Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


Ouvindo pela seilanésima vez, acho que esse é o melhor fade out, começar antes atravessaria o compasso anterior de forma inconveniente!
As outras considerações eu mantenho, e me ocorreu um exemplo facil agora pra exemplificar a minha sugestão sobre o 3:33~3:34: intro de unforgiven do metallica. Aqueles segundos que antecipam os violões da intro, Nem lembro bem o que é, mas é um "barulho" q vai crescendo e criando uma tensão até a entrada dos violões. Aos 3:33~3:34 parece q essa tensão acontece, mas sem o barulho. Então acho q só precisa de um empurrãozinho pra ficar ainda mais legal!

singinglife
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
Minha ideia inicial era fazer ela toda nervosa, pq é assim que vejo essa música, dá uma olhada nessa letra.. pra mim essa situação seria uma tortura... aliás, cheguei até a gravar dessa forma, mas, acabei mudando por achar melhor dar mais contraste suavizando outras partes.

Não entendi o que quiz dizer sobre problemas com o vibrato e respiração na interpretação que fiz.. pode-se chapar a voz intencionalmente, mas o natural é que ela vibre quando timbra...
Na gravação que te enviei, o vibrato é natural, a única coisa que fiz foi ajustar a afinação de algumas notas.

Sobre a pré-mix, achei um pouco desequilibrada, praticamente não dá pra ouvir a voz ou a melodia da música... nem tenho como falar direito sobre a voz pois quase não dá pra ouvir.. ouvi tb outras coisas mas preciso de mais tempo para ouvir/escrever - nesse momento fechando malas e amanhã o dia inteiro em trânsito - mas tem a ver com os comentários de Rochaff.

Vlw Rochaff, que bom que curtiu, vou tentar ao máximo me ajustar ao seu solo final, ficou bom demais pra ficar de fora..

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


Amanha com a orelha descansada vou ouvir de novo com atenção!
_________________
Novidades com HOTm:
Consegui rodar o superior no notebook. É o kit basico apenas, mas sinto muita falta do kit metal foundry...vou tentar colocar aqui ele tbm!
Fiz um teste pra vcs irem checando a questão do tempo, ainda só tem os 2 versos, 2 refrões e a parte seguinte q foi onde notei um problema. Decidi adotar 126 geral...mas daí chega nessa hora q a batera frita o prato e o 126 nao fica legal, muito devagar. Nos refrões os 135bpm nao fazem falta, mas depois senti que sim. Então fiz um teste aumentando de 126 pra 140 naquele trecho (vcs verão, é bem no final do arquivo), outro só 126bpm, e outro 130bpm na tentativa de manter tudo em 130, mas tbm senti a lentidão da batera. Enfim, vejam o que acham!
https://drive.google.com/drive/folders/1gVKRtZvvC4CtKAmGI16XSW0imnY_LP sa?usp=sharing

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


Rochaff
Caraaaii ficou bom demais essa mix!

Valeu, mas ainda tem coisas a fazer...

curti a providencia que tomou pro fade out.
...poderia começar um milésimo (metafora, nao calculei nada) antes


Não tinha o que fazer. Cada um acabou de um jeito... kkkkkkkk
Mas eu já tinha pensado isso, desde a guia.
Eu chutei um ponto de começo, também acho que pode começar antes e diminuir mais suavemente.

a ambiencia da voz está um pouco além.

Ah, os anos 80... hehehe
OK, posso reduzir, sem problema (vamos ver a opinião geral sobre isso).

quando entra o primeiro refrão, também por conta da ambiencia, parece q a voz está mais baixa

É aí que vai entrar a automação de volume, que ainda não fiz.

acho que a guitarra base 1 podia ficar mais lateral

vou dar uma estudada nisso, mas tá confuso mesmo, porque tem 2 violões e um monte de guitarra junta... kkkkkkkkk

aos 3:33~3:34 quando entra o arranjo final, talvez caiba algum synth ou sei lá o que pra crescer ali, e q silencia imediatamente quando entra.

