afinal Qual significado da bandeira confederada(rebelde) usada por algumas bandas.

    Autor Mensagem
    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arimoxinga


    pessoal tava querendo por o "X" azul com estrelas na minha guitarra que é vermelha e cairia certo, para ficar tipo isso:

    http://www.tdlguitars.com/11-29-04/W53-450.jpg

    Só e únicamente por conta do lado estético gosto muito dessa bandeira! mas me caiu um pensamento
    "porra nem sei o significado da parada"

    fui no google...

    E surguiram muitas coisas (ku klux kan, comparações com racismo, bandas de rock, Neil young, etc etc...)

    E por fim li isso:

    http://neganerd.blogspot.com/2011/04/confederados-direitos-civis-neil- young.html

    Que não me touxe grandes conclusões, apenas que cada um vê a bandeira como quer, e também li algo sobre ser a bandeira do contra.... talvez seja por isso que tem tantas variações de interpretação não sei.....

    E também li sobre a guerra civil dos estados unidos, cujo quem usava a bandeira denfendia e era a favor da escravidão. fortalecendo a comparação com o nazismo

    Mas afinal o que é? alguém poderia explicar sendo bem objetivo?

    P.s2> sempre pensei que fosse sobre ir contra o sistema!

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Arimoxinga
    É basicamente uma bandeira sulista que exalta a tradição e os povos do sul. Pesquisa sobre os Estados Confederados Americanos e a Guerra de Secessão que tu vai entender. Dá uma lida aqui que vais entender melhor.

    Tem um monte de bichinha que fica com "mimimi" de que era preconceito, racismo e outras frescuras. Não tem racismo propriamente dito, eles defendiam a escravidão porque era a mão de obra deles, oras.


    Abs

    Orgulho sulista!

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Van_Lorien

    opa obrigado vou ir pesquisando estou confuso ainda!!

    Tem um monte de bichinha que fica com "mimimi" de que era preconceito, racismo e outras frescuras. Não tem racismo propriamente dito, eles defendiam a escravidão porque era a mão de obra deles, oras.


    É se fosse algo realmente do racismo banda nem uma subiria em um palco com ela não sem tomar pedradas né?!!

    Peace!!

    Picareta
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Picareta
    · votar


    Essa bandeira só é associada ao racismo porque os menbros da Ku Klux Klan usavam ela como símbolo. A bandeira já existia antes, e era usada com outro propósito, mas ficou famosa com o movimento klanzista, que começou no sul dos EUA(daí o uso da bandeira).

    Para os mais ignorantes, a bandeira significa preconceito contra os negros.

    Abraço

    EDIT: Se quiser algo que signifique "ir contra o sistema" mete na sua guita o símbolo do Anarquismo, que eu acho que tem mais a ver, além de que na minha opnião é mais legal.

    Símbolo: http://bit.ly/t1hH2N

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Van_Lorien
    eles defendiam a escravidão porque era a mão de obra deles, oras.

    E também por serem extremamente racistas...

    Picareta
    Essa bandeira só é associada ao racismo porque os menbros da Ku Klux Klan usavam ela como símbolo. A bandeira já existia antes, e era usada com outro propósito, mas ficou famosa com o movimento klanzista, que começou no sul dos EUA(daí o uso da bandeira).

    Para os mais ignorantes, a bandeira significa preconceito contra os negros.


    Concordo que ela não signifique necessariamente um ideal racista, mas em certos casos ela é usada pelas pessoas com esse propósito, então mesmo não sendo exata a interpretação racista, não se pode negar que em certos círculos essa bandeira é utilizada com esse fim.

    Por fim, seu uso dessa forma acabou deixando-a com um certo viés racista, mesmo que na origem não fosse necessariamente o caso.

    Picareta
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    Exatamente! É quase a mesma coisa que usar um "bigode de hitler". Você pode até não ser racista, mas com certeza todos ao seu redor vão te olhar torto.

    No caso da bandeira, todos vão lembrar do racismo, e não das guerras e movimentos. No caso do bigode(gostei desse exemplo hehe) todos vão lembrar de Hitler, e não de Charles Chaplin.

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    makumbator
    Concordo que ela não signifique necessariamente um ideal racista, mas em certos casos ela é usada pelas pessoas com esse propósito, então mesmo não sendo exata a interpretação racista, não se pode negar que em certos círculos essa bandeira é utilizada com esse fim. Por fim, seu uso dessa forma acabou deixando-a com um certo viés racista, mesmo que na origem não fosse necessariamente o caso.

    cara exatamente como foi com a suástica certo? era um simbolo Hindu que recebeu uma modificação e quando foi usado pelos nazistas foi manchada até hoje! é por ai teu pensamento?



