Por que no Brasil algumas bandas estrangeiras o pessoal conhece só uma música?

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Wade
· votar


Pode espernear, chorar, bater o pé no chão, odiar, não ser fã e o escambau.

Mas os Beatles foram a maior banda da história da música moderna. Ponto final.

Eu queria que não fosse. Queria que uma banda que eu gosto tivesse sido. Mas não foi. Foram eles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
Acredite, John Lennon sozinho, mudou mais o mundo do que 50 exércitos e 50 Governantes de nações.
Eu não iria tão longe... Mas que é por aí, é....
Abç

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
E é uma baita obra de critica social e política, sem ser panfletária.

Então... é disso que eu estou falando!

nota: esse tópico desandou por completo... mas até que tá interessante.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


Essa discussão sobre a importância musical e cultural que os Beatles injetaram na sociedade chega a ser "desnecessária", digamos. Serve de certa forma apenas para esclarecer alguns detalhes e reforçar outros mais óbvios.

Uma comparação beeeem rasa, bem superficial. Minha mãe não entende nada de rock, mas conhece os Beatles. Se eu falar do Led Zeppelin ou do Jimi Hendrix, ela já não vai saber bulhufas a respeito de ambos.

Pronto, Beatles é isso.

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


renatocaster

"Uma comparação beeeem rasa, bem superficial. Minha mãe não entende nada de rock, mas conhece os Beatles. Se eu falar do Led Zeppelin ou do Jimi Hendrix, ela já não vai saber bulhufas a respeito de ambos.

Pronto, Beatles é isso."


Em poucas palavras resumiu o "conceito" Beatles brilhantemente!

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


Existem pessoas que não conhecem nenhuma outra banda de Rock, mas conhecem Beatles.

E qualquer um que conheça pelo menos 2 bandas de Rock, uma delas é Beatles.

Comprovado pelo instituto Datafoda-se.

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


renatocaster
Olhando dessa forma, culturalmente falando, alguns nomes escreveram de fato seu nome na história.

Pergunte pra alguem que escuta pagode desde que nasceu, se ja ouviu falar de Van Halen, ou de Steve Ray Vaughan. Com certeza sim. Mas o mesmo talvez nunca ouviu falar de BB King talvez nem de Clapton. De Elvis até marciano já ouviu falar.

O aspecto cultural influencia na sociedade. Bon Jovi, U2, John Lennon, Elton John, Beatles, Rolling Stones, Led, Queen, Raul Seixas, Legiao Urbana, é inegavel que influenciaram epocas e gerações, culturalmente. Nao musicalmente nem tecnicamente. Nao vejo bandas tocando nenhum desses estilos, e nem nasceram por causa deles.

Uns rarissimos individuos infleunciaram alguma coisa tecnicamente, porem, absolutamente nada culturalmente. Por exemplo, o Larry graham inventou o slap, tecnica que usamos no baixo, e até na guitarra. Quem conhece o Larry?
Poucos baixistas. O resto nem sabe que palavrão é esse. Mas 90% dos baixistas fazem slap. Eles tocam por causa que o larry é um grande nome no mundo musical desde a decada de 60? De jeito algum. Tocamos slap porque a tecnica é maravilhosa. Isso é influencia tecnica.

Quem hoje toca legiao ou raul ou guns, toca por causa da tecnica na guitarra? Ninguem.
Toca porque é praticamente inconcebivel que alguem coloque um violão ou guitarra no colo que nao saiba nem sequer tirar um riff deles.
Isso é influencia cultural.

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Buja

Pessoas que não acompanham rock, blues e similares dificilmente conhecem SRV. É um ilustre desconhecido pra maioria do povão. Vai em uma obra e pergunta um peão quem é SRV e ninguém vai saber nem se isso é gente, empresa, equipamento...hahahah!

O que o pessoal diz de influência técnica não se restringe à técnica de instrumentos, mas todo o aspecto de som e promoção de uma banda e seu entorno. Por exemplo, como já foi apontado, Beatles inovou e melhorou diversas maneiras de se gravar em estúdio (e isso é uma influência técnica para novas gerações).

E pra mim parece óbvio que nomes como Elton John, Beatles, Stones, Queen, Legião e os demais citados por você exerceram sim influência musical. Pra mim isso é um óbvio ululante.

