Por que no Brasil algumas bandas estrangeiras o pessoal conhece só uma música?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Lelo Mig
Tu tá velho prás estas baitolagens

Putz... Jogou terra em cima e bateu com a pá rsrsrsrs

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


makumbator

Também não consigo gostar da banda Kiss.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


Lelo Mig

Cara, tem até uma ou outra coisa que eu curto. Mas no geral, mesmo bandas "consagradas" como Kiss, Poison, Motley Crue, Skid Row, Extreme e etc, eu acho uma merda e sem relevância alguma no rock. Tanto é que a maioria não faz a miníma diferença ter existido ou não.

Vc achar uma merda é um aspecto inquestionável, pois vai do gosto de cada um (que é pessoal e intransferível, hehehe), então não há o que discutir sobre isso. Agora, sobre não ter (ou não terem tido) relevância nenhuma no rock, aí eu discordo.

Cada uma dessas bandas aí tem pelo menos um grande hit que ecoou pelos quatro cantos do planeta. Além disso, já tocaram em festivais de rock gigantescos, fizeram turnês gigantescas, ou seja, em qualquer continente que vc pergunte sobre essas bandas com certeza vai ter gente que pelo menos conhece. Marcaram uma geração, e isso é relevante, tem importância sim.

Agora, eu posso dizer que elas não tem/tiveram a MESMA relevância de um Led Zeppelin, Deep Purple, Rolling Stones, AC/DC, etc, nisso eu concordo. Porque não tem mesmo.

Vou dar um exemplo meu: Eu acho o Linkin Park e Slipknot duas belas merdas, mas nem por isso eu acho que eles não foram, não são, e nem serão relevantes para a história do rock.

Eu considero que cada geração teve (e tem) sua leva de bandas relevantes, outras mais, outras menos...Que nem o grunge, um estilo do rock que sobreviveu apenas meia década. Mas marcou, qualquer roqueiro sabe o que é ou o que foi o grunge, as principais bandas do estilo...enfim, virou uma referência (se foi boa ou ruim, não entro no mérito). Assim como foi o Glam Metal farofão.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


Lelo Mig

E vê se para de falar mal do meu glam metal viadão poser que se não eu te suspendo! :P

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


renatocaster

E pelo menos o Kiss é com certeza uma banda bastante importante para a história do rock. Mesmo que eu nunca tenha realmente gostado de uma música sequer deles admito sua relevância.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Lelo Mig

Eu disse "aqui no Brasil", pois são as pessoas as quais convivo, e sei que muitas não conhecem, mas acredito no que você disse que em outros países o pessoal também não conhece, no caso do Eagles, vejo que nos vídeos têm mais acessos o Hotel California com comentários do mundo inteiro, mas nas outras músicas tem pouca exibição, e a maioria dos comentários são pessoas dos USA, isso não acontece somente aqui como você disse.
De qualquer forma vou evitar essa expressão, mas não a utilizei nesse sentido que você disse.

Julia Hardy
Veterano
# jun/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Acho que a discussão passou para bandas que sao relevantes ou nao para a historia da musica. Numa boa, como mensurar isso?

Cinderella, Bon Jovi, Kiss, Poison, etc, sao irrelevantes. Mas, podemos estender essa afirmação pra bandas como Duran Duran(new romantic? Pfff), New Order(clássico de baladas lgbt), The Smiths(idem) e U2. Afinal, o que essas bandas legaram de bom para a humanidade que as colocam acima do resto? Só queria entender o raciocínio por trás disso.

Será o mesmo que coloca uma tranqueira como Scum (aquela bobagem do Napalm Death )acima de uma obra como Keeper of the Seven Keys? Ou que coloca o tal do Stone Roses acima do Nelson (lembram disso?)?
U2 acima de Iron Maiden? de Van Halen? Dead Kennedys acima de Van Halen?

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
De boa, não existe nada mais ridículo no Rock do que esta safra.

