Funk Carioca. Cultura Brasileira

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


little_wolf
Vou deixar o rock vencer.

Sério isso de rock vencer?

Citando o usuário mum (aliás, que nome é esse?) num tópico relacionado de 2009:

Prefiro que la fora pensem que no Brasil só existam Blankas, do que achar que nossa cultura é assim.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


_bielmaia
E quem forma seres humanos são os pais, não vai ser NUNCA o cifraclub, escola, quem for! Quem educa são os pais, e se eles não educarem, a rua educa, e isso o que acontece na favela, na classe A, B, C, qualquer classe, não importa aonde. Já ouvi casos em que o cara era filhinho de papai, o pai não educou e foi pra rua, e gente com o pessoal da favela se tornarem pessoas muito, muito melhores, por causa da educação recebida em casa.

bem colocado.

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Mc little_wolf
Cara, funkero não sabe nem oque é um octógono e você diz que Vou deixar o rock vencer?!

Cara, esses funkero não sabe nem oque é um octógono, quanto mais uma escala diatônica (que é a mais simples)...

Se você batucar com uma mão na cadeira e a outra na mesa você já tá fazendo música.


Se for assim, toda vez que eu for Peidar, vou ligar o audacity e vou gravar... Depois faço uma mixagem fulera, solto o batidão no fundo e faço um funk com mais cultura que o bonde das maravilhas!!

e outra, porque somos péssimos seres Humanos?! Ninguém é obrigado a concordar com ninguém... Se discordamos de coisas que achamos depravadas, sem cultura, sem moral e sem utilidade nenhuma (a não ser se for servir de trilha sonora de filme pornô), Somos seres humanos péssimo?

Nós temos liberdade de pensamento e opinião, cada um tem a opinião que quiser... Se você gosta de funk, parabéns, mas se não gostamos, também é questão de opinião e educação!

Mas que no rock tem muito mais musicalidade, isso é indiscutível!

Cara, lembre-se do perfil: branco, cristão, segundo grau completo, renda familiar de Classe B. Você mora em favela? Você sabe o que se passa lá dentro? O Tropa de Elite mostrou uma ponta do iceberg. Você sabe o que é viver em estado de exceção? Você sabe o que é viver em um local que o Estado não chega? Que você só não vive em condição sub-humana, que todos os serviços básicos só chegam até você por causa da benevolência do chefão do tráfico? Se você vive em condições assim. Eu me retiro agora dessas dessa discussão.

Isso também não é desculpa! JOAQUIM BARBOSA Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil desde 2012 também era POBRE, o pai dele era PEDREIRO, ele estudou a vida toda em escola PÚBLICA e nem por isso se corrompeu ou se tornou uma pessoa imoral.

badari
Membro
# nov/13
· votar


ninguém se incomoda com letra(letra é o menos importante). o problema é conseguir ouvir aquela sinfonia do inferno. ritmo porco, sem musicalidade nenhuma, berros sem afinação, e batida vomitante. musica sem emoção (emoção boa) nenhuma. me dá dor de cabeça de ouvir o ''tu tá- tutu tu tá''.

Rednef2
Veterano
# nov/13 · Editado por: Rednef2
· votar


little_wolf
Cara, lembre-se do perfil: branco, cristão, segundo grau completo, renda familiar de Classe B. Você mora em favela? Você sabe o que se passa lá dentro? O Tropa de Elite mostrou uma ponta do iceberg. Você sabe o que é viver em estado de exceção? Você sabe o que é viver em um local que o Estado não chega? Que você só não vive em condição sub-humana, que todos os serviços básicos só chegam até você por causa da benevolência do chefão do tráfico? Se você vive em condições assim. Eu me retiro agora dessas dessa discussão. R: Não entendi o "Cristão" ai. Até porque ja é provado que existe mais Cristãos em locais pobres do que em zonas ricas. Então o Fator Cristão é irrelevante nessa discussão.