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


individuos infleunciaram alguma coisa tecnicamente, porem, absolutamente nada culturalmente.

Sempre lembro do Frank Gambale, o cara é sempre creditado como quem popularizou o sweep picking, mas como guitarrista... um guitarrista de jazz qualquer coisa.
Quase um Michael Angelo Batio do jazz.

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


Pergunte pra alguem que escuta pagode desde que nasceu, se ja ouviu falar de Van Halen, ou de Steve Ray Vaughan. Com certeza sim. Mas o mesmo talvez nunca ouviu falar de BB King talvez nem de Clapton.

SRV só guitarrista conhece, Van Halen é quase isso tbm.
Mais facil conhecer o Clapton, sempre tem uma rádio tocando Tears In Heaven ou Layla...

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Xeper
SRV só guitarrista conhece, Van Halen é quase isso tbm.
Mais facil conhecer o Clapton, sempre tem uma rádio tocando Tears In Heaven ou Layla...


Com certeza. Dos citados o Clapton deve ser o único que uma parte do povão sabe quem é.

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


Xeper
makumbator

Podicrê... O Clapton tem umas baladinhas mela cueca, trilha de motel, que toca até na Malhação.....kkkkk

Os fãs de Clapton ficam brabos, mas sejamos honestos, tem uns 4 ou 5 álbuns dele que são uma merda de dar dó.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


Buja

Pergunte pra alguem que escuta pagode desde que nasceu, se ja ouviu falar de Van Halen, ou de Steve Ray Vaughan. Com certeza sim. Mas o mesmo talvez nunca ouviu falar de BB King talvez nem de Clapton. De Elvis até marciano já ouviu falar.

Van Halen só quem é roqueiro que conhece, e SRV, putz....é um nicho mais específico ainda.

Clapton como já disseram emplacou alguns hits mais pop na MTV, rádios, etc...Então a chance de mais pessoas conhecerem mesmo sem gostar é grande. Sobre BB King, bom...basta alguém já ter ouvido aquela música do Claudio Zoli que diz:

"...na madrugada, vitrola rolando um blues, tocando BB King sem parar..."

Pronto, já ouviu falar de BB King! Mas se alguém entender a frase "tocando BB King sem parar" como "trocando de biquíni sem parar", aí já era. Não vai conhecer mesmo, hehehehe!

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


Os fãs de Clapton ficam brabos, mas sejamos honestos, tem uns 4 ou 5 álbuns dele que são uma merda de dar dó.

Bom, pelo tempo de carreira do tio é até normal ter uns albuns merdas.
Se o SRV não tivesse morrido novo, talvez ele tivesse sua chance de lançar uns albuns de trilha de motel e deixar de ser o Malmsteen do blues...

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Xeper

"Bom, pelo tempo de carreira do tio é até normal ter uns albuns merdas."

Claro, claro... não sou radical, do tipo vamos queimar o Clapton.

Mas, teve uma fase dele, braba, tomando heroína até no café da manhã, morte de filho, amor da vida dele (Pattie Boyd, vulgo Layla) só o pó da rabiola.......o cara surtou... 24 hs por dia bêbado e mais 24 chapado de herô, ficou gordo e meio "sertanejo"......foi foda!....kkkkkk

Depois se redimiu, voltando ao blues no Riding with the King!

Obs: Eu escrevo umas paradas depois me arrependo....os fãs do E.C virão me fuzilar... os caras são meio "corinthianos"!

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# jun/16
· votar


O meu tópico rendeu discussões interessantes, gostei rsrs

Ramsay
Veterano
# jun/16
· votar


os Beatles foram a maior banda da história da música moderna

Wade
Assino embaixo, os Beatles são como Pelé, ou seja, nunca haverá nada igual e tão bom como eles foram no século passado e acredito que nem neste século 21 haverá alguma banda ou algum jogador de futebol que se equipare, simples assim...

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
Da capa dos álbuns, as composições, as técnicas de gravação, práticas de studio os arranjos e etc, tudo foi diferente com os Beatles.

Mas isso não é nada cultural no meu conceito. Ou o Ruppert Neve, RCA, Telefunken, e o Akio Morita é tão importante quanto eles culturalmente, já que de certa forma mudaram algo ao longo do caminho na forma de gravar, captar e/ou ouvir música. Penso que uma influência cultural precise mudar algo na sociedade, como por exemplo o teatro fez com diversos mau hábitos, no período da revolução iluminista.

renatocaster
Minha mãe não entende nada de rock, mas conhece os Beatles. Se eu falar do Led Zeppelin ou do Jimi Hendrix, ela já não vai saber bulhufas a respeito de ambos.