    Picareta


    entendo cara! é bem isso que acabei lendo no google

    sobre o simbolo anarquista me parece uma boa ideia! só não curto muito o desenho em si! hehe

    Peace!!

    makumbator
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Arimoxinga

    Sim, é um caso parecido. Apesar que a os nazistas inverteram o lado da suástica oriental. Mas o princípio é o mesmo. No fim das contas, TODAS as suásticas ficaram com a pecha de símbolo nazista. Esse é um processo semiótico muito comum.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica

    Picareta
    Exatamente! É quase a mesma coisa que usar um "bigode de hitler". Você pode até não ser racista, mas com certeza todos ao seu redor vão te olhar torto.

    Com certeza! Sempre achei curioso que tal procedimento tenha o nome que tem:

    http://www.mundodastribos.com/depilacao-cleo-pires-bigodinho-de-hitler .html

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    uhmm perfeito! estou copreendendo agora! juntamente com a postagem do Picareta Obrigado caras!

    Peace!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Van_Lorien
    Não tem racismo propriamente dito, eles defendiam a escravidão porque era a mão de obra deles, oras
    Como assim cara?
    Quer dizer que, nos EUA e no Brasil a escravidão não significa racismo?
    Arimoxinga
    Cara, eu não tenho nada contra os norteamericanos e muito menos contra vc, mas decorar sua guitarra com a bandeira de um exército (a bandeira "cruzada" era a bandeira "de batalha") que lutou à favor da manutenção da escravidão. que é a pior injustiça que se possa cometer, é um tanto demais, não é?
    Cara, bandas como o Lynyrd Skynyrd (que eu curto) usavam a bandeira de batalha confederada como uma apologia do "Southern Way", e tinha sim conotação racista e anti-liberal (O Lynyrd sempre foi considerada uma banda "conservadora"), portanto, no meu entender, usar esse símbolo sem saber o que ele representa é um erro....
    Abç

    Picareta
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    Felizmente eu pude conferir o bigodinho de Hitler da Cleo Pires hehe. Não achei que tenha muita coisa a ver, mas fazer o que, é o único jeito de ver se esse bigode perde a má fama.

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, eu não tenho nada contra os norteamericanos e muito menos contra vc, mas decorar sua guitarra com a bandeira de um exército (a bandeira "cruzada" era a bandeira "de batalha") que lutou à favor da manutenção da escravidão. que é a pior injustiça que se possa cometer, é um tanto demais, não é?Cara, bandas como o Lynyrd Skynyrd (que eu curto) usavam a bandeira de batalha confederada como uma apologia do "Southern Way", e tinha sim conotação racista e anti-liberal (O Lynyrd sempre foi considerada uma banda "conservadora"), portanto, no meu entender, usar esse símbolo sem saber o que ele representa é um erro....Abç

    por tuudo isso que tu falou que fui pesquisar antes de qual quer coisa.... que para mim o maior erro é a pessoa sair pendurando simbolos sem nem saber o que é. E obrigado pelo esclarecimento! esperava você chegar por aqui tendo por vista o vasto conhecimento.

    Peace!!

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Picareta

    hshashsah!
    Mauricio Luiz Bertola
    Quer dizer que, nos EUA e no Brasil a escravidão não significa racismo?

    Pois é, tem gente que acha que era apenas uma questão pragmática de força de trabalho forçado, mas obviamente era muito mais que isso!

    Se essa idéia ingênua fosse realmente verdade, o racismo aos negros deveria ter acabado (ou sido reduzido a resquícios muito pequenos) juntamente com o fim da escravidão. Obviamente sabemos muito bem que não foi o que ocorreu...

    Curly
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Curly
    · votar


    Acho que é apenas um símbolo que ficou associado ao Southern Rock. Discordo de quem associa essas bandas necessariamente ao racismo. Essa vertente de fato existe, mas os grandes nomes fazem questão de deixar claro que não apoiam esse tipo de coisa. Esse tipo de atitude é coisa de gente como Ted Nugent, ídolo maior nos estacionamentos de trailers, lugares habitados por aquela simpática camada social conhecida como "white trash"...

    Lembro aqui que o nome maior do southern rock, os Allman Brothers foram um dos principais apoiadores na campanha do Jimmy Carter, talvez o mais democrata dos governantes americanos. E mais, a banda nessa época, que foi o seu auge, contava com dois negros em sua formação oficial.

    esses caras não me parecem racistas !

    tpgslash
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    usa uma bandeira que nem da roupa do Apollo Creed de Rocky um lutador, é bem parecida

    makumbator
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Curly
    Acho que é apenas um símbolo que ficou associado ao Southern Rock. Discordo de quem associa essas bandas necessariamente ao racismo.