Eu vou na do renatocaster, no meu ponto de vista técnico, boa parte dessas bandas, trouxeram a banda como atração, não mais a música - se isso foi bom já não sei. Comercialmente, bandas como o Cinderella são exemplos de como tocar seu negócio, pois sobreviveram a todos os percalços e a saída do rock do mainstream, coisas que os dinossauros, não perceberam. Acho que foi ali que se teve os primeiros passos para a música como produto, não mais como arte.

mesmo bandas "consagradas" como Kiss, Poison, Motley Crue, Skid Row, Extreme e etc, eu acho uma merda e sem relevância alguma no rock. Tanto é que a maioria não faz a miníma diferença ter existido ou não.

Bandas de glitter metal (rá! esse tu não citou ainda) trouxeram novas formas de tocar, dizendo que não foram relevantes, tu apaga da história caras como o Van Halen, que mudaram a forma de ser (inventou a super strato) e de tocar guitarra. Tudo que foi digital, se desenvolveu nesse período, e hoje não dá para ficar sem efeitos digitais, pois são práticos.

Acho que os 80 foram muito melhor representados pelas bandas pop, punk, alternativos e New Wave. Smiths, The Cure, The Police, Talking Heads, The Clash...

Pera lá, isso são bandas 70's

Hair Metal é nada... o que uma banda como Cinderella fez pelo rock?

Como disse, é uma das bandas mais bem sucedidas do rock. Isso já é um mérito.

Mas como eles o Pink Floyd também não inovou, ao menos nada que conheça deles tenha algo extraordinário. São orquestrações com a guitarra, fim. Nem por isso seja uma puta banda.

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator
Julia Hardy
Ismah
renatocaster

Vamos lá... tentando deixar de lado o subjetivo "gosto vs não gosto".

Quando digo que estas bandas não têm relevância alguma para o rock, é no sentido de que não há um álbum de nenhuma destas bandas que seja significativo.

Ismah, fala em "bem sucedido", bem sucedido o Tiririca também é...

Exceção feita ao Van Halen (que não gosto), o resto, nada mudou na música... nem o Kiss.

makumba, o Kiss pode até ter influenciado no visual, postura de palco, teatralidade, mas musicalmente, não conheço uma só banda que se diga influenciada musicalmente pelo Kiss. Uma banda histórica, nascida em 73, com dezenas de álbuns e possui apenas UM (Detroit Rock City) com alguma importância. O resto, possui um e outro Hit, nada mais. Eles até adquiriram respeito, mas não influenciaram ninguém.

Os anos 80 são de uma irrelevância assustadora, e digo isso com tristeza, porque é aminha década de principal atividade como músico. Bandas "não tão bem sucedidas", para seguir a linha de raciocínio do Ismah, como Venon, Morbid Angel, HellHammer, têm muito mais influência que estas bandas da MTV.

Os anos 90, Guns & Roses (final dos 80) e o Nirvana, entre outros, são muito mais importantes musicalmente do que qualquer álbum solo do Ozzy Osbourne e seus shredders na guitarra.

Quando falo em "relevância", falo principalmente em influenciar. Quando uma banda ou álbum influenciam eles deixam um legado, algo que passa, que uma banda nova continua a levar, como uma tradição.

Então, na boa, qual banda no planeta diz, "somos influenciados pelo Cinderella? pelo Ratt? e mesmo, musicalmente, pelo Poison?

No final dos 70, início dos 80 o "NWOBM", mesmo Iron e Saxon" não era mainstream. E abaixo deles, havia um universo totalmente underground, de onde emergiu o Venon.

At War With Satan, por exemplo, mudou todo o rock que viria a ser feito nos Países nórdicos e do leste europeu nas próximas décadas.

O Scorpions, "Roupa Nova Alemão", por exemplo, sucesso absoluto e estrondoso no Brasil influenciou quem mesmo?

Não estou falando do que gosto...

É isso aí......abraços!

Julia Hardy
Veterano
# jun/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Kiss e Ozzy não fizeram sucesso e não influenciaram ninguém. Ninguém os cita como influência. Quanta groselha.

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


Porque muita gente é fã de música, não fã de banda.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Assunto complexo, mas acho que o viés está equivocado.