E você acha que viver num ambiente desses realmente não influencia em nada nas oportunidades, na cultura e na vida do cara/da menina? Você acha que é só uma questão de escolha e não assumir consequências? Então tá serto.

Tô vendo que o Cifraclub tá formando exímios músicos, mas péssimos seres humanos.


Antes de sair atirando na sociedade precisamos fazer vários estudos complexos.
Atribuir a culpa das pessoas sentir depressão e se suicidar a sociedade, não faz muito sentido.
Há vários fatores relacionados com esses problemas e ainda hoje é um tema bem polêmico.
Esses dias eu vi um estudo dizendo que Sexo Casual aumenta os pensamentos suicidas e causa depressão. E a sociedade não condena sexo casual, muito pelo contrário.
Então é algo que demanda muito estudo da mente humana, etc.

Na minha opinião suicidio/depressão ta mais relacionado a fatores internos do que externos.

Talvez algum psicologo aqui no forum poderia da uma luz sobre isso.

El_Cabong
Veterano
# dez/13
· votar


renatocaster
Sou do tempo em que fumar era bonito

... sem falar nas músicas !! (a do vídeo por exemplo)

rcorts
Veterano
# dez/13
· votar


Tava vendo um documentário aqui chamado Black Cab Sessions USA, no Bis HD. No episódio 2 passam por New Orleans. Lá eles mostram como a música sobreviveu depois da passagem do furacão Katrina, que arrasou a cidade. E mostram várias influências da cultura musical do gheto. Coisas da melhor qualidade, como Blues, Jazz, Folk e até músicas inspiradas nas tradições afro/indígenas americanas.

No final mostram um estilo musical de lá que toca nas boates locais chamado de Bounce, em que tanto na dança quanto nas letras se percebe algo muito semelhante ao Funk Carioca, as negonas rebolando a busanfa, inclusive de cabeça pra baixo, k kkkk. E os caras mostrando o dedo pra câmera e soltando o "fumaçê verde"pela boca.

Isso serve pra ver que o Funk não é tão original assim, muito menos genial. E no final das contas, esse exemplo lá de New Orleans só serve pra mostrar que essa história de preconceito social não passa de papo furado. Em um episódio de menos de 40 minutos dá pra perceber que o mesmo contexto local (no caso citado o gueto de New Orleans) pode ser fonte tanto da merda quanto da maravilha. É o caso dos morros do Rio de Janeiro, que são palco para uma cultura tão rica quanto o samba e ao mesmo tempo tão pobre e de baixo nível intelectual, quanto o funk.

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


rcorts

A origem do dito "funk" carioca, é um gênero de fusão. Principalmente influenciado pelo Dub Rap (temas das letras), e Miami Bass (o pancadão prórpiamente dito), com a batida brasileira do Maxixe, e alguns elementos do samba (subdivisão dos compassos) e choro (Metais). As progressões ainda não achei um fator comum, mas parecem vir da música sertaneja (com base em I, V, e VI)...

Pode ver que ela se proliferou entre a cultura mais pobre - como a maioria das ondas culturais massivas... E isso acaba sendo literatura (afinal, só se faz literatura quando se causa impacto - e isso foi um impacto bem forte).

De uns tempos pra cá, esquecemos (ou a mídia esqueceu) de alguns artistas de alto nível e cedeu espaço para os de baixo nível, como os "sertanojos" universitários, o "funk"... Por uma matemática simples, sabemos porque isso acontece: quantidade.

Mais pessoas tomaram gosto por Gustavo Lima que por Ira!, assim podendo obter mais audiência (maior lucro), independente da qualidade do material...
---------------------
Se pormos na balança, boa parte dos artistas ali vivem de imagem. Antes também era assim - vide Kiss, que eu adoro, mas que fizeram só arroz e ovo frito... Nirvana é outro... Outros abusaram da técnica, talvez nem sabendo que ela existe, como Tião Carreiro, e o Manos de Plata (esqueci o nome do cara), e Gipsy Kings...