    As bandas que fazem uso desse símbolo não são necessariamente racistas(apesar que suspeito que algumas delas realmente o sejam, mas não tem coragem de se declarar de tal forma, como o Ted Nugent).

    Mas é inegável que essa bandeira tem sim um viés racista, justamente por seu uso extensivo por grupos racistas(que reverberam o lado mais racista da guerra civil americana).

    Um caso semelhante é o da bandeira da África do sul. com o fim do Apartheid a bandeira do país foi trocada, não porque todos seus habitantes brancos eram necessariamente racistas, mas sim por ela ter ficado marcada justamente por esse período.

    O governo pós segregação racial achou por bem fazer uma nova bandeira para representar o país, justamente pela questão simbólica envolvida.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%81frica_do_Sul

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    acho que vincular a guerra (que não acabou até hoje !) ao aspecto econômico da escravidãoé uma forma simplificada de ver as coisas. Mas isso é outra discussão.

    A base do Southern Rock é o Blues, esses caras simplesmente amavam os grandes ídolos negros. Lembro de uma entrevista do Albert Collins lembrando que estava em um estúdio no Texas quando foi procurado por uma menina e um menino albino na faixa de doze anos. Eram a Janis Joplin e o Johnny Winter.

    Não discuto a opinião de quem enxerg na bandeira um símbolo racista. Nos símbolos podemos ver qualquer coisa que quisermos (é por isso que são simbolos !). Mas não aceito a vinculação do Southern Rock, isso não é verdade.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Curly
    Ao contrário do Lynyrd, o Allman Bros. NUNCA usaram a bandeira confederada, e NUNCA foram racistas (o Lynyrd também não).
    Southern Rock nada tem à ver com racismo, e, se vc achou que eu disse isso, achou errado...
    acho que vincular a guerra (que não acabou até hoje !) ao aspecto econômico da escravidãoé uma forma simplificada de ver as coisas. Mas isso é outra discussão.
    A Guerra da Secessão NÃO ocorreu por conta da escravidão, mas por motivos econômicos e políticos bem marcados. Porém, o mote principal do conflito foi a escravidão e a possibilidade de sua extinção.
    Abçs

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    tpgslash

    lá é a bandeira dos EUA por isso a semelhança hehe
    Peace!!!

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Curly
    A base do Southern Rock é o Blues, esses caras simplesmente amavam os grandes ídolos negros. Lembro de uma entrevista do Albert Collins lembrando que estava em um estúdio no Texas quando foi procurado por uma menina e um menino albino na faixa de doze anos. Eram a Janis Joplin e o Johnny Winter.


    Eu concordo com tudo isso. Mas para mim, o fato de racistas conviverem "harmoniosamente" com negros não os torna menos preconceituosos. Lembre-se que no sul dos EUA, as maiores vendagens de discos sempre foram de artistas negros. Mas isso não significava que tal artista poderia se igualar, e ocupar os mesmos lugares físicos e sociais do branco apreciador de música negra. É aquela coisa de "cada um em seu lugar".

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ao contrário do Lynyrd, o Allman Bros. NUNCA usaram a bandeira confederada, e NUNCA foram racistas (o Lynyrd também não).
    Southern Rock nada tem à ver com racismo, e, se vc achou que eu disse isso, achou errado...
    acho que vincular a guerra (que não acabou até hoje !) ao aspecto econômico da escravidãoé uma forma simplificada de ver as coisas. Mas isso é outra discussão.
    A Guerra da Secessão NÃO ocorreu por conta da escravidão, mas por motivos econômicos e políticos bem marcados. Porém, o mote principal do conflito foi a escravidão e a possibilidade de sua extinção.
    Abçs


    acho que não Mestre, estamos convergentes em 100% em nossas opiniões, estava respondendo apenas ao post do amigo Makumbator, para separar de maneira clara a questão da bandeira, da guerra e do Southern Rock.

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    Eu concordo com tudo isso. Mas para mim, o fato de racistas conviverem "harmoniosamente" com negros não os torna menos preconceituosos. Lembre-se que no sul dos EUA, as maiores vendagens de discos sempre foram de artistas negros. Mas isso não significava que tal artista poderia se igualar, e ocupar os mesmos lugares físicos e sociais do branco apreciador de música negra. É aquela coisa de "cada um em seu lugar".


    Isso deve ser porque a população negra era maior lá, eram eles que compravam as gravações. Duvido muito que racistas consumissem música negra original, pelo menos nessa época. Foi necesário criar uma versão "branca" da coisa (já ouviu falar de um tal de rock'n roll ?!). Mas vc está certo, alguém pode de fato ser racista e gostar de musica negra, uma coisa não afasta a outra.