Toca Europe, G'n'R pra ela... Se pegar os nomes, pode ser que não mas ao ouvir com toda certeza sim... Novamente isso é fama, nosso metal farofa é cheio de bandas com hit's, mas isso não mudou nada nos valores da sociedade.

Wade
Buja
makumbator
pra mim parece óbvio que nomes como Elton John, Beatles, Stones, Queen, Legião e os demais citados por você exerceram sim influência musical. Pra mim isso é um óbvio ululante.

Também aceito que foram influentes, mas não na sociedade. Foram conhecidos e populares... Praticamente inventaram o jeito de gravar em multicanal, os efeitos especiais usados, uso de sampler, reverse sampler, arranjos vocais, modo de tocar bateria, como em fazer e tocar show ao vivo... Arte em capas, encartes. Mas isso não mudou a sociedade, a sociedade continuaria sem eles.

Não consegui tempo de analisar completamente as letras (harmonia e melodia não "dizem direto" como palavras, apenas sensações que são subjetivas), mas até onde sei falavam muito de amor, saudade, last chance, ter de deixar pra trás. Ok, isso o blues fez 30 anos antes...

Pode ser falta de aptidão com o subjetivismo necessário, para interpretar um sentido em Come together, que é a que melhor conheço deles. Mas pelo que vejo, eles não ficaram tanto afrente do Sinatra - nem em fama (talvez entre as "novinhas"), nem em qualidade vocal e letra.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Também aceito que foram influentes, mas não na sociedade.

Foram importantes musicalmente e alguns deles (como os Beatles) também bastante relevantes para a sociedade, de um ponto de vista cultural mais amplo, como fenômeno que marca e altera uma época.

Ruppert Neve, RCA, Telefunken, e o Akio Morita é tão importante quanto eles culturalmente

Tem obviamente seu valor, mas não são tão relevantes culturalmente quanto Beatles. Como comparar a influência que os Beatles tiveram no mundo com Ruppert Neve? Não dá nem pra saída (com todo o respeito ao Ruppert). Beatles influenciaram a música, TV, moda, costumes, marketing, marcaram toda uma geração de jovens, deram visibilidade no mainstream do ocidente para valores orientais quando se voltaram para a cultura da Índia, se posicionaram politicamente sobre guerras e pacifismo, etc... é muita coisa pra citar.

mas até onde sei falavam muito de amor, saudade, last chance, ter de deixar pra trás. Ok, isso o blues fez 30 anos antes...

E o homem de Cro-Magnon retratava isso em pinturas rupestres há uns 40 mil anos. Não há novidade nisso desde que o mundo é mundo. O lance não é sobre ser tudo novo

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator

Como dizia minha professora de literatura, "só é arte se chocar".
Parti desse conceito para classificar eles, mas entendi que meu peso de medida é outro, e diga-se bem seletivo rs

A questão maior que vejo é que até agora não encontrei muito sobre os posicionamentos políticos (pode estar implícito nas letras que ainda não vi, ou foi algo oral, em que eles deram uma de Tico Santa Cruz, da sua época, botando a boca no trombone sobre política...

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


mas entendi que meu peso de medida é outro, e diga-se bem seletivo

MIGA PFV... SEJA MENAS

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Eu percebo a influência direta dos Beatles em muitas músicas do pop nacional, na MPB. É fácil perceber isso ouvindo Lulu Santos, Beto Guedes, Belchior, 14 Bis, Raul Seixas, Flávio Venturini, O Terço, e tantas outras. A estrutura das músicas, os arranjos evidenciam isso.

Agora, indo pra terra da rainha, quem fez primeiro?

Reparem os trechos que selecionei:

Hush - Deep Purple (trecho)
https://youtu.be/W1PNvopXjbg?t=4m12s

A Day In The Life - The Beatles (trecho)
https://youtu.be/53Dh-I0_m5Y?t=2m49s

Eu sei de outras que usam a mesma frase, mas não me recordo agora.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Xeper

"Coé?" Posso nem falar bonito ? :P

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

A Day in The Life é do Sgt Peppers, que saiu em fevereiro de 1967.