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Rednef2
Talvez algum psicologo aqui no forum poderia da uma luz sobre isso.
Não sou psicólogo (ainda), mas pretendo ser. Ao meu ver, o suicídio vem principalmente da pré-disposição do indivíduo. Pessoas que vivem os sentimentos mais que intensamente que as outras costumam ter mais chances de se suicidar que um "to de boa". Complexo de inferioridade também influencia, assim como outros problemas, como bipolaridade, síndrome do pânico, e.t.c. Pode reparar: Pessoas que se matam raramente são as pessoas "mais alegres do mundo".

Ismah
As progressões ainda não achei um fator comum, mas parecem vir da música sertaneja (com base em I, V, e VI)...
Essa base do Sertanejo veio do Blues. Porém, em que funk tu ouviu base?

badari
me dá dor de cabeça de ouvir o ''tu tá- tutu tu tá''.
Quase todos os funks tem essa batida. Depois vem neguim falar pra mim que Rock é tudo igual. ¬¬

AllanGouveia
Membro
# dez/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Eu fico indignado com funk, funkero e toda essa bosta...

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Alguns tem fundamento... Se não viu confere a aula de show das poderosas que tem por aí...

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# dez/13
· votar


AllanGouveia
Eu fico indignado com funk, funkero e toda essa b...
Quase todo mundo haha

Ismah
Alguns tem fundamento... Se não viu confere a aula de show das poderosas que tem por aí...
É, eu já vi a cifra disso. Só que a maioria se for cifra vai ser um acorde só haha

_bielmaia
Membro Novato
# dez/13
· votar


Alguns tem fundamento... Se não viu confere a aula de show das poderosas que tem por aí...
É, eu já vi a cifra disso. Só que a maioria se for cifra vai ser um acorde só haha


São alguns casos isolados, mas não o gênero ;p

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


_bielmaia

Cara não... Definitivamente não... Faz algum tempo (por volta de dois anos) que trabalho numa equipe de baile funk e não é um acorde só... A progressão mais comum é I VI (relativa menor) V... BEM básico mas suficiente...

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


Para os que massacram o funk carioca,m apresento-lhes o tweark... em meio a motos e muita p**aria...

http://www.vice.com/pt_br/Fringes/black-bike-week?utm_source=vicefaceb r

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Para os que massacram o funk carioca, apresento-lhes o tweark..."

Não entendi direito essa colocação........ o fato de a cena Americana, Européia, Asiática ou de onde for, ser uma merda, não faz a cena do funk carioca boa.

Creio que a expressão popular esta nivelada por baixo, seja aqui, seja no Japão, no âmago, pelos mesmos problemas, em maior ou menor grau.

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Em meio a um mar de merda cada vez mais fundo e largo, permitam-se um momento de relaxamento e boa música, senhores...



mckenna
Membro Novato
# dez/13
· votar


Sou carioca e apesar de não curtir conheci o antigo funk carioca (que não é genuinamente brasileiro já que derivou do Break, Hip Hop americanos) mas pode-se dizer que aquele era cultura popular. De fato, era produzido pelos habitantes de regiões menos favorecidas e trazia críticas bem-humoradas, brincadeiras, como crônicas do cotidiano. Isto foi até a Década de 90, depois descobriram o "filão" e parece que tudo que envolve pornografia (desculpe aí, sem ser moralista, mas não se vê em outros ritmos a coisa envolvendo tanto menores de idade e depreciação à mulher) vende mais e ainda vem esta de Cultura popular. Cultura popular é a feita pelo povo, como poderia ser a música de raiz, o Hip Hop original, o samba do morro, o blues, o country de Nashville, a moda de viola etc... e até o funk carioca de outrora, mas o que se vê hoje não lembra em nada.