Então... parei o synth, mas a guitarra fez a parte dele, daí em diante. Acho que é isso que você sentiu falta (além dos vocais que tem por ali).

Ouvindo pela seilanésima vez, acho que esse é o melhor fade out

Vou ouvir com atenção porque, como eu disse, ontem eu chutei esse ponto...

Nem lembro bem o que é, mas é um "barulho" q vai crescendo e criando uma tensão até a entrada dos violões. Aos 3:33~3:34 parece q essa tensão acontece, mas sem o barulho.

Vou ouvir pra ver se pego o espírito da coisa (até agora não peguei... rs).

singinglife
Não entendi o que quiz dizer sobre problemas com o vibrato e respiração na interpretação que fiz..

A respiração é... a respiração... a tomada de ar pra cantar. Não faz parte da música (exceto em alguns casos raros), então eu tirei.

Na gravação que te enviei, o vibrato é natural, a única coisa que fiz foi ajustar a afinação de algumas notas.

Tem alguns pontos onde o vibrato é cadenciado demais. Talvez você tenha usado sem querer esse recurso, quando ajustou a afinação. Que fique claro: eu não tenho nada contra e uso também, ok? Só achei que o vibrato (não a afinação) pareceu certinho demais. Mas não atrapalhou em nada. Como eu disse isso só fica aparecendo quando se ouve a voz em separado...

praticamente não dá pra ouvir a voz ou a melodia da música

A voz sim, por isso preciso arrumar o volume do vocal, parte por parte (a tal automação que eu falei). Quanto aos demais instrumentos que eventualmente soam melódicos (guitarra, synth e até o baixo em alguns floreios) não me pareceram estar sumidos na mix... Como você ouviu?

***

Rochaff
sinto muita falta do kit metal foundry

Opa! Vamos fazer a versão Sepultura do Asia? kkkkkkk

Quanto à velocidade... Continuo achando melhor manter uma velocidade única e mais baixa. 130 está corrido e alegrinho demais, na minha opinião. Tinha pensado em fazer arrastado mesmo, mais soturno... rs

Rochaff
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Rochaff
· votar


JJJ
Ah, os anos 80... hehehe
Será que se colocar um pouco desse reverb nos violões e tirar um pouco da voz já não chega?
Pq parece que ali no começo só a voz está com o reverb e o violão não (embora provavelmente os violões já tenham um pouco), daí fica destoando nos meus ouvidos! Anos 80 realmente foi a década do banheiro na musica! mas sinto o reverb fica maios pesado na master mesmo

vou dar uma estudada nisso, mas tá confuso mesmo, porque tem 2 violões e um monte de guitarra junta... kkkkkkkkk
pois é! huahuahua
na minha eu tbm tive dificuldade nos refrões, tem bastante informação ali na faixa dos 1kHz~2kHz. talvez uma forma de resolver seja abrindo essa galera pras laterais, mantendo só baixo, kick e voz no centrão 0%. Base, slide, synth, caixa, que são coisas que dão opções de pan. Pelo q me lembro (nao consegui ouvir hj de novo ainda! to louco pra ouvir kkk) só ouvi os pratos e violões abertos, então ainda tem algum espaço pra usar. Inclusive cheguei a cortar o slide em um momento pq gostei dele no centro na mix q fiz, mas ele brigava bastante com a voz dessa forma. Só que eu não tinha chegado num timbre legal como o que vc chegou! Não tenho dúvidas q esse é o som q esse slide tem q ter!

Vou ouvir pra ver se pego o espírito da coisa (até agora não peguei... rs).
Cara eu sou ruim demais em exemplo, unforgiven fica um tempão desse "barulho", nao tem nada a ver com o a situação do nosso som. Acho que o que eu to falando seria algo mais de música eletrônica, creio que ficaria legal, mas vamos deixar essa ideia de lado por enquanto, se eu pensar num exemplo melhor eu aviso!