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Curly
    Isso deve ser porque a população negra era maior lá, eram eles que compravam as gravações. Duvido muito que racistas consumissem música negra original,

    Não senhor! Os brancos(racistas inclusos) de lá consumiam basicamente música negra. Isso pode ser atestado hoje pelos relatórios de empresas que faziam a aferição do gosto de público nas áreas brancas(pesquisas de consumo são muito antigas nos EUA, remontam ao início do século XX).

    Claro que havia os que se recusavam terminantemente a consumir tais músicas pelo simples orgulho "branco". Esses evitavam até música de origem negra tocada por pessoas brancas.

    Mas é curioso como o negro era aceito como artista(uma reverberação do bobo da corte medieval), desde que não contestasse de maneira acintosa o status quo. A primeira área que a população negra foi aceita fora do trabalho braçal era justamente tudo que se relacionasse a arte, diversão e entretenimento.

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    Não senhor! Os brancos(racistas inclusos) de lá consumiam basicamente música negra. Isso pode ser atestado hoje pelos relatórios de empresas que faziam a aferição do gosto de público nas áreas brancas(pesquisas de consumo são muito antigas nos EUA, remontam ao início do século XX).

    bom, ninguém pode ser ruim de todo, huahauhauahua !!!

    Não conheço tal pesquisa, por tudo que já li, entrevistas dos blueseiros sulistas, etc, não me pareceu que tal situação fosse plausível (o Johnny contou que era agredido fisicamente quando tentava tocar um Blues para platéias brancas no texas dos anos 60), inclusive temos a questão da migração do Blues para Chicago. Mas números são números, se vc diz que já verficaram, ponto final.

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator

    Mas é curioso como o negro era aceito como artista(uma reverberação do bobo da corte medieval), desde que não contestasse de maneira acintosa o status quo. A primeira área que a população negra foi aceita fora do trabalho braçal era justamente tudo que se relacionasse a arte, diversão e entretenimento.

    Isso de fato é um ponto muito interessante sobre o qual já li quando estuei a história do Jazz, existiam os chamados "Minstrel Shows", onde brancos pintavam a cara de preto para cantar e representar a cultura negra, inclusive o cantor Al Jonson ficou famoso assim.

    Rabbit
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Arimoxinga

    Má idéia primo!

    O povo do Sul dos EUA entrou em guerra contra o norte principalmente pra manter o direito de escravizar outros seres humanos. Eles usaram a desculpa de que estavam lutando a favor da liberdade de mercado, pra manter a escravidão. Eles queriam ser "livres" pra escravizar quem eles quisessem. Sem a interferência do governo federal. Abraham Lincoln era o presidente na época.

    É uma bandeira que representa o racismo, sem arrudeios. Pode ser que que quem use e não saiba da história não seja racista, assim como você pensou em usar pois não sabia, mas no final qualquer historiador de respeito dirá que não há duvida do significado que a bandeira representa.

    Logicamente que aqui no Sul se ensina outra coisa, hoje ninguém quer ser taxado de racista, então em algumas escolas principalmente em alguns estados mais conservadores como o Mississipi, Alabama, Kentucky, Georgia ensinam que a bandeira representa um povo que lutou pra ser livre, lutou contra a opressão do governo federal que queria "controlar" o mercado. No papel isso soa muito bonito, por isso tanta gente se deixa levar por isso, mas se for olhar qual era a tal "liberdade" você verá que eles lutaram pra ter a escolha de escravizar quem eles quisessem.

    Rabbit
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Van_Lorien

    Tem um monte de bichinha que fica com "mimimi" de que era preconceito, racismo e outras frescuras. Não tem racismo propriamente dito, eles defendiam a escravidão porque era a mão de obra deles, oras.

    Pelo menos leia seu próprio link!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Confederados_da_América

    Especialmente a parte onde diz "Causas de Sesseção".

    Se você considera que escravizar outro ser humano baseado apenas na cor da pele dele não seja racismo, bom, acho que essa sua mentalidade explica o por que da existência do racismo em si.

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Rabbit

    puts cara ! que resposta excelênte simplesmente falou tudo que eu precisava ouvir! Já pesquisei bastante hoje mas, tava meio confuso com as informações e opiniões sobre o assunto! tu foi bem claro e sem arrudeio, as palavras casaram com os textos lidos e opiniões de alguns users daqui tbm.

    Obrigado mesmo! agora sei. +1 no post :)

    Peace!!

    trashit hc
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Arimoxinga

    que confusão tu foi arrumar hein... heheh brincadeira!!

    rendeu um bom topico!

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    trashit hc

    hehehe sim sim! achei que essa duvida daria um bom conhecimento para mim e para quem ler! e assim foi :)

    Peace!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinal Qual significado da bandeira confederada(rebelde) usada por algumas bandas.