É mais uma manipulação da Indústria Cultura e quando você diz que não gosta : "Ah, você é preconceituoso" "Ah, você não gosta de pobre" etc.
Só vejo executivos de gravadora contando grana e adolescentes seminuas cantando "tapinha não dói", "vai, ordinária" e etc.


Desculpe, esta é minha opinião, cada um com a sua. Mas se lutou tanto por isso ?

Cadê a defesa da Moda de Viola, do Samba do morro e o chorinho, legitimamente manifestações populares brasileiras ?

GAT621988
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: GAT621988
· votar


Olá!
Funk Carioca "Cultura Brasileira"! Este Tópico É A Corroboração De Diversos Comentários Sobre Fóruns.
Observem O Que Musicalmente Cerca-Nos Diariamente, Deveria Receber Tal Publicidade?
Lembrem-Se De Que Esta É Minha Própria Opinião.
Obrigado!

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/13
· votar


Ainda com esse mimimi de "funk é merda", "rock wins" ou "olhem como eu sou erudito"???

Porra gente, vocês não saíram da adolescência não?

Eu nem vou entrar no mérito de dizer se o negócio é bom ou ruim, mesmo porque isso é besteira, mas dizer que "funk não é música" e que "funk não faz parte da cultura brasileira" é coisa de nego que não sabe o significado das palavras música e cultura, e ainda por cima não sabe usar o dicionário.

Funeral Doom
Membro Novato
# dez/13
· votar


ja sai da adolescência a muito tempo e digo que isso ai é a anti-cultura, lixo dos lixos, nao tem o minimo de qualidade,apenas batucada e letras que levam tudo pro lado da malicia...
mas nao adianta o povo brasileiro em sua maioria é ignorante, sempre foi assim e sempre será..

badari
Membro
# dez/13
· votar


Ainda com esse mimimi de "funk é merda", "rock wins" ou "olhem como eu sou erudito"??? Porra gente, vocês não saíram da adolescência não?

de fato, achar-se superior por apreciar tal estilo é uma idiotisse. mas não gostar é outra coisa. antigamente eu odiava funk; depois [de certa forma influenciado] passei a pensar ''ah, dá pra ouvir''; hoje em dia voltei a odiar, e odiarei até o fim de minha vida. de fato, pode-se chamar funk de music e cultura; mas são de péssimo gosto. é apenas um genero que cresceu devido a fatores socio-culturais. num lugar onde se é educado e com uma cultura nao tao depreciativa, esse estilo nao duraria mais que cinco minutos.
[deixarei escrito que não sou rockeiro, pra ficar claro. ouço de tudo; não sou um cabeludo vestido de preto q ouve iron e balança a cabeça]

Mu_Cephei
Veterano
# dez/13
· votar


Alguém viu o trecho de funk carioca na abertura do sorteio dos grupos da copa? pois é...

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Não entendi direito essa colocação........ o fato de a cena Americana, Européia, Asiática ou de onde for, ser uma merda, não faz a cena do funk carioca boa.


Quis dar um exemplo gringo ao estilo funk carioca, mostrando que estamos errados em pensar que só funk carioca é assim.

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Não entendi direito essa colocação........ o fato de a cena Americana, Européia, Asiática ou de onde for, ser uma merda, não faz a cena do funk carioca boa.


Quis dar um exemplo gringo ao estilo funk carioca, mostrando que estamos errados em pensar que só funk carioca é assim.

Ismah
Veterano
# jun/16 · Editado por: Ismah
· votar


Funk Carioca: a história deles, e eles por si mesmos através da música

O país, está num momento cult, onde tocar Los Hermanos, num lugar histórico (Masp, USP, Praça da Alfândega...), em um violão Tonante, fumando maconha "é da hora", e tendência pra quem quer ser descolado.

Acho muito interessante uma fusão que ando vendo surgir dentro desse gênero tão apedrejado que é o funk, que querendo ou não, já faz parte da nossa cultura.