Opa! Vamos fazer a versão Sepultura do Asia? kkkkkkk
huahuauha "kit the metal foundry" realmente assusta um pouco esse nome! Mas é um kit monstro, gosto demais dele pq tem muita peça e muita opção de substituição de peças, uma pancada de pratos bons, peças diferentes, acho que a ideia da toontrack era fazer uma bateria "Portnoy", o que comercialmente faz sentido. Mas acabava que eu usava esse kit pra tudo quanto é estilo. Embora esses timbres padrões do SD sem escolher nada já são bem razoáveis! Alias, no Save a Prayer usei o metal foundry!

Quanto à velocidade... Continuo achando melhor manter uma velocidade única e mais baixa. 130 está corrido e alegrinho demais, na minha opinião. Tinha pensado em fazer arrastado mesmo, mais soturno... rs

Entendi! Vou reprogramar minha cabeça pensando nisso! Vou testar em 120 tudo então, mas alterando um pouco a pegada da bateria! Não lembro pq escolhi 126, meio aleatoriamente quebrado esse número...talvez até estava em 120 mas rodei a roda do mouse em cima do bpm aqui na DAW e ele subiu sem querer e só notei na hora de exportar

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ
Rochaff
singinglife

Ouvi a mix por alto, gostei de muita coisa, e tenho alguns pitacos sim. Por agora, concordo que a voz ta menos presente do que necessário. Os demais darei com mais tempo depois.

Sobre HOTM, vamos precisar do que, heim? Na original temos guitarra, uma porrada de teclas, voz, batera e baixo... nessa vamos mais de versão ou mais de cover?

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


EduJazz

A voz ainda vou ajeitar o volume.

Sobre HOTM: prefiro sempre mais pra versão. Minha sugestão inicial é ser mais lenta, sem mudanças bruscas de tempo (como na original), menos "alegrinha" e mais pesada/soturna. Mas tá em aberto.

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


Ainda sobre Spending My Time, to sentindo falta dos backing vocals... tito, bora trabalhar! kkkkkkkkk

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
prefiro sempre mais pra versão.
sempre! eu tbm, cover não gosto nao!

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


Vou pegar as sugestões até agora e as minhas próprias observações e vou arrumar um pouco mais a pré-mix.

E aí, Tito Lemos? Solta a voz!

Taí (coloquei uma segunda voz de teste, enquanto o Tito não aparece):

https://soundcloud.com/bandasemnome/pre-mix-spending-time-2-cover

MMI
Veterano
# ago/18
· votar


Rochaff

Professor Doutor, baixei os arquivos ali, fazia tempo que não te ouvia. Parabéns, arrebentando....

tito lemos
Veterano
# ago/18
· votar


Amanhã estarei gravando (modo gerúndio ON).

Uma coisa que me incomodou um pouco nessa pré mix foi o fato de a voz estar com muito reverb e a bateria não. Eu acho que, nesse caso, se a voz tá carregada de reverb, a batera também tem de estar. Ficou a nítida impressão de bateria fake. É isso ou colocar beats eletrônicos mesmo.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
Curti! curti o feeling com o backing quase conversado, senti que a voz da nossa Roxette esta com mais volume, acho q vc ja fez a automacao, certo? de volume pra mim ficou ótimo!
Me senti bem menos incomodado com o refrão, esta soando mais organizado. Parece q a guitarra base 1 está duplicada e aberta no pan, foi o doubler q vc usou?
De tudo que tinha comentado antes, apenas o reverb mais acentuado no vocal ainda me chama a atenção. O tito lemos comentou sobre a voz destoar da bateria. Engraçado que isso pra mim já não foi o que mais causou estranheza, mas o motivo (reverb na voz) é o mesmo. Pra mim fica mais estranho no começo, pq só tem voz e violão e parece q os violões estão na frente e a voz no fundo...daí quando chega no refrão eu ja "me acostumei" com isso e a bateria mais seca nao me incomoda. Alias achei a batera bem legal, bem humanizada! Mas no contexto da ambiencia eu tbm acho que o reverb colaria melhor a banda se fosse mais geral, não só na voz (ou menos na voz)