Hush é do Shades of DP, que foi lançado em setembro de 1968 (ou seja, 1 ano e Meio depois e com o Sgt Peppers estourado nas paradas). Mas eu nunca achei que isto fosse um plágio, acho, que é uma citação proposital, uma referência direta a canção dos Beatles.

E sabe, porque acho isso? Porque o "na nanana nana na nana na" de Hush é diferente a canção toda e só no final eles fazem igual a Day in The Life.

renatocaster
Moderador
# jun/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Ismah

Toca Europe, G'n'R pra ela... Se pegar os nomes, pode ser que não mas ao ouvir com toda certeza sim...

Não vai não. Ela até pode se familiarizar ouvindo uma melodia (The Final Countdown, talvez?), mas ela não vai conseguir associar à canção ao artista, e é disso que estamos falando. Acho que vc não entendeu.

Mais um exemplo: Se tocar Let It Be, ela vai saber que é Beatles. Não vai saber o nome da música, mas vai associar aos Beatles. A reação dela seria do tipo: "Renato, gosto dessa música. É daquele grupo dos Beatles (pronunciando o nome errado, rsrs), não é?"

Se tocar "Patience", do Guns: "Renato, essa música é legal. Quem canta?"

É isso.

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
Como dizia minha professora de literatura, "só é arte se chocar".
Parti desse conceito para classificar eles, mas entendi que meu peso de medida é outro, e diga-se bem seletivo rs

A questão maior que vejo é que até agora não encontrei muito sobre os posicionamentos políticos (pode estar implícito nas letras que ainda não vi, ou foi algo oral, em que eles deram uma de Tico Santa Cruz, da sua época, botando a boca no trombone sobre política...


Se os Beatles tivessem sido mais explícitos sobre suas opiniões políticas, soariam muito mais datados hoje em dia. Até mesmo artistas super talentosos caem nessa armadilha, como a Joan Baez: as músicas dela que não falam de política (ou falam mais veladamente) são bem mais palatáveis do que aquelas mais panfletárias.

Tô até com medo, porque você tá a um passo de dizer que Tico Santa Cruz é melhor que Beatles (quando todo mundo sabe que a única banda brasileira que se compara aos Beatles é o Molejo). Ou sei lá, de repente você acha que o futuro da música brasileira é o Nando Moura.

Sobre o "só é arte se chocar"... sério mesmo, cara. Isso parece papo de quem cresceu na Factory! Hoje em dia faz mais sentido perguntar se a arte ainda é capaz de chocar alguém. Aliás, a arte feita apenas para chocar frequentemente deixa de ser arte justamente por isso. Vira "exploitation". Teu "peso e medida" não é seletivo: é equivocado. Vai englobar muita coisa que decididamente não é arte, e deixar de fora muita coisa que é arte da mais alta qualidade.

E francamente, se os Beatles não são influentes, quem diabos é?

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster
BrotherCrow

O Ismah tá querendo empurrar o Europe goela abaixo, como "quase tão importante quanto os Beatles"....kkkkkk

Dá um tempo Ismah.... o Europe tava mais prá isso aqui óoo...kkkkkkkk




renatocaster
Moderador
# jun/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

O Ismah tá querendo empurrar o Europe goela abaixo, como "quase tão importante quanto os Beatles"....kkkkkk

Musicalmente eu gosto muito mais do Europe do que dos Beatles. Mas não é o que estamos discutindo aqui. Eu não gosto dos Beatles, mas não é por isso que eu vou deixar de reconhecer (ou diminuir) a sua importância.

Musicalmente eu não suporto Beatles, não me desce de jeito nenhum. Já tentei gostar, mas não adianta, não rola. Mas os caras foram bons, acertaram em quase tudo o que tentaram. A banda virou um mito, e merecidamente. Independente do meu gosto.

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


quando todo mundo sabe que a única banda brasileira que se compara aos Beatles é o Molejo

Lacrou a discussão, podem partir para o proximo assunto.

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Lelo Mig

Também não achei que fosse plágio, e acho que foi proposital. Raul Seixas também usou o mesmo trecho, muito tempo depois. Só quis destacar a influência sobe outras bandas. Compus uma música que em determinado momento faltou implorar por esta frase também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que no Brasil algumas bandas estrangeiras o pessoal conhece só uma música?