Vejo preocupação com musicalidade, métrica, rimas etc Já não é qualquer bobagem que vai ao ar com os caras grandes como Konrad "KondZilla" Cunha Dantas, ou que os Dj's (R7, Ruivo...) produzem... Diria que se está tendo voltas as origens, no reggae, rap etc, com gêneros funk melody, funk charme etc...

Depois de altos problemas legais com as crianças Mc's, o batidão pornográfico perdeu a vez, mesmo... O mais "ruim" que fez sucesso foi o Mc Bin Laden com o "Tranquilo e favorável" e Mc João, com "Baile de favela". Vi uma entrevista dos dois, no The Noite, onde o Bin Laden só fez cagada tentando chamar a atenção, e nas sequentes só vi o João - subentendo que alguém foi cortado. rs

Aqui no sul, o funk nunca teve muito espaço, mas sumiu do mapa. Tinha casas que depois de uma banda de pop/rock rolava Anitta que está longe de ser barra pesada, e não teve mais vez.

Bom, o que me parece, é que o lance urban culture ganhou força... Danças freestyle (aliás, esse virou gênero até), e foi se misturando com batidão, o visual de ostentação e sexualizado (a história da Beatriz, o suposto estupro, etc não ajudaram em nada), passou para algo mais "praiano", meio que um "mendigo rico natureba", qualquer catálogo de moda denúncia isso, com abuso de linho, chinelas
E os penteados... Samurai com barba por fazer, dread locks, tattoo's de símbolos de paz (back to 60's?), deuses/símblos indianos e... reforçam o que digo... Até a alimentação tem quem esteja largando da carne, e produtos industrializados...

Chamo essa parada de "hippie de fim de semana", porque no fim, apenas se tirou o favelado da favela, próximo passo é tirar a favela do favelado...

Na real, se trocar a harmonia e percussão, hoje o batidão, vulgo funk está mais pro pop internacional (rap e semelhantes estão em alta), como o tal "sertanejo universitário".

Eu nunca abandonei o mundo de danceterias, boates, porque gira muita grana, e de forma fácil - dá para viver tranquilamente sem esforço quase, mas... Escolhi o caminho das pedras, pois meu lance ainda é banda, enfim... Faz um tempo que acompanho a Deize "DZ" Lorreto (18 anos), e ela tem uma certa caminhada já....

A algum tempo começou uma série bem interessante sobre "a história do funk carioca", no canal do u2b ElectroFunkBrasil, uma divisão da Made in Rio Produções...

Acho que para julgar é preciso conhecer então dêem-se o trabalho disso... De brinde podem encontrar a fonte de inspiração de alguns sucessos silábicos de ultimamente...









NOTA: Não descobri se o acima é versão, mas parece que sim

















renatocaster
Moderador
# jun/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Ismah

Concordo com o primeiro parágrafo. Sobre o funk em si, eu não sei se esse texto é de sua autoria, ou se vc copiou de outro lugar. A questão é que essa visão é precipitada em vários pontos. Boa parte do que vc escreveu não confere com a realidade do que ainda acontece hoje.

Vejo preocupação com musicalidade, métrica, rimas etc Já não é qualquer bobagem que vai ao ar com os caras grandes como Konrad "KondZilla" Cunha Dantas, ou que os Dj's (R7, Ruivo...) produzem... Diria que se está tendo voltas as origens, no reggae, rap etc, com gêneros funk melody, funk charme etc...

Isso deve acontecer com apenas uns 5% dos artistas de funk. Que são os casos de Anitta, Ludmilla, Biel, Guimê, Naldo...Que, aliás, começam com funk e depois migram para o pop. Mas como falei, isso ocorre com uma parcela bem pequena dos "artistas" de funk.