Agora entrarei num nivel de detalhe maior, já que, ao meu ver, está tudo melhor. Tenho mais 2 pequenas coisas pra apontar:
- Você chegou a usar de-esser na voz? sinto q tem alguns "S"s sobrando. Se não usou, talvez seja legal vc testar pra ver se melhora. Se já usou, da pra configurar algo ainda? (nao entendo de de-esser, minhas pseudomixagens são sempre instrumental kkk). Parece q ali no primeiro verso, ainda só voz e violão, os "S"s estão bem fortes.
- o arranjo de guitarra do final talvez esteja um pouco atrasado, coisa mínima mesmo, vc poderia dar uma checada? Se o problema for execução, posso regravar a qualquer momento! É que parece q está em vários pontos, talvez seja apenas uma leve arrastada fina pra resolver

Ouvimos opinioes da singinglife, EduJazz, tito lemos e minhas, mas e vc, o que acha?

MMI
Grandeee Mauricio! que legal vc por aqui! agradeço o elogio, mas fiquei 7 meses parado! to tentando voltar agora! O bom do home studio é que podemos errar e refazer até sair kkkkkkkkkkkkk

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


Po, peguei o notebook pra mexer na bateria do HOTM, passei pra ouvir a spending my time no headphone q uso de referencia e parece q ta bem parecida com a mix anterior! ahuhuahua
o volume da voz está realmente melhor, isso ainda concordo com o texto acima! Mas ainda senti alguns conflitos no centro nos refrões

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


HOTM
Fiz uma batera em 120bpm até quase o final da musica, digo quase pq coloquei um fade out precoce pq tava achando meio ruim essas caixas q fiz no final (parte do solo) e talvez tivesse q mudar depois da galera avaliar. Vejam o que acham!
https://drive.google.com/file/d/1xvo26AYBGcwagWqFGHKF4YcOGxVMS3AJ/view ?usp=sharing

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


MMI

Mister M.I. na área! O Sr. poderia também demonstrar seu talento em alguma faixa!

tito lemos
Rochaff

Vamos lá, senhores...

Sobre reverb: eu tô num dilema aqui... Quando ouço a original (que está junto com o resto, na DAW, só que em mute, obviamente), aquilo tem reverb, tem echo... acho que bem mais do que coloquei na nossa. Estou evitando ficar comparando, mas como ouvi muito pra fazer as coisas, é inevitável. Estamos falando de anos 80 e seu incansável Lexicon, gente...

Detalhe: já diminui o reverb, em relação à primeira. Mas... posso diminuir mais e talvez acrescentar o eco...

Quanto a colocar (mais) reverb na bateria, ok... posso testar isso. Aliás, esse tipo de análise é importante: onde tem muito isso, onde falta aquilo.

Realmente, nessa segunda versão, não houve muita modificação no instrumental. Eu foquei na automação do vocal, já que era o principal problema. Acho que está equilibrado agora, sem os altos e muitos baixos que tinha antes. Ajustei alguns tempos também.

Quanto à impressão de "bateria fake"... de novo: anos 80, né? kkkkkkkk
Mas podemos melhorar isso, claro...

Sim, já usei doubler na guitarra base 1. Posso expandir mais, se quiserem.

Não usei de-esser específico (talvez esteja ligado num pacote Izotope que usei, mas acho que não). Vou confirmar hoje à noite.

O arranjo de guitarra do final pode estar milimetricamente desalojado, como todo o resto. Mas isso foi porque ninguém colocou o click na frente... rs

As DAWs e editores de áudio ou até mesmo o hardware usado e lags em geral podem resultar em pentelhésimos de segundo a mais ou a menos nas gravações. Então seria bom copiar o click da guia pra cada track criada. Eu ajeitei muita coisa na mão.