É assim no mundo todo. No UK, no USA, na Europa Continental, no Japão, enfim, no mundo todo, está cheio de gente conhecido por uma música só.

Só pra ficar em termos de "Bananaland", quem mais conhece alguma música do Chico César que não "Mama África" (nem sei se o nome é esse, rsrs)?

_____________

Eu detesto Kiss. Acho uma banda bizonha, pra não dizer outra coisa: não consigo gostar de nada nela, nem as músicas, nem a aura, nem a estética, nada. Detesto Hair/Glam/Barbie Metal, no geral. Aliás, os anos 80 tem muito lixo (também não é exclusividade dos 80, diga-se a realidade...).

Também não sou o maior dos fãs de Pink Floyd (gosto do TDSOTM), mas adoro o timbre e a sonoridade deles (acho que as guitarras são únicas). Da mesma forma o Queen: gosto dos vocais e da guitarra, mas detesto a estética da banda.

Também gosto de U2, mas não me considero grandemente influenciado por eles.

Porém dizer que Kiss, Pink Floyd, Queen ou U2 por exemplo não influenciaram o rock (E a música pop) é errado. Influenciaram e muito: mudaram tudo o que veio depois e marcaram uma era. Para o bem ou para o mal.

Outras, como Bon Jovi (não gosto da maioria dos sons) e Skid Row (adoro as letras - que não são deles, aliás - , gosto da maioria do sons e acho uma powta banda phudida) também influenciaram inegavelmente, embora em menor escala.

Os anos 80 não são nada irrelevantes, em minha opinião. Só que eu entendo como uma década de "passagem": acolheu as loucuras inovadoras dos anos 70, tais como o NWOBHM, o Punk, o Heavy, o Thrash, o Funk, a Disco, o Rap, o Pop, o Indie, etc., desenvolveu e arraigou, misturou tudo num cadinho só, meteu uma pitada de nonsense e de medo do fim do mundo e entregou tudo isso ao final da década, para os anos 90.

Sem os 80 o som dos anos 90 (a última década de ouro da música popular) não teriam existido.

Abçs

renatocaster
Moderador
# jun/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Até iria fazer mais algumas considerações sobre o glam metal e o hard rock anos 80, mas existe a chance de ficarmos falando só disso e desvirtuar o tópico. Deixemos para a próxima.

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


Eu nao acho que uma banda específica tenha influenciado outra. Isso é dizer que uma pedrinha na panela de pressão influencia o feijão todo.
Pra mim um estilo influenciou o outro.
Metal extremo, e essas vomitancias todas de hoje existia sem o Heavy Metal, e suas polemicas infinitas variações?
E o Heavy metal existiria sem o rock a la elvis presley? E existiria hendrix sem blues? E blues viria de onde? De uma vitrola arramada em um meteorito que orbitava Jupiter?

Pra mim nao tem essa de "uma" banda que influenciou epoca, que influenciou geração, que a partir dai a historia do rock era outra.
O que pra mim existe, é, a influencia de não uma só, mas varias bandas que deinem um estilo, em um periodo da historia, seja 70s', 80s' ou 90s'. Claro, nem Creed nem Nirvana não fazia sucesso nos anos 70. E os Ink Spots não fizeram nenhum alarde diretamente no som do Slayer.
Mas a cronologia fez sua parte. A Historia. Um estilo veio influenciado pelo outro, e nao uma banda surgiu por causa da outra.

Tudo bem, de 2000 pra cá vejo mais essa coisa de uma banda ter o som praticamente igual a da outra, com poucas diferenças. Principalmente nessa galera do djent. Mas dizer que uma banda influenciou a outra, acho que nao. O estilo do momento do rock atual é assim. E talvez as bandas que vão surgir de 2020 pra frente, vão tocar um estilo de rock influenciado pelo estilo que se toca de 2000 a 2020, e não por causa do Deftones, ou do Asking Alexandria.

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Hey! Anos 80!
Melancolia e promessas de amor
Melancolia e promessas de amor...