A verdade é que a grande maioria de MC's e "produtores" de bailes de favela não tem preocupação com musicalidade, métrica, etc, porcaria nenhuma. Pegam um microfone, falam uma meia dúzia de merda e gravam, e mandam pras rádios, bailes...é simples assim. E isso vai se propagando rapidamente, tocando em celulares, tablets, em carros com aqueles equipamentos de som potentes...E isso ainda ocorre numa proporção gigantesca.

o batidão pornográfico perdeu a vez, mesmo...

Não mesmo. Infelizmente, não.

Aqui no sul, o funk nunca teve muito espaço, mas sumiu do mapa.

Então vc não poderia ter usado essa região como referência. Pois aqui no RJ, que é a "alma mater" desse chamado funk, o troço continua de vento em polpa, com muito, mas muito espaço. E creio que em SP de certa forma o negócio do funk continua tendo um espaço considerável.

Acho que para julgar é preciso conhecer então dêem-se o trabalho disso...

Curioso isso, soa um pouco contraditório. Pois vc pede para não julgar sem conhecer, e ao mesmo tempo acabou fazendo isso.

inExperienced
Veterano
# jun/16
· votar


fUnK


Julia Hardy
Veterano
# jun/16
· votar


Funk carioca ou ostentação é como crack. O resto do resto. Além de ser uma forma de lavar dinheiro do tráfico e afins. É o retrato dos brasileiros.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


não sei se esse texto é de sua autoria, ou se vc copiou de outro lugar

É meu, escrevi e não revisei - como sempre...

Isso deve acontecer com apenas uns 5% dos artistas de funk. Que são os casos de Anitta, Ludmilla, Biel, Guimê, Naldo...

Pois é, mas eu sempre me refiro ao mainstream, que é de fato quem é influente suficientemente para mudar a cabeça da galera, tirando o Naldo, que não deu mais notícias, é a esses 5% (mas é bem mais) que me referia.

Pegam um microfone, falam uma meia dúzia de merda e gravam, e mandam pras rádios, bailes...é simples assim.

Cara ainda tem caras sem noção, olha esse vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=2u28UtQo5zo

Agora te pergunto se tu acha que o Dj Ruivo gravou ele? Não... Com toda certeza não, nem o Dj R7, nem ninguém que tenha nome, é só queimação de filme.

D'outro lado da moeda, temos exemplos de bandas de rock bem sem noção...

https://www.youtube.com/watch?v=V3nv2RS8VTk

Isso acontece em qualquer gênero, mas só na cena underground. Lá no mainstream tem alta grana investida, cantar qualquer merda no microfone é tipo ACDC parar por "consideração" a quase-surdez do Johnson...

Quando me refiro a "desapareceu de vez", é da mídia. A alguns anos, domingo à tarde, os programas voltados a família apresentavam o McCréu e as mulheres fruta ao povo brasileiro. Hoje, as pautas não estão muito melhores, mas música de baixo calão ao menos está fora, e estou a um mês olhando TV pra afirmar isso.

Curioso isso, pois me soou contraditório. Pois vc pede para não julgar sem conhecer, e ao mesmo tempo acabou fazendo isso

Pedi que quem vier a ler, se dê ao trabalho de ouvir alguns dos vídeos, antes de fazer o juízo de que funk é um microfone, e meia dúzia de merda. rs

Nosso colega forista, não o fez, e expôs algo pré conceituado, de que funk não é o que se toca no RJ, e cita o James Brown, num vídeo que traz no título "funk soul". Independente de nomes, ele tá ali, e é importado tanto quanto o rock. Pra quem não gosta, preciso informar que a história do batidão, é semelhante a vários gêneros...

Nunca disse que é ou não é, mas questionei se apenas se resume naquilo que tu mesmo denominou. Entendo que deves estar saturado disso, e deve conhecer o batidão na raiz, bem melhor qu'eu, mas ainda assim, terá de aceitar que entre tanta coisa ruim, tem algum que outro com talento...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Funk Carioca. Cultura Brasileira