Os "conflitos no centro nos refrões" seriam exatamente o quê? Muito instrumento embolado? Bom... fiquei comparando com a original nesse aspecto. Acho que a gente tem mais coisa rolando, ao mesmo tempo... Vocês acham que valeria a pena cortar algo (ou baixar bem), em alguns momentos?

***

e vc, o que acha?

Bom... eu tô com a faca e o queijo na mão... o que eu acho estou colocando, aos poucos (ainda tem o que mexer). Mas mixagem é um negócio complexo, cara... A gente mexe, mexe, mexe... e nunca tá satisfeito! Se eu não parar meio que na marra, fico mexendo ad infinitum! huahuahuaha

Eu não dava valor a isso. Ficava achando exagerado o valor que algumas bandas davam aos engenheiros de som. Achava superestimado o papel do Alan Parsons em Dark Side of the Moon ou do George Martin na obra dos Beatles, do Eddie Offord no Yes, etc... Eu não podia estar mais errado! Esses caras são praticamente mais um membro na banda. Sem eles, o som que nós julgamos ser de fulano ou beltrano e achamos incrível, talvez fosse só mais um na multidão. Hoje eu dou tanta importância a eles quanto qualquer instrumentista ou cantor.

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ
Rochaff
tito lemos
singinglife

Mais algumas observações quanto à mix: de fato, tem uma sobra de reverb, mas não me incomoda muito não... também sou 80tista kkkkkkkkkkk.

Todavia, algumas sibilações estão um pouco salientes, como o Alf (rochaff não existe) salientou. Um de-esser mataria, penso eu.

Outra coisa, estou ouvindo em monitores, em uma sala com a qual, embora não seja profissionalmente tratada, estou bem habituado. Senti alguma embolação nos graves, principalmente quando o baixo dá as notas mais baixas... exemplo: 1:11. Sou só eu?

Agora ou, essa guitarra solo que o Alf colocou ficou boa demais. As frases "clean" em 2:17 levando ao som "Zakk Wyldístico" a seguir são coisa de um nível muito alto. E a frase de 2:48? Coisa de quem sabe. Obrigado pela aula, novamente.

Ouvirei mais para opinar mais.

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


EduJazz

Eu não tô vendo tanto reverb mais, mas tudo bem, a gente vai adaptando ao gosto geral (embora consenso total acho difícil... rs).

Quanto ao de-esser, vou ver hoje à noite. Isso é mole.

Pelo menos, o volume parece estar nivelado. Automatizei todo.

Baixo embolado?... Acho que tá bem nítido e não conflitante com o bumbo (pelo menos aqui pra mim). O que pode ser é que alguma frequência mais baixa de alguma guitarra esteja embolando um pouco (isso eu posso equalizar pra ver).

Rochaff

Achei que a caixa ficou meio morta na parte B (o refrão, que era acelerado, na original). E ouvindo assim, até acho que podia acelerar um pouco sim (mas só nessa parte e não tanto como eles fizeram). Acho que você podia experimentar aí, com uns 4 ou 5 BPM a mais nesse trecho.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Rochaff
· votar


JJJ
Quanto a colocar (mais) reverb na bateria, ok... posso testar isso. Aliás, esse tipo de análise é importante: onde tem muito isso, onde falta aquilo.

Bom, particularmente eu acredito q seria legal testar uma versão de mix com um pouco menos ainda de reverb na voz e colocar um reverb forte na master, mais pra fazer todo mundo soar na mesma sala. No final, o reverb total da voz ficaria praticamente nessa mesma quantidade, só que com o resto da banda mergulhada no reverb tbm. Eu ainda não tenho ctza, mas acho que a quantidade de reverb da voz em termos absolutos não é o que está me causando estranheza. Acho que o reverb "relativo" quando comparado com o resto que está. Mas não sei se é realmente isso!

