um relato é pp narra alguma coisa certo? ou seja é uma estoria, de alguem e de algo, historia esta que fala de fatos, e estes (aproveitando o trocadilho) falam por si só

Sim, e?

Vc queria o quê? Que numa crônica da campanha contra a Terra Negra, os caras ficassem procurando pontos bons em Sauron?

Ficassem analisando pontos positivos em Sauron? Pra nao fazer ele parecer tao mau?

Bicho, Sauron NEM APARECE NO LIVRO INTEIRO! Sabe pq? Pq NENHUM dos relatantes teve contato direto com ele (a nao ser através do palantir, mas foi muito rapido e só 3 frases).

Vc queria que o Senhor dos Anéis nao fosse tão maniqueísta, é isso?

CARA VC SABE O Q EH UMA CRONICA ANTIGA? É um relato histórico! A história é escrita pelos vencedores. É EXATAMENTE ASSIM Q FUNCIONA NO SENHOR DOS ANEIS.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
cara não fala assim, 2001 é melhor, cara.... nem quem é linguista aguenta o tolkien...
de boa cara todo mundo pedia a deus pra não cair com a mulher que traduziu o senhor dos anéis,pq ela poderia dar um semestre sobre ele...

John Elf
Veterano
# jun/05
· votar


timeisonmyside
E a obra q vc disse q tem 15 línguas e o kralho a 4 não eh NADA perto das 40 línguas CRIADAS por Tolkien para O Senhor Dos Anéis.

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


Guimoloco

Cara, o proprio Tolkien diz no prefácio (página XIV, to com o livro aqui) que o livro nao tem ABSOLUTAMENTE NENHUMA PRETENSAO de lidar com eventos do mundo real. Ele diz: "o livro nao é nem alegórico nem se refere a fatos contemporâneos (...) e pouco ou nada foi modificado pela guerra q comecou em 1939 ou suas sequelas".

A história se passa na Terra-média, e é lá q as coisas aconteceram. Nao existem analogias. PAREM DE LER O SENHOR DOS ANEIS QUERENDO ENCONTRAR ANALOGIAS COM O MUNDO REAL, ELAS NAO EXISTEM!

John Elf
O Senhor Dos Anéis tem um puta fundo psicológico, contando a história de um personagem q tem q escolher entre ter todo o poder em suas mãos ou fazer oq eh certo destruindo o Anel e salvando o mundo, por assim dizer...

O pior é que ele SABE q nao pode ter o poder absoluto, e mesmo assim é seduzido pelo mal do Anel. O ANEL É UMA DROGA PESADA QUE ENVENENA A ALMA, analisar o Frodo durante o livro todo é ver um cara sendo corrompido por uma cocaína pesadíssima.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


Urubu Rei
Cara veja o que voc ta me falando:
enquanto os grandes escritores brasileiros, franceses, ingleses etc.. se preocupavam em dar utilizar das descobertas da filosofia, psicanalise etc deste século pra ver se davam conta de mostrar uma nova proposta de arte e sociedade o cara fazia isso que voc disse: uma cronica escrita pelos vencedores!!
cara nos seus proprios argumentos voc já mostro que o livro é fraco,..

John Elf
Veterano
# jun/05
· votar


Guimoloco
Realmente teve muito disso q vc falou em O Senhor Dos Anéis.

timeisonmyside
Vc pode não gostar desse livro, mas Tolkien foi perfeito dentro da proposta dele: fazer uma crônica sobre uma guerra, q o Urubu já explicou, criar um mundo com todas as suas raças, cultura, geografia, etc, coisa q ele fez magestralmente, fazer uma crítica à sociedade em q ele vivia, coisa q ele tbém fez mto bem.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Beatles