É o juíz das 12 varas
De caniço e samburá
Dando atestado
Que o compositor errou...

Gente afirmando
Não querendo afirmar nada
Que o cantor cantou errado
E que a censura concordou
Gente afirmando
Não querendo afirmar nada
Que o cantor cantou errado
E que a censura concordou...

Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Eu disse: Hey! Hey! Anos 80
Melancolia e promessas de amor
Melancolia e promessas de amor...

Pobre país carregador
Dessa miséria dividida
Entre Ipanema
E a empregada do patrão
Varrendo lixo
Prá debaixo do tapete
Que é supostamente persa
Prá alegria do ladrão
Varrendo lixo
Prá debaixo do tapete
Que é supostamente persa
Prá alegria do ladrão...

Hey! Anos 80! (Que barato!)
Charrete que perdeu o condutor
Eu disse: Hey! Anos 80!
Que esperança
Sonho de um sonhador!...

https://www.youtube.com/watch?v=HqNNWbvCE10

entamoeba
Membro Novato
# jun/16
· votar


Wade
Porque muita gente é fã de música, não fã de banda.

Isso explica muita coisa.

A outra explicação é que tem muita gente que não tá a fim de ir atrás de conhecer mais da mesma banda.

Julia Hardy
Veterano
# jun/16
· votar


Quem ouve música de forma aleatória, não se interessa mesmo.

Outra coisa: bandas como Cinderella, Warrant, Winger, Extreme, Firehouse, etc, independente de serem boas ou não, eram bandas periféricas. Do tipo que quase foram rockstars. Chegaram perto. Grande mesmo era Bon Jovi, Def Leppard, Motley Crue, Poison e GnR. O resto vinha pendurado na rabeira.

Xeper
Veterano
# jun/16
· votar


Porque muita gente é fã de música, não fã de banda.

Isso explica muita coisa.

A outra explicação é que tem muita gente que não tá a fim de ir atrás de conhecer mais da mesma banda.


E tem que conhecer? Se alguém conhece Kiss por, sei lá, I Was Made For Loving You e gosta da musica por lembrar alguma dor de corno que passou e não teve mto interesse em conhecer mais da banda, essa pessoa não pode dizer que gosta de Kiss pq não fica em forum de internet discutindo a relevância da banda para o roque?

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Julia Hardy

"Kiss e Ozzy não fizeram sucesso e não influenciaram ninguém. Ninguém os cita como influência. Quanta groselha."

- Primeiro que momento algum eu digo que não fizeram sucesso...
- Segundo, Ozzy influenciou quando era do Black Sabbath, depois disso seu trabalho é inexpressivo no quesito influência, estilo, renovação... diga-se de passagem, tirando uma ou outra canção seu trabalho solo é bem ruinzinho e não influenciou ninguém, o Kiss muito menos. Aliás o Kiss nem estilo nunca teve, sempre foi uma banda mercenária que toca o que tiver dando mais dinheiro. Até com o "pop dance music" o kiss flertou.
- Terceiro, ao dizer que minha opinião é "groselha", você se coloca como se a sua opinião fosse a correta entre um bando de imbecis... considere apenas, discordar/opinar é diferente de se colocar como dono da verdade.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Buja

"Eu nao acho que uma banda específica tenha influenciado outra. (...) Pra mim um estilo influenciou o outro. (...) Pra mim nao tem essa de "uma" banda que influenciou epoca, que influenciou geração, que a partir dai a historia do rock era outra. O que pra mim existe, é, a influencia de não uma só, mas varias bandas que deinem um estilo, em um periodo da historia, seja 70s', 80s' ou 90s'. (...) Mas a cronologia fez sua parte. A Historia. Um estilo veio influenciado pelo outro, e nao uma banda surgiu por causa da outra."

Brother, vc veja como tudo é uma questão da percepção pessoal de cada um, e de como cada pessoa apreende sensorialmente e processa a idéia de uma forma totalmente distinta da outra (como diria Immanuel Kant, a realidade é a mesma, porém a forma como é percebida varia conforme o indivíduo).