Realmente, nessa segunda versão, não houve muita modificação no instrumental. Eu foquei na automação do vocal, já que era o principal problema. Acho que está equilibrado agora, sem os altos e muitos baixos que tinha antes. Ajustei alguns tempos também.

Pra mim tbm esta soando legal a questão dos volumes, inclusive do vocal!

Sim, já usei doubler na guitarra base 1. Posso expandir mais, se quiserem.
...
Os "conflitos no centro nos refrões" seriam exatamente o quê? Muito instrumento embolado? Bom... fiquei comparando com a original nesse aspecto. Acho que a gente tem mais coisa rolando, ao mesmo tempo... Vocês acham que valeria a pena cortar algo (ou baixar bem), em alguns momentos?

Até acho que a sensação de espaço da guitarra base está legal assim, mas pode ser q ao abrir ainda mais elas esses conflitos melhorem. Acho que isso pode até dar mais destaque para a guitarra slide! Eu não cortaria nada. Cortei nas minhas mixes pq não estava sabendo lidar com isso! Mas na sua mix está tudo soando bem mais limpo. Da forma q está já não está ruim, mas eu testaria mais uma mexida no pan. Mas nem precisa exportar pra gente ver se achar que não ajudou!

O arranjo de guitarra do final pode estar milimetricamente desalojado, como todo o resto. Mas isso foi porque ninguém colocou o click na frente... rs

Cara, desculpe! Juro q não sabia dessa! Senti muito esse problema quando importei os arquivos na minha mix, diferenças de poucos ms por conta de delay de interfaces...arrumei manualmente mas não tinha pensado nessa questão do click! Foi ignorancia mesmo! Vou exportar de novo aqui colocando click nas guitarras, ok? nao sei se nessa altura do campeonato ajudaria, mas farei isso e vc decide! ahuhuahua

Bom... eu tô com a faca e o queijo na mão... o que eu acho estou colocando, aos poucos (ainda tem o que mexer). Mas mixagem é um negócio complexo, cara... A gente mexe, mexe, mexe... e nunca tá satisfeito! Se eu não parar meio que na marra, fico mexendo ad infinitum! huahuahuaha

Sim!! verdade! Tem engenheiro de som comandando tudo, produtor e as vezes até os proprios integrantes com mais iniciativa pra dar pitacos nessas coisas. Mas de certa forma, há uma centralização de decisões, que é importante!
Aqui no nosso cenário de collab isso fica bem mais diluído, todos dão pitacos, o que é bom e acaba sendo um grande aprendizado! Mas tbm temos que confiar em quem ta mixando! Vamos ajustando algumas coisas até chegar numa interseção que agrade mais ou menos todo mundo! Além disso tbm acredito que, enquanto faltar algum instrumento ou voz, podemos ficar apontando coisinhas aqui e ali, mas dps q fica faltando só a mix pra finalizar, acho q podemos dar uma relaxada, pq se não pode começar a ficar cansativo e isso deixa de ser o que deveria ser desde o começo: hobbie levado a serio! hauhauhua

Baixo embolado?...
O ponto que o Edu apontou eu ouvi aqui com o headphone q uso de referencia (quero meus monitores de volta) e entendo o pq. Acabei notando um pouco tbm (e talvez agora toda vez q ouvir a musica, em qualquer fone, note isso kkkk). Seria no momento q entra o backing q vc fez. Será q só um high pass já nao resolve? Mas tbm o tito vai cantar ali né, talvez valha mais a pena mexer nisso depois se precisar

EduJazz
Po, fico felizão em saber que curtiu as guitarras! Ainda mais vindo de vc cara!
_______
JJJ
Sobre a HOTM, alterei a peça da caixa e acelerei pra 125bpm e 130 nos refrões! Vou ajeitar aqui e upar. Como já escrevi muito aqui, vou mandar num post abaixo juntamente com as guitarras "clickadas"

Rochaff
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Rochaff
· votar


JJJ
Bom, exportei as guitarras com click. Fiz o seguinte: adicionei o click source do reaper deixei solando ele e a track q queria exportar. é assim q faz né? Nossa agora nunca mais vou exportar sem o click huahuahua
Sei que talvez vc ja ate tenha se acertado aí com as guitarras sem click, mas o bom de usar essas é q, além de ter o click, agora tô em casa então deu pra upar em wav. Aquele dia foi mp3 pq tava no 3g do cel!
Guitarras com click:
https://drive.google.com/drive/folders/1IVGiNFlNJslLItStgK9rwD0BS2pfbL L1?usp=sharing
___
Batera de HOTM mexida:
Coloquei uma caixa com mais punch (nao mexi com nenhum plugin, só troquei a peça mesmo...mas ah se eu tivesse com o kit metal foundry, só caixa porrada! hauhahuahu) e alterei o bpm de 125 pra 130 nos refrões e final...e naquele trecho instrumental após o segundo refrão tbm está 130bpm. Veja se esta melhor!
https://drive.google.com/file/d/1TdcbWH0FRSejeUwaUY-jjv4sgTQ3XvJE/view ?usp=sharing

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


Rochaff

Beleza, cara, baixei tudo de novo. Fiz várias pequenas alterações na mix, nem guardei tudo de cabeça... a gente vai mexendo, mexendo... hehehe

Mas o principal foi a eliminação de um negócio do vocal que talvez estivesse dando essa sensação de profundidade exagerada. Coloquei o de-esser também. Acho que o vocal está quase lá.

Nas guitarras, meti um high-pass pra elas ficarem mais claras e não embolarem nos graves com o baixo.

Na bateria joguei um Eq de leve e um pingo de reverb, conforme pedido.

Joguei uns "chinas" na entrada da parte final pra, talvez, dar um efeitozinho, conforme o que você sentiu falta, mas é bem diferente do seu exemplo do Metallica... rs

No geral, achei que a mix ficou bem mais "clara". Mas ainda estou aguardando os backings da singinglife e do tito lemos pra fechar e apresentar uma nova versão.

Quanto à batera de HOTM, achei excelentes as mudanças de tempo, estão sutis mas bem encaixadas. Eu só reduziria tudo, proporcionalmente, pra ficar um teco mais lento... Mas se a galera preferir assim, pode deixar.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
legal!
Acho que um high pass nas guitarras seria mesmo muito bem vindo! eu costumo timbrar com bastante grave, justamente pq cortar depois é mais fácil do que introduzir! No entanto, acredito que o problema de graves que o Edu apontou não tenha relação com as guitarras pois é num trecho que elas são saem de cena (começo do segundo verso). Creio que ali tenha rolado algum grave excessivo do backing vocal, então talvez valha um teste de por high passa no backing! (vozerão da porra dá nisso! kkkk)

Joguei uns "chinas" na entrada da parte final pra, talvez, dar um efeitozinho, conforme o que você sentiu falta, mas é bem diferente do seu exemplo do Metallica... rs

ahuhuauhahuahu
fiquei curioso, especialmente pq dps q pensei que o exemplo de unforgiven foi pessimo! kkkkk
tipo, a ideia é a mesma, criar um barulho crescente q aumenta a expectativa para a próxima parte. Mas no unforgiven isso é meio longo demais e no nosso som o espaço pra isso é tipo de ~1 segundo...cheguei a pensar num roll de bumbo tipo de orquestra...mas deixei quieto essa ideia! Dps veremos esse china, acho q vai cair bem sim!

Quanto à batera de HOTM, achei excelentes as mudanças de tempo, estão sutis mas bem encaixadas. Eu só reduziria tudo, proporcionalmente, pra ficar um teco mais lento... Mas se a galera preferir assim, pode deixar.
certo, altero e subo hj a noite! Usarei 120/125
Agora uma dúvida...quando vcs abrirem na daw aí, terão q saber exatamente onde estão as alterações de tempo né? exatamente em quais compassos...ou não precisa, a batera por si ja servirá de guia?