Eu já enxergo de maneira diametralmente oposta: em minha opinião não existe essa de "estilo"; o que existem são bandas que fazem um som que está mais ou menos na moda (assim entendida como o que está no gosto do binômio mídia/público naquele momento), ou que é mais ou menos vanguardista, ou mais ou menos retrô e que faz mais ou menos sucesso.

Em minha opinião "estilo" quem inventa é crítico de musica, pra vender revistas e aparecer em documentários sobre as bandas. Quem realmente faz o som é a banda, composta de pessoas reais, que labuta no mundo físico, cujos músicos trabalham e interagem no mundo real, vivenciando e compondo suas canções no mundo concreto, e escutam bandas reais e não o suposto "estilo", que não passa de um conceito estético abstrato e no mais das vezes profundamente impreciso. Um conceito útil até certo ponto, mas que exatamente por ser impreciso e reducionista, não pode de jeito nenhum ser levado a ferro e fogo.

Já é difícil o bastante definir o que é rock and roll. Se você perguntar pra um músico de blues ele provavelmente dirá que rock não passa de um blues acelerado. Igualmente, se você perguntar pra um músico erudito, rock e blues e toda a sua imensa gama de derivados e colaterais são essencialmente a mesma coisa.

Definir os "estilos" de rock é, pois, uma tarefa subjetiva e que beira a inutilidade, a não ser talvez para a imprensa, que insiste em tentar definir o som e a carreira de uma banda em um máximo de três palavras...

(Parêntese: eu particularmente ficava louco da vida quando saía na imprensa local notícia das minhas bandas com o comentário "banda tal, que toca thrash metal" ou "banda grunge tal" ou, "a banda tal, que toca heavy pesado" (!!!). Pô meu, eu toco e tocava era rock and roll! Dane-se o nome do "estilo". Fecha parêntese)

Neste sentido, em minha opinião respeitosa, dizer que é o "estilo" que faz o rock de determinada época é equivocado. Quem influenciou a Bossa Nova não foi o "estilo" predecessor, mas sim os músicos que compunham samba, samba-de-breque e jazz. Exemplo: Noel Rosa, etc.

Da mesma forma, quem influenciou o "grunge" não foi "o Hardcore, o Punk, o Heavy e o Indie", mas sim as bandas e os músicos que os caras que compuseram as músicas das bandas que depois seriam classificadas no estilo grunge ouviam.

Abçs

entamoeba
Membro Novato
# jun/16
· votar


Xeper
E tem que conhecer?

Não, claro que não!

Só fiz uma observação, não um juízo moral!

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


E tem que conhecer? Se alguém conhece Kiss por, sei lá, I Was Made For Loving You e gosta da musica por lembrar alguma dor de corno que passou e não teve mto interesse em conhecer mais da banda, essa pessoa não pode dizer que gosta de Kiss pq não fica em forum de internet discutindo a relevância da banda para o roque?

Dizer que gosta pode. Não vejo problema algum.

Já se dizer fã eu acho que é mais complicado. Ao meu ver, ser fã é bem mais que conhecer algumas poucas músicas que fizeram sucesso. Aliás, é mais do que conhecer as músicas. É estar por dentro da história da banda, dos discos, dos conceitos e etc. Enfim, conhecimentos gerais (sobre a banda em si, não sobre a vida particular dos membros).

Mas isso é minha opinião, já que não posso afirmar o que é ou não ser fã.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Meus 5 centavos sobre os 80, coloca que muito se desenvolveu dos "tricks&treats" da guitarra. Até então se tocavam notas, bends, ligados, vibratos... Ali surgiu um movimento mais freestyle de tocar, que é impossível alguém dizer que não tem influência. Isso pra mim é mais relevante que a duas décadas passadas, onde se acabou tocando coisas simples, e colorindo com efeitos.

Todavia, podemos perguntar quais bandas de fato mudaram algo na história... Elvis, Lewis, Little Charlie, e essa geração por serem pioneiros... Hendrix por trazer um novo modo de tocar e...?

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


que a duas décadas passadas, onde se acabou tocando coisas simples

Aí forçou.
Prog, Experimental, Acid, Psychedelic...

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah
muito se desenvolveu dos "tricks&treats" da guitarra

Fato bem lembrado. Mas não é a "música" dos anos 80; é uma parada específica dos guitarristas. Não vale nem para os demais instrumentos, nmho.

Todavia, podemos perguntar quais bandas de fato mudaram algo na história...

Ahn... Beatles?

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Talvez eu tenha, e na verdade eu usei mesmo, a palavra errada para dizer o que eu queria. Não é bem "estilo" que eu quis dizer, no sentido de uma banda ser rotulada como heavy, prog, doom, ou o que for.
Cada banda toca um som unico, e mesmo dentro do que a maioria chama de "estilo", uma banda nao se parece com outra tanto assim.

Por exemplo, o RHCP e o Jamiroquai. Tem gente que diz que são parecidas. Inclusive ja vi comentarios comparando o mais recente Magic com RHCP.
E pra mim são absurdamente diferentes, apesar de serem rotuladas de tocar o estilo "funky". Apenas as linhas do baixista do Jamiroquai que lembra algumas linhas e forma de tocar do baixista do RHCP.
O Magic lembra assim bem de longe o Coldplay, que nada tem a ver com o funky, na mente da maioria.

Quando eu rotulei estilo, eu queria dizer o que diferencia o metal do pagode, o jazz do blues, o funky do country. Nao queria dizer o que diferencia o gothic do power metal. Pra mim dentro do rock, isso nao seria estilo, e talvez nem sub-genero, talvez algo bem mais sutil que classifica o som do Amon Amarth como diferente do som do Foo Fighters.

Mas nao quis dizer que Hammerfall é o mesmo "estilo" do Blid Guardian, nem que Tristania é o mesmo estilo do Nightwish ou que Angra é o mesmo estilo que Stratovarius. Nada a ver. Nem pode se fazer uma comparavel dessas, é injustiça até. São bandas que tem o som muito peculiar, e bem diferente.
Olha só que insulto comparar SOAD com Slipknot ou até Disturbed. E olha que eu já ouvi essa comparação hein.
Ja vi até gente dizendo que Linkin Park era New Metal. Discordo respeitosamente. Que metal o que!? Só porque tem umas PRS na banda e dá pra tocar com power chords dropados? Linkin park ta muito mais pra Dirty Loops do que pra algum metal.

Mas eu tambem concordo que da pra classificar o som de algumas bandas, mesmo dentro do rock, de acordo com a preferencia geral. Eu, por exemplo, nao gosto do som do slayer, nem um pouco, curto somente um album do anthrax, gosto do metallica e curto 99% do megadeth. Mas elas foram reunidas pra tocar o Big Four. Porque? Elas são do mesmo estilo? Nao cara, de jeito nenhum. Mas tem alguma correlação do seus sons. Da pra juntar isso, assim como daria pra juntar Sonata Artica, Stratovarius, Angra e Dream Theater. E não daria pra misturar esses 8 juntos no mesmo palco.

Então quando digo que um estilo influenciou outro, nao é que Nirvana, Foo Fighters, Pearl Jam e Silverchair tocaram a mesma coisa e influenciaram o thrash moderno ou sei la o que. Significa pra mim, que o som deles, a proposta individual de cada um, a maneira de se portar e apresentar, influenciou outra geração de bandas unicas tambem, e gerou um novo degrau na historia, e nao que a banda X toca death por causa da banda Y dos anos 80. Isso que nao concordo.

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


Beatles

Rolling Stones, Black Sabbath, Pink Floyd, Van Halen, Ramones, Nirvana, Queen...

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


SIm, e mais The Who, Cream, Led Zeppelin, Police...etc, etc, etc........

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Buja

Entendi, beleza bro.

Abç

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Ahn... Beatles?

Obra prima:
https://www.youtube.com/watch?v=usNsCeOV4GM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que no Brasil algumas bandas estrangeiras o pessoal conhece só uma música?