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


Rochaff
Agora uma dúvida...quando vcs abrirem na daw aí, terão q saber exatamente onde estão as alterações de tempo né? exatamente em quais compassos...ou não precisa, a batera por si ja servirá de guia?

Acho que seria bom anotar exatamente os compassos, pra ajudar na mix (e nos teclados, principalmente).

singinglife
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: singinglife
· votar


JJJ / Rochaff / EduJazz/ tito lemos

Oi gente, de volta ao meu acarajé.
Estou meio perdida nas mensagens; vou comentar em cima da versão que tá no soundcloud. Não tenho manha de mixagem e realmente não tenho como citar efeito fulano ou cicrano, então vou falar em linhas gerais o que ouvi.
- O volume da voz está bem melhor. Por mim, poderia subir só mais um fiozinho... mas também ainda falta o resto das vozes, talvez isso seja coisa pro final.
- A ambiência deu uma reduzida e achei blz, sinto falta apenas de um pouquinho mais de calor e um pouquinho menos de metal na sonoridade.
- Já comecei a fazer a parte final, estou trabalhando em cima da versão com o solo de guitarra, seria bom já testarmos assim.. vai dar certo. Estou fazendo um coralzinho no final.
- Os backings femininos - em dúvida se espero tito mandar primeiro o masculino, ou se já adianto e ele complementa.. bom saber pra não corrermos o risco de mexer na mesma coisa ao mesmo tempo.
- JJJ, ainda dá pra refazer algum trechinho ou outro da voz? Tenho como melhorar algumas coisinhas. Agora em casa, mais fácil.
- Sobre o baixo, está embolando pq o vocal masculino está na mesma região que o baixo soa, sugestão: fazer uma oitava acima ou em outra região.

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


singinglife
ainda dá pra refazer algum trechinho ou outro da voz? Tenho como melhorar algumas coisinhas. Agora em casa, mais fácil.

Fique à vontade.

o vocal masculino está na mesma região que o baixo

Fiz de teste, não é definitivo. Depois que o Tito fizer o dele, aí a gente vai arrumando.

MMI
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ

Jota, estou bem devagar... Na verdade, parado nas gravinas. Ando super sem tempo, só tocando e fazendo uns arranjos aqui. Pior que estou preparando umas aulas num curso de canto, sem ser cantor. Aí já viu, né... kkkkkk

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


estou preparando umas aulas num curso de canto, sem ser cantor.

Pode fazer uns backings por aqui, então... kkkkk

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


E aí, cantoras e cantores roxettetes?

(modo ameaça ON)

Se não pintar nada até o fim de semana, fecho a tampa e boto eu mesmo o resto dos vocais... inclusive os femininos! kkkkkkkkk

(modo ameaça OFF)

tito lemos
Veterano
# ago/18
· votar


Pessoal, tô enroladão essa semana. Possivelmente só terei tempo semana que vem. Se quiserem fechar a mix, podem assim fazer. A "Heat Of The Moment" eu farei.

singinglife
Membro Novato
# ago/18
· votar


Pessoal,
Agora em casa, escutei com muita muita calma a pré-mix de novo. Peguei para refazer alguns trechinhos da voz porque vi que poderiam soar melhor, mas também ouvi algumas desafinações estranhas. Aí fui checar nota-por-nota e acabei confirmando que esses pontos de desafinação não é problema apenas com a voz. Aí então fui checar baixo, violão, teclado, guitarra, ou seja, tudo. Baixo e violão juntos estão soando blz com a voz, mas quando entra a guitarra é que começa a bater.
O que fiz para testar: logo no início, quando a banda entra, deixei a voz e a guitarra mudas. Depois de uns 2 ou 3 compassos, soltei a guitarra e achei que a afinação está levemente diferente.
Vocês teriam como dar uma olhada? Rochaff, você gravou em 440Hz mesmo? Estou achando que a guitarra pode estar com a afinação um pouco diferente do violão e baixo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos